Quem aqui toca sem palheta, de dedos, fingerstyle?

    Autor Mensagem
    Blue Jazz
    Veterano
    # set/06


    Depois de tanto tópico sobre palheta, me bateu uma curiosidade - usei a busca e percebi que quase ninguém daqui toca direto com os dedos, fingerstyle.

    Uso os dedos 90% do tempo, quando vou de palheta é para dar mais "pressão" a alguns solos... lentos!

    O engraçado é que, depois de Allan Holdsworth e Frank Gambale e suas técnicas de tocar ligando tudo, o dedo passa a oferecer mais vantages do que a palheta, pois tem melhor aproveitamento vertical.

    Hélio Delmiro e Joe Pass (que usa os dois sistemas) são exemplos de guitarristas que tocam fingerstyle com muita velocidade e técnica tradicional; Jeff Beck (com seu timbraço) Mark Knopfler e Wes Montomery também não usam palhetas... quem aqui toca dessa maneira?

    Unknown
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Eu só uso no violão... Principalmente quando eu quero tocar em Chord-Melody...

    ServeTheServants
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # set/06
    · votar


    Sempre dedos, e somente dedos... wes montogmery, leonard cohen e o blind lemmon jefferson


    adoro o som dos dedos tanto na guitarra quanto no violão, é um som mais preciso e mais suave...

    Unknown
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Mas na real eu uso os dedos sempre! Seja pra tocar com eles nas cordas, ou pra segurar a palheta =)

    ServeTheServants
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # set/06
    · votar


    Link Chamberlain é outro que usa os dedos de uma forma mágica

    powerguitar10
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Acho estranho mesmo é baixista tocar de palheta...nojento!

    Zakk Wylde_
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Pra rock e metal uso palheta mesmo, nos solos uso chicken picking. Pra blues e jazz uso os dedos, a não ser quando é mais bebop, que uso a palheta

    YYuRii
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Quando eu ouço muito Jeff Beck e Mark Knopfler fico tocando sem palheta, gosto do som que sai.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Uso na guitarra de vez em quando, no meu caso é sempre pra buscar uma dinamica e ataque diferentes do que consigo com a palheta.

    Geralmente uso o dedo, em conjunto com uma redução de volume no botão da guitarra, que é justamente pra dar uma mudada de timbre/dinamica.

    Zakk Wylde_
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Uso na guitarra de vez em quando, no meu caso é sempre pra buscar uma dinamica e ataque diferentes do que consigo com a palheta.

    com certeza, os dedos te dão mais possibilidade de interpretação

    Blue Jazz
    Veterano
    # set/06
    · votar


    JoeCruzGuitar
    Zakk Wylde_

    Concordo, os dedos conseguem mesmo uma variação MUITO superior em termos de timbre, ataque e volume - em relação à palheta - você muda completamente (e radicalmente) o timbre da guitarra sem mexer em nenhum botão, principalmente quando se usa unha, que te possibilita, juntamente com a polpa dos dedos, um milhão de cores sonoras.

    Flying CCCP
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Mário Neto - Bacamarte 8) ...

    Curly
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Curly
    · votar


    uso os dedos no violão. como toco violão 90% do tempo me considero fingerstyle... na guitarra só uso os dedos para tocar slide, é burrice tocar slide com palheta

    Gabriel Anjos
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Eu uso os dedos pra fazer tappings...

    Guitar_L
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Guitar_L
    · votar


    Eu uso os 2, mas os dedos mais pra chord-melody.

    Edu Hendrix
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Eu não uso,só quando vou dedilhar com mais de uma corda.Dae é indispensável o uso de dedos.
    Fora isso só palheta.Pra tocar só com palheta mesmo!

    _li3feson_
    Veterano
    # set/06
    · votar


    uso os dedos só pra tocar blues....sla acho o som mais legal apesar de não conseguir frasear com tanta velocidade como quando uso palheta....

    darkwolf
    Veterano
    # set/06
    · votar


    eu uso palheta pq é mais trú.
    os dedos só quando vou tocar dire straits.

    Wings_of_the_Night
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Eu toco bastante com palhetada híbrida. Tirando isso, uso os dedos no two-hands e para dedilhados.

    Fermc
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Eu toco muito melhor com os dedos do que com a palheta...

    Inclusive com os dedos eu sou bem rápido nos solos, só que com a palheta eu ainda num consigo nada muito rápido não...

    Mas eu parei de tocar com os dedos e agora tô só com a palheta porque tocar guitarra com o dedo num presta... Além de sair um som muito abafado e sem vida, sai um som bem sujo, por isso parei com os dedos e fui pra palheta!

    Jimi Halen Benitz
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Jimi Halen Benitz
    · votar


    Eu estou treinando os dois paralelamente.

    _li3feson_
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Mas eu parei de tocar com os dedos e agora tô só com a palheta porque tocar guitarra com o dedo num presta... Além de sair um som muito abafado e sem vida, sai um som bem sujo, por isso parei com os dedos e fui pra palheta!

    bom, depende do que vc vai tocar e como vc usa os dedos......po ouvi dire... o som naum eh sujo nem morto.....

    darkwolf
    Veterano
    # set/06
    · votar


    usar os dedos possibilita uma variedade de timbres gigantesca, mas eu sou infinitamente mais agil tocando com a palheta.. tanto é que quando eu to tocando dire straits eu tenho q pegar a palheta qnd tenho q tocar coisas mais rapidinhas

    Fermc
    Veterano
    # set/06
    · votar


    _li3feson_
    bom, depende do que vc vai tocar e como vc usa os dedos......po ouvi dire... o som naum eh sujo nem morto.....

    huumm, esqueçi de dizer um detalhe importante...

    Quando eu digo que eu toco com o dedo quer dizer que é com o dedo mesmo... Porque tem gente que fala que toca com o dedo, mas deixa a unha bem grande pra tocar com a unha na verdade ao invés do dedo!!

    Mas eu não, quando eu tocava/toco com o dedo, é sempre com a unha muito curta ao ponto de ela nem relar nas cordas!! Por isso que sai o som abafado e sem vida, entende?? Se fosse com a unha, aí sairia um som semelhante ao da palheta!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quem aqui toca sem palheta, de dedos, fingerstyle?