Seymour Duncan JB sh4 x Sound HH777

    Autor Mensagem
    Bruno Fernandes
    Veterano
    # jul/06


    Eh de medio ganho? ou Alto? alguem conhece o HH777 Da Sound (Ozielzinho eh endorser dessa marca e usa esses caps) eles tem o som encorpado q nem o do JB ??

    Vlw aee.

    Guitar_L
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Bruno Fernandes
    Putz man, eu tow afim de pegar um set desses tb. Aki um texto escrito pelo próprio Henry Ho, falando sobre o desenvolvimento desse captador:

    Em 1994, fiz parte de uma equipe de luthiers envolvidos em projetos de captadores no Japão. A Matsushita Corporation, que produz captadores para empresas como a Yamaha, Gotoh, Ibanez, Fernandes, ESP, Tokai, Greco e Stafford, patrocinou o projeto.
    Foi um período de grande aprendizado e experiências inusitadas. Até então, meu conhecimento sobre captadores eletromagnéticos, era bitolado em equações diferenciais, nos princípios da Lei de Indução de Faraday e nos timbres “percebidos” pelo ouvido. Utilizamos um arsenal de guerra: guitarras, amps valvulados, efeitos, gravadores multi-pistas, microfones, analisador de espectro, voltímetro e etc-tímetros. E “surfávamos” diariamente nas senóides produzidas na tela do osciloscópio. Destruir captadores notáveis virou uma rotina ingrata em prol de uma causa nobre. Esse dia-a-dia magnético durou quase 12 meses e quando os projetos foram concluídos, a “caixa preta” com todas as informações ficou “estrategicamente” comigo.
    Entender como funciona um captador, não é coisa de outro mundo. Mas projetá-los é uma encrenca danada.

    Quando voltei ao Brasil e fundei a escola de Luthieria, já tencionava em produzir pickups por conta própria. Fui sondado por uma marca conhecida de fabricação nacional, mas as condições da parceria não me agradaram.
    Posteriormente, conheci o Érico da empresa Malagoli e as perspectivas de um trabalho mútuo pareciam bastante favoráveis. Demoramos o tempo suficiente para amadurecer essa decisão e cá estamos...envolvidos nessa “encrenca danada parte II”.
    Iniciamos os projetos na metade do ano passado. Os primeiros protótipos foram testados na ocasião da Expomusic 2005.
    O Hellbucker HH777 é um captador de bobina dupla de alto ganho. Iniciamos os testes produzindo vários protótipos, experimentando combinações de imãs, bobinas, fios e outros pormenores técnicos. Efetuamos testes comparativos, monitoramos parâmetros e quando os resultados começaram a cruzar a fronteira aceitável com o desejável, aceleramos o desenvolvimento.
    Não gosto de utilizar o DC.R. como referência primordial. Prefiro manipular o fluxo magnético e trabalhar com os valores de pico de ressonância.
    As sutilezas em relação a construção do captador também seguiram um raciocínio técnico. Optei em utilizar pólos de parafusos: fenda & allen (invés de pólos de pinos) por uma questão relacionada a figura de fluxo magnético com implicações no timbre nas freqüências altas.
    Com relação às bobinas, todos os itens foram analisados e testados: os carretéis (materiais, espaçamento dos pólos, espaçamento interno, durabilidade e acabamento); fio de cobre (materiais, espessura, pureza, tensão, peso, cobertura externa, resistividade, etc); pólos (materiais, diâmetros, altura); fita protetora, condutores externos, blindagem e trabalho de soldagem.
    Com relação aos imãs, o HH777 utiliza variação de magnetos com fórmulas de ALNICO V e ALNICO VII.

    Dados Técnicos:
    Sound Hellbucker HH777- Ponte
    Ímã: barra retangular de ALNICO – medidas em milímetros: 60 x 4 x 12.
    Pólos: parafusos fenda e allen.
    Carretéis: em ABS nas cores: branco, preto e pigmentado na cor creme.
    Fio da bobina: 44AWG
    Berço (base): versão latão e versão níquel.
    Condutores externos: padrão Belden RG – 4 condutores + malha. (permite configurações do tipo: série, paralelo, cancelamento de uma bobina, ligação fora de fase e ligação fase invertida). DC. R.: 16.8 Kohms. (Margem de desvio considerada)
    Indutância: moderada – predominância em passa baixa.
    Valores obtidos com o Gauss-Meter:
    Medida na superfície dos pólos: 350
    Medida na superfície da barra retangular de ALNICO: 600
    Valores obtidos com o Flux-Meter:
    Medida de fluxo magnético da barra retangular: 1,91mV.s
    Pico de ressonância: 5.2 KHz
    Saída aproximada: 360 milivolts
    Espaçamento dos pólos: o HH777 possui um espaçamento de pólos intermediário entre um humbucker tradicional e um Trembucker (SD) ou do tipo “Floyd Spaced” (DiMarzio). Ou seja, têm “cabimento” em ambas as situações.

    Ganho e Timbre
    Em termos de ganho, O HH777 é comparável ao Seymour Duncan JB (SH-4 ou TB-4) ou podemos referir a ele como um Seymour Screamin Demon (SH-12 ou TB-12) com mais intensidade de volume.
    Quanto ao timbre, o referido não tem similaridade com o JB, Custom 5, Screamin Demon ou Tone Zone. O HH777 não tem agudos em “cascata”, nem a parede de médios do JB e do Custom 5. O agudo do pickup é mais redondo e os médios não fazem os graves “peidarem”.
    Em relação ao Screamin Demon, o HH777 tem mais volume, porém exalam menos harmônicos (o HH777 tem pico de ressonância mais baixo que o Screamin Demon). Já no quesito visual, um é o focinho do outro.
    Comparado ao Tone Zone, o HH777 tem uma “mordida” menos ardida que o citado. É possível “escutar” similaridades do HH777 com o Gibson Dirty Fingers em termos de médios/agudos.
    O HH777 me proporciona um som limpo mais doce e um timbre sujo que não é estridente. O JB era apenas razoável para som limpo e eficiente para sons sujos, mas os médio-agudos extrapolavam.
    Gosto de captadores de alto ganho porque toco rock, hard rock e metal. Uso pouco som limpo, mas tenho guitarras com single-coils e com humbuckers de baixo ganho, eventualmente utilizados para gravação. Tenho umas cinco dezenas de captadores avulsos de várias marcas para pesquisa.
    Não utilizo corretor de volume ou vol kit nos potenciômetros de minhas guitarras. Mas costumo “bolinar” bastante os knobs de volume e tonalidade quando estou tocando.

    Acabamento
    Estou satisfeito em termos gerais, os carretéis de cor creme são pigmentados e o resultado ficou excelente.

    Desde o início da parceria, a Malagoli me deixou totalmente livre para experimentar e expor minhas idéias. A empresa sempre se mostrou disposta e solícita em todas as circunstâncias e situações de trabalho. O processo de modernização da empresa coincidiu com esse projeto e acabei dando muitos pitacos em outros modelos de captadores da linha Custom e linha Standard.
    Particularmente, acho importante apoiar a industria nacional.

    Os testes com o humbucker HH777 foram feitos com os seguintes equipamentos:
    Guitarras:
    Fender Strat Plus (corpo de alder, braço e escala de maple).
    Réplica Strato Henry Custom c/Floyd Rose (corpo de ash, braço de maple e escala de jacarandá).
    Réplica de Strato Henry STD (corpo de marupá, braço de marfim e escala de jacarandá).
    Réplica de Strato Henry Custom (corpo de freijó, braço de peça única de marfim tigrado).
    Jackson Custom Japan (corpo de mogno, braço de maple e escala de rosewood).
    Gibson Les Paul Studio 1987 (corpo de mogno, braço de maple e escala de ébano).
    Amplificadores:
    Rotstage CJ50 + caixa 2 x 10”
    Rotstage CJ50 Plus + caixa 2 x 10”
    Marshall Slash JCM2555 (com válvulas KT88 e mods do Jose Arredondo) + caixa 4 x 12” Marshall 1960.
    Fender Twin Reverb 1968 com falantes JBL (mods do George Alessandro).
    Zepphir GD60 (amp transistorizado).
    Efeitos e pedais:
    Boss OD-20 Drive Zone
    Boss Line Selector LS-2
    Hobbertt Simulamp
    Loop Selector Hobbertt
    Landscape Tri-Efx
    Landscape Reverb
    Pedalboard Landscape PB-2 e PB-1+
    Yamaha ED-Stomp
    Guitartech The Bomb Booster
    Cordas:
    NIG Hybrid HH: .010; .014; .017; .026; .038 e .048
    DR Extra Life Red Devils: .009; .011; .016; .024; .032 e .042
    Cabos:
    Reference
    Canare
    Palhetas
    Dunlop 1.5mm

    Testes realizados na B&H Escola de Luthieria, Estúdio Cia da Música, Estúdio Voodoo Lounge, sede Malagoli, Via Funchal e sede Rotstage. "

    Jah dah pra ter uma noção legal do som. ;)
    Abraços

    Steve Van Halen
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: Steve Van Halen
    · votar


    Esse dia-a-dia magnético durou quase 12 meses

    Putz, num fazia ideia q demorava tanto pra projetar 1 captador apenas

    joao 5murf
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    se ele for parecido mesmo com o dirty fingers entao é muito foda mesmo essa cap

    Midgard
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Guitar_Luppi

    valeu pelo review cara to pensando seriamente em comprar um desses \m/

    paulgilbert
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    locoo
    tava pensando nisso ontem

    qt sai em media um desse?

    qual melhor captador barato? de ate uns 200 pilas?
    cabrera, malagoli, spirit, stellfner, spanich

    e sera q tem diferença de volume um HH777 braço X JB ponte?

    Bruno Fernandes
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    entrem no site www.captadores.com.br lah tem os preços, se vc comprar o hh777 PONTE E BRAÇO sai por 300 reais jah com o frete incluso (depende do lugar hehe)

    Aki tem um sample do ozielzinho tocando uma musica aki usando eles.

    http://ozielzinho.com.br/videos/HH777.mpg (Ponte e Braço hh777 Sound)

    e essa outra eh ele usando o seymour duncan JB e o 59 (Musica pela metade mas da pra ter uma noção)

    http://ozielzinho.com.br/videos/GROOVER%20DIE.mpg


    Olhando assim da pra ter uma noção que nossos captadores Brasileiros nao ficam muito pra trás não, temos tecnologia e capacidade sim pra produzir bons produtos. o maior problema que empresas brasileiras enfrentam eh a descrença do própio brasileiro

    Belloni
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Eu tenho um SH4 na ponte, é um captador com saida média eu diria. Ele é Jazz and Blues, o clean dele é muuuuuuuuito lindo. Com push-pull então.... e o bom dele que mesmo com muito drive, o som é transparente, muito definido. Por isso que eu optei esse captador ao inves do classico TB4. O SH4 tem um timbre mais "estraladinho", a saida dele é alta o suficiente pra tocar thrash por exemplo, que é o que eu toco. Mas o timbre é perfeito para Hard Rock.

    Belloni
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    No geral, muito versátil, me atendendo bem em todos os estilos que arrisco tocar.

    128556
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Belloni

    posta um som ai

    Belloni
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Posso postar, mas não sei mexer com esses programas de gravação. Tenho o Cool Edit, o Acid Pro e o Sound Forge, mas nunca parei pra tentar mexer neles. Mas vou postar.

    cao fofo
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    o jb sh4 e bom pra medios, pra solo ele e bom, mas pra bases nem acho tao pesado, mas ele e melhor pra pegar os bends, qualquer variaçao ele capta ja, se tiver uma pegada boa vc vai gostar muito desse captado, indico ele pra hard rock

    Rapha_krust...
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    UP!!!

    galera tem alguem por aki que tem ou gravou algo com esse cap??

    to querendo ouvir pq to pensando seriamente em comprar um HH777(sound)

    Rapha_krust...
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Rapha_krust...
    · votar


    alguem ao menos tem um HH777 pra dizer como é o esquema?

    Rapha_krust...
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    ajuda aew garera!!!!





    PS: garera=galera

    mglkk
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Cara... Eu tenho um hellbucker ( ponte ) e te digo que pra mim ele é um captador bem versátil, toco vários estilos de rock e heavy metal, depende também do pedal que se usa. Ótimo para bases pesadas e meio estridente com notas mais agudas soladas. É um captador que eu recomendo altamente por ter me surpreendido muito. Quando eu aprender a mexer em algum programa de gravação e souber ligar essas coisas aqui no pc direito eu gravo um som e posto aqui! hehe
    Ah.. Lembrando que isso é uma opinião MINHA. Apesar de eu recomendar o captador, não compre um captador " pq um cara do forum cifraclub que eu nem conheço recomendou ", faça suas pesquisas de acordo com seu gosto. Eu não testei ele antes, foi no escuro mesmo, só com os samplers e to bem satisfeito.

    abraço

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Ótimo para bases pesadas e meio estridente com notas mais agudas soladas.

    mais puxado pro jb (medio agudão até enjoar) ou pro george lynch screamin demon e bill lawrence l-500 xl (grave nos bordoes e agudo nos solos, mas com poucos médios)?

    mglkk
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Eric Lance Abbott

    Cara.. Nem conheço esses caps, apenas o jb.. Mas eu acho ele bem parecido com o jb, mas com mais médios. Bem.. é o que eu acho... vai que meu ouvido não presta ne.. hehe

    abraço!

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    mglkk

    mais médios? O_O
    o henry nao diz que tem menos medios?

    mglkk
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Poise.. É aquele lance do meu ouvido saca.. Foi o que eu achei.. E eu nem entendo muito de captadores.. Eu passei a estudá-los mais recentemente por conta da necessidade que eu tinha de comprar uma guitarra nova e turbinar, mas morria de medo de pagar 300 conto em uma coisa que fosse ruim ou que não me agradasse.. Vai entender.. Oo

    Rapha_krust...
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    o Stein aqui do fórum me falou que ele é parecido com o tone zone...

    e acho que vou compra-lo mesmo dexa a grana funfar aqui!!!

    Randy78
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    tenho um par desse captador instalado numa strato, quem for de curitiba e tiver afim de conhecer é só me escrever no rexsom@gmail.com tbem tenho uma strato com o JB da seymour duncan para comparar.

    _FrEd_
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Randy78

    Grava algo comparativo ae!

    Blackus
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Steve Van Halen
    isso aí não foi pra projetar, foi um estudo no japão sobre, pra futuramente produzir quantos quisessem baseado no que viram ali

    ClaudioSF
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Ressucitando ... praticamente um ano depois ... hehehehehe

    Apenas uma dúvida, o nome desse captador foi mudado ? Antes eu sempre via hellbucker agora o estão chamando de realbucker, é isso mesmo ?

    Fred_Wylde
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    ClaudioSF

    hellbucker eh o da ponte
    realbucker eh o do braço

    aproveitando q ressucitaram o tópico, qual fikaria melhor em uma epiphone les paul standard pra tocar hard rock? o hh777 ou o jb+59?

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Guitar_Luppi
    Nossa, Eu conheço o Henry, mas ele puxou MUITA sardinha pro lado dele.

    ClaudioSF
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Fred_Wylde

    A minha dúvida é se o hh777 faria mais ou menos o papel da dupla clássica JB+59, pois em questão de valores fica bem mais em conta.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Seymour Duncan JB sh4 x Sound HH777