Autor |
Mensagem |
Bruno Fernandes Veterano |
# jul/06
Eh de medio ganho? ou Alto? alguem conhece o HH777 Da Sound (Ozielzinho eh endorser dessa marca e usa esses caps) eles tem o som encorpado q nem o do JB ??
Vlw aee.
|
Guitar_L Veterano |
# jul/06
· votar
Bruno Fernandes
Putz man, eu tow afim de pegar um set desses tb. Aki um texto escrito pelo próprio Henry Ho, falando sobre o desenvolvimento desse captador:
Em 1994, fiz parte de uma equipe de luthiers envolvidos em projetos de captadores no Japão. A Matsushita Corporation, que produz captadores para empresas como a Yamaha, Gotoh, Ibanez, Fernandes, ESP, Tokai, Greco e Stafford, patrocinou o projeto.
Foi um período de grande aprendizado e experiências inusitadas. Até então, meu conhecimento sobre captadores eletromagnéticos, era bitolado em equações diferenciais, nos princípios da Lei de Indução de Faraday e nos timbres “percebidos” pelo ouvido. Utilizamos um arsenal de guerra: guitarras, amps valvulados, efeitos, gravadores multi-pistas, microfones, analisador de espectro, voltímetro e etc-tímetros. E “surfávamos” diariamente nas senóides produzidas na tela do osciloscópio. Destruir captadores notáveis virou uma rotina ingrata em prol de uma causa nobre. Esse dia-a-dia magnético durou quase 12 meses e quando os projetos foram concluídos, a “caixa preta” com todas as informações ficou “estrategicamente” comigo.
Entender como funciona um captador, não é coisa de outro mundo. Mas projetá-los é uma encrenca danada.
Quando voltei ao Brasil e fundei a escola de Luthieria, já tencionava em produzir pickups por conta própria. Fui sondado por uma marca conhecida de fabricação nacional, mas as condições da parceria não me agradaram.
Posteriormente, conheci o Érico da empresa Malagoli e as perspectivas de um trabalho mútuo pareciam bastante favoráveis. Demoramos o tempo suficiente para amadurecer essa decisão e cá estamos...envolvidos nessa “encrenca danada parte II”.
Iniciamos os projetos na metade do ano passado. Os primeiros protótipos foram testados na ocasião da Expomusic 2005.
O Hellbucker HH777 é um captador de bobina dupla de alto ganho. Iniciamos os testes produzindo vários protótipos, experimentando combinações de imãs, bobinas, fios e outros pormenores técnicos. Efetuamos testes comparativos, monitoramos parâmetros e quando os resultados começaram a cruzar a fronteira aceitável com o desejável, aceleramos o desenvolvimento.
Não gosto de utilizar o DC.R. como referência primordial. Prefiro manipular o fluxo magnético e trabalhar com os valores de pico de ressonância.
As sutilezas em relação a construção do captador também seguiram um raciocínio técnico. Optei em utilizar pólos de parafusos: fenda & allen (invés de pólos de pinos) por uma questão relacionada a figura de fluxo magnético com implicações no timbre nas freqüências altas.
Com relação às bobinas, todos os itens foram analisados e testados: os carretéis (materiais, espaçamento dos pólos, espaçamento interno, durabilidade e acabamento); fio de cobre (materiais, espessura, pureza, tensão, peso, cobertura externa, resistividade, etc); pólos (materiais, diâmetros, altura); fita protetora, condutores externos, blindagem e trabalho de soldagem.
Com relação aos imãs, o HH777 utiliza variação de magnetos com fórmulas de ALNICO V e ALNICO VII.
Dados Técnicos:
Sound Hellbucker HH777- Ponte
Ímã: barra retangular de ALNICO – medidas em milímetros: 60 x 4 x 12.
Pólos: parafusos fenda e allen.
Carretéis: em ABS nas cores: branco, preto e pigmentado na cor creme.
Fio da bobina: 44AWG
Berço (base): versão latão e versão níquel.
Condutores externos: padrão Belden RG – 4 condutores + malha. (permite configurações do tipo: série, paralelo, cancelamento de uma bobina, ligação fora de fase e ligação fase invertida). DC. R.: 16.8 Kohms. (Margem de desvio considerada)
Indutância: moderada – predominância em passa baixa.
Valores obtidos com o Gauss-Meter:
Medida na superfície dos pólos: 350
Medida na superfície da barra retangular de ALNICO: 600
Valores obtidos com o Flux-Meter:
Medida de fluxo magnético da barra retangular: 1,91mV.s
Pico de ressonância: 5.2 KHz
Saída aproximada: 360 milivolts
Espaçamento dos pólos: o HH777 possui um espaçamento de pólos intermediário entre um humbucker tradicional e um Trembucker (SD) ou do tipo “Floyd Spaced” (DiMarzio). Ou seja, têm “cabimento” em ambas as situações.
Ganho e Timbre
Em termos de ganho, O HH777 é comparável ao Seymour Duncan JB (SH-4 ou TB-4) ou podemos referir a ele como um Seymour Screamin Demon (SH-12 ou TB-12) com mais intensidade de volume.
Quanto ao timbre, o referido não tem similaridade com o JB, Custom 5, Screamin Demon ou Tone Zone. O HH777 não tem agudos em “cascata”, nem a parede de médios do JB e do Custom 5. O agudo do pickup é mais redondo e os médios não fazem os graves “peidarem”.
Em relação ao Screamin Demon, o HH777 tem mais volume, porém exalam menos harmônicos (o HH777 tem pico de ressonância mais baixo que o Screamin Demon). Já no quesito visual, um é o focinho do outro.
Comparado ao Tone Zone, o HH777 tem uma “mordida” menos ardida que o citado. É possível “escutar” similaridades do HH777 com o Gibson Dirty Fingers em termos de médios/agudos.
O HH777 me proporciona um som limpo mais doce e um timbre sujo que não é estridente. O JB era apenas razoável para som limpo e eficiente para sons sujos, mas os médio-agudos extrapolavam.
Gosto de captadores de alto ganho porque toco rock, hard rock e metal. Uso pouco som limpo, mas tenho guitarras com single-coils e com humbuckers de baixo ganho, eventualmente utilizados para gravação. Tenho umas cinco dezenas de captadores avulsos de várias marcas para pesquisa.
Não utilizo corretor de volume ou vol kit nos potenciômetros de minhas guitarras. Mas costumo “bolinar” bastante os knobs de volume e tonalidade quando estou tocando.
Acabamento
Estou satisfeito em termos gerais, os carretéis de cor creme são pigmentados e o resultado ficou excelente.
Desde o início da parceria, a Malagoli me deixou totalmente livre para experimentar e expor minhas idéias. A empresa sempre se mostrou disposta e solícita em todas as circunstâncias e situações de trabalho. O processo de modernização da empresa coincidiu com esse projeto e acabei dando muitos pitacos em outros modelos de captadores da linha Custom e linha Standard.
Particularmente, acho importante apoiar a industria nacional.
Os testes com o humbucker HH777 foram feitos com os seguintes equipamentos:
Guitarras:
Fender Strat Plus (corpo de alder, braço e escala de maple).
Réplica Strato Henry Custom c/Floyd Rose (corpo de ash, braço de maple e escala de jacarandá).
Réplica de Strato Henry STD (corpo de marupá, braço de marfim e escala de jacarandá).
Réplica de Strato Henry Custom (corpo de freijó, braço de peça única de marfim tigrado).
Jackson Custom Japan (corpo de mogno, braço de maple e escala de rosewood).
Gibson Les Paul Studio 1987 (corpo de mogno, braço de maple e escala de ébano).
Amplificadores:
Rotstage CJ50 + caixa 2 x 10”
Rotstage CJ50 Plus + caixa 2 x 10”
Marshall Slash JCM2555 (com válvulas KT88 e mods do Jose Arredondo) + caixa 4 x 12” Marshall 1960.
Fender Twin Reverb 1968 com falantes JBL (mods do George Alessandro).
Zepphir GD60 (amp transistorizado).
Efeitos e pedais:
Boss OD-20 Drive Zone
Boss Line Selector LS-2
Hobbertt Simulamp
Loop Selector Hobbertt
Landscape Tri-Efx
Landscape Reverb
Pedalboard Landscape PB-2 e PB-1+
Yamaha ED-Stomp
Guitartech The Bomb Booster
Cordas:
NIG Hybrid HH: .010; .014; .017; .026; .038 e .048
DR Extra Life Red Devils: .009; .011; .016; .024; .032 e .042
Cabos:
Reference
Canare
Palhetas
Dunlop 1.5mm
Testes realizados na B&H Escola de Luthieria, Estúdio Cia da Música, Estúdio Voodoo Lounge, sede Malagoli, Via Funchal e sede Rotstage. "
Jah dah pra ter uma noção legal do som. ;)
Abraços
|
Steve Van Halen Veterano |
# jul/06 · Editado por: Steve Van Halen
· votar
Esse dia-a-dia magnético durou quase 12 meses
Putz, num fazia ideia q demorava tanto pra projetar 1 captador apenas
|
joao 5murf Veterano |
# jul/06
· votar
se ele for parecido mesmo com o dirty fingers entao é muito foda mesmo essa cap
|
Midgard Veterano |
# jul/06
· votar
Guitar_Luppi
valeu pelo review cara to pensando seriamente em comprar um desses \m/
|
paulgilbert Veterano |
# jul/06
· votar
locoo
tava pensando nisso ontem
qt sai em media um desse?
qual melhor captador barato? de ate uns 200 pilas?
cabrera, malagoli, spirit, stellfner, spanich
e sera q tem diferença de volume um HH777 braço X JB ponte?
|
Bruno Fernandes Veterano |
# jul/06
· votar
entrem no site www.captadores.com.br lah tem os preços, se vc comprar o hh777 PONTE E BRAÇO sai por 300 reais jah com o frete incluso (depende do lugar hehe)
Aki tem um sample do ozielzinho tocando uma musica aki usando eles.
http://ozielzinho.com.br/videos/HH777.mpg (Ponte e Braço hh777 Sound)
e essa outra eh ele usando o seymour duncan JB e o 59 (Musica pela metade mas da pra ter uma noção)
http://ozielzinho.com.br/videos/GROOVER%20DIE.mpg
Olhando assim da pra ter uma noção que nossos captadores Brasileiros nao ficam muito pra trás não, temos tecnologia e capacidade sim pra produzir bons produtos. o maior problema que empresas brasileiras enfrentam eh a descrença do própio brasileiro
|
Belloni Veterano |
# jul/06
· votar
Eu tenho um SH4 na ponte, é um captador com saida média eu diria. Ele é Jazz and Blues, o clean dele é muuuuuuuuito lindo. Com push-pull então.... e o bom dele que mesmo com muito drive, o som é transparente, muito definido. Por isso que eu optei esse captador ao inves do classico TB4. O SH4 tem um timbre mais "estraladinho", a saida dele é alta o suficiente pra tocar thrash por exemplo, que é o que eu toco. Mas o timbre é perfeito para Hard Rock.
|
Belloni Veterano |
# jul/06
· votar
No geral, muito versátil, me atendendo bem em todos os estilos que arrisco tocar.
|
128556 Veterano |
# jul/06
· votar
Belloni
posta um som ai
|
Belloni Veterano |
# jul/06
· votar
Posso postar, mas não sei mexer com esses programas de gravação. Tenho o Cool Edit, o Acid Pro e o Sound Forge, mas nunca parei pra tentar mexer neles. Mas vou postar.
|
cao fofo Veterano |
# jul/06
· votar
o jb sh4 e bom pra medios, pra solo ele e bom, mas pra bases nem acho tao pesado, mas ele e melhor pra pegar os bends, qualquer variaçao ele capta ja, se tiver uma pegada boa vc vai gostar muito desse captado, indico ele pra hard rock
|
Rapha_krust... Veterano |
# jan/07
· votar
UP!!!
galera tem alguem por aki que tem ou gravou algo com esse cap??
to querendo ouvir pq to pensando seriamente em comprar um HH777(sound)
|
Rapha_krust... Veterano |
# jan/07 · Editado por: Rapha_krust...
· votar
alguem ao menos tem um HH777 pra dizer como é o esquema?
|
Rapha_krust... Veterano |
# jan/07
· votar
ajuda aew garera!!!!
PS: garera=galera
|
mglkk Veterano |
# jan/07
· votar
Cara... Eu tenho um hellbucker ( ponte ) e te digo que pra mim ele é um captador bem versátil, toco vários estilos de rock e heavy metal, depende também do pedal que se usa. Ótimo para bases pesadas e meio estridente com notas mais agudas soladas. É um captador que eu recomendo altamente por ter me surpreendido muito. Quando eu aprender a mexer em algum programa de gravação e souber ligar essas coisas aqui no pc direito eu gravo um som e posto aqui! hehe
Ah.. Lembrando que isso é uma opinião MINHA. Apesar de eu recomendar o captador, não compre um captador " pq um cara do forum cifraclub que eu nem conheço recomendou ", faça suas pesquisas de acordo com seu gosto. Eu não testei ele antes, foi no escuro mesmo, só com os samplers e to bem satisfeito.
abraço
|
Eric Lance Abbott Veterano |
# jan/07
· votar
Ótimo para bases pesadas e meio estridente com notas mais agudas soladas.
mais puxado pro jb (medio agudão até enjoar) ou pro george lynch screamin demon e bill lawrence l-500 xl (grave nos bordoes e agudo nos solos, mas com poucos médios)?
|
mglkk Veterano |
# jan/07
· votar
Eric Lance Abbott
Cara.. Nem conheço esses caps, apenas o jb.. Mas eu acho ele bem parecido com o jb, mas com mais médios. Bem.. é o que eu acho... vai que meu ouvido não presta ne.. hehe
abraço!
|
Eric Lance Abbott Veterano |
# jan/07
· votar
mglkk
mais médios? O_O
o henry nao diz que tem menos medios?
|
mglkk Veterano |
# jan/07
· votar
Poise.. É aquele lance do meu ouvido saca.. Foi o que eu achei.. E eu nem entendo muito de captadores.. Eu passei a estudá-los mais recentemente por conta da necessidade que eu tinha de comprar uma guitarra nova e turbinar, mas morria de medo de pagar 300 conto em uma coisa que fosse ruim ou que não me agradasse.. Vai entender.. Oo
|
Rapha_krust... Veterano |
# jan/07
· votar
o Stein aqui do fórum me falou que ele é parecido com o tone zone...
e acho que vou compra-lo mesmo dexa a grana funfar aqui!!!
|
Randy78 Veterano |
# jan/07
· votar
tenho um par desse captador instalado numa strato, quem for de curitiba e tiver afim de conhecer é só me escrever no rexsom@gmail.com tbem tenho uma strato com o JB da seymour duncan para comparar.
|
_FrEd_ Veterano |
# jan/07
· votar
Randy78
Grava algo comparativo ae!
|
Blackus Veterano |
# jan/07
· votar
Steve Van Halen
isso aí não foi pra projetar, foi um estudo no japão sobre, pra futuramente produzir quantos quisessem baseado no que viram ali
|
ClaudioSF Veterano |
# jan/08
· votar
Ressucitando ... praticamente um ano depois ... hehehehehe
Apenas uma dúvida, o nome desse captador foi mudado ? Antes eu sempre via hellbucker agora o estão chamando de realbucker, é isso mesmo ?
|
Fred_Wylde Veterano |
# jan/08
· votar
ClaudioSF
hellbucker eh o da ponte realbucker eh o do braço
aproveitando q ressucitaram o tópico, qual fikaria melhor em uma epiphone les paul standard pra tocar hard rock? o hh777 ou o jb+59?
|
Mickey Mouse IV Veterano |
# jan/08
· votar
Guitar_Luppi Nossa, Eu conheço o Henry, mas ele puxou MUITA sardinha pro lado dele.
|
ClaudioSF Veterano |
# jan/08
· votar
Fred_Wylde
A minha dúvida é se o hh777 faria mais ou menos o papel da dupla clássica JB+59, pois em questão de valores fica bem mais em conta.
|