Silas Hammett Veterano |
# out/06 · Editado por: Moderador
Aew galera...Procurei na busca e vi q nimgem postou esse exercicio.
Vi num site e vou colocar aqi pra galera...
Espero que seja util.
Como Tocar Rápido: Guitarra
É compreensível que todos os instrumentistas iniciantes tenham um fascínio por tocar rápido, pois isso enche os ouvidos dos leigos que normalmente são a maioria, e o aplauso é uma das coisas mais cobiçada deste mundo.
A velocidade é um investimento muito atraente, pois confere ares de virtuoso e gênio para instrumentistas que estão normalmente muito longe destes títulos. O fascínio pela velocidade é uma etapa que todos os instrumentistas vão viver, e terão de superar a seu tempo, como a puberdade ou outra fase qualquer da vida.
Você deve me perguntar: Mas haverá um momento que eu não vou mais querer tocar rápido? A resposta é “NÃO”, você sempre gostará de tocar rápido, porém na escala de prioridades isto terá outro peso, pois a velocidade é um dos itens que deve ser exercitado e talvez um dos mais fáceis, pois só exige repetição, mas sem duvida é um dos mais apreciados pelas platéias dos leigos. O fato é que você com o tempo, se tornará mais exigente até com os elogios que recebe, pois o que adianta ser o guitarrista predileto dos bêbados ou surdos. Mas cada coisa ao seu tempo, por enquanto curta as sextinas a 180bpm, estude muitas escalas e paterns, defenda o seu guitarrista predileto e chame esses Jazzistas de “chatos”, (não que eles não sejam), está tudo certo, pois cada coisa tem que vir a seu tempo e não adianta querer queimar etapas, ou forjar uma maturidade que ainda não chegou.
Como pratico para ficar rápido em pouco tempo? Em primeiro lugar estude com inteligência, não bata a cabeça a na parede, use-a para ganhar tempo. Em que modalidade pretende ficar rápido? Em ligados, sweep, palhetada alternada, two hands, saltos e a resposta provável é: “em todas”. Em primeiro lugar, ouça, pois no fundo, nós não queremos ser rápidos, nós queremos parecer rápidos, e há uma certa diferença nisso, pois se não soarmos igual a determinado guitarrista, não vamos causar a impressão desejada aos nossos ouvintes. Vou dar um exemplo clássico: Se você tocar um solo do Y. Malmsteen mais rápido que ele, mas ao invés de tocar com uma stratocaster usarmos uma guitarra moderna do tipo Jem 777, você pode até tocar mais rápido, mas você nunca vai soar tão rápido como o suéco, pois a guitarra stratocaster com escudo tradicional, dá um timbre para a palhetada, que outra guitarra não pode dar, ou seja não basta ser, tem que parecer que é. Por isso ouvir é tão importante, e não se fechar dentro de uma idéia fixa, que as vezes defendemos como uma religião.
Se você tiver uma referencia como Steve Vai, lembre-se que o seu forte são os ligados, executados com ou sem two hands, ele poucas vezes palheta e normalmente liga as notas com a guitarra carregada de T WHA e efeitos, o que dá o molho que nós tanto buscamos. Não entenda com isso que existe um atalho para se tocar rápido, mas sim, que devemos observar todos os aspectos, de com quem queremos parecer, para insistirmos nas coisas certas e não perdermos tempo.
A velocidade é gerada a partir de dois elementos que são: força e precisão. A precisão se alimenta da perfeição com que você reproduz o movimento, é claro que quanto mais lento você pratica, mais perfeito serão os movimentos, para que o cérebro assimile o melhor possível aquilo que ele terá que reproduzir. A força se alimenta de movimento repetido e relaxado, sem tensão, tocar sem tensão é igual a tocar rápido, pois é ela que freia as mãos. Note que quem toca realmente rápido, parece tocar sem esforço, e muito leve, por isso a necessidade do metrônomo, que nos obriga a tocar lento e aproveitar melhor o tempo de prática. Não existe estudo sério de técnica sem metrônomo. Pois naturalmente quando se estuda por horas a tendência é tocar cada vez mais rápido e sem disciplina, tornando o estudo uma perda de tempo. Por isso tantas vezes, praticamos muitas horas e mão sentimos progresso.
O estudo de técnica, deve se concentrar em exercícios específicos, acompanhados de repertório, ou seja, junto com um estudo de Two hands deve haver um solo do Eddie Van Halen. É muito comum encontrar guitarristas que só sabem tocar exercícios, portanto o equilíbrio é fundamental em tudo.
Tocando Rápido e Parecendo Tocar Rápido
Quando um instrumentista toca rápido, ele esta absolutamente relaxado e as notas soam tão claras, fáceis e sobre controle, que dá a impressão de que não se está tocando tão rápido. O que nos passa esta impressão de velocidade é quando sentimos que o instrumentista esta chegando perto do seu limite, mesmo que esta esteja longe de ser uma performance veloz. A impressão de que o músico esta se aproximando do seu limite é que nos tira o fôlego. Um guitarrista como Mechael Angelo, (a palhetada mais veloz do planeta), tocando hiper rápido e sem o menor esforço, se torna chato, e não atrai a atenção por muito tempo, pois a princípio nos chama a atenção, mas em poucos minutos, nos dispersamos e guardamos a fita para mostrar para um amigo, que também se espanta inicialmente, mas como você logo se dispersa.
Existem muitos aspectos a se considerar quando tratamos de velocidade, pois “quem não sabe o que procura, não entende o que encontra”. A reflexão sobre esses temas é que nos faz estudar com inteligência. Deixando a filosofia de lado, vou passar aqui um sistema de estudo muito útil para quem quer progredir no estudo de técnica.
Sistema Super High Technique
Memorize os 7 padrões de 17 notas, da escala maior que se encontra no final desta coluna. Cada um na sua posição, a ponto de tocá-los sem olhar. Depois disso ponha o seu dedo 1 da mão direita ( destros) na terceira casa, e digite a partir daí, todos os padrões começando na terceira casa sem parar, fazendo que a última nota tocada do padrão anterior seja a primeira do posterior, um atrás do outro sem interromper, quando tocar o ultimo padrão, (sétimo), avance uma casa e comece tudo da Quarta casa, sem parar. Quando tocar os 7 padrões a partir da Quarta casa, avance mais uma casa e repita o processo sem interromper, até atingir a Décima Segunda casa. Se você tiver dedo, comece a voltar da mesma forma de uma em uma.
Para conseguir executar este exercício sem interromper e sem errar, você terá que usar o bom e velho metrônomo, pois sem ele você vai acelerar e não vai conseguir chegar até o fim de tanto que vai interromper, ora por errar, ora por dores que vai sentir, por tocar tenso, pois este sistema dura de 20 a 30 minutos com exercício ininterrupto.
Feito essa primeira experiência, experimente anexar um patern qualquer aos padrões, ele pode ser de palhetada alternada, ligados ou qualquer outra técnica, pois tudo é tocado dentro das escalas maiores; toque todos os formatos, depois avance de ½ em ½ tom. A vantagem deste sistema é que faz com que qualquer exercício dure bastante tempo, e como a repetição é a alma do negócio, isso traz resultados positivos se você tocar com atenção e cuidado evitando a tensão, resultados negativos como uma tendinite se além de persistente, você for desatento e cabeça dura.
Alongar os músculos e fazer pequenas pausas entre cada sessão, ajudam o desenvolvimento.
*Links dos Exercicios:Exercicio 1
Exercicio 2
Patern
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