Quadros de função harmônica e escalas (pra quem manja de harmonia)

Autor Mensagem
danicreep
Veterano
# jan/07


tipo, um cara pôs aqui um tópico com as provas da unicamp, de estruturação musical. Mas eu definitivamente não entendo as respostas dadas pelo gabarito, nem com auxílio do chediak.
por exemplo, a questão 10 dessa prova aqui, q tem o gabarito: http://www.convest.unicamp.br/vest_anteriores/2003/download/comentadas /Musica.pdf ; no quadro da página 12, q fala sobre a música da página 13

- Se tem a sequencia em Fá: Famaj7 | Abdim | Gm7 ; como pode o Abdim ser "V7b9/V7", se não resolve no V7, q seria "C7"?

só pra dar um exemplo, as respostas desse quadro em geral, com exceção das 2 últimas, são muito confusas :(

_FrEd_
Veterano
# jan/07
· votar


[b]danicreep[b]

vo da uma olhada, vo fazer essa prova nesse mes ainda hehe... eu ja cheguei achar a prova mas n axava o gabarito...

_FrEd_
Veterano
# jan/07
· votar


Po, onde tu ranja o gabarito?

_FrEd_
Veterano
# jan/07
· votar


danicreep

Kr.. soh problemas pra entender esse gabarito... vamos por partes:

*vc tem o livro "harmonia e improvisação 1" neh? vo dizer 2 pags pra vc ver:


*pag90- ae tem a substituição q ocorre entre o acorde diminuto e o 7(b9), q ocorre num intervalo de 4 dim, ou seja o E7(9b) equivale ao Ab°, pois da o intervalo de 4 dim.
Porém, fazendo essa substituição, o E7(9b) ainda fica sem função correta, pq eera prele cair no Am, n no C7 (esta na frente do Gm7, la na prova)... o acorde 7(b9) correto seria o G7(b9), que eh o dominante de dó.. ae tb n entendi... :P


*pag 102/103- aki nessa pag mostra a função mais convincente pro Ab°: diminuto (de passagem) descendente, que no caso n tem função dominante.... repare que o baixo do F7+ eh A e o Ab° vai pro Gm7, ou seja, foi cromaticamente, oq caracteriza o dim de passagem...


*Repare tb q o D° (la na prova) tem a função correta, pois substituindo sua função pelo 7(b9), teriamos o Bb7(9b), que eh V7 (dominante) do Ebm7, acorde no qual ele resolveu...

Bom, isso provavelmente vai ser pedido esse ano, espero q n seja confuso assim...

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


Será que eu posso encarar este Abdim como dominante secundário?

Possíveis inversões do Abdim:

Ab - Cb - Ebb - Gbb = Abdim --> inversão --> E7(b9)

B - D - F - Ab = Bdim --> inversão --> G7(b9)

D - F - Ab - B = Ddim --> inversão --> Bb7(b9)

F - Ab - B - D = Fdim --> inversão --> Db7(b9)

Eu penso como o _FrEd_, isso tá mais pra diminuto de passagem.

danicreep
Veterano
# jan/07
· votar


Opa, valeu, agora eu saquei a do Ddim, ele tá considerando o Ebm7, já como iim7 da outra tonalidade, Db... Mas o chediak chama isso, na ultima página, de VIIdim/IIm7... pra mim, não deixa de ser um diminuto de passagem tbm, cromático...
Mas e o Eb7, q ele diz ser um tal "sub IVm"?? Sinceramente eu nem sei oq é isso... pra mim, ele é um subdominante alterado do subv7/v7, pois sucedem-se Db7 e C7...

sim cara, o gabarito eu arranjei no proprio site da unicamp, lá tem as outras provas tbm, mas só as perguntas.

_FrEd_
Veterano
# jan/07
· votar


LeandroPanucci

Pode ser, mas no livro o almir n fala nd sobre usar os dominantes dos outros acordes diminutos, mesmo sendo eles formados pelas mesmas notas, sei la, mas pode ser tb...

danicreep

Soh. dps eu vejo essa otra ae...

_FrEd_
Veterano
# jan/07
· votar


danicreep

kr, dei uma olhada la mas n achei função alguma pro Eb7, c fosse E7, ele caía no Am7, mas n da nem pro Am7, nem pro Db7... bem estranho, foda eh decifrar a resposta dos kr....

LeandroP
Moderador
# jan/07 · Editado por: LeandroP
· votar


_FrEd_

E outra, se você pensar como diminuto de passagem e tocar isso, vai dar certo. Agora se pensar como dominante é perigoso se embananar todo e aí tem que usar a velha desculpa do "outside" hehehehehehehe

Jabijirous
Veterano
# jan/07
· votar


- Se tem a sequencia em Fá: Famaj7 | Abdim | Gm7 ; como pode o Abdim ser "V7b9/V7", se não resolve no V7, q seria "C7"?
danicreep

o pessoal erra questao de bobeira!! ele nao quis dizer que Ab° é V7b9, ele disse a FUNÇÃO, olha no quadro que ta escrito lá!! o acorde diminuto é nada mais nada menos que uma inversao da dominante com a 9b

Acorde de G7b9

e------------------------------------------------------
B----0--------------------------------------------------
G----1--------------------------------------------------
D----3-------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E----3-------------------------------------------------


Agora se eu inverter, fizer um G7b9/B olha o q dá
G7b9 G7b9/B

e------------------------------------------------------
B------0-----------------3------------------------------
G------1-----------------1------------------------------
D------3-----------------3------------------------------
A-------------------------2-----------------------------
E------3------------------------------------------------


ai voce pergunta, cade o sol??? ai eu te respondo, sem o sol ou a fundamental, o som vai continuar o mesmo, sabe pq??? olha o tritono!! é um intervalo forte, como diz o ian o tritono é a essência do som da dominante,A semelhança (G7 e Bº) vem da presença do tritono dominante em ambos!!

agora respondendo a pergunta da prova, é um diminuto de aproximaçao!! e nao de passagem!! a diferença eu vou falar agora!!

Diminuto de passagem quando vem de 1/2 tom e segue por 1/2 tom na mesma direçao!!
o diminuto de aproximaçao é precedido por salto

ou seja F7M Ab° Gm7 olha o salto do baixo!!
sacou??

pra tudo tem explicação!!

agora, que prova ridicula hein!!! :P

ja a prova de composição é dificil!!regencia entao nem se fala!! :P

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


Jabijirous

Diminuto de passagem quando vem de 1/2 tom e segue por 1/2 tom na mesma direçao!!
o diminuto de aproximaçao é precedido por salto


Essa vai pra minha caixinha. Não conhecia este termo. Mas faz todo sentido.

Jabijirous
Veterano
# jan/07
· votar


LeandroPanucci

eu tava revendo a prova, só que eu nao vi a harmonia da prova, só a do cara ai que escreveu!!na prova o F ta na primeira inversao entao olha o baixo!!! A,Ab,G

ele pode ser um diminuto de passagem!! do jeito que ta na prova!! do jeito que ele escreveu é o outro!

_FrEd_
Veterano
# jan/07
· votar


Jabijirous

Po, eu n acho a prova ridicula, talvez a teoria n seja tao dificil assim, mas as partes de canto/percepção eh mais foda... tem q cantar melodia ateh...

leandro rodrigues
Veterano
# jan/07
· votar


LeandroPanucci


Essa vai pra minha caixinha. Não conhecia este termo. Mas faz todo sentido.

Vivendo e aprendendo.

Quando a gente pensa que já aprendeu tudo, aí vem uma dessa

_FrEd_
Veterano
# jan/07
· votar


LeandroPanucci
Jabijirous

Olha umas parada q caiu ano passado q eu n entendi (se possivel pegue no site da convest):

*questao 2 - nova cifragem de acordes, cuns numeros malukos na frente do acorde: E458, D458 (sempre o 458). parece que o acorde certo fika em baixo..

*Questao 5- abreviaturas: n sei q eh isso, ja procurei por ornamentos, apogiaturas, mas abreviaturas n achei, fico sem entender ainda, vc sabe onde encontro esse sinais ae?...

*Questao 6 - que escala eu uso nos 3 ultimos acordes? n consegui achar nenhuma, talvez soh a dondin...

me ajudem ae...

LeandroP
Moderador
# jan/07 · Editado por: LeandroP
· votar


Jabijirous

Não sei se é viagem minha, mas vamos rever a harmonia:

Fmaj7 | Abdim | Gm7

O Abdim pode ser um acorde SubV7 disfarçado de diminuto.

Considere a 5a dim de Abdim uma 4a aumentada. A 7a diminuta vira 13a e a 3a menor vira 9a aumentada.

Será que é isso que fez o gabarito se referir a um dominate? Mesmo assim estaria errado, porque é SubV7.

Vi esse papo de "acorde disfarçado" no livro do Chediak... nem imaginava que os acordes tinham esta personalidade :P

_FrEd_
Veterano
# jan/07
· votar


LeandroPanucci

Foda neh, as vezes fica meio pela interpretação pessoal.. tem um alnce com o V7(4) funciona como segundo cadencial: G7(4) G7 C = Dm7 G7 C

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


_FrEd_

Quando eu vejo uma passagem de um IIm, I7M eu uso um Vsus4 no lugar do IIm.

É o mesmo que você postou, só que o G7(4) ganha uma 9a.

_FrEd_
Veterano
# jan/07
· votar


LeandroPanucci

tu n vai me ajudar com as perguntas ali hueuheuehuehu??????!?!?!?

Jabijirous
Veterano
# jan/07
· votar


_FrEd_

posta a prova pq eu nao achei no site

_FrEd_
Veterano
# jan/07
· votar


Jabijirous

http://www.convest.unicamp.br/vest_anteriores/2007/download/comentadas /musica.pdf

eh a do ano passado...

Jabijirous
Veterano
# jan/07
· votar


_FrEd_
a questao 2 eu tb nao entedi!!!

a questao 5 é o seguinte um traço é igual a colcheia, 2 traços semicolcheias

entao aquela minima com umtraço em cima significa 2 tempos de colcheia na mesma nota!! na verdade é uma maneira de deixar o compasso mais "magro" :P

a questao 6
a) escala diminuta
b)Mixolidio
c)Dom dim
d)Alterada
e)Hexafonica

_FrEd_
Veterano
# jan/07
· votar


Jabijirous

n entendi mt bem a questao 5 q vc disse... entao o primeiro compasso q tem uma minima com risco em cima ficaria como? seria 4 colcheias? e n tem risco pra seminima?

qnt as escalas eu n entendi as 2 ultimas, pq algumas notas n tao batendo, c nao poderia explicar com mais detalhes, por favor?

leandro rodrigues
Veterano
# jan/07
· votar


_FrEd_

Dê uma boa olhada nesse SUPER link.
http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/teoria_musical/teoria_onlin e/teoria_leitura/index.htm

Jabijirous
Veterano
# jan/07
· votar


_FrEd_

a questao 5 é facil vou postar pra voce a resposta segue figura abaixo

http://img19.imageshack.us/img19/3969/exemploxg0.jpg

na foto é o exercicio da prova e do lado a resposta!!!

esse ajuda muito assim voce nao fica se perdendo com muita nota repetida!!


a questao 6

C(#9 b13)

escala de dó alterada

dó réb ré# mi solb sol# sib

agora as notas do acorde

C E D# G#(Ab) Bb

pq Ab??? enarmonia!! :P é a mesma nota!!

agora o acorde

Eb7(#5 9 #11)

Escala hexafonica(tons inteiros)

mib fá sol lá si réb

notas do acorde!

Eb G B Db F A

sacou agora??

o cara ainda deu a dica nesse ultimo acorde!! a escala no tem 6 notas??

junta a tetrate mais as 2 notas que ele bota com tensao!! ja que a 5# ta na tetrade!! essa foi questao dada :P

mais alguma duvida?? eu quero saber da 2 essa eu nao entendi

_FrEd_
Veterano
# jan/07
· votar


leandro rodrigues

Obrigado pelo link, mas isso eu ja sei bem... a discussão ta em torno de algo mais complicado.... valew man

Jabijirous

Hmm kr, sakei o exercicio 6... tipow, no C7(#9,b13) o B13 funciona como 5# dentro da triade neh? eu tava considerando como dissonancia e ae eu n achava a 5J... vlw ae


Qnt a foto do exercicio 5 manda no meu e-mail, pq ta mt lerdo aki, n ta abrindo: kiko.castroarrobaig.com.br

Agradeço a ajuda, c precisar falo com vc de novo.. tu tem e-mail, msn?

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


_FrEd_

Eu nunca vi um acorde E458, D458.

abreviaturas deve estar relacionado com a "questão 2".

Sobre qual escalas usar sobre os acordes, eu pensaria mais em acordes do que em escala.

Qual (ou quais) escala(s) tem os intervalos T, 3, 5, 7M (Fmaj7) ?????

Sobre um acorde diminuto eu posso tocar apenas 3as menores? Pode! As notas intermediárias entre essas 3as ficam sob seus critérios.

Qual (ou quais) escala(s) tem os intervalos T, b3, 5, 7 (Gm7) ?????

Jabijirous
Veterano
# jan/07
· votar


LeandroPanucci

a questao nao é essa!! aquilo é uma prova, ou seja, tem que provar que sabe!! é isso que ele quer saber!!! a resposta nao é "pelo meu eu uso a escala tal" sacou?? uma coisa é sua personalidade musical outra prova de vestibular!! que mais chata hehehehe

_FrEd_
Veterano
# jan/07
· votar


Jabijirous

Consegui ver a foto, entendi a questao... era o q eu falei q tinha pensado... Vlw!

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


Jabijirous

Eu entendo o que quer dizer, só não entendo porque é que tem que ser assim. Se a prova pergunta qual escala usar sobre Fmaj7 e eu responder penta de Am eu estarei errado???

Se for assim eu prefiro nem fazer aula e continuar ouvindo os discos do Santana :P

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quadros de função harmônica e escalas (pra quem manja de harmonia)