squier california versus fender standard mexicana

Autor Mensagem
    procurador
    Veterano
    # dez/06

Olá amigos. gostaria de saber qual das duas (squier california ou fender standard mexicana) responderia melhor com captadores single de alnico tops da fender como custom 54, hot noiseless ou outro top. eu tenho um trio de custom 54 e estou querendo comprar uma das duas pra customizar. o preço é bem diferente entre as duas. já que é pra botar caps melhores, estou desconfiado que compensa mais a squier california pelo seu preço mais baixo, pois imagino que a diferença de som entre elas (em seu estado original) se dê em razão de que os caps da mexicana são melhores que os da squier, pois notei que uma squier standard que vem com caps de alnico, dá um som equivalente a uma fender mexicana, embora tenha componentes melhores que as califórinas, mas considerando o fato de a squier california ser confeccionada com basswood maçiso, se ela for customizada com caps de alnico tops de linha, não dará um som equivalente à uma fender mexicana com os mesmos captadores de alnico tops de linha? ou seja, ambas com os mesmos captadores de alnico tops de linha, dariam um som equivalente?
    gostaria de respostas fundamentadas, não "achometros" em função da mais famosa. Abraços

procurador
    Veterano
    # dez/06
    · votar

foi mau pelo maçiso. leia-se maciço.

pr0view
    Veterano
    # dez/06
    · votar

métsicou

Curly
    Veterano
    # dez/06
    · votar

procurador

amigo, se vc não gostou do resultado desses caps na sua fender japa vc acha que vai ficar melhor numa squier california com corpo de basswood ??? impossível né ? o problema não é a madeira mas sim q vc não gostou do timbre dos caps, normal, esses caps reedições vintage possuem mesmo um som meio thin, estalado, ôco, essa é a praia deles... melhor seria vc vender esse set e pesquisar novos caps para a fender japa, tem muitas opções, por aí, se insistir nos CS 54 vai ser mais uma frustração. eles são ruins ? não, são ótimos, mas não dão o som q vc está procurando...

procurador
    Veterano
    # dez/06
    · votar

curly
    voce lembrou que eu tenho uma fender japa. valeu cara vc tá mesmo ligado. ocorre o seguinte a minha fender japa também é de basswood, segundo a descrições contidas no site proprio das japonesas.
    já quanto aos custom 54, repito, me pareceram os melhores (em termos de grave e ao mesmo tempo mantendo o som de fender estalado). isso observei naquele arquivo disponível aqui no forum de caps singles. (utilidade publica- teste de captadores). Quanto à squier me parece que o som dela é mais grave mesmo. aliás to com uma aqui em casa de um amigo. e embora não tenham um som nítido de fender mesmo, tem mais corpo. acho que se customizada daria mais som que a japa customizada. parece sem fundamento minha colocação e sei, mas essa é a minha impressão. sei lá.

agora que a squier dá um som mais grave, gordo e cheio que as fender sejam usas ou japas, parece inegável. então como elas reagirim com uns caps de alnico de boa qualidade, sem os 54 custom ou outros da fender? é uma pergunta que não quer calar. to querendo pagar pra ver. só que se não der o som que eu quero ai complica né...

Cara vai aqui um elogio às lendárias gibson, tenho uma studio less paul e não vejo qualquer defeito nelas. por cara, dentro do seu campo de atuação) são o que há de melhor. não há nada pra se fazer numa delas em termos de molhora de timbre. são perfeitas. que guitarra. claro que não dá pra tocar um estilo djavan com elas, por isso que estou a procura de um som strato o mais perfeito possível, quero dizer com aquele som de vender, porém mais grave e gordo, dentro do possível.
    a fender que mais gostei, dentre várias outras caras que testei, foi uma deluxe players mexicana com hard dourados e caps vintage noiseless. achei o som grave e gordo do jeito que eu queria. aliás na minha opniao bateu a 60 anos usa que vem com os vintage 57, o que vários outros guitarrsitas de verdade disseram o mesmo. porém tava 4.000,00 além de ter aquelas peças que vão oxidar logo. então resolvi comprar uma mexicana standard (que notei que dá mais grave tb., so que com menos definição, para então customizar). porem achei uma japonesa zerada pra comprar e comprei. só que não tá dando o som esperado (gordo), com os caps originais e modificados. por isso acho que é a guitrra. assim, eu acho que o ideal seria comprar uma mexicana, porém nova tá muito caro, sendo que usada, pra mim que sou do interior complica. no ML, os melhores instrumentos os caras de SP e RJ pegam todas rapidinho. então to querendo arriscar na squier. mas tenho receio sim confesso. o ideal seria vender a minha guitarra. alias o dono da squier que eu falei que tá em casa babou no som da minha strato, só que eu achei que não dá o grave da squier, o que ele concordou. chega de baboseira. mas valeu

a todos
    obrigado e opinem mais por favor!!!

Abraços

0

Curly
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Curly
    · votar

procurador

meu caro, eu faria uma nova tentativa com a japa, pelo que som que vc quer eu experimentaria colocar um SD Little 59 no braço. A california é uma guitarra bem simples. se bem me lembro, o luthier Bertola aqui do forum disse que o corpo delas é mais fino que os 4,5 cm recomendados para um bom som. Se ainda assim quiser tentar vai uma dica: pegue as que vieram nos lotes mais recentes, estão bem melhores que as 1as que chegaram em 2005, algumas inclusive com o braço em tiger maple. Tenho quase certeza que seu problema sãos caps. já vi stratos com o corpo em basswood ou mesmo poplar timbrarem mto bem, não deve ser por causa do corpo não, sugiro que vc troque uma idéia com o Bertola lá no tópico de perguntas pra ele.

procurador
    Veterano
    # dez/06
    · votar

curly:
    os litle 59 embora sejam bons irão fugir do som de strato que eu quero. eu acho que os caps não são problema não, pois dram excelente resultado no teste que te falei. dê uma olhada naquele teste se for possível.
    quanto à squier california elas tem sim os 4,5, as que não tem são as bulet e affinit.
    agora a minha guitarra não tem o som ruim, apenas predominancia nos agudos (acima da média das stratos em geral). com os caps que vieram nela ela dava um som com agudos bem cortantes mesmos e sem tanto "quack". não tenho certeza mas os caps não eram de alnico. agora ela dá um pouco mais de grave, um agudo menos cortante, um quack bem legal, mas falta grave e ataque.
    como disse, eu acho que o ideal seria em comprar uma fender mex, mas não tenho dinheiro agora. porém eu acho que a diferença entre uma squier california e uma fender mexicana, reside pelos menos uns 90% nos caps, já que dão um som parecido (mais grave e encorpado em geral que as fenders tops, porem com menos aquele quack de fender). é o que eu acho. se voce discordar manifeste-se por favor e diga porque, para que possamos amadurecer no assunte.
    Como já disse, vi uma mex com caps bons e deu um som que estou esperando (mais grave e com aquele quack). então por uma questão de lógica, acho que a squer california com caps bons, daria o mesmo (ou bem parecido) que uma fender mex com os mesmos caps.

o ideal seria alguem dizer se já viu uma squier com caps de qualidade, para falar a respeito.

mas é inegável que a fender mex, embora tenha um som meio "apagado" como a squer, dá um som bom com caps bons (até mais grave que as fender usas boas - americam series, etc). isso eu já constatei e ouvi falar de outras pessoas mais experientes que notaram o mesmo. então a squier, que dá um som meio apagado também, porem mais grave e tal, será que não daria o mesmo (ou bem parecido) som que a mexicana turbinada?
    As minhas impressões sobre a squier e a mexicana (tanto bruta como customizada), levam a crer que sim, que a squier se mostraria muito bom com caps bons. Aliás, a squier standard, dá um som muito bom, por ser squier e a despeito de possuir caps de alnico, certamente não são dos melhores da fender, o que nos faz crer que uma sq california turbinada dê um som ainda melhor que ela e sobretudo proximo de uma fender mexicana customizada.
    agora já pensou se eu faço o teste (e eu vou fazer mesmo se não achar em poucos dias uma mex boa e barata semi-nova) e dá certo hein.
    ai eu vou larçar moda no brasil e no mundo. hehehe. digo isso porque nunca vi ninguem falar sobre uma squier com caps bons, pois em geral, não há quem arrisque em gastar nela, com caps, o valor da propria guitarra. mas vai que dá certo.
    eu acho que sim, até prova em contrário, mas o preço é alto de se tentar... pois eu já tenho quatro guitarras, mas se não gostar acho que dá pra tirar os caps e vender depois, apesar do prejuízo inevitável.
    mas é isso ai.
    agora, volto a dizer, dê uma olhada naquele teste de captadores single daqui do forum e confira a qualidade (corpo, presença e limpeza) dos caps custom 54 que comprei. aí tu me fala se gostou .acho por ex que eles dão um som mais grave e gordo que os hot noiseless, embora esses dêem mais ataque de médios (são mais ardidos, parecem os texas special). estes dois, segundo o mesmo teste, dão som menos grave que os custom 54. dê uma conferida e me fale a sua impressão sobre eles.
    Valeu mesmo por compartilhar comigo suas idéias. Abraços

Curly
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Curly
    · votar

procurador

estou entendendo seu raciocínio, aconteceu uma coisa mto parecida recentemente comigo: um amigo baixista comprou uma strato cort pela internet, guitarra inteiraça mesmo, HHS, ponte wilkinson, corpo em swamp ash, tarraxas staggered autolock, nut de grafite, blindagem interna, enfim o capeta ! como os caps originais eram cerâmicos ele encomendou 2 singles Guitar Garage e, por sugestão minha, usou um P90 em formato HB da GFS que eu tinha encomendado para mim. Os singles GG são caps hand made de altíssima qualidade, enrolados a mão, baseados nos caps vintage da fender, creio que acima deles só mesmo rio grande ou lyndy fralin. O som da guitarra ficou ótimo, vintage, estalado e mais pro agudo mesmo, mas o cara se decepcionou muitíssimo pois esperava outra coisa, ele também não gostou do braço grosso da strato, aí deixou ela comigo. a foto da guitarra está aqui
    se quiser ter uma noção de como o som ficou, veja esse clipe do Hank Marvin: http://www.youtube.com/watch?v=RnuyfOimsOg

aí eu peguei a guitarra, refiz a parte elétrica dela, coloquei um texas special no braço e deixei o single GG no meio, regulei a guitarra todinha. O som da guitarra ficou bem mais versátil: mais grave na posição 1, bem "knopfler" nas posições 2 e 3 e, na ponte, o P90 mata a pau... Ficou tão bom que o FDP quer a guitarra de volta ! Moral da estória: no final, tudo se resolveu com os caps, pelo menos nesse caso !

procurador
    Veterano
    # dez/06
    · votar

curly;
    achei legal o som do clip. a minha strato dá um som proximo daquele, só que mais agudo e parece que menos grave. (não dá pra avaliar muito bem pois não são os mesmos encordoamentos, amplis, pegada etc. etc.).

Mas estou disposto a tentar com uma mexicana (que ainda ninguem tirou da minha cabeça que dá mais grave do que as outras stratos fenders), ou mesmo com uma squier, que conforme eu já falei, acho que dá mais grave também e que customizada daria o som bem proximo de uma mexicana customizada, já que ambas se parecem quanto ao som, sendo que a diferença parece estar mais nos caps do que em outra coisa.

agora, quanto a minha strato japonesa st 45, crafted jp, também acho que, em contra partida, dá menos grave que as demais stratos. isso eu constatei tanto com os seus caps originais, quanto com os custom 54.

mas é isso ai meu irmão, valeu por hora, um grande abraço e um feliz natal!

Curly
    Veterano
    # dez/06
    · votar

procurador

blz amigo, conte pra gente depois no que deu ! bom natal pra ti tb !

procurador
    Veterano
    # dez/06
    · votar

curly:
    embora tenho achado que meus caps (custom 54) dêem som mais grave e cheio do que os outros caps lá do teste que te falei, estou começando a achar o som dele meio ôco como voce falou, mas gozado naquele teste o cap que pareceu melhor foi ele. mostrou-se melhor que o vintage noiseless que achei muito bom numa mexicana, o som que eu queria. então achei que os custom 54 ficariam ainda melhor, mas o resultado não foi esse. acho que não são realmente como eu queria e a guitarra japonesa acho que não ajudou nos graves e o resultado foi meio frustrante, volto a dizer, apesar de terem se mostrato bem naquele teste (favor dê uma conferida naquele teste se puder).
    então na hipotese de eu partir pra outros caps indepentendemente da guitarra, qual voce acha que cairia bem? um hot noiseless, um vintage noiseless (que embora tenham ficado bom na mexcana que te falei na qual eles vieram de fabrica, se mostraram com som de plastico no teste), ou um texas special (que embora não esteja lembrado do som deles ao vivo, naquele teste parece que falta grave neles). eta duvida cruel em?

Abraços!

ah, me lembrei ainda do lece sensor, um tal de gold, se não me engano... seria uma boa?
    Valeu!

procurador
    Veterano
    # dez/06
    · votar

curly:
    acabei de ver um comentário seu a favor dos tex mex, elogiando-os para os sons cleans. é pra clean mesmo que que quero uma cap para o braço, já que na ponte acho que terei que usar duplo, pois estou acostumado com ataque na ponte. já no braço só uso som clean, sobretudo na strato.
    diga ai em que guitarra voce usa eles?
    qual seria a diferença basicamente entre eles e os texas special?
    qual dá mais grave? será que o tex mex, já que voce falou que vai legal em funk, blues?
    qual seria a diferença deles para o vintage noiseless, sobretudo em termos de grave?

o preço deles parecem relativamente baratos. eu tava querendo pegar um deles pra botar no braço, antes de ter comprado o trio de 54, que diga-se de passagem, custa um fortuna, principalmente porque terie que investir em outro cap pra ponte futuramente.
    abraços.

Curly
    Veterano
    # dez/06
    · votar

procurador

olha, os tex-mex são caps mal falados, inclusive aqui no forum pessoas com muito conhecimento como o Bertola não recomendam eles, dizem que são mto agudos, ruidosos e tal... Na minha opinião os tex-mex são baseados nas mesmas especificações dos texas special, apenas são feitos com material e mão de obra, mais barato tipo as formas das bobinas são de plástico e tal, mas é um single concebido para ter uma saída mais forte sem perder o som de single. quanto a ser agudo eu realmente não acho, reconheço que o cap da ponte soa realmente mais agudo, nesse sentido é um set meio desbalanceado mesmo, mas, afinal, existe uma coisa chamada equalização, não é ?! o que me agrada nesses caps é que ele tem um timbre "vivo", responde muito bem à dinâmica das palhetadas, especialmente nos doubles stops com pegada forte ! para tocar ritmo clean, tipo funk e tal, acho eles excelentes. quanto a ser ruidoso, é igual a qualquer outro single, eu blindo minhas stratos e resolvo esse problema. Veja esse vídeo que esse cara (toca mal !) gravou usando uma jimmie vaughan signature (mexicana) equipada com tex-mex, esse é realmente o som típico desse captador:

http://www.youtube.com/watch?v=suVOXnH5IpE

agora eu te pergunto: esse timbre é ruim ? é agudo ? creio que um captador que vc encontra no ML até por R$ 80,00 o custo;benefício me parece mto bom. o que vc compra por esse preço ???!!! []'s

Curly
    Veterano
    # dez/06
    · votar

procurador

achei outro vídeo, a mesma guitarra/caps mas dessa vez gravado por um dos melhores blueseiros que eu já vi no youtube, olha só que som matador:

http://www.youtube.com/watch?v=_Q8_C_bbuuk

Curly
    Veterano
    # dez/06
    · votar

procurador

agora te pergunto, mais uma vez: compensaria para o moleque do 2o vídeo colocar, digamos, um set texas-special, CS, sei lá ?..

procurador
    Veterano
    # dez/06
    · votar

curly:
    estou fora da minha maquina (de férias) e não dá pra ouvir os sons, mas desde ja agradeço. logo irei conferir. grande abraço!!!

procurador
    Veterano
    # dez/06
    · votar

muito bom o som do cara, mas a pegada do cara ajuda bastante hein... hehehehe. abraços. valeu.

procurador
    Veterano
    # jan/07
    · votar

legal curly. deu pra ter uma noção do cap. mas me fala o seguinte: em comparação com o texas spexial, qual seria mais grave, mais encorpado, etc. favor, teça comentários entre os dois comparados entre si. Valeu. Grande abraço!

Curly
    Veterano
    # jan/07
    · votar

procurador

com certeza o TS é um cap melhor, mais equilibrado que o TM, mas... Se alguém gravar uns sons com os dois, ajustando a equalização, sinceramente, eu não consigo dizer qual é qual não, e duvido muito que alguém consiga... agora, ao vivo, com o amp no talo aí é outra estória, já fiz isso com o TM mas ainda não com o TS... Creio que como vc já teve problemas com os CS54 talvez os TS sejam uma opção mais segura...

vc já deu uma olhada nos reviews do harmony central ? quem sabe lá vc encontra uma luz:

http://reviews.harmony-central.com/reviews/Electric+Guitar+Pickup/bran d/Fender

[]´s

procurador
    Veterano
    # jan/07
    · votar

curly:
    qual guitarra é a sua em que voce colocou os tex mex?

gostaria de uma sugestão sua (estou querendo mesmo pegar uma mexicana, por aquelas razões que já falei anteriormente). então qual dessas duas seria melhor?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-52070028-guitarra-fender-mexica na-sunburster-_JM

ou:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-52029021-guitarra-fender-mexica na-zerada-_JM.

a com escala em maple parece que dá mais som de fender mesmo né? (notei numas squier em uma loja que as de escala claras dão mais som de fender mesmo: estalado, cristalino, quack, etc.)

a sumburst com escala em maple parece estar com dimarzio na ponte (parece uma boa guitarra hein?). a preta também é legal. ambas parecem bem novas e conservadas, não é?

Abraços!

procurador
    Veterano
    # jan/07
    · votar

curly:
    Ah! a escala da preta é de rosewood? parece um pouco menos escura que rosewood, ou não?

Curly
    Veterano
    # jan/07
    · votar

procurador

os TM estão instalados nessa yamaha aqui. Foi minha 1a guitarra e é uma strato excelente com corpo de alder, se vc quiser posso postar uns sons, hoje só uso ela para slide guitar, está setada para isso.

dizem os experts que a escala em maple dá mesmo um som mais agudo e estalado que a rosewood... com certeza é rosewood aquela strato escura, aquela sunburst com maple está bonita e parece bem nova, acho que eu pegaria ela, embora quase nunca eu compre as coisas sem testar, mas boa sorte aí !!!

procurador
    Veterano
    # jan/07
    · votar

legal sua guitarra, ainda por cima tem um duplo na ponte.

eu to afim da sumburst mesmo, pois tem um duplo em forma de single na ponte da dimarzio. o cara ainda não falu qual é, mas parece mesmo zarada a guitarra. o problema é que suspendeu a negociação comigo para nogociar com outro da preferencia dele.

quanto a comprar por distancia é complicado mas pra mim não resta outr alternativa, se não quiser pegar o carro ou buzão e ir pra sampa, que fica há uns 400 km. já foi umas 3 ou 4 vezes lá so pra ver guitrras, mas é bem cansativo alem de caro. compensa comprar sem ver, apesar do risco, dependendo do caso.

é a preta? o que voce achou dela? parece conservada também não? ofereci 1.150,00 pro cara e estou aguardando resposta.

nso

Curly
    Veterano
    # jan/07
    · votar

procurador

as fotos da preta são menos nítidas que as da sunburst mas se o cara garante que está zerada e se fechar nesse preço com certeza é um ótimo negócio !

procurador
    Veterano
    # jan/07
    · votar

curly:

valeu!!!

procurador
    Veterano
    # jan/07
    · votar

cadê o curly!!!

gostaria de saber se o tex mex do braço é mais grave e equilibrado (não muito estridente) que o texas special do braço. nas opiniões a respeito do tex mex, notei que em geral dizem que é mais grave e menos médio que o texas special. será que é isso mesmo? pois não curto muito o som do SRV, acho muito sujão. opiniao minha. gosto dum som mais limpo, mais cristalino. mas cai do cavalo com os 54 custom, pois embora dêem excelente definição, parece um som meio oco mesmo. e ai? eta dúvidas crueis!!!

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a squier california versus fender standard mexicana