Saturação Real de Válvulas (não sabia aonde postar)

    Autor Mensagem
    LukeBR
    Veterano
    # out/06


    Fala Galera!

    O topico fala sobre pedais e amplificadores, não sabia onde postar, vo colocar aqui, caso queiram, mudem!


    Seguinte....tava atrás de um boost para apenas dar um ganho nos meus sons, pq uso praticamente som limpo, mais sinto falta de algo mais "pesado" as vezes..Tava atrás de um overdrive, estilo Tube Screamer, que ficasse extremamente, extremamente definido com qualquer tipo de acorde...Pensei até em pegar um Screamer Handmade...Porem acabei lendo alguns artigos na net e descobri que eu tinha mais um leque de pedais que jamais tinha ouvido falar...Como os boosts, e resolvi pesquisar essas opções....

    Já usei diversas coisas em meu cubo, até pedais de drive considerados leves, porem nada me agradou, até que um dia, peguei em um Thunder Sound Sl Bass...Ele tem regulagem de pré e de power....Oque fiz foi basicamente aumentar o volume de pré ao máximo e abrir o do power aos poucos, gerando o tão sonhado "drive de válvulas"

    Fiquei louco! Era exatamente isso que queria, um drive de válvulas, que em minha opinião, deu a definição no som que procurava, ao contrario dos drives gerados por pedais! Dai vi esses boosts e tal, e não sabia que poderia usá-los para saturar válvulas...Ai, como meu cubo (Tlll) não tem volume de pré, só um master (de power), fica impossível gerar algum drive nele (apenas aumentando ele no máximo, ou gerando a partir de um super sinal ejetado em sua entrada, ou ainda instalando uma chave de pré, mais ficaria sem a opção de desligar usando um footswitch quando quisese)....

    Pensando nisso...acabei fazendo um teste, usando o volume de um rack de Delay velho, consegui saturar meu cubo e conseguir a distorcao que tinha conseguido com o Thunder Sound....Porem, ele aumenta demais o volume real do cubo...

    Ai surgiram minhas duvidas, pq nunca mexi em um boost na vida:


    *Existe uma forma efetiva de tirar essa distorção do meu cubo, com um boost (ou qualquer outra coisa), sem que ele altere o volume real do cubo, ou só pedais de drive poderiam fazer isso?

    *O boost basicamente só vai injetar um super sinal no meu cubo, e assim ele ira distorcer...Portanto, a distorcao é gerada no CUBO a partir do pedal, ou é a distorção do PEDAL que foi pro cubo? (não sei se consegui ser claro)

    *Se o boost só serve para ejetar sinal limpo cubo, quer dizer que nada disso funcionaria em um cubo transistorado?


    Aguardo respostas! Valeu galera!

    Dr Jivago
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Posso estar enganado mas o que você ouviu no Thunder Sound Sl Bass foi a ditorção das valvulas do pré porque distorção com valvulas do Power somente com o volume no talo.

    O que o pedal de boost faz é aumentar a distorção do amp além do que seria possível de obter apenas com as valvulas.

    Pegue o som do malmsteen por exemplo, ele usa aqueles Marshall antigos sem controle de pré e com o volume no máximo.

    O som seria apenas um overdrive crunch mas quando ele usa o DOD 250 (ou YJM 308), que são pedais de drive, o amp distorce alem de sua capacidade natural e sem aumentar o volume porque esse já estava no máximo.

    Dr Jivago
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Se o seu amp tivesse controle de ganho (pré) seria possível utilizar um boost para aumentar a distorção do pré, mas como ele não tem e você deseja um drive mais leve eu acho que o boost, ou pedal de drive, não seria uma solução viável.

    LukeBR
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Dr Jivago
    Foi as de power

    Dr Jivago
    Veterano
    # out/06
    · votar


    LukeBR

    Até onde eu saiba (ou sabia, hehe) para distorcer valvulas do power o volume master do amp tem de estar no máximo ou bem alto.
    Por isso que os guitarristas profissionais utilizam powerbreaks ou outros dispositivos similares (THD Hotplate) para obter um timbre de drive das valvulas do power em volumes mais razoáveis.

    Sugiro dar uma olhada nesse site: http://www.jamesbyrd.com/amps.htm

    Quanto ao boost eu acabei esquecendo de comentar mas a minha experiência me diz que o boost serve tanto para "turbinar" amp valvulado, transistorizado ou mesmo outro pedal de drive (que é a forma como eu uso).

    O Boost pode ser clean ou quase clean, ou seja, você pode colocar um pedal

    Dr Jivago
    Veterano
    # out/06
    · votar


    ......de drive com o ganho baixo e volume alto para aumentar a distorção de um amp ou pedal que tenha um drive mais leve. A diferença é que em um amp valvulado você mantêm a dinâmica do som das valvulas de modo que desligando o boost e reduzindo o volume você tira um som limpo e cristalino. Em amp transistorizado ou dando boost em outro pedal de drive o ganho é mais linear e você não terá a mesma dinâmica.

    Importante que nem todo boost dá muito certo. Aqui em casa se eu uso o boost no drive do meu amp transistorizado fica uma merda, mas se utilizo o boost na frente do drive do pedal (TRIEFX) e o amp clean, o resultado fica muito bom.

    Para tirar um drive leve e definido como você deseja acho que o boost não é recomendável porque a função dele não é essa, mas sim aumentar o ganho de um drive já existente permitindo que você consiga tocar um som pesado com um amp vintage (ou longe de ser um high gain) como faz o Malmsteen dentre outros

    king_arthur
    Veterano
    # out/06 · Editado por: king_arthur
    · votar


    Dr Jivago
    isso ae! falou tudo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Saturação Real de Válvulas (não sabia aonde postar)