Ponte Floyd. Duvida com altura

    Autor Mensagem
    TonyMad
    Veterano
    # jul/06


    Ja dei uma pesquisada e não consegui resolver minha duvida. Seguinte. Tenho uma Ibanez GRG270 com floyd e qdo comprei, a ponte tava, digamos, totalmente paralela ao corpo. Um amigo meu q me ensinou a afinar ela e tal, tinha afinado em D# na primeira vez. Eu reclamei, pq to acostumado a tocar violão na afinação padrão E. Ele reafinou ela. Ela ta afinada perfeito agora, e não desregula nem nada, mas a ponte ta um pouco levantada. Ja li q isso significa q a tensão das molas não está exatamente igual a tensão das cordas. É so isso mesmo? Tem algum problema a ponte ficar assim? A altura das cordas ta ótima pra mim, não faço questão de abaixar so pra deixar as cordas mais perto dos trastes.
    Então, pode deixar assim numa boa? Se eu sismar de deixar a ponte paralela ao corpo, tenho q levar num luthier pra regular a tensão das molas, ou eu mesmo posso fazer isso?
    Vlw, galera.

    Deji
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Floyd Sux.

    paulgilbert
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    dexa assim...

    e nao crie topico pra pergunta isso

    pergunta no treco do seiji/bertola

    Maidenkiller
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: Maidenkiller
    · votar


    TonyMad

    A ponte tipo Floyd Rose precisa estar paralela ao corpo. Se não estiver, ao usar a alavanca (para subir ou descer a nota tocada) a guitarra pode desafinar.... você vai ter de afrouxar um pouco as cordas, e apertar um pouco as molas localizadas atrás da guitarra...

    Tente afrouxar aproximadamente 1 volta de cada tarracha e apertar 1 volta em cada parafuso da peça que segura as molas, e vá checando a afinação com um afinador eletrônico.... se a afinação estiver mais baixa do que a padrão, pode apertar um pouco mais cada parafuso das molas.... do contrário, afrouxe mais um pouco as cordas, para poder apertar um pouco mais as molas..... vá fazendo este procedimento até a ponte entrar no alinhamento correto....

    Rachmaninoff
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    TonyMad
    A tensão das cordas ficou ligeiramente maior que a tensão das molas. A ponte subiu... e então as tensões ficaram iguais agora, com a ponte um pouco levantada. Isso não vem a ser um problema não; só não está "100% reguladinha".

    Se isso não atrapalha em nada, você pode continuar tocando sem problema nenhum.

    TonyMad
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Maidenkiller e Rachmaninoff, mto obrigado pelas respostas.

    E paulgilbert, se vc já é um mestre da guitarra e sabe tudo, pelo menos não seja arrogante, ok? Se to criando um topico é pq os q achei na pesquisa nao me satisfizeram na resposta. E como o objetivo do fórum é tirar duvidas e não simplesmente esculachar as pessoas, eu vim aqui pra perguntar.
    Q bom q sempre tem os bons usuarios q estão dispostos a ajudar.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # jul/06
    · votar


    TonyMad
    A manutenção dessas pontes são trabalhosas e caras, além de cuidadosas.
    Pra quem ainda nõa tem muita experiência na guitarra é bom evitar essas pontes.
    Faça como o Maidenkiller explicou; assim vc vai ganhando experiência.

    Toki
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    TonyMad
    Realmente é legal fazer o que o Maidenkiller falou para você pegar experiência e prática nesse tipo de ponte, para não ficar depois 2 horas quando for trocar de corda. Maaaaas, deixar desse jeito que está, se não estiver desafinando nadinha, não tem problema nenhum.

    ps: E é bem provável que depois que colocar um encordoamento novo (quando precisar, claro) a Floyd mudará de posição mesmo que seja do mesmo calibre, principalmente se for encordoamento de marca diferente.

    Belloni
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: Belloni
    · votar


    Tipo... tu ta dizendo altura em relação ao corpo, ou tu ta dizeno a ele ta disnivelado? Tipo, eu entendi é que o floyd esteja reto, porem alto, não tá no mesmo nível que o corpo da guitarra... tá acima... isso tu regula abaixando os dois pivos que sustentam o floyd... mas vai baixar a tensão e ação das cordas.

    Belloni
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    E use a busca cara :)

    Clicka aqui!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ponte Floyd. Duvida com altura