alguem me responde essa pergunta?

    Autor Mensagem
    luis7777
    Veterano
    # set/06


    como q chama essa tecnica de gravaçao, que tipo, vamos supor, eh gravada 4 ou 5 ou 394614732 vezes a mesma armonia ou melodia da guitarra em uma musica (uma banda que usa muito isso é metallica)?
    para ser mais claro:

    http://img142.imageshack.us/my.php?image=imagemxy4.jpg

    grato desde ja.

    GuitarHouse
    Veterano
    # set/06
    · votar


    overdub.

    danilomagacho
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Pode fechar o tópico!

    Gasoline
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Dobras.

    O ideal é sempre tocar outro take, e nunca repetir o mesmo (o que só aumenta o volume)

    Dobras servem para deixar as partes mais em evidencia, dar mais peso as gravações e a ampliar o instrumento dentro do espectro stereo.

    Pelo menos é como eu conheço : dobras.

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
    · votar


    luis7777

    Lembrando: Você deve gravar 1 guitarra em left, outra em right e assim sucessivamente, senão você não vai perceber a dinâmica. Outra coisa, não adianta duplicar as faixas, você tem que tocar todas as vezes.

    Quem duplica pista já gravada está apenas "ACHANDO" que está fazendo correto, não dá dinâmica nenhuma fazer assim.

    São as famosas dobras de guitarra.

    O que eu conheço por OVERDUB é: Consertar ou dobrar partes de guitarra que já haviam sido registradas posteriormente no estúdio. Por exemplo: uma banda está gravando um CD ao vivo e certo solo ficou um lixo, ou o cara resolve que vai dobrar esse solo no estúdio.

    luis7777
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Dobras servem para deixar as partes mais em evidencia, dar mais peso as gravações e a ampliar o instrumento dentro do espectro stereo.

    o que voce quer realmente dizer com dobras?
    eh gravar uma vez, e depois gravar de novo, e de novo (...), sem "copiar e colar"?

    GuitarHouse

    ISSO QUE EU QUERIA LER!
    valeu cara!

    \w/

    luis7777
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Você deve gravar 1 guitarra em left, outra em right

    quer dizer: uma caixa de som esquerda e outra direita?

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # set/06
    · votar


    luis7777

    Isso... grave uma guitarra e deixe em right. Grave outra e deixe em left. Grave uma nova base e deixe em right de novo... outra base em left... tocando as 4 vezes. Você verá como fica ducacete!

    Solos eu não costumo fazer isso, só se for "oitavar" alguma parte.

    luis7777
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Nick_Oliveri_Guitar
    uia
    vo testar
    valeu =D

    Gasoline
    Veterano
    # set/06
    · votar


    luis7777
    Exatamente como o Nick_Oliveri_Guitar falou.

    Toque todas as vezes, pq o nanosegundos de diferença, é que dá a dinamica da performance.

    Outra coisa, tu podes brincar com a porcentagem, e com a equalização de cada canal (cada "dobra" ou take) a fim de tentar conseguir o melhor timbre.

    eu gosto de fazer assim :
    100% left
    100% right
    60% left
    60% right

    e gosto de misturar, nos 100% left, uso uma simulação de 4x12 Modern, e no 65%left uma de 4x12 Vintage, e o mesmo no 100%right e 65%right, por exemplo.
    Ou gravar os canais esquerdos usando uma guitarra e os direitos outra.

    É bem legal de fazer esse tipo de brincadeira. hehe.

    luis7777
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Gasoline
    parece ser bastante!
    pena que eu soh tenho uma zoom 606 que ta com a fonte queimada e um meteoro 15w que ta com problema nos graves.
    vo grava um solo e mando pra voces verem a minha brincaideira.

    =D

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
    · votar


    Gasoline
    luis7777

    Exato... o que o Gasoline disse tb dá um feito ducacete...

    Gravando dessa forma, diminua o ganho da Zoom pq você já vai obter peso suficiente, pode deixar com pouco ganho para não ficar abelhudo e grave a guitarra base umas 4 vezes, alternando os canais.

    É legal esclarecer isso senão a molecada sai duplicando as pistas pq acha que o Metallica gravou assim.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a alguem me responde essa pergunta?