Afrouxar cordas para o tensor?

Autor Mensagem
trakinas_1234
Veterano
# ago/06


E necessario afrouxar as cordas para mexer no tensor ou deixa normal e mexe??


Ah e naum precisa responder dizendo assim leve no seu luthier...


eu sou meu luthier huhuhuh


VLW!

Steve Van Halen
Veterano
# ago/06
· votar


NUNKA MEXA VC MSMO NO TENSOR!!!!
o tensor eh a parte mais complicada e pergigosa de se mexer na guitarra!!! se vc fizer uma cagada vc corre o risco de entortar tanto o braço a ponto dele se rachar. LEVE NUM LUTHIER SUPER CONFIAVEL QNDO TIVER PROB COM O TENSOR, PQ O UM ERRO PODE SAIR MTOOO MAIS CARO!!!

Digao
Veterano
# ago/06
· votar


trakinas_1234

nao... o negocio nao é tao fragil assim...

Digao
Veterano
# ago/06
· votar


Steve Van Halen

vc ta muito desesperado hein?

Phantom Of Death
Veterano
# ago/06
· votar


Steve Van Halen

calma man, eu sempre regulei minha guitarra sozinho pq o cara n pode mexer no tensor da dele?

trakinas_1234

q guitarra eh a sua? e pq quer mexer no tensor?

Rachmaninoff
Veterano
# ago/06
· votar


Lembro de ter lido em um tópico aqui que as cordas deveriam, sim, ser afrouxadas.
Quando eu regulo meu tensor, eu afrouxo as cordas.
Só re-afino depois de 2 horas, no mínimo, pra madeira se acomodar.
Não sei se é certo, mas foi o que eu li em algum lugar desse fórum.

trakinas_1234
Veterano
# ago/06
· votar


Minha guitarra e uma tagima 635 e tal...

o braço dela tah empenada!!!


Mas eu tb sempre regulei a minha, so q ponte tarrachas etc,


E no tensor uma vez eu apertei so q com as cordas frouxas so q naum mudo mt coisa naum entendeu!!?

VLW!!

pela ajuda!

Phantom Of Death
Veterano
# ago/06
· votar


trakinas_1234

mexa de pouco em pouco pra n causar danos a madeira do braço, afrouxe as cordas sim, não precisa afrouxar muito, mas um pouco senão pode causar danos no próprio tensor creio eu...

abraços

conehc
Veterano
# ago/06
· votar


trakinas_1234
ta, ja q vc quer mexer por conta e risco ne...

nunca mexa no tensor com o instrumento afinado... vc vai espanar a rosca.. gire o tensor, afine, espere, afine, toque... nao gostou, mecha denovo...

detalhes:
1/4 de volta no maximo
1 hora de descanso pra madeira se ajustar (isso é discutivel, como vc vai ver se mais gente postar aki)

outro detalhe importante: usa a busca, ta cheio de topico parecido (ou pelo menos com a informação q vc pediu)

Rachmaninoff
Veterano
# ago/06
· votar


conehc
Cara, preciso falar contigo.
Me manda um e-mail, rcesar arroba gmail pt com.

Digao
Veterano
# ago/06
· votar


isso é frescura!!!

madeira é madeira oras... e tem um parafuso la dentro...

Phantom Of Death
Veterano
# ago/06
· votar


Digao

o q eh frescura?

trakinas_1234
Veterano
# ago/06
· votar


tb naum entendi!

Digao
Veterano
# ago/06
· votar


Phantom Of Death
trakinas_1234

vc gira um parafuso q aperta uma madeira... essa madeira leva um certo tempo pra aguentar a pressao e estabilizar (a pressao de afrouxar as cordas pode até aumentar esse tempo)...

portanto se quiser mexer no tensor simplesmente va lá e gire, espere uns 15min, reafine (pq oviamente vai desafinar), caso a curvatura esteja boa regule o resto, senao mexa no tensor de novo e por ai vai...

O caso de fazer merda seria pq a madeira esta muito instavel e o cara aperta demais, mas ai é questao de bom senso... nao precisa de muita forca pra apertar o negocio, e se estiver duro demais significa q acabou o curso, simples assim...

Phantom Of Death
Veterano
# ago/06
· votar


Digao

vai nessa vai

Digao
Veterano
# ago/06
· votar


Phantom Of Death

regulo a minha guitarra a anos...

só levo em luthier pra troca de trastes e parte eletrica...

Phantom Of Death
Veterano
# ago/06
· votar


Digao

cara, se vc faz isso na tua n quer dizer q eh seguro ele fazer isso na dele

Phantom Of Death
Veterano
# ago/06
· votar


braço eh algo delicado, madeira eh algo delicado

Digao
Veterano
# ago/06
· votar


Phantom Of Death

um braco serve entre outras coisas pra acertar a cabeca de alguem... isso é algo delicado?

Lembra qd vc usou pela primeira vez um cd pensando "é fragil, vai riscar"... e como vc trata um cd hj em dia?

Phantom Of Death
Veterano
# ago/06 · Editado por: Phantom Of Death
· votar


tsc tsc

Digao
Veterano
# ago/06
· votar


cara, se vc faz isso na tua n quer dizer q eh seguro ele fazer isso na dele

isso é questao de bom senso, qq pessoa q saiba apertar um parafuso sabe qd ele chegou no fim...

Phantom Of Death
Veterano
# ago/06
· votar


Digao

Lembra qd vc usou pela primeira vez um cd pensando "é fragil, vai riscar"... e como vc trata um cd hj em dia?

com cuidado para não riscar, e mesmo q n tratasse assim, n tenho cd de mais de 700 reais, q eh o valor de uma guitarra

Digao
Veterano
# ago/06
· votar


Phantom Of Death

ta tudo bem entao...

continue com medo de apertar um parafuso q regula um pedaco de madeira...

Phantom Of Death
Veterano
# ago/06
· votar


Digao

ok, não vou discutir, soh acho q certos cuidados devem ser tomados para evitar varios tipos de problemas, e esses creio q sejam cuidados fundamentais, n sou luthier, quem me dera ser, então n vou insistir, não gosto de andar em circulos pelo deserto como ocorre em algumas discussões por aqui

Phantom Of Death
Veterano
# ago/06
· votar


Digao

leve em consideração q seja um pedaço de madeira não muito grosso q suporta diariamente uma tensão mt forte exercida por seis cordas de metal...

to saindo
flw

Digao
Veterano
# ago/06
· votar


sim... mas certas operacoes sao simples... e cuidado é fundamental sempre...

se vc fosse escalopar a guita sao outros 500...

Mas trocar um pneu de carro é infinitamente mais dificil do q regular um tensor... é claro q requer alguma pratica, mas pra dar uma grande merda o cara tem q ser bem estupido...

Digao
Veterano
# ago/06
· votar


leve em consideração q seja um pedaço de madeira não muito grosso q suporta diariamente uma tensão mt forte exercida por seis cordas de metal...

mas ele é projetado pra aguentar essa tensao...

assim como a suspensao de um carro...

alele
Veterano
# ago/06 · Editado por: alele
· votar


pra mim isso faz todo o sentido.

oq acontece é que quando vc aperta o tensor vc causa um aumento de tensão nas cordas, claro. vc aperta o tensor, o braço vai pra trás e a afinação sobe. por isso, talvez pode ser uma boa idéia afrouxar, um pouquinho só as cordas.

se o bertola ou o seiji pudessem confirmar ou me corrigir aqui, ficaria mto grato.

Fireman
Veterano
# ago/06
· votar


afrouxe totalmente as cordas, ajuste (no máximo 1/4 de volta), espere três horas (é assim q eu faço), afine e veja se ficou do jeito q vc queria. Se não, repita tudo novamente.

Só mecha no tensor se ele não estiver duro, o certo é ele estar bem firme, mas não duro.

trakinas_1234
Veterano
# ago/06
· votar


up

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afrouxar cordas para o tensor?