alerta aos guitarristas: audição danificada

Autor Mensagem
mão muito lenta
Veterano
# nov/06


achei essa matéria numa revista antiga q eu tava vendo e achei interessante dividir com todos vcs.

Em sua procura incessante pelo perfeito timbre de guitarra, voce alguma vez já pensou que seu equipamento não soa tão bem porque sua audição foi danificada? Palestras sobre volume alto é a ultima coisa que guitarristas querem ouvir, mas lembre-se disto: seus ouvidos não vêm com garantia para toda a vida. Esta é a mensagem da H.E.A.R., fundada em 1988 pela musicista Kathy Peck e pelo médico de San Francisco, Flash Gordon. O site da H.E.A.R. alerta:
- 37% dos músicos de rock e 52% dos músicos eruditos, possuem perda de audição significativa.
- 8 horas é o tempo máximo q a audição pode ficar exposta, sem q haja prejuizo, a 85 decibéis - o nível de ruido de um tráfego na cidade. A má notícia é q a escala de decibéis é logaritmica, o q significa q um mero aumento de volume de 3 decibéis dobra a intensidade do som. Portanto, uma dose de quatro horas de som a 88 decibéis é quase o mesmo que 8 horas a 85. a 110 decibéis, o tempo máximo de exposição recomendado é de um minuto e meio. O volume da música ao vivo fica, geralmente, entre 90 e 130 decibéis.
-Guitarras gritantes não apenas danificam a audição. Estudos mostram q o volume excessivo pode alterar batimentos cardíacos, visão e tempo de reação.

tá dado o recado.
abraços.

zaqueu_grunge
Veterano
# nov/06
· votar


:/

me lembro que quando toquei acordeon por um ano no conjunto gaúcho, no final do ano fiz teste de audição e já estava começando a apresentar problemas...

acho que sou deficiente, tenho problema de audição, no estômago, na coluna...

Rapha_krust...
Veterano
# nov/06
· votar


valew mas o rock é inevitável!!!!!!!!!!!

uhahuahuahua

true d+....viva ao rock!!!!pq eu só perco 37%, BAN ao erudito que perde 52%.........

ahuhauhuahuauhahuahuuha

mão muito lenta
Veterano
# nov/06
· votar


coitado dos eruditos...

mão muito lenta
Veterano
# nov/06
· votar


acho q tenho q fazer este teste d audição... tô desconfiado do meu ouvido esquerdo.

Wings_of_the_Night
Veterano
# nov/06
· votar


tô desconfiado do meu ouvido esquerdo.
Eu tô desconfiado dos dois.

Rapha_krust...
Veterano
# nov/06
· votar


mão muito lenta
por enquanto a minha ta blz fiz no inicio desse ano

Sub_Zero
Veterano
# nov/06
· votar


Eu nem vo ter esse problema tão cedo...Moro em apartamento e o volume do meu Meteoro Nitrous 15 RMS não passa do 3 ...he he he Tenho um colega que ensaia num Meteoro de 100 RMS, ele disse que do inicio do ano pra cá aumento o volume de 4 para 7 ...

Henrique fodox
Veterano
# nov/06
· votar


pow...isso é sério caracas.........
pessoal num leva nada a serio!!!!

LuizJu88
Veterano
# nov/06
· votar


pow...eu ensaio com o volume do meu amp no 1,7...=)

Crazy Guitar
Veterano
# nov/06 · Editado por: Crazy Guitar
· votar


mão muito lenta
eh, a gente tem que toma cuidado com isso...
cara, nessa revista ai nao tinha nada escrito de como medir os decibeis?

flw ae!

rafaelcds
Veterano
# nov/06
· votar


mão muito lenta
Como que calcula os decibes que sai de um fone de ouvido no micro?

mão muito lenta
Veterano
# nov/06
· votar


Crazy Guitar
cara infelismente a revista não postou essas informaçôes...


rafaelcds
tbm num sei... acho q existe um aparelho, mas num lembro o nome do troço!

Crazy Guitar
Veterano
# nov/06
· votar


mão muito lenta
que pena... vo te que procura no gugou... hauhauah /o/

flw!

nyurig3
Veterano
# nov/06
· votar


mão muito lenta
cara como e que da para ter ideia dos decibeis emitidos por um amp meteoro 100w com volume no meio? e fones de ouvido no maximo?
acho que minha audiçao tbm...... osso!!!

mão muito lenta
Veterano
# nov/06
· votar


Wings_of_the_Night
falei do ouvido esquerdo pq sempre toco com o retorno do lado esquerdo... nem sei pq.

mão muito lenta
Veterano
# nov/06
· votar


nyurig3
ih cara...boa pergunta... mas acho q fones d ouvido no máximo prejudicam bem mais q um amp na metade do volume.

rafaelcds
Veterano
# nov/06
· votar


Segundo produto de cima pra baixo:
http://www.racconet.com.br/msa_simpson_main.htm

rafaelcds
Veterano
# nov/06
· votar


Eu tava pensando em comprar akeles tapa ouvido que reduz uns 3 decibes pra usar no ensaio.

mão muito lenta
Veterano
# nov/06
· votar


rafaelcds
é esse simpson aí mermo!

mão muito lenta
Veterano
# nov/06
· votar


tô saindo... té mais tarde!

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/06
· votar


eu consigo notar claramente que meu ouvido direito não escuta tão bem quanto o meu esquerdo, quando escuto música no fone da pra perceber isso

_JCM_
Veterano
# nov/06
· votar


Isso eh mto serio rapaziada!

agora, vamos deixando o som alto e talz.. mas depois, se não cuidarmos, iremos sofrer as consequencias! e acredito que todo mundo aki quer tocar guitarra por um bom tempo! se bem que esse assunto naum se limita a guitarra....

eh importante termos um limite... já fui em shows que saí com o ouvindo zunindo e demorou pra voltar ao normal... eh mto ruim mesmo!

grande materia mano mão muito lenta

abraço..

Kruspe
Veterano
# nov/06
· votar


Excelente informação.

É uma pena no entanto, que o ser humano tenha como uma de suas (des)virtudes apenas valorizar algo quando o deixamos de ter.

Eu me preocupo realmente com isso, e queria aproveitar o embalo do tópico pra perguntar se bloquear o som com toquinho de algodão, tapa-ouvidos projetados, etc ajuda em algo, ou se é furada.

Alguém sabe?

SuperGeo
Veterano
# nov/06
· votar


Rapha_krust...
pq eu só perco 37%, BAN ao erudito que perde 52%.........

os eruditos nao perdem 52% da audição ¬¬ e sim 52% dos musicos eruditos tem problemas significativos de audição

Wings_of_the_Night
Veterano
# nov/06
· votar


Eu não consigo tocar muito baixo, me dá sono.

sIAMESE
Veterano
# nov/06
· votar


Eu só toco bateria com fone de ouvido, pois me preocupo com isso. Porém, eu uso por baixo do fone um outro fone de ouvido pequeno do metronomo que as vezes tem que estar bem alto. Eu queria saber se o metronomo também estraga alguma coisa, pois ele fica apitando direto ali.

nyurig3
Veterano
# nov/06
· votar


mão muito lenta
pode crer mao muito lenta quando escuto muito rock com fones no maximo da dor de cabeça

mas o q mais me incomoda e o baterista estupido da minha banda!! aquela batera deve chegar aos 95, 100 decibeis, sera?

Crazy Guitar
Veterano
# nov/06 · Editado por: Crazy Guitar
· votar


Kruspe
tapa-ouvidos projetados
se eu entendi o que vc quer dizer, acho que funciona sim, pq, se for o que eu to pensando (aqueles tapa-ouvidos que os funcionarios de fabricas onde tem maquinas usam) acho que funciona sim, pq ele nao deixa o som entrar atraves do seu ouvido (ou pelo menos ele retem grande parte do som)... se nao funciona-se, o ministerio de saude (acho que eh isso) nao iria obrigar as fabricas a fornecer esses tapa-ouvido para os funcionarios...

resumindo: acho que esses tapa-ouvidos funcionam sim, so nao garanto que vao ser o resultado dos nossos problemas...

flw!

Luiz DT4ever
Veterano
# nov/06
· votar


OQ??? Hã???!!! repita por favor?? fala mais alto......

ainda bem q não toko erudito.....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a alerta aos guitarristas: audição danificada