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leo22 Veterano |
# jan/07
Olá pessoal!! Bom,eu sempre tive uma duvida embora lendo inumeros topicos nao consegui chegar a uma conclusão. Os timbres mais antigos como o do Blackmore ou do Page por exemplo tem uma especie de som mais nasalado,nao sei conseguir expressar direito mas eh um timbre em q a guitarra nao sai brilhante e sim um "Toin".
Bem a minha duvida é, esse timbre (alem da pegada de cada um) sofre uma grande influencia de qual equipamento especifico.Creio q irão dizer q eh um conjunto dos equipamentos do proprio guitarrista, mas existe algum fator colore o som de tal forma mais especifico?? seria o tipo de alto falante,ou captador,amp.... ??
Agradeço desde já.
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John Frusciante Veterano |
# jan/07
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leo22
Creio q irão dizer q eh um conjunto dos equipamentos do proprio guitarrista
e é isso mesmo, acrescentando a pegada.
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Luigi LeBeau Veterano |
# fev/07
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seria o tipo de alto falante,ou captador,amp.... ??
td isso e mais a pegada o conjunto e etc etc etc...
Os timbres mais antigos como o do Blackmore ou do Page por exemplo tem uma especie de som mais nasalado
do Page sim, isso eh caracteristica de Gibson, mas estranho achar isso do Blackmore tbm...
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_Kevin_ Veterano |
# fev/07
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isso é meio que uma moda
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Luigi LeBeau Veterano |
# fev/07
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_Kevin_
isso oq??
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leo22 Veterano |
# fev/07
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Hum eu entendo pessoal esse lance de pegada e equip. Mas por exemplo no site da Eminence,o demo sound do Red White n Blues tem um som mais pra dentro,timido. Seria o falante o grande responsavel por essa caracterisctica??
Luigi LeBeau
Do blackmore por exemplo eu falaria Strange Kind of Woman ou ateh mesmo Wicked World do Black Sabath.
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leo22 Veterano |
# fev/07
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Subindo.....
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luis alexandre Veterano |
# fev/07
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o pedal marshall the guv nor plus é mtu bom nesse estilo...
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Dr Jivago Veterano |
# fev/07
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Na minha opinião o timbre vintage é aquele em que você consegue reconhecer, nem que de relance, as características acústicas do instrumento.
Ou seja, pedaleira digital, ganho exagerado e vários efeitos simultâneos vai "esconder" o verdadeiro timbre da guitarra, ao ponto em que você não consegue mais reconhecer nem se é uma strato ou les paul, por exemplo.
Outra coisa, nada de captador de alto ganho porque ele também mascara o som da guitarra enquanto instrumento acústico, o que ela em parte nunca deixou de ser.
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Bog Veterano
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# fev/07
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leo22
Timbre vintage = Chuck Berry e sua Gibson ES-335.
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BaNdAiD Veterano |
# fev/07
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acho q a caracteristica vintage desses guitarristas se dá por varios fatores, mas o que eu acho q se destaca é o conjunto guitarra/amp e tb o tipo de gravação que era feita na época!
se vc pega uma banda com muitos anos de carreira (stones, ozzy...)vc percebe isso!! nos anos 70, quase todas as bandas tinham esse tipo de som...
nos anos 80 era uma coisa mais eletronica(samplers, pads na batera...) nos 90, começou a voltar a onda de fidelidade ao som...
hoje é volume no maximo...quem entende de gravação percebe que hoje, cada vez mais se busca volume nas gravações através de compressores e etc...
O timbre de cada geração depende muito dos equipamentos que ela dispõe(novidades tecnologicas) e tb do que está na "moda"...
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Rapha_krust... Veterano |
# fev/07
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BaNdAiD
sabe tudo...
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600 ml Veterano |
# fev/07
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BaNdAiD
Gravação!!! Bem lembrado... Rolo tem um timbre influente pra caramba na guitarra!
Eu lembro de uns rolos que um loco que eu conheco tem do Anthrax, o timbre é feito alí, no rolo.
Mas eu acho que captadores, e amplificadores é tbm responsaveis por timbre, mas o mais importante é perder um bom tempo timbrando.
Saúde!
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Ric-fuchs Veterano |
# fev/07
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Cara, obviamente, alem da pegada é claro, você deve sair a busca de equipos com caracteristicas "classicas", como guitarras stratos simples com caps singles, lespauls com captação mais morna na onda dos p90, seth lover, classic, 59 SD, ect...Teles, 335s, pedais aos invés de pedaleiras ( O analogo é o grande amigo do vintage), amps tambem com caracteristicas classicas que tenham um circuito mais puro e simples e que otimizem as caracteristicas naturais do instrumento, que faça você escutar o som da madeira da sua guitarra, aí é quase regra que você tenha que usar amps all tubes como por exemplo os Fenders twin, bassman, super, deluxe, champ e ect, os Marshalls Jtms, Plexis, 800s, 1974X, e ect, os Vox Ac 30 ou 15, e outros mais, ou ainda fazer um projeto com um circuito proximo aos citados anteriormente. dificilmente você conseguirá apenas com 1 item, como um captador "magico" ou um falante "milagroso" chegar no que você está querendo, o que vai valer mesmo, é a soma da sua pegada e performance + um som final gerado pelo conjunto completo e correto da composição do seu equipamento.
abço
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AHP Veterano |
# fev/07
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axo q timbre vintage , pra mim eh estilo ac/dc , se vc axa algo em torno disso entao axo simples , guitarra boa , das antigona , gibson sg , lp , sei la e um belo amp valvulado 5150 , ou jcm800
tai minha humilde opinião
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João_Luiz Veterano |
# fev/07 · Editado por: João_Luiz
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leo22
O que o amigo Ric-fuchs disse explica quase tudo.
Os sons mais modernos tem outra característica sim, com distorções de conformação física diferente, equalização com poucos médios e delay...
Sons vintage são aqueles feitos pelos "Overdrivers" (tipo válvulas) com muito médio, distorção do tipo BigMuff (ouça Jimmy Page, David Gilmor), reverb, e dependendo um phaser.
Não havia delay (só câmara de eco), flanger, ou outras tecnologias por lá.
Sou chegado nisso.
Toque e seja feliz!
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leo22 Veterano |
# fev/07 · Editado por: leo22
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Entendi.Muito obrigado pelas explicações!!!
BaNdAiD
Realmente a gravação da epoca tinha uma boa influencia no som,eu tinha me esqueçido desse detalhe.
Ric-fuchs
Sim é verdade q um bom conjunto trará msm um bom som,vou ver se consigo fazer um hand made cópia de algum desses q vc mencionou (dificil eh escolher hehe)
João_Luiz
Não q eu nao goste de sons mais modernos,mas a versão de estudio desses parece q deixa o som menos orgânico,como se ele ficasse meio chapado (nao todos),axo isso um tanto chato,coisa q ao vivo já nao percebo isso,mas isso eh um outro assunto....heheh
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Sioux Veterano |
# fev/07
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leo22
Eu toco este estilo, gosto de Vintage! Acho que a resposta pra sua dúvida é: Marshall. JCM800 por exemplo rsrsrs
Consigo um timbre muito parecido com do Blackmore usando um JH-1.
Abraço e boa sorte
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leo22 Veterano |
# fev/07
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Só aproveitando o assunto,vou deixar esse video q axo eu q muitos se não todos ja devem ter vistos.Embora a qualidade do som nao seja a melhor da pra sentir bem o som do Iommi,sem contar na multidão heheh
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João_Luiz Veterano |
# fev/07
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leo22
Outro timbre vintage que eu curto muito, desse Iommi feioso... hehehe.
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zoso Veterano |
# mar/08
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po vcs falam tanto de timbre vintage... me deem exemplos de guitarristas com timbre vintage para eu ver o que é mesmo.
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Jg Destroyer Veterano |
# mar/08
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zoso
Jimmy Page, Angus Young,Brian May, Keith Richards e por ai vai o/
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Henrique S. Veterano |
# mar/08
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zoso
um certo negão com cabelo de arame que era canhoto e era chegado na "neblina roxa"
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zoso Veterano |
# mar/08
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Jg Destroyer
ok, então eu já sabia o que era eheh.
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zoso Veterano |
# mar/08
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Henrique S.
Bob Marley?????(ehehe brincadeira)
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carnisa1 Veterano |
# nov/11
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Upando... Fiquei pensando nisso agora, vou pegar um música bem antiga onde tem um timbre bem legal mas tem alguma outra coisa que não sei o que é, parece que deixa o timbre um pouco abafado...
Será que naquele tempo(1992) os equipamentos no estúdio não eram tão bons?
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