Strato de Mogno, alguem ja tocou?

    Autor Mensagem
    Eduardo Aló Cruz
    Veterano
    # dez/06


    Ai pessoal... estou com uma strato com corpo de freijó, mas estou achando essa madeira muito macia... e o som um pouco abafado. Agora pergunto, um strato com corpo de mogno funcionaria bem com caps single de alnico como funciona com corpo de alder e ash? O som seria estaladão, equilibrado ou velado? Me ajudem, o luthier já fez o corpo de mogno e quero saber como ficaria antes de eu ir la trocar...

    Humangous
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Eduardo Aló Cruz

    Cara, não entendo muito dessas paradas, mas comprei uma Fender Stratocaster com o braço em maple, achei bem macia também, ótima pra tocar. Não sei se vale a pena modificar uma fender pois ela vem perfeita para qualquer guitarrista, mas se vc não tá curtindo ela como está, procura outro modelo q se encaixe melhor com seu jeito de tocar...

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Eduardo Aló Cruz

    Cara, pelo que entendi voce já decidiu.

    Eu particularmente não gosto de Mogno em stratos. Acho que fica velado, sem médios caracteristicos.

    Não faria um strato com esse tipo de madeira. Nem mogno, nem cedro eu curto.

    Com humbuckers fica melhor, mas com singles tradicinoais eu não gosto não.

    Mas tem quem goste, e voce pode achar o resultado ótimo, só não é algo usual esse tipo de madeira em strato.

    ki_suco
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    acho que vai tirar aquele estalado característico das stratos, como o JoeCruzGuitar falou

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Eduardo Aló Cruz
    Já fiz Stratos de mogno e Cedro-Rosa e acho o som muito bom, pois fica mais "encorpado" e com maior sustentação. Recomendo.
    Abç

    Eduardo Aló Cruz
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Ok... é que falei com o luthier e ele disse que quanto maior o peso da madeira, mais agudo e mais aberto o som fica... por isso que ele deduz que o mogno fique mais agudo que o freijó... todos falam que o mogno possui um som sem medios mas minha dúvida é justamente a seguinte: será que o som do mogno será mais velado que o do freijó? Tendo em vista que o freijó que está na guitarra é bem macio, é um freijó mais claro com um som um pouco abafado, lembrando um alder...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Eduardo Aló Cruz
    Cara, essa colocação do não se aplica ao mogno, até porque ele não é tão pesado, isto se aplicaría se o corpo fosse construído em pau-marfim ou louro, na verdade o mogno é uma madeira de média densidade e timbra mais para o médio-grave. O freijó é uma madeira mais macia e seu timbre lembra o do Alder com mais médios.
    Abç

    Eduardo Aló Cruz
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    mas será que vc poderia me dar uma referência de som + - como ficaria o som desse corpo de mogno com caps single alnico..? tipo, quando falamos de ash lembramos de mark knopfler, quando falamos de alder lembramos de SRV.. e nesse caso do mognoo... como seria? Alguma referência?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Eduardo Aló Cruz
    Cara, referências são absolutamente subjetivas e não querem dizer muita coisa, afinal a guitarra, suas mãos, as cordas, os trastes, os cabos, o amp, os efeitos são um SISTEMA e buscar exatidão nisto é contrproducente, aliás a graça da coisa é se susrpreender com o resultado de uma obra de lutiería (que aliás pode ser qualificada como "arte", portanto subjetiva), mesmo na produção em massa das grandes fábricas não há duas guitarras exatamente iguais, é vc mesmo que vai pesquisar o timbre.
    Quando se tem em mente um projeto de se fazer uma guitarra deve-se considerar os materiais a serem usados e sua qualidade, bem como a qualidade da manufatura, o resto é secundário; poucos luthiers preocupam-se se suas guitarras vão soar deste ou daquele jeito, MAS SIM SE VÃO SOAR BEM.
    O mogno é uma madeira nobre, e, se corretamente sêca e cortada, sem ou com poucas emendas, e com peças adequadas e confecção cuidadosa, sua guitarra soará muito bem (como disse antes, com um timbre mais médio-grave que as Stratos padrão).
    Abç

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: JoeCruzGuitar
    · votar


    Eduardo Aló Cruz

    Cara, voce está entrando numa seará (se escreve com C ou S ?? hehehe) muito dificil pra alguem te dar uma opinião.

    Tenha em mente o seguinte, se tratando de strato voce está saindo bastante do usual. Não se ve stratos em mogno por ai, e te passar uma referencia de timbre se torna mais dificil, além de todas as variaveis que o Mauricio bem colocou. O timbre na tua mão vai depender de varios outros fatores.

    Eu sou strateiro até o osso, e de stratos feitas por luthier, conheco algumas feitas em Cedro, Marupá e Freijó, além do padrão Fender Ash e Alder. Dessas já toquei ou tive stratos do Marcio Zaganin, do Josino Saraiva e conheci recentemente uma strato em marupá do Vellozo.

    Atualmente tenho uma strato do Luthier Marcio Zaganin feita em Ash.

    De tudo isso, não gostei tanto do Cedro funcionando com Singles, e muito provavelmente o Mogno vá soar proximo pro meu gosto, mas posso estar redondamente enganado, é só uma suposição.

    Eu não trocaria um corpo em Freijó, q alias eu curti pra caramba em strato, por um em Mogno.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Mas não se despere hehehe

    Se voce já mandou fazer o corpo, é só esperar ele chegar e realmente voce pode gostar bastante do resultado.

    Como o Bertola disse, mogno é uma madeira nobre e pode ser q tu curta muito o timbre na tua strato.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    JoeCruzGuitar
    É assim mesmo que se escreve, mas sem o acento agudo, ehe,he,he,eeh...
    Abç

    Curly
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Eduardo Aló Cruz

    a squier lançou umas stratos de mogno, pega uma e testa:

    http://www.squierguitars.com/products/search.php?partno=0321830538

    Eduardo Aló Cruz
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Tranquilo pessoal!! muito obrigado pela ajuda ai... mas quanto ao corpo e tals é tranquilo... o luthier é gente boa, se eu num gostar do corpo de mogno ele pode deixar o de freijó mesmo, o cara é gente boa, e aliás se alguem que more no estado do Rio quiser indicação eu posso indicar ele, só usa madeira de demolição, o braço da strato é com um marfim seco de 10 anos e escala de jacarandá seca há mais de 40 anos... putz.... quase nem uso o tensor, troquei as cordas de 0.09 pra 0.11 e nem mexi no tensor... fiquei besta... demais...

    marcelo2220
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Eduardo Aló Cruz

    indica o cara ai!
    coloca site ou email dele!

    Eduardo Aló Cruz
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    O nome dele é Marcelo Alves, ele é de Itaipava, Petrópolis - RJ tel (24) 2222-2539

    Se alguem quiser eu tenho umas fotos de les paul que ele fez que ta show!!

    Rafael.Sales
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Tenho uma strato com corpo em mogno, mas HSS. Os singles são em alnico, da Kent Armstrong.
    Na prática, o timbre é muito pouco diferente de uma strato de ash ou alder. Me agrada. No caso da minha guitarra, o sustain não ficou melhor em função da madeira, mas acho que isso se deve à ponte que não é do tipo que prestigia o sustain. Até pretendo trocar mais tarde.por uma ponte similar ao padrão das fenders standard.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Strato de Mogno, alguem ja tocou?