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marcelgtvcbx Veterano |
# set/06
estava lendo alguns topicos aki antigos do cifra club, quando estava lendo um pergunta sobre harmonia em quartas... bem na resposta alguem cita um escala chamada escala alterada... alguem poderia me explicar q escala seria essa??? ou como faço pra acha-la, procurei na busca mas a unica pergunta sobre isso estava sem resposta... bem o topico eh esse ae
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/65210/
c alguem puder ajudar ae vlw :)
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Extrapolation Veterano |
# set/06
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marcelgtvcbx
procura de novo, q eu já tinha feito um topico perguntando sobre escala alterado e tive boas respostas, lá tem tudo
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jampowguitar Veterano |
# set/06
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um amigo meu sempre quando bebe muito ve a escala alterada rsrsr
desculpe pela brincadeira rsrsrsrsr
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marcelgtvcbx Veterano |
# set/06
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jampowguitar
huahuahuahuahuha relax hauhauha
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ghb Veterano |
# set/06 · Editado por: ghb
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A escala alterada é o 7º grau da menor melódica
Pensando em D menor melódica - D E F G A B C# -, a escala seria:
C# D E F G A B
Ela é conhecida também como superlócrio. ela contém as dissonâncias b9 #9 b5 #5 , que lhe dão esta qualidade ..... quando você ver um acorde Xalt é só descer o braço........ com bom senso, é claro!!!!
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marcelgtvcbx Veterano |
# set/06
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ghb
divina explicação muito obrigado.. sem querer abusas vc pode colocar ae pra mim o tipo de acorde q ela pode ser aplicada ( de preferencia a formaçao tipo tonica terça blablabla) :) vlw
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marcelgtvcbx Veterano |
# set/06
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seria o Dm7M ??? no caso do exemplo citado acima... tipo o acorde menor com setima maior?
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ghb Veterano |
# set/06
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marcelgtvcbx
A nomenclatura para o acorde que você pode usar a escla é Xalt, ou, exemplo em C: Calt ... o que acontece é que um acorde alterado pode ser (em C): C7/9# C7/b9 C7/5# C7/b5, ou simplesmente Calt .......... obs: b3=#9, porém temos o intervalo de b4=3M !!!! A idéia de um acorde alterado é ser tenso, dominante, por isso da nomenclatura maior... o trítono ajuda!!!!
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ghb Veterano |
# set/06 · Editado por: ghb
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-editado-
respondi no post acima : ))))))
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Extrapolation Veterano |
# set/06
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todos
na verdade escala alterada é um termo usado para escalas q tenham alteração na 5ª ou 2ª graus... o q vem a ser essas alterações? ter, por exemplo, 2b e 2# na mesma escala ou acorde, 5 e 5aum, 2 e 2#... assim por diante
a Super-lócrio é um exemplo de escala alterada, a mais usual na verdade...
a escala Dom-Dim é um outro exemplo de escala alterada tb
como o ghb escreveu,
acorde alterado pode ser (em C): C7/9# C7/b9 C7/5# C7/b5, ou simplesmente Calt , demonstra mais visualmente o conceito de alteração... vejam, os acidentes ocorrem no 2ª/9ª e no 5ª graus
é isso
aplicação... bom, é comum utilizar de alterações dentro de escalas mais usuais, como a penta menor... usa na penta menor uma terça maior tb... no blues escutamos muito isso
na verdade, o q temos no blues? comumente tocamos uma penta menor em cima de um acorde X7, nao? entao há um choque entre a terça menor da melodica com a terça maior da harmonia... e isso é muito legal, e é um exemplo de alteração.
surgem escalas alteradas da mistura de notas dos acordes com notas de escalas... por exemplo, tocar escala de G frigio em cima de um acorde G7
bom, acho q é isso q eu tenho pra falar sobre escalas alteradas
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pedrobrito Veterano
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# set/06
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jampowguitar
Ao inves de ajudar ce fica fazendo piadinhas né
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Bimbo Veterano |
# fev/08 · Editado por: Bimbo
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Olá...a todos...
Para se montar uma escala para um determinado acorde é necessário montar a sua tetrade. A escala alterada aparece ou pode ser utilizada em acordes do tipo X7, quando o mesmo for dominante secundário de uma tonalidade, exemplo:
Tonalidade de Ré Maior, de repente aparece um C#7, esse C#7 é dominante secundário de F#m7, o que chamamos de V7/III e neste caso pode ser aplicada a escala alterada.
Primeiro montamos a tétrade: do#, mi#, sol#, si, depois acrescentamos as notas possíveis entre elas diatonicamente, então teremos: do# que é a tônica, (ré que seria a 9 bemol), (ré dobrado # que é a 9 sustenido), mi # que é a 3 maior, fá # que é a 4 justa, sol que é a 4 aumentada, sol # que é a 5 justa, lá natural que é a 13 bemol, si que é a 7 bemol e do# que é a oitava justa. Como nomenclatura a 4 aumentada pode ser chamada de 5 bemol e a 13 bemol de 5 aumentada.
Teríamos então: C#, D, E, F, F#, G, G#, A, B, C# enarmonizei T, b9, #9,3M, 4j, #4, 5j, b13, b7, 8j
Onde a 4j é evitada sendo uma nota avoid.
Ficando a escala alterada ASSIM: C#, D, E, F, G, G#, A, B, C# isso para o acorde C#7 como sendo V7/III, ou seja, em uma tonalidade de Ré Maior.
Espero ter contribuído com alguma coisa.
Detalhe se pulei ou esqueci alguma coisa, desculpem a falha na vedade sou baterista, mas faço faculdade de música no Souza Lima e o último assunto em aula foi esse, rss.....
abraço a todos.
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Bimbo Veterano |
# fev/08
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Se esqueci alguma cois desculpem ae, é que sou batera e faço faculdade de música no Souza Lima em Sampa e esse foi nosso assunto da última aula.
abraço a todos e muita música.
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