Instrumentos, costituição, madeiras (Não é repetitivo)

Autor Mensagem
AgSarola
Veterano
# dez/06


Pessoal, estava um pouco afastado do fórum e voltei com uma dúvida. Li várias coisas aqui sobre a constituição de instrumentos de corda (baixo, guitarra, violão) onde muitos falam das madeiras para braço, corpo, escalas. Uns deixam o timbre mais grave, outros mais agudos, outros tipos não prestam etc.. Agora reparando em artistas renomados reparo em instrumentos vazados, sem madeira constituindo todo o instrumento. Um exemplo o Caetano Veloso, Lenine, usando violões e guitarras onde apenas existem os captadores e as bordas com um tipo de borracha, sem corpo em madeira. Já vi o Dave Groll do Foofigters tocando em uma guitarra transparente, talvez seja de acrílico, não sei. E com isso onde fica a importância da madeira para o timbre? Acredito que a madeira influencie no timbre, mas não de forma tão significativa quanto muitos colocam aqui. E o que vcs acham? Abraços

Guitarrist
Veterano
# dez/06 · Editado por: Guitarrist
· votar


O tanto que eu já li, estudei sobre madeiras, principalmente qdo iniciei um projeto de guitarra hand made, também fiquei puto com esses instrumentos sem madeira...

Mas tem um detalhe, esse violão aí sem corpo de madeira que vc fala, virou mania, não sei porque... mas eu já ouvi o som dele comparado com um violão de boa madeira, e achei uma porcaria! É "vazio", parece mesmo que falta uma ressonancia provida das madeiras... Talvez seja patrocínio... sei lá...

A guitarra acrílica do Dave, além dele, outros tb usam... mas acho que é mais pra fazer visual no show... Show é show né... ali fica difícil de notar grandes diferenças de timbre. Mas para gravar dúvido que alguém as usam!

Bog
Veterano
# dez/06
· votar


AgSarola

Esse violão "vazado", a silent guitar, não é construída do jeito tradicional. Na verdade, é um negócio eletrônico, praticamente um simulador de violão com a dinâmica das cordas. A captação é completamente diferente do que normalmente é feito.

AgSarola
Veterano
# dez/06
· votar


Bog
Valeu pela explicação. Mas mesmo assim, a influênicia das madeiras não está presente no instrumento, não influenciando tanto no timbre. O que estou colocando aqui é uma certa "dúvida" na tamanha importância das madeiras no timbre do instrumento. Acho que elas são mais determinantes na durabilidade do intrumento do que no timbre, pois após passar por pedais, amplis e claro pelos dedos do músico acho que a madeira não é tão fundamental assim. Diria até que o compensado não é tão comprometedor..... mas não sou dono da verdade nem profundo conhecedor, to querendo ver a troca de idéias aqui. Abraço!!

AgSarola
Veterano
# dez/06
· votar


up hehe

Bigode Ozzy
Veterano
# dez/06
· votar


AgSarola

cara, tipow, esses instrumentos que você sitou não podem ser comparados. A guitarra de acrilico tudo bem, mesmo tipo de construção de uma guitarra convencional, mas o violão vazado, como disse o Bog, é um instrumento totalmente diferente de uma guiiarra ou um violão, não tem como comparar o uso da madeira.

Já em guitarras, sim, existe diferença no timbre mudando a madeira, mas com projetos identicos, não adianta comparar o timbre de uma lepaul de mogno com uma strato de mogno, mesmo esta usando captadores identicos da lespaul.

Espero ter ajudado!

Abraço cara!

tomarock
Veterano
# dez/06
· votar


puts.. apesar desse assunto ser bastante discutido eh bom sempre alguem da uma agitada nesse assunto jah q a cada dia q passa novos equipos vao surgindo, pondo em duvida alguns pontos...
sei la em q acredito... eh tanta informaçao duvidosa!!
vou acompanhar esse debate.... espero q os grandes experts do assunto postem algo

Silas Hammett
Veterano
# dez/06
· votar


Um assunto bem legal cara.
Acho q daqi uns anos terá simuladores d guitarras.
Assim como tem o simulamp q simula fender,Marshall e Mesa Boogie creio que daqui um tempo tera os simuladores de Gibson Les Paul,Fender Stratocaster.
Parece meio ''viajem'' mas eu acredito que ainda terá isso.

affcl
Veterano
# dez/06
· votar


Silas Hammett
já existem simuladores de guitarras e capitadores a algum tempo

Silas Hammett
Veterano
# dez/06
· votar


affcl
Ptssssss!!
Sera q to tao atrasado assim??
Mas iai...funcionam bem??

AgSarola
Veterano
# dez/06 · Editado por: AgSarola
· votar


Po que bom que o tópico tá agradando. Eu também não sei em que acreditar. Outro dia toquei rapidamente em uma guitarra musicman, você sente apenas ao colocar a alça no ombro que a guitarra é especial, o braço parece firme, corpo, acordes bem definidos embora eu não toque tanto assim. Agora já me ocorreu de tocar em uma Ibanez não me lembro qual modelos, mas que pelo dono acredito que não seja das piores, e achá-la infinitamente inferior a uma Washburn Lyon e uma Gianini strato. Enfim, tem horas que acho que pode influenciar porém em outras acho que pode passar desapercebido. Enfim, estou aqui mais para aprender e apenas colocar minhas sensações. Abrá!!

Bigode Ozzy
Veterano
# dez/06 · Editado por: Bigode Ozzy
· votar


AgSarola

A Music Man é foda pq a construção dela, assim como suas madeiras são top de qualidade. Não é só o tipo da madeira que influencia, mas tb sua qualidade. Há os tipos certos de corte da madeira e a sua secagem.

Cara, dá uma pesquisada aqui mesmo no cifra club q tem muitas coisas falando disso, vai só enriquecer o tópico.

Silas Hammett

Cara, procura a Variax da Line 6. Simulador de guitarra, ta atrazado sim! =P

Galera, não vamo faze isso aqui vira putaria igual todos os outros tópicos tão acontecendo. Vamo ser sérios pelo menos aqui.

Abraço!

AgSarola
Veterano
# dez/06
· votar


Bigode Ozzy
Cara já li tudo antes de postar aqui. Já li coisas do Bertola e etc.... mas realmente fico com dúvida ainda, estou apenas compartilhando e dando um de advogado do diabo. Se tu me falar se eu quero uma Gibson ou uma Goldem lógico que cato a Gibson hehehe. Mas o que fico com a pulga atrás da orelha é se existe tanta diferença entre uma Fender de 8.000 para uma de 2.000, se de uma Gibson pra uma Epiphone é tanta quanto diferença de preço.... acho que com 2.000 se pega uma baita guitarra e que acima disso é puro preciosismo.
E se depender de mim o nivel será mantido!! Abrá!!

Silas Hammett
Veterano
# dez/06
· votar


Bigode Ozzy
Aew veio dei uma olhada aqi!
Mas a Variax é uma guitarra com timbres d muitas guitarras,queria saber si existe um pedal que simule como por exemplo uma fender stratocaster ou uma Gibson Les Paul.

Soulface
Veterano
# dez/06
· votar


Silas Hammett
Se chama Variax, e foi desenvolvido pela Line 6.

AgSarola
Bomm cara, sobre os instrumentos vazados nao vale a pena falar. Já foi respondido..
Quanto à guitarra de acrílico, é simples tb.
Assim como o mogno, o alder, o ash, o basswood e as inúmeras espécies de madeira utilizadas na construção de instrumentos tem cada uma a sua caracaterística sonora, o acrílico tb tem. E por razões de gosto ou simplesmente estética, há qm prefira isso.
Se vc fizer uma guitarra de plástico, vc vai ter uma sonoridade completamente diferente de uma guitarra de madeira. Mas vai ter uma sonoridade. E se vai ser boa ou não, depende do seu gosto e dos seus ouvidos.
Qnto à influência da madeira no timbre do instrumento, isso é mais relativo pra uns, e menos pra outros.
O fato é de q a influência existe. A madeira vibra, tem sua densidade e característica.
Mas até q ponto isso é perceptível e importante, depende de cada um.

Silas Hammett
Veterano
# dez/06
· votar


Soulface
Aew vei cassei aqi mas a linha da line6 ou é a guitarra variax ou sofware q simula as guitarras.
Parece q não existe um pedal d si ''pisar'' para simular os timbres d guitarras.

Soulface
Veterano
# dez/06 · Editado por: Soulface
· votar


Silas Hammett
Bom, com uma Variax e um POD XT Live, vc simula uma porrada de guitarras, mais trocentos amps, e uma levada de pedais.
Pra qm gosta de simulações, não existe nada mais perfeito.

Bigode Ozzy
Veterano
# dez/06
· votar


Silas Hammett

isso realmente acho que não tem cara, mas acredito que daqui um tempo há de ter...e na boa, o digital vai foder com analogico...

Muitos não vão gostar, mas o digital vai ter uma qualidade sonora superior demais aos analógicos...só esperar mais uns 5 anos e a galera vai se surpreender...

Bigode Ozzy
Veterano
# dez/06
· votar


Soulface


falow tudo!

Silas Hammett
Veterano
# dez/06
· votar


Soulface
hmm saqei.
Só q eu pensei em uma coisa mais compacta tipo um GT2 só q d guitarras.

Eric Lance Abbott
Veterano
# dez/06 · Editado por: Eric Lance Abbott
· votar


eu vejo discussões cheias de números e afirmações subjetivas do tipo "captador influencias x%, madeira influencia y% e o amp influencia z%"

acho que isso depende puramente do ouvido de cada um
tem gente que não vai notar a minima diferença entre uma Tagima com V-Amp e Meteoro Atomic Drive pra uma Gibson num Triple Rectifier e tem gente que só vai notar diferença pq sabe TEORICAMENTE que Gibson e Mesa são superiores e caros

TUDO inluencia no timbre e mesmo guitarras identicas em equipamentos identicos não tem o mesmo som, mas o quanto só quem pode dizer é quem está ouvindo

Soulface
Veterano
# dez/06
· votar


Silas Hammett
Eu acho q isso só não existe ainda pra ninguém se preocupou com isso! hehehehehehe
Mas mesmo asism, é bastante compricado.
Entre outras coisas, o timbre da guitarra é caracterizado pela madeira. E cada pedaço de madeira tem uma resposta diferente.
Mais ou menos como as impressões digitais das pessoas.

Bigode Ozzy
Veterano
# dez/06
· votar


Eric Lance Abbott

cara, isso é mto relativo.

Tem pessoa que não consegue diferenciar o som se vc muda a chave seletora da guitarra. Isso normalmente acontece com quem não toca guitarra. Pra ele, tanto faz se vc tá usando uma Golden com um Staner Kute ou se vc ta usando uma Gibson com uma Mesa.

Claro que a gente sabe qual ia ficar melhor né, aeuhuehea!

Homem Cueca
Veterano
# dez/06
· votar


A prova desse topico esta comigo...

Minha Ibanez GRG270DX e minha Dolphin Stratocaster


Bem...eu troquei os captadores duplos PSND da Ibanez e coloquei Stellfner...ai...nao satisfeito...resolvi ver como ficava os captadores Ibanez PSND na stratocaster...bem...me surpreendi...pois apesar de estar com uma captação da ibanez, a guitarra nao soou em NADA parecida com a ibanez...muito pelo contrario manteve suas caracteristicas de stratocaster com todo aquele timbre agudao...


Fiquei de boca aberta.

Silas Hammett
Veterano
# dez/06
· votar


Soulface
é...parece ser dificil msm.
Mas ta ai um bom desafio pra esse pessoal.

Soulface
Veterano
# dez/06
· votar


Silas Hammett
Daqui a pouco tem nego pedindo simuladr de pegada por aí! haueuaheuhaeuhaheuhaea

Silas Hammett
Veterano
# dez/06
· votar


Soulface
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ai pegou pezado eim vei.
Mas acho q nao seja impossivel nao.
Agora o d pegada é foda.aauahauhauhauhaahauhauahuaha

Hibasaki
Veterano
# dez/06
· votar


Bixo, madeira eh um elemento muito importante no teu som. Tanto ateh q guitarras de modelo exatamente igual (inclusive com madeira igual) podem soar diferente uma da outra, apenas por uma diferença na densidade da madeira q foi utilizada na montagem da guita. Aliás eh por isso q a Gibson eh taum phoda: As madeiras utilizadas na confecção de guitas tem de secar pra fikarem boas para produção. A Gibson soh usa mogno q vem secando há 100 anos para fazer as Les Pauls top de linha. Aliás daí q vem o preço exorbital tbm...

froggy
Veterano
# dez/06
· votar


AgSarola
a respeito dos violoes vagos eh o seguinte
nao eh so a madeira do corpo da apenas o som,e sim a madeira do braço
as guitarras de acrilico tbm...pois se vc colocar outro braço de outra madeira ira soar diferente

espero ter ajudado

affcl
Veterano
# dez/06
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/150784/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Instrumentos, costituição, madeiras (Não é repetitivo)