Guitarra Semi-Acústica da Ibanez ou da Condor?

    Autor Mensagem
    Tímbal
    Veterano
    # ago/06


    E aí pessoal blz? Eu sou novato aqui no Fórum e estou com uma velha dúvida cruel. Eu toco um pouco de violão e agora resolvi comprar uma Guitarra, e como eu gosto muito do Rock anos 50 e 60, principalmente de The Beatles e Elvis, quero comprar uma Guitarra semi-acústica.
    Aí vai a dúvida:

    1º- Será que posso começar a aprender tocar guitarra com uma semi-acústica, ou tenho que iniciar obrigatoriamente com uma strato? Será que vai dar muita microfonia com a semi-acústica?

    2º- Quero gastar em torno de R$ 1.200,00 a R$ 1.800,00 no máximo e estou em dúvida entre as guitarras da Ibanez e as da Condor, qual as vantagens e desvantagens das 02 marcas?

    3º- Gostaria de saber tb se compensa compar as semi-acústicas com Alavanca, ou elas desafinam demais?

    Obrigado pessoal, abraços...[b][/b]

    daniel_guitar
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    pow dai so posso te responder a 1° pergunta isso dai de começar com strato n tem nd haver se vc quer comprar a semi acustica entao compra ela

    João_Luiz
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Tímbal
    1° Sim, pode aprender em qualquer guitarra.
    As semi-acústicas possuem um som mais abafado, aveludado e macio; as outras tipo strato são mais brilhantes e cristalinas, e as Les Paul com um som mais gordo, com algum brilho e muito peso.
    A microfonia existe quando se usa distorção de alto ganho ou toca com volume muito alto e próximo ao amplificador. Metal e os estilos de Joe Satriani, Petrucci e Steve Vai não dá.
    De bossa nova até Rock tipo Stones, Neil Young, REM, Beatles, U2 e outros dá numa boa.

    2° Condor mais barata, com qualidade inferior às Ibanez (já vi com tarrachas e metais enferrujados na loja). As Ibanez estão muito bem feitas, com o braço estreito e muito boas de se tocar.

    3° A alavanca na Semi-acústica tende a desafinar mais por não ter as travas nas cordas, assim como nas Strato convencionais.

    Eu tenho uma Ibanez AG85 (ela é mais gorda do que as AR, e tem a ponte flutuante - apenas presa na guitarra pela pressão das cordas).

    Veja umas músicas que fiz com ela no meu palco: http://jlmv.palcomp3.cifraclub.com.br/

    Usei distorções variadas nelas; acho que dá pra ter uma idéia.

    teuabreu
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    A Ibanez é boa, a Condor ja me falaram muito bem tambem, a vantagem da Ibanez é a revenda mais facil, o jeito é você tocar em uma.

    1º- Será que posso começar a aprender tocar guitarra com uma semi-acústica, ou tenho que iniciar obrigatoriamente com uma strato? Será que vai dar muita microfonia com a semi-acústica?

    De jeito nenhum a Semi-acustica é muito legal de se tocar, nada impede de ter como primeira guitarra uma, aos poucos vc vai aumentando a tensão do encordamento.Quanto a microfonia ela ocorre com maior facilidade que em guitas solidas, mas é bem contornavel pode se colar contact transparentes na "f" Hole acaba em 90% com os problemas de feedback, mas é uma coisa a ser explorada em seu favor como Hendrix que fazia um mapa no palco onde rolava feedback e onde não, aí ia explorando as possibilidades sonoras do mesmo.

    3º- Gostaria de saber tb se compensa compar as semi-acústicas com Alavanca, ou elas desafinam demais?

    Sei não, a minha não tem alavanca, as vezes sinto falta e futuramente quero compra uma com, mas não sei se desafina demais com o uso e talz.


    Dica:Compre junto com a guita um case especifico para ela, afinal ela é bem mais sensivel a pancadas e mudanças de temperatura e umidade.

    Tímbal
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Valeu pelas dicas pessoal. Eu estava de olho nessa aqui:

    http://www.rumo.com.br/sistema/ListaProdutos.asp?IDLoja=876&IDProduto= 130378&Det=True&1ST=1&Y=3947459421981

    Ela tá com um preço bom e parece ser boa.

    Tímbal
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    João_Luiz

    Em todas as músicas no seu palco o som de guitarra é da semi-acústica ou tem alguma música em especial?

    João_Luiz
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Tímbal
    Todas, com excessão do solo da Hold Up que eu regravei esses dias com uma Telecaster (a base é com a semi-acústica).
    Devo regravar o solo da Fly By com ela também para dar mais peso e brilho.

    Tímbal
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    João_Luiz

    Cara ficou massa pra caramba as músicas que vc gravou hein... Eu gostei.
    Um dia ainda chego lá...

    João_Luiz
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Tímbal
    \o/ valeu, sem dúvida pode até bem mais, pode crer!

    vinihendrix
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Tímbal

    cara eu tb adoro rock anos 60 mais precisamente beatles!
    se vc quiser alguma ajuda ou coisa parecida , conversar sobre o timbre dessa época , equipamentos , enfim .. dexa o teu msn.

    Digao
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Tímbal

    meu... eu to louco pra comprar uma artcore (ibanez) as73 (ach oq é esse o modelo)... é tipo uma 335

    já testei...

    caps muito bons, ponte agressiva (pra uma semi acustiva) e braco q nao embola...

    essa é campeao (e eu testei condor, cort, washburn)...

    só falta eu arranjar a grana... mas se na minha opiniao nao tem ninguem naquela faixa de preco e com aquela qualidade...

    ibanez artcore (acho q é esse o nome) na cabeca

    João_Luiz
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Só pra ilustrar; essa é a minha Artcore AG85: http://www.theibanezstore.com/oscommerce/images/ag85trd.jpg

    Killabra
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Nem falo nada...

    Tímbal
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    vinihendrix [i][/i]

    Meu msn é esse aqui: jusmarcelo@hotmail.com

    Abraço.

    Tímbal
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Tímbal
    · votar


    E aí galera, vcs não responderam mais o tópico...

    Qual a diferença das semi-acústicas que são mais grossas e com um só corte no corpo embaixo do braço e as semi-acústicas que são mais finas e com um corte no corpo embaixo do braço e outro acima do braço?

    Ex.: Essa aqui é grossa:
    http://www.ibanez.co.jp/world/country/frame_brazil.html

    E essa daqui é mais fina:
    http://www.ibanez.co.jp/world/country/frame_brazil.html


    O som é o mesmo? Uma dá menos feedback do que a outra? Porque? Uma dá pra usar mais distorção do que a outra? O que difere uma da outra além do formato? Pro estilo que eu quero tocar qual seria melhor?

    Valeu...

    Bog
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Tímbal

    Meu, eu andei testando umas semi-acústicas nos últimos tempos, e pelo que eu pude perceber, as diferenças das gordas e magras são:

    1. As gordas têm muito mais volume desplugadas
    2. As gordas e totalmente ocas têm mais feedback
    3. É difícil de descrever essa propriedade do timbre, mas eu fiquei com a sensação de que as gordas têm mais "som de madeira" ou dão mais "sensação de ressonar" ou ainda que o som delas tem "mais ar". Hahahahhaha, é estranho de explicar.

    Mas estou falando isso como alguém que não conhece guitarras semi-acústicas - estava testando justamente para poder comprar a minha primeira. Para o tipo de música que eu quero fazer (tocando limpo e sem palheta), achei as grandonas mais legais. Talvez as magrinhas sejam mais versáteis... não sei bem. Também gostaria que alguém mais entendido no assunto dissesse algo.

    João_Luiz
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Tímbal
    É por aí mesmo o que o Bog falou.

    A ponde das mais estreitas é presa no corpo da guitarra, fazendo com que ela tenha menor ressonância; as mais gordas a ponte é apoiada sobre o tampo com a pressão das próprias cordas, fazendo tudo vibrar com mais intensidade, levando a ter um som bem macio e tender a microfonar como uso de distorções de alto ganho.

    Toque nelas pra ter uma noção.

    A minha AG85 (gordinha) é uma delícia (hehehe...).

    Tímbal
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Tímbal
    · votar


    Bog e João_Luiz

    Obrigado!!!

    Hoje eu fui a uma loja e testei os dois modelos e gostei demais dos dois pra ser sincero.

    Na gorda eu percebi mesmo um som mais macio e achei elas mais confortáveis pra tocar, mas não rola tocar com muita distorção pq ela grita demais. Pra quem tá afim de fazer um som mais limpo e uma Bossa-Nova ela é a guitarra ideal.

    Já na estreita eu senti um pouco mais de rock and roll e deu pra colocar uma distorção fudida que ela gritou muito pouco viu. Algo que parece ser contornável. Fiquei até impressionado.

    Estou começando agora no mundo da guitarra e com meus fracos conhecimentos deu pra perceber isso aí. Posso até estar enganado. Se tiver alguém aí que saca pra caramba dessas guitarras, deixa sua opinião aí pra gente blz?

    Valeu...

    Tímbal
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Achei esse modelo aqui de promoção em uma loja na minha cidade:

    Ibanez AFS75T na cor Vermelha ou Marron Transparente:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-46868108-guitarra-semi-acustica -ibanez-afs75t-novissima-com-case-_JM

    Eu já tinha visto ela de R$ 1800,00 a R$ 1.900,00, hoje achei ela de R$ 1.460,00 a vista.

    Eu toquei nela e gostei. Mas o que vcs acham desse modelo? Tá no preço? Será que essa Alavanca desafina muito ela? Posso comprar que vou ter uma guitarra semi-acústica próximo das "top" por um preço razoável?

    Desde já obrigado pessoal... Abraços...

    hyperfuzz
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Tímbal
    vinihendrix

    tbm curto anos60....ou melhor..só cuto anos 60..beatles, the who, henrix...mutantes...fuzz....meu msn é talesbernardi@hotmail.com

    me adicionem p gente trova de timbre e de bandas..conheço um monte de banda 60's de garagem.......falow!!!

    p.s....não sei explicar mas as guita semiacústica fininha da ibanez de 1200 pila axei mto ruim...parece q vão se desmanchar

    Tímbal
    Veterano
    # set/06
    · votar


    blz... vou ti add...

    Guto Tomaz
    Veterano
    # out/09
    · votar


    galera!...olha q guitarras lindíssimas!

    http://www.ibanez.co.jp/products/eg_page09.php?area_id=6&data_id=1218& color=CL01&year=2009&cat_id=1&series_id=239

    http://www.ibanez.co.jp/products/eg_page09.php?data_id=1221&color=CL01 &area_id=6&year=2009&cat_id=1&series_id=239

    Jg Destroyer
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Guto Tomaz
    Gostei mais da "Exotic Explorer"

    Muuuuito linda!

    Guto Tomaz
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Jg Destroyer
    lindissima...onde será que vende? nao consegui achar!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra Semi-Acústica da Ibanez ou da Condor?