grande dica de velocidade!

Autor Mensagem
Silas Hammett
Veterano
# out/06 · Editado por: Moderador


Aew galera...Procurei na busca e vi q nimgem postou esse exercicio.
Vi num site e vou colocar aqi pra galera...
Espero que seja util.

Como Tocar Rápido: Guitarra
É compreensível que todos os instrumentistas iniciantes tenham um fascínio por tocar rápido, pois isso enche os ouvidos dos leigos que normalmente são a maioria, e o aplauso é uma das coisas mais cobiçada deste mundo.


A velocidade é um investimento muito atraente, pois confere ares de virtuoso e gênio para instrumentistas que estão normalmente muito longe destes títulos. O fascínio pela velocidade é uma etapa que todos os instrumentistas vão viver, e terão de superar a seu tempo, como a puberdade ou outra fase qualquer da vida.

Você deve me perguntar: Mas haverá um momento que eu não vou mais querer tocar rápido? A resposta é “NÃO”, você sempre gostará de tocar rápido, porém na escala de prioridades isto terá outro peso, pois a velocidade é um dos itens que deve ser exercitado e talvez um dos mais fáceis, pois só exige repetição, mas sem duvida é um dos mais apreciados pelas platéias dos leigos. O fato é que você com o tempo, se tornará mais exigente até com os elogios que recebe, pois o que adianta ser o guitarrista predileto dos bêbados ou surdos. Mas cada coisa ao seu tempo, por enquanto curta as sextinas a 180bpm, estude muitas escalas e paterns, defenda o seu guitarrista predileto e chame esses Jazzistas de “chatos”, (não que eles não sejam), está tudo certo, pois cada coisa tem que vir a seu tempo e não adianta querer queimar etapas, ou forjar uma maturidade que ainda não chegou.

Como pratico para ficar rápido em pouco tempo? Em primeiro lugar estude com inteligência, não bata a cabeça a na parede, use-a para ganhar tempo. Em que modalidade pretende ficar rápido? Em ligados, sweep, palhetada alternada, two hands, saltos e a resposta provável é: “em todas”. Em primeiro lugar, ouça, pois no fundo, nós não queremos ser rápidos, nós queremos parecer rápidos, e há uma certa diferença nisso, pois se não soarmos igual a determinado guitarrista, não vamos causar a impressão desejada aos nossos ouvintes. Vou dar um exemplo clássico: Se você tocar um solo do Y. Malmsteen mais rápido que ele, mas ao invés de tocar com uma stratocaster usarmos uma guitarra moderna do tipo Jem 777, você pode até tocar mais rápido, mas você nunca vai soar tão rápido como o suéco, pois a guitarra stratocaster com escudo tradicional, dá um timbre para a palhetada, que outra guitarra não pode dar, ou seja não basta ser, tem que parecer que é. Por isso ouvir é tão importante, e não se fechar dentro de uma idéia fixa, que as vezes defendemos como uma religião.

Se você tiver uma referencia como Steve Vai, lembre-se que o seu forte são os ligados, executados com ou sem two hands, ele poucas vezes palheta e normalmente liga as notas com a guitarra carregada de T WHA e efeitos, o que dá o molho que nós tanto buscamos. Não entenda com isso que existe um atalho para se tocar rápido, mas sim, que devemos observar todos os aspectos, de com quem queremos parecer, para insistirmos nas coisas certas e não perdermos tempo.

A velocidade é gerada a partir de dois elementos que são: força e precisão. A precisão se alimenta da perfeição com que você reproduz o movimento, é claro que quanto mais lento você pratica, mais perfeito serão os movimentos, para que o cérebro assimile o melhor possível aquilo que ele terá que reproduzir. A força se alimenta de movimento repetido e relaxado, sem tensão, tocar sem tensão é igual a tocar rápido, pois é ela que freia as mãos. Note que quem toca realmente rápido, parece tocar sem esforço, e muito leve, por isso a necessidade do metrônomo, que nos obriga a tocar lento e aproveitar melhor o tempo de prática. Não existe estudo sério de técnica sem metrônomo. Pois naturalmente quando se estuda por horas a tendência é tocar cada vez mais rápido e sem disciplina, tornando o estudo uma perda de tempo. Por isso tantas vezes, praticamos muitas horas e mão sentimos progresso.

O estudo de técnica, deve se concentrar em exercícios específicos, acompanhados de repertório, ou seja, junto com um estudo de Two hands deve haver um solo do Eddie Van Halen. É muito comum encontrar guitarristas que só sabem tocar exercícios, portanto o equilíbrio é fundamental em tudo.

Tocando Rápido e Parecendo Tocar Rápido

Quando um instrumentista toca rápido, ele esta absolutamente relaxado e as notas soam tão claras, fáceis e sobre controle, que dá a impressão de que não se está tocando tão rápido. O que nos passa esta impressão de velocidade é quando sentimos que o instrumentista esta chegando perto do seu limite, mesmo que esta esteja longe de ser uma performance veloz. A impressão de que o músico esta se aproximando do seu limite é que nos tira o fôlego. Um guitarrista como Mechael Angelo, (a palhetada mais veloz do planeta), tocando hiper rápido e sem o menor esforço, se torna chato, e não atrai a atenção por muito tempo, pois a princípio nos chama a atenção, mas em poucos minutos, nos dispersamos e guardamos a fita para mostrar para um amigo, que também se espanta inicialmente, mas como você logo se dispersa.

Existem muitos aspectos a se considerar quando tratamos de velocidade, pois “quem não sabe o que procura, não entende o que encontra”. A reflexão sobre esses temas é que nos faz estudar com inteligência. Deixando a filosofia de lado, vou passar aqui um sistema de estudo muito útil para quem quer progredir no estudo de técnica.

Sistema Super High Technique

Memorize os 7 padrões de 17 notas, da escala maior que se encontra no final desta coluna. Cada um na sua posição, a ponto de tocá-los sem olhar. Depois disso ponha o seu dedo 1 da mão direita ( destros) na terceira casa, e digite a partir daí, todos os padrões começando na terceira casa sem parar, fazendo que a última nota tocada do padrão anterior seja a primeira do posterior, um atrás do outro sem interromper, quando tocar o ultimo padrão, (sétimo), avance uma casa e comece tudo da Quarta casa, sem parar. Quando tocar os 7 padrões a partir da Quarta casa, avance mais uma casa e repita o processo sem interromper, até atingir a Décima Segunda casa. Se você tiver dedo, comece a voltar da mesma forma de uma em uma.

Para conseguir executar este exercício sem interromper e sem errar, você terá que usar o bom e velho metrônomo, pois sem ele você vai acelerar e não vai conseguir chegar até o fim de tanto que vai interromper, ora por errar, ora por dores que vai sentir, por tocar tenso, pois este sistema dura de 20 a 30 minutos com exercício ininterrupto.

Feito essa primeira experiência, experimente anexar um patern qualquer aos padrões, ele pode ser de palhetada alternada, ligados ou qualquer outra técnica, pois tudo é tocado dentro das escalas maiores; toque todos os formatos, depois avance de ½ em ½ tom. A vantagem deste sistema é que faz com que qualquer exercício dure bastante tempo, e como a repetição é a alma do negócio, isso traz resultados positivos se você tocar com atenção e cuidado evitando a tensão, resultados negativos como uma tendinite se além de persistente, você for desatento e cabeça dura.

Alongar os músculos e fazer pequenas pausas entre cada sessão, ajudam o desenvolvimento.

*Links dos Exercicios:Exercicio 1

Exercicio 2

Patern

deco_superego
Veterano
# out/06
· votar


eu acehi legal oq vc falou sobre malmsteen....
mas eu sempre digo e ainda digo....que malsmteen,ele eh rapido claro,mas o som que ele tira parece ser mas rapido ainda....
isso não é a velocidade dos dedos tocando as notas,e sim a palhetada rapida....

Silas Hammett
Veterano
# out/06
· votar


Isso msm vei...o cara é estranho hauhauahuahuahuah
o texto e o exercicio ta legal ta mas parece q o pessoal ta com pregissa d ler =[

Racso
Veterano
# out/06
· votar


mt legal o texto, mas como sempre não tem mágica, é só praticar(e eu preciso bastante hehe)

Silas Hammett
Veterano
# out/06
· votar


Racso
huhauahauahauahua
eu tameim to pegando firme agora pra ver si dou uma melhorada

stenyosullivan
Veterano
# out/06
· votar


q bacana em man

Silas Hammett
Veterano
# out/06
· votar


stenyosullivan
Bem legal

dani_low
Veterano
# out/06
· votar


legal o texto... tb ja tinha pensado nesse lance de parecer mais rapido, se vc pararem pra ver, notas agudas tb parecem mais rapidas q as mais graves

Hugo Mariutti
Veterano
# out/06
· votar


Silas Hammett
legal o texto e o exercicio valeu ai

Silas Hammett
Veterano
# out/06
· votar


dani_low
È verdade veio....
A sonoridade tameim da uma ajuda

Silas Hammett
Veterano
# out/06
· votar


Hugo Mariutti
heheheh bom vc ter curtido

Steve Van Halen
Veterano
# out/06
· votar


gostei cara, vc flo tudo e flo bonito

Silas Hammett
Veterano
# out/06
· votar


Steve Van Halen
ahuahauahuaauhauauauahauhuh
vlw veio
mas é preciso dar crédito ao verdadeiro dono das palavras...que é o Valmyr Tavares

silverchairfan
Veterano
# out/06
· votar


po *.TIFF????????
q q eh isso cara?????
aki nao deu pra abrir

Silas Hammett
Veterano
# out/06
· votar


silverchairfan
nao entendi o q vc qis dizer vei

hp5000
Veterano
# out/06
· votar


nossa cara vc não sabe como vc abriu minha mente cara to falando serio mesmo afffffffff.
meu era uma coisa obvia mas o burro aqui tava cego não acredito nisso é claro que éra obvio o desenho da escala maior ou menor não muda, não importa o tom pelo menos foi o que eu percebi se estiver errado me falem por favor aff valeu mesmo!!

izzystradlin
Veterano
# out/06
· votar


aqui tbm não abriu a pagina... =z

Fernando Vilas
Veterano
# out/06
· votar


Silas Hammett
Mesmo o texto nao sendo seu, fica os parabens pela iniciativa.
Abrass!

BlaCk LaBeL
Veterano
# out/06
· votar


silverchairfan
Silas Hammett

TIFF é um formato de imagem, como GIF ou JPG. Mas, menos comum. Não é qquer programa que consegue abrir

luxcax
Veterano
# out/06
· votar


Cara, Valmir Tavares nao tem tanto nome quanto deveria.
Mas o cara, acredito, ser um dos guitas brasileiros com a didatica mais ferrada pra parte tecnica !!! E parabens pela ideia de colocar o texto aki no forum. Vlw !!!

Fritz_mkvl
Veterano
# out/06
· votar


É tão rápido que nem acabou de escrever o título do tópico e já estava postando.

Daniel Jr
Veterano
# out/06
· votar


Maneiro o artigo...

parabéns cara...

Baixei os exercícios e quando chegar em casa tentarei executar...
E o mais importante com o metrônomo... ^^

darkwolf
Veterano
# out/06
· votar


muito bem cara.. é um bom texto pra quem ta começando e tal.. isso são coisas que ja estavam mt bem esclarecidas pra mim ha tempos ja..
mas é um ótimo artigo, parabens

Bozenildo
Veterano
# out/06
· votar


realmentee...parabéns master ::D

Silas Hammett
Veterano
# out/06
· votar


hp5000
Nada nao vei...VLW!!!


silverchairfan
Aqui abriu de boa veio

hp5000
uhuauhauhauhauh...legal vei espero q ajude vc ai

Fernando Vilas
VLW vei!!!


BlaCk LaBeL
hmm agora saqei

luxcax
ELe é fera msm!!
di nada veio... o negocio é cada um ajudar o otro aqi...VLW!!

Fritz_mkvl
huahuahauahauhauahauahauhau vacilei ali na ora


Daniel Jr
Legal cara...espero que ajude bastante

darkwolf
VLW!!!
Bozenildo
VLW cara!!!

diditarra
Veterano
# out/06
· votar


boa iniciativa cara

Silas Hammett
Veterano
# out/06
· votar


diditarra
VLW veio!!!!

Steve Van Halen
Veterano
# out/06
· votar


ja comecei a fazer esse ex hj, axei normal, agora vamo ve o reszultado dq um tempo

Silas Hammett
Veterano
# out/06
· votar


Steve Van Halen
Pois é veio...Treina durante um bom tempo que eu acredito q dara resultado sim...
O ideal seria vc colocar ele no seus exercicios diarios

Silas Hammett
Veterano
# nov/06
· votar


UP!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a grande dica de velocidade!