Qual o arpejo dos acordes:(Dm7/9) (G13) (A6/9) (B9) (A4/7) (Dsus)

    Autor Mensagem
    pucci
    Veterano
    # jan/07


    AI pessoal tava montando o arpejo do acorde Dm7/9 e deu o seuguinte arpejo: (A-C-D-E-F)

    O som encaixou legal é o arpejo mesmo!!!mas eu queria saber por quê entrou a nota (A) tudo bem que é a quinta nota da escala (tônica terça quinta=arpejo)!!mas essa nota (A) não tem no acorde!!

    e se for assim,é esse o raciocinio teórico para todos os outros acordes!


    Dm7/9= (A-C-D-E-F)respctivamente 5° 7° tonica 9 e terça.


    G13=

    A6/9=

    B9+=

    A4/7=

    Dsus=

    Gm7(b5)=

    Cm6=

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    pucci
    Brow,

    G13= G, B, D, E (em qq inversão)

    A6/9= A, C#, E, F#, B (em qq inversão)

    B9+= B, D#, F#, C## (dó dobrado sustenido = ré) (em qq inversão)

    A4/7= A, D, E, G (em qq inversão)

    Dsus= D, G, A (em qq inversão)

    Gm7(b5)= G, Bb, Db, A (seria o equivalentE a sol meio diminuto, se não me engano)

    Cm6= C, Eb, G, A (em qq inversão)

    Acho que é isso.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/07
    · votar


    pucci

    O acorde Dm(9) pode omitir a 5a (A), mas na sua origem ela existe. Entenda que não está explícito na formação do acorde, mas existe no seu estado fundamental (tríade).

    É como tocar um acorde maior em que a 3a foi substituída pela 9a. Você sabe que aquele acorde é maior, em função de todo o contexto harmônico, porém este intervalo de 3a maior não aparece no acorde. O que não significa que você deve evitar este intervalo quando tocar a escala ou arpejá-lo.

    Eu arpejo acordes com 9as, 4as sobre tríades básicas e soa muito bem. Por que não daria certo ao contrário (arpejar a tríade básica sobre uma tétrade) ????

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual o arpejo dos acordes:(Dm7/9) (G13) (A6/9) (B9) (A4/7) (Dsus)