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danicreep Veterano |
# jan/07
tipo, um cara pôs aqui um tópico com as provas da unicamp, de estruturação musical. Mas eu definitivamente não entendo as respostas dadas pelo gabarito, nem com auxílio do chediak.
por exemplo, a questão 10 dessa prova aqui, q tem o gabarito: http://www.convest.unicamp.br/vest_anteriores/2003/download/comentadas /Musica.pdf ; no quadro da página 12, q fala sobre a música da página 13
- Se tem a sequencia em Fá: Famaj7 | Abdim | Gm7 ; como pode o Abdim ser "V7b9/V7", se não resolve no V7, q seria "C7"?
só pra dar um exemplo, as respostas desse quadro em geral, com exceção das 2 últimas, são muito confusas :(
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_FrEd_ Veterano |
# jan/07
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[b]danicreep[b]
vo da uma olhada, vo fazer essa prova nesse mes ainda hehe... eu ja cheguei achar a prova mas n axava o gabarito...
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_FrEd_ Veterano |
# jan/07
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Po, onde tu ranja o gabarito?
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_FrEd_ Veterano |
# jan/07
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danicreep
Kr.. soh problemas pra entender esse gabarito... vamos por partes:
*vc tem o livro "harmonia e improvisação 1" neh? vo dizer 2 pags pra vc ver:
*pag90- ae tem a substituição q ocorre entre o acorde diminuto e o 7(b9), q ocorre num intervalo de 4 dim, ou seja o E7(9b) equivale ao Ab°, pois da o intervalo de 4 dim.
Porém, fazendo essa substituição, o E7(9b) ainda fica sem função correta, pq eera prele cair no Am, n no C7 (esta na frente do Gm7, la na prova)... o acorde 7(b9) correto seria o G7(b9), que eh o dominante de dó.. ae tb n entendi... :P
*pag 102/103- aki nessa pag mostra a função mais convincente pro Ab°: diminuto (de passagem) descendente, que no caso n tem função dominante.... repare que o baixo do F7+ eh A e o Ab° vai pro Gm7, ou seja, foi cromaticamente, oq caracteriza o dim de passagem...
*Repare tb q o D° (la na prova) tem a função correta, pois substituindo sua função pelo 7(b9), teriamos o Bb7(9b), que eh V7 (dominante) do Ebm7, acorde no qual ele resolveu...
Bom, isso provavelmente vai ser pedido esse ano, espero q n seja confuso assim...
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LeandroP Moderador |
# jan/07
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Será que eu posso encarar este Abdim como dominante secundário?
Possíveis inversões do Abdim:
Ab - Cb - Ebb - Gbb = Abdim --> inversão --> E7(b9)
B - D - F - Ab = Bdim --> inversão --> G7(b9)
D - F - Ab - B = Ddim --> inversão --> Bb7(b9)
F - Ab - B - D = Fdim --> inversão --> Db7(b9)
Eu penso como o _FrEd_, isso tá mais pra diminuto de passagem.
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danicreep Veterano |
# jan/07
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Opa, valeu, agora eu saquei a do Ddim, ele tá considerando o Ebm7, já como iim7 da outra tonalidade, Db... Mas o chediak chama isso, na ultima página, de VIIdim/IIm7... pra mim, não deixa de ser um diminuto de passagem tbm, cromático...
Mas e o Eb7, q ele diz ser um tal "sub IVm"?? Sinceramente eu nem sei oq é isso... pra mim, ele é um subdominante alterado do subv7/v7, pois sucedem-se Db7 e C7...
sim cara, o gabarito eu arranjei no proprio site da unicamp, lá tem as outras provas tbm, mas só as perguntas.
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_FrEd_ Veterano |
# jan/07
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LeandroPanucci
Pode ser, mas no livro o almir n fala nd sobre usar os dominantes dos outros acordes diminutos, mesmo sendo eles formados pelas mesmas notas, sei la, mas pode ser tb...
danicreep
Soh. dps eu vejo essa otra ae...
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_FrEd_ Veterano |
# jan/07
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danicreep
kr, dei uma olhada la mas n achei função alguma pro Eb7, c fosse E7, ele caía no Am7, mas n da nem pro Am7, nem pro Db7... bem estranho, foda eh decifrar a resposta dos kr....
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LeandroP Moderador |
# jan/07 · Editado por: LeandroP
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_FrEd_
E outra, se você pensar como diminuto de passagem e tocar isso, vai dar certo. Agora se pensar como dominante é perigoso se embananar todo e aí tem que usar a velha desculpa do "outside" hehehehehehehe
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Jabijirous Veterano |
# jan/07
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- Se tem a sequencia em Fá: Famaj7 | Abdim | Gm7 ; como pode o Abdim ser "V7b9/V7", se não resolve no V7, q seria "C7"?
danicreep
o pessoal erra questao de bobeira!! ele nao quis dizer que Ab° é V7b9, ele disse a FUNÇÃO, olha no quadro que ta escrito lá!! o acorde diminuto é nada mais nada menos que uma inversao da dominante com a 9b
Acorde de G7b9
e------------------------------------------------------
B----0--------------------------------------------------
G----1--------------------------------------------------
D----3-------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E----3-------------------------------------------------
Agora se eu inverter, fizer um G7b9/B olha o q dá
G7b9 G7b9/B
e------------------------------------------------------
B------0-----------------3------------------------------
G------1-----------------1------------------------------
D------3-----------------3------------------------------
A-------------------------2-----------------------------
E------3------------------------------------------------
ai voce pergunta, cade o sol??? ai eu te respondo, sem o sol ou a fundamental, o som vai continuar o mesmo, sabe pq??? olha o tritono!! é um intervalo forte, como diz o ian o tritono é a essência do som da dominante,A semelhança (G7 e Bº) vem da presença do tritono dominante em ambos!!
agora respondendo a pergunta da prova, é um diminuto de aproximaçao!! e nao de passagem!! a diferença eu vou falar agora!!
Diminuto de passagem quando vem de 1/2 tom e segue por 1/2 tom na mesma direçao!!
o diminuto de aproximaçao é precedido por salto
ou seja F7M Ab° Gm7 olha o salto do baixo!!
sacou??
pra tudo tem explicação!!
agora, que prova ridicula hein!!! :P
ja a prova de composição é dificil!!regencia entao nem se fala!! :P
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LeandroP Moderador |
# jan/07
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Jabijirous
Diminuto de passagem quando vem de 1/2 tom e segue por 1/2 tom na mesma direçao!!
o diminuto de aproximaçao é precedido por salto
Essa vai pra minha caixinha. Não conhecia este termo. Mas faz todo sentido.
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Jabijirous Veterano |
# jan/07
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LeandroPanucci
eu tava revendo a prova, só que eu nao vi a harmonia da prova, só a do cara ai que escreveu!!na prova o F ta na primeira inversao entao olha o baixo!!! A,Ab,G
ele pode ser um diminuto de passagem!! do jeito que ta na prova!! do jeito que ele escreveu é o outro!
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_FrEd_ Veterano |
# jan/07
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Jabijirous
Po, eu n acho a prova ridicula, talvez a teoria n seja tao dificil assim, mas as partes de canto/percepção eh mais foda... tem q cantar melodia ateh...
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leandro rodrigues Veterano |
# jan/07
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LeandroPanucci
Essa vai pra minha caixinha. Não conhecia este termo. Mas faz todo sentido.
Vivendo e aprendendo.
Quando a gente pensa que já aprendeu tudo, aí vem uma dessa
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_FrEd_ Veterano |
# jan/07
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LeandroPanucci
Jabijirous
Olha umas parada q caiu ano passado q eu n entendi (se possivel pegue no site da convest):
*questao 2 - nova cifragem de acordes, cuns numeros malukos na frente do acorde: E458, D458 (sempre o 458). parece que o acorde certo fika em baixo..
*Questao 5- abreviaturas: n sei q eh isso, ja procurei por ornamentos, apogiaturas, mas abreviaturas n achei, fico sem entender ainda, vc sabe onde encontro esse sinais ae?...
*Questao 6 - que escala eu uso nos 3 ultimos acordes? n consegui achar nenhuma, talvez soh a dondin...
me ajudem ae...
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LeandroP Moderador |
# jan/07 · Editado por: LeandroP
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Jabijirous
Não sei se é viagem minha, mas vamos rever a harmonia:
Fmaj7 | Abdim | Gm7
O Abdim pode ser um acorde SubV7 disfarçado de diminuto.
Considere a 5a dim de Abdim uma 4a aumentada. A 7a diminuta vira 13a e a 3a menor vira 9a aumentada.
Será que é isso que fez o gabarito se referir a um dominate? Mesmo assim estaria errado, porque é SubV7.
Vi esse papo de "acorde disfarçado" no livro do Chediak... nem imaginava que os acordes tinham esta personalidade :P
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_FrEd_ Veterano |
# jan/07
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LeandroPanucci
Foda neh, as vezes fica meio pela interpretação pessoal.. tem um alnce com o V7(4) funciona como segundo cadencial: G7(4) G7 C = Dm7 G7 C
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LeandroP Moderador |
# jan/07
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_FrEd_
Quando eu vejo uma passagem de um IIm, I7M eu uso um Vsus4 no lugar do IIm.
É o mesmo que você postou, só que o G7(4) ganha uma 9a.
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_FrEd_ Veterano |
# jan/07
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LeandroPanucci
tu n vai me ajudar com as perguntas ali hueuheuehuehu??????!?!?!?
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Jabijirous Veterano |
# jan/07
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_FrEd_
posta a prova pq eu nao achei no site
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_FrEd_ Veterano |
# jan/07
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Jabijirous
http://www.convest.unicamp.br/vest_anteriores/2007/download/comentadas /musica.pdf
eh a do ano passado...
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Jabijirous Veterano |
# jan/07
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_FrEd_
a questao 2 eu tb nao entedi!!!
a questao 5 é o seguinte um traço é igual a colcheia, 2 traços semicolcheias
entao aquela minima com umtraço em cima significa 2 tempos de colcheia na mesma nota!! na verdade é uma maneira de deixar o compasso mais "magro" :P
a questao 6
a) escala diminuta
b)Mixolidio
c)Dom dim
d)Alterada
e)Hexafonica
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_FrEd_ Veterano |
# jan/07
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Jabijirous
n entendi mt bem a questao 5 q vc disse... entao o primeiro compasso q tem uma minima com risco em cima ficaria como? seria 4 colcheias? e n tem risco pra seminima?
qnt as escalas eu n entendi as 2 ultimas, pq algumas notas n tao batendo, c nao poderia explicar com mais detalhes, por favor?
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leandro rodrigues Veterano |
# jan/07
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_FrEd_
Dê uma boa olhada nesse SUPER link.
http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/teoria_musical/teoria_onlin e/teoria_leitura/index.htm
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Jabijirous Veterano |
# jan/07
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_FrEd_
a questao 5 é facil vou postar pra voce a resposta segue figura abaixo
http://img19.imageshack.us/img19/3969/exemploxg0.jpg
na foto é o exercicio da prova e do lado a resposta!!!
esse ajuda muito assim voce nao fica se perdendo com muita nota repetida!!
a questao 6
C(#9 b13)
escala de dó alterada
dó réb ré# mi solb sol# sib
agora as notas do acorde
C E D# G#(Ab) Bb
pq Ab??? enarmonia!! :P é a mesma nota!!
agora o acorde
Eb7(#5 9 #11)
Escala hexafonica(tons inteiros)
mib fá sol lá si réb
notas do acorde!
Eb G B Db F A
sacou agora??
o cara ainda deu a dica nesse ultimo acorde!! a escala no tem 6 notas??
junta a tetrate mais as 2 notas que ele bota com tensao!! ja que a 5# ta na tetrade!! essa foi questao dada :P
mais alguma duvida?? eu quero saber da 2 essa eu nao entendi
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_FrEd_ Veterano |
# jan/07
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leandro rodrigues
Obrigado pelo link, mas isso eu ja sei bem... a discussão ta em torno de algo mais complicado.... valew man
Jabijirous
Hmm kr, sakei o exercicio 6... tipow, no C7(#9,b13) o B13 funciona como 5# dentro da triade neh? eu tava considerando como dissonancia e ae eu n achava a 5J... vlw ae
Qnt a foto do exercicio 5 manda no meu e-mail, pq ta mt lerdo aki, n ta abrindo: kiko.castroarrobaig.com.br
Agradeço a ajuda, c precisar falo com vc de novo.. tu tem e-mail, msn?
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LeandroP Moderador |
# jan/07
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_FrEd_
Eu nunca vi um acorde E458, D458.
abreviaturas deve estar relacionado com a "questão 2".
Sobre qual escalas usar sobre os acordes, eu pensaria mais em acordes do que em escala.
Qual (ou quais) escala(s) tem os intervalos T, 3, 5, 7M (Fmaj7) ?????
Sobre um acorde diminuto eu posso tocar apenas 3as menores? Pode! As notas intermediárias entre essas 3as ficam sob seus critérios.
Qual (ou quais) escala(s) tem os intervalos T, b3, 5, 7 (Gm7) ?????
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Jabijirous Veterano |
# jan/07
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LeandroPanucci
a questao nao é essa!! aquilo é uma prova, ou seja, tem que provar que sabe!! é isso que ele quer saber!!! a resposta nao é "pelo meu eu uso a escala tal" sacou?? uma coisa é sua personalidade musical outra prova de vestibular!! que mais chata hehehehe
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_FrEd_ Veterano |
# jan/07
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Jabijirous
Consegui ver a foto, entendi a questao... era o q eu falei q tinha pensado... Vlw!
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LeandroP Moderador |
# jan/07
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Jabijirous
Eu entendo o que quer dizer, só não entendo porque é que tem que ser assim. Se a prova pergunta qual escala usar sobre Fmaj7 e eu responder penta de Am eu estarei errado???
Se for assim eu prefiro nem fazer aula e continuar ouvindo os discos do Santana :P
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