Uma dúvida Harmônica

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Embaixador da Etiopia
Veterano
# ago/06


Eu vi uma video aula do kiko loureiro em que ele toca um blues em que, ele diz que só tem acordes mixolideos e que está no tom de E maior, a pergunta é:como isso é possivel sendo que em E maior apenas o B é mixo?

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/06
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Embaixador da Etiopia

Não entendi a pergunta... e quem disse que só B é mixo?

Embaixador da Etiopia
Veterano
# ago/06
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Nick_Oliveri_Guitar
Tipo ele fala na video aula que o Blues que ele tocou só tem acordes mixolideo e que tá em E maior e eu queria saber como isso é possivel sendo que na TONALIDADE de E maior somente o B é mixolideo

MatheusMX
Veterano
# ago/06
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Embaixador da Etiopia
Olha só :

E - F# - G# - A - B - C# - D#
aqui o B é mixolídio

F# - G# - A - B - C# - D# - E
aqui o C# é mixolídio

e assim vai ...

MatheusMX
Veterano
# ago/06
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Embaixador da Etiopia
As notas são as mesmas, vai mudando as ordens

Embaixador da Etiopia
Veterano
# ago/06
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EduArdanuy
num entendi da onde saiu esse C# mixo não

Embaixador da Etiopia
Veterano
# ago/06
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EduArdanuy
Tipo se eu fizer um C# mixo a sétima menor vai tá fora de E maior

MatheusMX
Veterano
# ago/06
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Embaixador da Etiopia
Mixolídio num é o 5º grau ? Então
Essas notas são da escala de Mi maior, e ae só tá mudando a ordem delas :

E - F# - G# - A - B - C# - D#
aqui o B é mixolídio

F# - G# - A - B - C# - D# - E
aqui o C# é mixolídio

G# - A - B - C# - D#- E - F#
aqui o D# é mixolídio

A - B - C# - D# - E - F# - G#
aqui o E é mixolídio

...

MatheusMX
Veterano
# ago/06
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Embaixador da Etiopia
Ah cara, e o Frank Solari vai tocar no Melodia no próximo sábado de graça, 5hs , ae no domingo que tem o workshop no GTR

Digao
Veterano
# ago/06
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Embaixador da Etiopia

Muito Simples!

num Blues (tradicional) todos os acordes sao X7 (tem a setima menor)

No tom de E seria

E7 A7 B7

entao na hora de solar ele pega essas escalas

E mixo, A mixo, B mixo respectivamente...

Extrapolation
Veterano
# ago/06
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Embaixador da Etiopia
qual é a video aula? aquela da guitarra rosa?

Embaixador da Etiopia
Veterano
# ago/06
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EduArdanuy
nesse agora ?

Digao
mas a sétima menor de A menor não é G, que tá fora do tom de E?

Extrapolation
É aquela mesmo

Digao
Veterano
# ago/06
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Embaixador da Etiopia

nao importa se ta fora do "tom"...

esqueca de tom... isso é pensamento modal e nao tonal

MatheusMX
Veterano
# ago/06
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Embaixador da Etiopia
No próximo

Digao
Veterano
# ago/06
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Embaixador da Etiopia

A propria base de qq blues tem notas "fora"... as setimas da vida...

E em cima de um X7 vc pode colocar uma pentablues q fica mais "fora" ainda...

é dai q vem o som "blues"... e outros...

Embaixador da Etiopia
Veterano
# ago/06
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Digao
Então pq seriam esses acordes E, A e B?

Digao
Veterano
# ago/06
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Embaixador da Etiopia

vc ta meio perdido...

Pelo q eu vi vc sabe como formar acordes e escalas certo?

Embaixador da Etiopia
Veterano
# ago/06
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Digao
ah só agora que eu entendi, é pq eles são os únicos acordes maiores em E maior certo?

Digao
Veterano
# ago/06
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Embaixador da Etiopia

Depende de como vc entendeu ahha

é q em blues a estrutura I IV V é muito usada...

Digao
Veterano
# ago/06
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vou por partes...

Um campo harmonico é composto por 7 acordes...

Se vc pensar em harmonia funcional cada acorde tera sua funcao...

Se vc pensar em harmonia modal cada acorde gerará uma modo...

acompanhou até ai?

Embaixador da Etiopia
Veterano
# ago/06
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Digao
ah só mas se tipo ele usasse digamos um F# mixo, ainda estaria em E maior ?

Embaixador da Etiopia
Veterano
# ago/06
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Digao
até ai entendi

Embaixador da Etiopia
Veterano
# ago/06
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Digao
continua teu raciocinio ai vei

Digao
Veterano
# ago/06
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Embaixador da Etiopia

entao...

por exemplo num blues em E... Vc pensa tonalmente (horrivel essa palavra haha) no tom de E maior... pra localizar os graus... no caso I IV V... Esse pensamento é só pra saber "estou em E maior"...

Como na maioria dos blues os acordes I IV e V tem a sétima menor (dai vem o som caracteristico do blues) o mixolidio seria a escala q melhor se encaixaria ai...

E na hora de solar vc pensa em modos... no caso mixo (pq é o q melhor se encaixa num acorde X7), mas podia ser qq outro dependendo do som q vc queira... como um dórico ou eolio q tb é comum no blues...

Digao
Veterano
# ago/06
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ah só mas se tipo ele usasse digamos um F# mixo, ainda estaria em E maior ?

Se a musica tivesse toda em cima (nao necessariamente todinha) em E esse F7# entraria como emprestimo... da 4ª aumentada... poderia cair num lidio (ficaria tosco)... ou melhor ainda... numa penta menor com blue note... q ficaria perfeito (e completamente fora haha)..

acho q compliquei agora...

Embaixador da Etiopia
Veterano
# ago/06
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Digao
até ai entendi

Digao
Veterano
# ago/06 · Editado por: Digao
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Embaixador da Etiopia

entao basicamente é isso!

é q tipo, "como funciona?" vc ja entende... mas o "pq funciona?" é q vc nao entende ainda certo?

Embaixador da Etiopia
Veterano
# ago/06
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Digao
esse esquema da 4ª aumentada eu não entendi não...

Digao
Veterano
# ago/06
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Embaixador da Etiopia

é q em E maior natural vc teria a 4ª em Lá... q seria a terca do Fm7# (II grau de E)...

Se o cara cai em F# mixo isso implica no uso de um F7# q teria uma 4ª aumentada (em relacao ao E maior)... o la#...

Entao isso pode ser encarado como uma simples modulacao ou como um emprestimo modal, mas ai depende do contexto da musica...

Extrapolation
Veterano
# ago/06
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Embaixador da Etiopia
nessa video aula, ele pega ali o blues q é E7 A7 B7
ele pega o E como sendo o tom
apesar de todas as escalas q ele toca em cima desse acorde a questao toda é tonal mesmo. ele trabalha com todo o campo harmonico de cada abordagem q ele dá.
Isso tudo é um caso de Politonalismo, varias tonalidades em cima de um só tom.

bom, ele começa pensando o E7 como mixolidio, depois dórico (isso por causa do blues, q o cara toca penta menor em cima de um acorde maior, caso de politonalismo)

dentro de E mixo tem-se a penta de F#m, Bm, C#m... e bla bla bla (bom, tu tem a video aula ehehe)
depois ele pega as penta da abordagem dorico...

ele sugere adição da blue note nas pentas menores, e tb usar a blue note dentro das escalas maiores, no caso Ré maior (q vem da abordagem do E dorico) e Lá maior (E mixo)

cara... ta caindo o ceu aqui na minha cidade hahaha vo te q desligar, outra hora eu continuo

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