Autor |
Mensagem |
Embaixador da Etiopia Veterano |
# ago/06
Eu vi uma video aula do kiko loureiro em que ele toca um blues em que, ele diz que só tem acordes mixolideos e que está no tom de E maior, a pergunta é:como isso é possivel sendo que em E maior apenas o B é mixo?
|
Nick_Oliveri_Guitar Veterano |
# ago/06
· votar
Embaixador da Etiopia
Não entendi a pergunta... e quem disse que só B é mixo?
|
Embaixador da Etiopia Veterano |
# ago/06
· votar
Nick_Oliveri_Guitar
Tipo ele fala na video aula que o Blues que ele tocou só tem acordes mixolideo e que tá em E maior e eu queria saber como isso é possivel sendo que na TONALIDADE de E maior somente o B é mixolideo
|
MatheusMX Veterano |
# ago/06
· votar
Embaixador da Etiopia
Olha só :
E - F# - G# - A - B - C# - D#
aqui o B é mixolídio
F# - G# - A - B - C# - D# - E
aqui o C# é mixolídio
e assim vai ...
|
MatheusMX Veterano |
# ago/06
· votar
Embaixador da Etiopia
As notas são as mesmas, vai mudando as ordens
|
Embaixador da Etiopia Veterano |
# ago/06
· votar
EduArdanuy
num entendi da onde saiu esse C# mixo não
|
Embaixador da Etiopia Veterano |
# ago/06
· votar
EduArdanuy
Tipo se eu fizer um C# mixo a sétima menor vai tá fora de E maior
|
MatheusMX Veterano |
# ago/06
· votar
Embaixador da Etiopia
Mixolídio num é o 5º grau ? Então
Essas notas são da escala de Mi maior, e ae só tá mudando a ordem delas :
E - F# - G# - A - B - C# - D#
aqui o B é mixolídio
F# - G# - A - B - C# - D# - E
aqui o C# é mixolídio
G# - A - B - C# - D#- E - F#
aqui o D# é mixolídio
A - B - C# - D# - E - F# - G#
aqui o E é mixolídio
...
|
MatheusMX Veterano |
# ago/06
· votar
Embaixador da Etiopia
Ah cara, e o Frank Solari vai tocar no Melodia no próximo sábado de graça, 5hs , ae no domingo que tem o workshop no GTR
|
Digao Veterano |
# ago/06
· votar
Embaixador da Etiopia
Muito Simples!
num Blues (tradicional) todos os acordes sao X7 (tem a setima menor)
No tom de E seria
E7 A7 B7
entao na hora de solar ele pega essas escalas
E mixo, A mixo, B mixo respectivamente...
|
Extrapolation Veterano |
# ago/06
· votar
Embaixador da Etiopia
qual é a video aula? aquela da guitarra rosa?
|
Embaixador da Etiopia Veterano |
# ago/06
· votar
EduArdanuy
nesse agora ?
Digao
mas a sétima menor de A menor não é G, que tá fora do tom de E?
Extrapolation
É aquela mesmo
|
Digao Veterano |
# ago/06
· votar
Embaixador da Etiopia
nao importa se ta fora do "tom"...
esqueca de tom... isso é pensamento modal e nao tonal
|
MatheusMX Veterano |
# ago/06
· votar
Embaixador da Etiopia
No próximo
|
Digao Veterano |
# ago/06
· votar
Embaixador da Etiopia
A propria base de qq blues tem notas "fora"... as setimas da vida...
E em cima de um X7 vc pode colocar uma pentablues q fica mais "fora" ainda...
é dai q vem o som "blues"... e outros...
|
Embaixador da Etiopia Veterano |
# ago/06
· votar
Digao
Então pq seriam esses acordes E, A e B?
|
Digao Veterano |
# ago/06
· votar
Embaixador da Etiopia
vc ta meio perdido...
Pelo q eu vi vc sabe como formar acordes e escalas certo?
|
Embaixador da Etiopia Veterano |
# ago/06
· votar
Digao
ah só agora que eu entendi, é pq eles são os únicos acordes maiores em E maior certo?
|
Digao Veterano |
# ago/06
· votar
Embaixador da Etiopia
Depende de como vc entendeu ahha
é q em blues a estrutura I IV V é muito usada...
|
Digao Veterano |
# ago/06
· votar
vou por partes...
Um campo harmonico é composto por 7 acordes...
Se vc pensar em harmonia funcional cada acorde tera sua funcao...
Se vc pensar em harmonia modal cada acorde gerará uma modo...
acompanhou até ai?
|
Embaixador da Etiopia Veterano |
# ago/06
· votar
Digao
ah só mas se tipo ele usasse digamos um F# mixo, ainda estaria em E maior ?
|
Embaixador da Etiopia Veterano |
# ago/06
· votar
Digao
até ai entendi
|
Embaixador da Etiopia Veterano |
# ago/06
· votar
Digao
continua teu raciocinio ai vei
|
Digao Veterano |
# ago/06
· votar
Embaixador da Etiopia
entao...
por exemplo num blues em E... Vc pensa tonalmente (horrivel essa palavra haha) no tom de E maior... pra localizar os graus... no caso I IV V... Esse pensamento é só pra saber "estou em E maior"...
Como na maioria dos blues os acordes I IV e V tem a sétima menor (dai vem o som caracteristico do blues) o mixolidio seria a escala q melhor se encaixaria ai...
E na hora de solar vc pensa em modos... no caso mixo (pq é o q melhor se encaixa num acorde X7), mas podia ser qq outro dependendo do som q vc queira... como um dórico ou eolio q tb é comum no blues...
|
Digao Veterano |
# ago/06
· votar
ah só mas se tipo ele usasse digamos um F# mixo, ainda estaria em E maior ?
Se a musica tivesse toda em cima (nao necessariamente todinha) em E esse F7# entraria como emprestimo... da 4ª aumentada... poderia cair num lidio (ficaria tosco)... ou melhor ainda... numa penta menor com blue note... q ficaria perfeito (e completamente fora haha)..
acho q compliquei agora...
|
Embaixador da Etiopia Veterano |
# ago/06
· votar
Digao
até ai entendi
|
Digao Veterano |
# ago/06 · Editado por: Digao
· votar
Embaixador da Etiopia
entao basicamente é isso!
é q tipo, "como funciona?" vc ja entende... mas o "pq funciona?" é q vc nao entende ainda certo?
|
Embaixador da Etiopia Veterano |
# ago/06
· votar
Digao
esse esquema da 4ª aumentada eu não entendi não...
|
Digao Veterano |
# ago/06
· votar
Embaixador da Etiopia
é q em E maior natural vc teria a 4ª em Lá... q seria a terca do Fm7# (II grau de E)...
Se o cara cai em F# mixo isso implica no uso de um F7# q teria uma 4ª aumentada (em relacao ao E maior)... o la#...
Entao isso pode ser encarado como uma simples modulacao ou como um emprestimo modal, mas ai depende do contexto da musica...
|
Extrapolation Veterano |
# ago/06
· votar
Embaixador da Etiopia
nessa video aula, ele pega ali o blues q é E7 A7 B7
ele pega o E como sendo o tom
apesar de todas as escalas q ele toca em cima desse acorde a questao toda é tonal mesmo. ele trabalha com todo o campo harmonico de cada abordagem q ele dá.
Isso tudo é um caso de Politonalismo, varias tonalidades em cima de um só tom.
bom, ele começa pensando o E7 como mixolidio, depois dórico (isso por causa do blues, q o cara toca penta menor em cima de um acorde maior, caso de politonalismo)
dentro de E mixo tem-se a penta de F#m, Bm, C#m... e bla bla bla (bom, tu tem a video aula ehehe)
depois ele pega as penta da abordagem dorico...
ele sugere adição da blue note nas pentas menores, e tb usar a blue note dentro das escalas maiores, no caso Ré maior (q vem da abordagem do E dorico) e Lá maior (E mixo)
cara... ta caindo o ceu aqui na minha cidade hahaha vo te q desligar, outra hora eu continuo
|