(muitas duvidas)responde se quiser

    Autor Mensagem
    carolguitar
    Veterano
    # jun/04


    bRINCADEIRA GALERA vcs poderiam tirar umas duvidas


    1.. EU FAÇO UMA MUSICA NO TOM DE DÓ MAIOR.PARA RIFFS ,BASES E SOLO EU POSSO ESCALA DE DÓ MAIROR ,PENTATONICA DÓ E QUAL ESCALA MAIS ?

    ---ME DISSERAM QUE PODERIA USAR A QUARTA E A QUINTA DA ESCALA QUE É FÁ E SOL(VERDADE)



    DUVIDA BRUTALLLLL
    2..POR EXEMPLO A MUSICA ESTA EM LÁ MENOR ..O QUE EU POSSO USAR PARA SOLO ,RIFFS ETC

    ---SEI QUE TEM LÁ MENOR(Ñ MUITO RECOMENDDA PORQUE DIZEM QUE SERA A MESMA COISA DE DÓ)MENOR HARMONICA ,MELODICA E PENTATONICA.

    OBSSSS .. 1
    COMO VOU SA BER POR EXEMPLO QUANDO FOR TIRAR UMA MUSICA SE O TOM ESTA EM LÁ MENOR OU NA RELATIVA MAIOR DÓ SE É A MESMA COISA?
    QUAL A DIFERENÇA DSE UMA MUSICA ESTA EM LÁ MENOR OU DÓ MAIOR.

    OBSSSSS .. 2

    QUAL A DIFERENÇA (MELHOR) ESCALA MENOR HARMONICA OU MELODICA?

    OBSSSS .. 3

    PARA QUEM TEM GUITAR PRO O QUE É ((((((BE BOP ESCALA))))))


    DESCULPE PELO QUESTIONARIO GALERA MAIS TENHAM PACIENCIA SOU INICIANTE VALEU
    tchauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu



    eu sei que já criei esse topico mas ñ foi repondeu

    carolguitar
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    porra foi mal coloquei de novo
    como eu façao pra apagar o topico??????

    Fear of the dark
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    1.. EU FAÇO UMA MUSICA NO TOM DE DÓ MAIOR.PARA RIFFS ,BASES E SOLO EU POSSO ESCALA DE DÓ MAIROR ,PENTATONICA DÓ E QUAL ESCALA MAIS ?

    escala maior, menor, penta maior, menor, menor harmonica
    só use os tons certos

    OBSSSS .. 1
    COMO VOU SA BER POR EXEMPLO QUANDO FOR TIRAR UMA MUSICA SE O TOM ESTA EM LÁ MENOR OU NA RELATIVA MAIOR DÓ SE É A MESMA COISA?
    QUAL A DIFERENÇA DSE UMA MUSICA ESTA EM LÁ MENOR OU DÓ MAIOR.

    nao tem diferença

    QUAL A DIFERENÇA (MELHOR) ESCALA MENOR HARMONICA OU MELODICA?
    vc quis dizer qual a melhor? se foi isso é questao de gosto e estilo
    PARA QUEM TEM GUITAR PRO O QUE É ((((((BE BOP ESCALA))))))
    ah nao dê importancia a isso talvez vc nunca ira usar...rs

    Fear of the dark
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    la em baixo... clica em fechar topico

    algo
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    be bop, é muito usada em jazz
    gosto mais da menor harmonica
    pra saber q tipo d escala e acorde usar, é só dar uma olhada no campo harmonico da musica...

    tommy_iommi
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    como eh q tu diz q clico duas vezes? se tivesse feito isso o titulo seia o msmo... e nao eh... tsc tsc

    Fear of the dark
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    ela nao disse que clicou duas vezes... heheheh
    e com o racionamento de topicos nao da pra criar dois por dia... lembram-se?

    Marisco
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Fear of the dark
    QUAL A DIFERENÇA DSE UMA MUSICA ESTA EM LÁ MENOR OU DÓ MAIOR.
    nao tem diferença


    Claro que tem diferença. As notas de Lá Menor e Dó Maior podem ser as mesmas, mas a sonoridade é completamente diferente. Se o tom for menor, a cadência irá soar mais triste, e se for maior, mais alegre.

    Se ainda assim tu não conseguir discernir, verifica qual acorde resolve a progressão. Se for o Lá menor, o tom é menor, se for o Dó maior, o tom é maior.

    carolguitar
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    fear of the dark
    mais queria saber qual a diferença sonora(e em que estilo cada uma é mais usada)

    carolguitar
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    fear of the dark
    falando da menor harmonica e melodica

    MacCa
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Opa, tem diferença sim se a música está numa tonalidade menor ou maior, conforme o Marisco disse. Para saber a se a tonalidade é menor ou maior, veja qual o bordão(a nota mais grave)do acorde que finaliza a música(no caso da música terminar na tônica, o que nem sempre acontece). Para discernir a tonalidade atrvés da melodia, veja se na mesma aparece a 7ª aumentada em meio tom, característica da escala menor harmônica, se ela aparecer, a música provavelmente está na tonalidade menor, senão, está na tonalidade maior. Eu já expliquei isso, não lembro onde...

    Fear of the dark
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    no caso de campo harmonico nao faz diferença se é em Am ou C
    no caso de escala sim, a escala menor soa mais triste como disseram ai já...

    bom ja as escalas eu acredito que a menor melodica soa legal em solos bem rapidos como malmsten e a menor harmonica soa bem parecida com a menor... só muda uma nota, entao ela é bem triste... de uso geral pode se dizer

    _Wander_
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    carolguitar
    Vamos Lá...

    1º - Qual ou Quais escalas devo usar, em uma música no tom de C maior

    R: O ideal não é você pensar na tonalidade e sim em cada acorde separadamente. Mais vou responder pensando tonalmente como voce perguntou.
    Varias escalas podem ser usadas, cito algumas:
    ** C maior (jonio)
    ** C Lídio
    ** C Mixolidio
    ** Penta (como vc já havia dito)
    ** Frigio Maior (no caso do CH de C é a escala de Fm)

    __________________________

    2º - É possivel usar as escalas do IV e V graus (F e G)??

    R: Sim, é possivel, e eu já disse isso aí em cima quer ver:
    C Lídio = escala de G maior
    C Mixolidio = escala de F maior

    _____________________________

    3º - O que usar em uma música em Am?

    R: Use os modos gregos menores
    A dórico
    A frígio
    A eólio (se alguem não recomenda eu recomendo)
    Ou as outras escalas menores
    Am Harmonico
    Am Melódico

    ________________________

    4º A escala Am natural não é recomendada, na musica com o tom de Am, pois vai ficar repetitivo?

    R: A escala de Am vai soar muito bem, oque voce não pode é só ficar nela. Misture as escalas, inclusive a Am natural.

    ________________________
    5º - Como diferenciar o tom Am do Tom Cmaior?

    Normalmente em Am o acorde de aproximação da tonica (dominante é um E7. No caso de C, o acorde dominante é um G7.
    Mais existe um jeito mais facil que é ouvir (rsrsr), é ouvir. A musica em tom menor normalmente tem uma melodia meio "pra baixo" meio "triste" oi contrario das maiores que normalmente tem uma melodia mais "pra cima"

    __________________________
    6º - Qual a diferença entre as escalas Menor Harmonica e menor Melódica?

    R: Direto ao ponto (exemplos em Am):
    Am Natural ===> A - B - C - D - E - F - G
    Am Harmonica => A - B - C - D - E - F - G#
    Am Melódica ==> A - B - C - D - E - F# - G#

    Natural = Sem nenhuma alteração
    Harmonica = 7º#
    Melódica = 6 e 7#

    _____________________________
    7º O que é a escala "BEBOP SCALE" do guitar pro?

    R: Estou no trabalho e não tenho guitar pro aqui, mais prometo de responder ainda hoje.


    Qualquer duvida vander.pr@bol.com.br

    ou o msn alison_vander@hotmail.com

    um abraço

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Escala de bebop são escalas usadas em Bebop (ãããã mongolão :)) que tem um grau a mais aí a escala fica com 8 notas ao invés de 7. O problema é que pra saber usar essa escala num improviso tu nunca vai poder tocar a nota "extra" em um tempo forte do compasso porque senão da merda. Se tu quiser as fórmulas das escalas me avisa que eu posto aqui, mas eu já vô avisando... tem que ter muito estudo pra usar isso que eu te disse agora direito. Coisas de jazz né :) Se tu quiser ouvir alguma coisa que tenha essas escalas da uma sacada em coisas do John Coltrane. Ele invento um pentatônica nova também. Eu já to me afastando do tema aqui. Bom eu fico por aqui. Se tu quiser saber mais sobre como usar ou como se formam essas escalas me da um toque aqui que eu posto mais coisas.

    carolguitar
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    legal mais olhei no guitar pro>>que tem uita coisa estranha por sina...metallica ua essa escala

    em que ela pode me ser util

    carolguitar
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    wander
    valeu vou fazer contato
    obrigado
    sabbado e domingo

    Crash
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    carolguitar
    1 - os modos gregorianos em geral, e nao apenas esses modos citados pelo wander.arpegios tambem cairiam bem, se bem usados. eu particularmente nao uso mto, mas estou começando a usa-los, e percebi que se bem usados (como td na musica) caem mto bem em todas as situaçoes.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a (muitas duvidas)responde se quiser