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racc Veterano |
# jul/06
Pessoal,
Estou tentando tirar o solo da música Flôr do Medo para treinar.
Tenho um livro com escalas modos e etc. Mas não entendo a relação entre eles.
O solo rola em cima da base Am7(9) / Cm6 / Bm7 / Bb°
Que escalas o cara pode ter utilizado? As escalas estão relacionadas aos acordes da base não é ?
Por exemplo, quando a base estiver tocando Am7(9) terei um conjunto de "N" escalas, quando a base mudar para Cm6 terei outras escalas ?
Quais seriam elas?
Grato.
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Steve Van Halen Veterano |
# jul/06
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Cara, essa pergunta vc tem q fazer pra um professor, pq se nos formos te explicar, isso vai custar umas 8 paginas. Mas ja adianto q essa base eh de apenas uma tonalidade entaum a apenas um numero possivel de escalas (qndo o acorde mudar, as escalas continuam as msmas)
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racc Veterano |
# jul/06
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Não quero umas explicação sobre formação de acordes, escalas e modos não. Só quero saber a relação entre os acordes de uma base.
O tom da música acredito que é Am. Então posso solar durante toda a base na escala de Am? E em todos os modos?
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Steve Van Halen Veterano |
# jul/06
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Cara, se a base ta em Am, vc pode usar todos os modos de Am à vontade. Naum vo entra em mais detalhes por causa do nivel teorico q vc ta (vc vera no futuro q a coisa num eh tao simples), pq isso saum coisas q um professor tem q explicar, mas por enquanto, sole em Am.
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Blackus Veterano |
# jul/06
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Eu interpreto como a música sendo em Cb (B), mas no Bm7 a música mudaria de tom e voltaria depois. Am não é, pq além do Am7, não tem mais nada do campo harmonico de Am
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Steve Van Halen Veterano |
# jul/06
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Blackus
Veio, num complica pro cara q ele num vai entende, mas concordo com vc, foi erro meu num ter me tocado em q tom tava (eh q eu soh li q ele falava q tava em Am, e confiei nele sem checar antes)
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22222 oirartnoc oa Veterano |
# jul/06
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racc
Am7(9) / Cm6 / Bm7 / Bb°
1.............2.........3........4
1 Escala de G
2 Escala de Bb
3 escala de G
4 Bb dminuta
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racc Veterano |
# jul/06
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Steve Van Halen
Cara, eu tô entendendo sim, e quanto ao tom eu peguei da cifra na internet.
Como disse, tenho um livro explicando acordes, escalas, triades, tetrades e etc. Só que o livro é bem resumido e não explica bem a relação entre as coisas, é mais como uma lista de escalas, modos e etc.
Blackus
Valeu, fórum é para isso mesmo.
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_FrEd_ Veterano |
# jul/06
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Se essa base for lenta vc pode procurar escalas mas o mais correto seria solar em cima dos arpejos pq a tonalidade nao ta definida.
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racc Veterano |
# jul/06
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22222 oirartnoc oa
Valeu, mas isso que vc passou não está de acordo com a explicação do Steve Van Halen quando falou:
qndo o acorde mudar, as escalas continuam as msmas
não é?
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22222 oirartnoc oa Veterano |
# jul/06 · Editado por: 22222 oirartnoc oa
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racc
Não continuam não, o problema é vc saber que escalas são essas.
Mesmo nessa progressão: Dm G7 C (que é o famoso II/V) as escalas não são as mesmas apesar de todas estarem no campo harmônico de Dó Maior.
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Atum Bluesman Veterano |
# jul/06
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22222 oirartnoc oa
depende, se vc usar uma escala em q todos os acordes fazem parte do campo harmonico pode usar a msm a musica inteira.
E outra, a penta menor da tonalidade da musica se encaixa em todos os acordes(pelo menos no blues) enquanto a penta maior deve mudar a cada acorde.
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Atum Bluesman Veterano |
# jul/06
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racc
O correto eh pegar cada acorde na pauta(partitura) e encontrar escalas em que todas as notas do acorde(ou a maioria) estiver fazendo parte dela.
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racc Veterano |
# jul/06
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Valeu. Obrigado a todos.
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