Base, Escala, Modo para Am7(9) / Cm6 / Bm7 / Bb°

    Autor Mensagem
    racc
    Veterano
    # jul/06


    Pessoal,
    Estou tentando tirar o solo da música Flôr do Medo para treinar.
    Tenho um livro com escalas modos e etc. Mas não entendo a relação entre eles.

    O solo rola em cima da base Am7(9) / Cm6 / Bm7 / Bb°
    Que escalas o cara pode ter utilizado? As escalas estão relacionadas aos acordes da base não é ?

    Por exemplo, quando a base estiver tocando Am7(9) terei um conjunto de "N" escalas, quando a base mudar para Cm6 terei outras escalas ?

    Quais seriam elas?

    Grato.

    Steve Van Halen
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Cara, essa pergunta vc tem q fazer pra um professor, pq se nos formos te explicar, isso vai custar umas 8 paginas. Mas ja adianto q essa base eh de apenas uma tonalidade entaum a apenas um numero possivel de escalas (qndo o acorde mudar, as escalas continuam as msmas)

    racc
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Não quero umas explicação sobre formação de acordes, escalas e modos não. Só quero saber a relação entre os acordes de uma base.

    O tom da música acredito que é Am. Então posso solar durante toda a base na escala de Am? E em todos os modos?

    Steve Van Halen
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Cara, se a base ta em Am, vc pode usar todos os modos de Am à vontade. Naum vo entra em mais detalhes por causa do nivel teorico q vc ta (vc vera no futuro q a coisa num eh tao simples), pq isso saum coisas q um professor tem q explicar, mas por enquanto, sole em Am.

    Blackus
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Eu interpreto como a música sendo em Cb (B), mas no Bm7 a música mudaria de tom e voltaria depois. Am não é, pq além do Am7, não tem mais nada do campo harmonico de Am

    Steve Van Halen
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Blackus

    Veio, num complica pro cara q ele num vai entende, mas concordo com vc, foi erro meu num ter me tocado em q tom tava (eh q eu soh li q ele falava q tava em Am, e confiei nele sem checar antes)

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    racc
    Am7(9) / Cm6 / Bm7 / Bb°
    1.............2.........3........4

    1 Escala de G
    2 Escala de Bb
    3 escala de G
    4 Bb dminuta

    racc
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Steve Van Halen
    Cara, eu tô entendendo sim, e quanto ao tom eu peguei da cifra na internet.
    Como disse, tenho um livro explicando acordes, escalas, triades, tetrades e etc. Só que o livro é bem resumido e não explica bem a relação entre as coisas, é mais como uma lista de escalas, modos e etc.




    Blackus
    Valeu, fórum é para isso mesmo.

    _FrEd_
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Se essa base for lenta vc pode procurar escalas mas o mais correto seria solar em cima dos arpejos pq a tonalidade nao ta definida.

    racc
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    22222 oirartnoc oa
    Valeu, mas isso que vc passou não está de acordo com a explicação do Steve Van Halen quando falou:
    qndo o acorde mudar, as escalas continuam as msmas

    não é?

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: 22222 oirartnoc oa
    · votar


    racc
    Não continuam não, o problema é vc saber que escalas são essas.

    Mesmo nessa progressão: Dm G7 C (que é o famoso II/V) as escalas não são as mesmas apesar de todas estarem no campo harmônico de Dó Maior.

    Atum Bluesman
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    22222 oirartnoc oa
    depende, se vc usar uma escala em q todos os acordes fazem parte do campo harmonico pode usar a msm a musica inteira.
    E outra, a penta menor da tonalidade da musica se encaixa em todos os acordes(pelo menos no blues) enquanto a penta maior deve mudar a cada acorde.

    Atum Bluesman
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    racc
    O correto eh pegar cada acorde na pauta(partitura) e encontrar escalas em que todas as notas do acorde(ou a maioria) estiver fazendo parte dela.

    racc
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Valeu. Obrigado a todos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Base, Escala, Modo para Am7(9) / Cm6 / Bm7 / Bb°