Autor |
Mensagem |
Mister_Fatal_huhha Veterano |
# nov/06
aee, eu tenho certas duvidas, e quero a opinião de vcs, eu toco guitarra a quase 3 anos, e tive uns 5 meses de aulas, logo no inicio, o resto desse tempo venho tentando sempre aprender sozinho, pesquisando na internet, comprando livros etc.
*minha primeira duvida é ao aprendizado das escalas, eu decorei um monte de desenhos no braço, sei q elas são maiores menores, como são as relações de intervalos, mas minha duvida é, quando uso no improviso não fico sabendo direito que notas estou usando, fico usando o desenho e continuo assim, não sei se isso é certo, e olhando os desenhos não tenho essa velocidade de dizer a nota rapidamente, tenho que ficar olhando oitavas e assim por diante. Vendo esse problema pensei em fazer vários desenhos com apenas 1 oitava, em 3 cordas (saindo da mizona e da G), e fazer um desenho para cada modo, para que nos improvisos mantenha no modo do acorde e ao mesmo tempo saber as notas.
Será que isso é uma boa idéia para aprender, vcs que já tomaram aula, me falem como que seus professores explicavam esse tipo de coisa.
*Outra duvida é também com o improviso, sempre q vou tentar improvisar, fico sempre fazendo a mesma coisa, sempre os mesmo padrões e frases, como faço para melhorar isso, tenho que ficar tirando um monte de frases de guitarristas?
*sobre arpejos, eu devo pensa-los como possibilidades dentro da escala que estarei improvisando, ou o contrario?
*Vocês acham certo querer desenvolver várias habilidades ao mesmo tempo, por exemplo, fazer um lick besta e tentar ler algo ao mesmo tempo, ou mesmo falar, junto com um metronomo, será q isso é um bom caminho para desenvolver o lado músical do cérebro?
*como faço para desenvolver melhor o raciocionio entre os acordes suas escalas e a harmonia?
Valew aí
|
_JCM_ Veterano |
# nov/06
· votar
Mister_Fatal_huhha
cara, quanta pergunta heim? nossa..
vou tentar ajudar dentro das minhas possibilidades..
qto as escalas, o primeiro passo eh saber o que a base está tocando pra que vc possa solar.. o tom da musica, entende? dentro disso, existe o tom relativo e todos os modos gregos, maiores e menores.. sabendo o tom da musica, vc pode pegar varios caminhos.... utiliza a busca pra saber mais sobre escalas, ok?
pra improvisar, vc precisar saber onde vai improvisar... naum eh só saber o 1º modelo da escala de blues e ficar ali.... improvisar vai alem de soh ficar tocando notas ao vento... há o feeling, a pegada, os bends, vibratos, ideiais de outros guitarrista, mas o principal eh o que vem d ti... e isso eh mto relativo, pois eh preciso "estar" na musica pra improvisar... e é logico, dominar alguns tipos de escalas pra q isso aconteça...
arpejos já num manjo mto, mas acredito que vc precisa aplicar os arpejos na hora certa.. a naum ser o Vai que aplica arpejo sempre mas naum soa nenhum "fora"...
Vocês acham certo querer desenvolver várias habilidades ao mesmo tempo, por exemplo, fazer um lick besta e tentar ler algo ao mesmo tempo, ou mesmo falar, junto com um metronomo, será q isso é um bom caminho para desenvolver o lado músical do cérebro?
acho que toda a maneira de desenvolver o cerebro eh importante, pois isso vai fazer com que estejamos mais atentos e pensando mais rápido, e isso eh importantíssimo pra musica..
espero ter ajudado,...
abraço...
|
Mister_Fatal_huhha Veterano |
# nov/06
· votar
_JCM_
vlw aí, ajudou bastante
|
pr0view Veterano |
# nov/06
· votar
tenho que ficar tirando um monte de frases de guitarristas?
ao contrario faça as suas.
sobre arpejos, eu devo pensa-los como possibilidades dentro da escala que estarei improvisando, ou o contrario?
possibilidade? ele esta lah, ele ta na escala assim como qualquer patner dentro de um escala
como faço para desenvolver melhor o raciocionio entre os acordes suas escalas e a harmonia?
estude modo por modo, dessa forma vc vai agilizar o seu raciocionio de improviso, shape, arpejos em relacao a cada acorde
|