Neck-through: acesso às casas agudas; sustain

    Autor Mensagem
    Toki
    Veterano
    # jun/06


    Pessoal, estou criando este tópico mais por informação mesmo.

    Por um tempo andei meio fissurado em guitarras com construção neck-through (ou abreviando, neck-thru). Por que? O "óbvio": maior sustain e melhor acesso às casas agudas/superiores.

    Devido à minha fissura (sem maldades, por favor.. huheuhua) tentei testar o que podia de guitarras com essa construção. Testei com calma as seguintes guitarras de construção neck-thru:

    LTD M-200FM
    Cheruti (modelo "Belloni", amigo meu)
    Kramer Baretta 404

    Eu sei que podem não ser guitarras consideradas TOP (acho que a Cheruti até é sim), mas eu não estou julgando hardware, pickups, acabamento e etc. Apenas o tipo de construção do braço/corpo.

    Bem, posso dizer que essa minha gana pelo neck-thru deu uma boa acalmada:

    - A melhoria de sustain é imperceptível, ou muito pequena mesmo, pelo menos para os meus ouvidos. Acho que o tipo de ponte faz muito mais diferença neste quesito do que o tipo de construção.

    - O acesso às casas superiores, depende diretamente à concepção da guitarra. Em uma determinada guitarra apenas, com certeza ser neck-thru será melhor neste quesito do que se a mesma guitarra fosse bolt-on. Mas uma outra guitarra bolt-on poderá ser melhor que essa neck-thru. Por exemplo: a LTD M-200 (neck-thru) é melhor que a LTD M-100 (bolt-on, mas modelo igual à 200). Já a Kramer (neck-trhu)surpreendentemente tem esse acesso pior que a minha Ibanez RG270 (bolt-on). Me pareceu que o braço dela é mais para dentro do corpo, e assim o neck-thru facilita apenas até um certo ponto. PS: todas essas guitarras são do modelo "strato" com humbuckers e floyd.


    Não estou dizendo agora que neck-thru é uma enganação, que é ruim e etc. Nada disso. Acho que ainda terei uma guitarra assim. Mas cada guitarra tem a sua concepção, e o ideal (como para tudo) é testar a guitarra em interesse, comparar e tal; ou ter uma boa idéia do que se quer na hora de encomendar alguma com luthier.

    Então esse meu tópico é mais para ajudar e alertar, principalmente aqueles que moram mais distante de centros e que não podem testar as guitarras em lojas e tal: ser neck-thru não significa 100% que terá aqueeeele sustain e/ou aqueeeeele acesso às casas agudas.

    Abraços.

    Gasoline
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Eu já disse isso em outras ocasiões.

    Eu, por exemplo, não tenho nenhuma guitarra neck-through, ainda não achei nenhuma vantagem em neck-through que valha o preço extra que se paga pela guitarra, muitas vezes.

    Questão de gosto, ou até de comodismo, talvez.
    Sem contar que como eu regulo minhas guitarras, eu ia ficar com receio de mexer numa neck-through, pelo menos a principio.

    JB_
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Toki
    é assim mesmo, a grande parte quer neck-thru pq ouviu falar que é melhor e coloca em mente que quer pq quer uma, mesmo sem ter usado uma, igual captador, cara nem comprou a guitarra ainda e já ta pensando em trocar os caps sem nem mesmo pegar a guitarra e ficar 1 mês pra ver se tem necessidade, o que 80% do forum na realidade naum tem, é só pra falar que tem um dimarzio

    Belloni
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: Belloni
    · votar


    Bom, eu sou o proprietário da Cheruti mencionada. Realmente, o sustain de uma guitarra se da praticamente no corpo dela e não no braço. Óbvio que a junção do braço com o corpo desenvolve uma boa participação no sustain, mas não é o fator principal. Na fábrica da Cheruti me falaram também que o desenho da guitarra influencia muito (pela quantidade de madeira usada, formato mesmo e as colagens) no sustain, e alertaram que um modelo como o meu (uma variação entre o modelo Rhoads da Jackson com o modelo Thunder da Cheruti) não obtem um sustain tão grande quando ao do modelo Lucky, como exemplo.

    Um braço colado/parafusado bem feito pode te proporcionar um sustain excelente de invejar muito neck-trhu.

    Eu afirmo, a diferença de sustain existe, principalmente se a guitarra possuir uma ponte do tipo "tune-o-matic", ou aquele modelo em que as cordas atravessam a guitarra. Mas o floyd limita bastante o sustain, ainda mais quando o floyd é regulado por mim (hauehaueh). O que quero dizer que uma guitarra bem regulada também tem um sustain muito melhor do que uma regulada mais ou menos.

    O meu professor tem uma Cheruti também, modelo Lucky 7 cordas, com ponte Cheruti mesmo (fixa), ela tem um sustain incrivel, e a madeira do corpo é a mesma (Cheruti só trabalha com mogno).

    Quanto ao acesso as casas agudas superiores - cordas D A E do 15º traste em diante - eu percebo, talvez pelo costume já, uma grande diferença contra guitarras "bolt-on".

    Ainda não tive o prazer de testar a nova RG do Toki, mas confio no que ele diz sobre o conforto da guitarra, mas comparando com as guitarras que eu "tenho" em casa, a Cheruti sem dúvidas dá de 100 a zero nelas. Tenho em casa uma Eagle sts001 (acho que é isso, o modelo clássico aquele da Strato SSS), uma Golden HSH, já tive por algum tempo uma Yamaha HSH (não sei o modelo dela, mas bah.. a guitarra era muito macia, e timbre do caralho), e já toquei bastante com Epiphone Ed. de aniversário da Gibson HH... e de uma forma mais objetiva pra explicar, a única guitarra que me permite fazer "1-2-3-4" em todas as cordas, e em todas as 24 casas, é a Cheruti. Eu particularmente uso bem pouco (mas uso) as casas agudas superiores.

    Mas como aviso aos que pretendem comprar uma guitarra, não deixem que o fato dela ser "neck-trhu" seja um fator prioritário. É muito mais importante um captador satisfatório, uma ponte confortável e muito, mas muito importante o tipo de madeira que é construida, se você vai buscar sustain na guitarra.

    Mas ainda deixo a minha posição, sou fã de "neck-thru", uso e aprovo, e recomendo, mas existem prioridades que devem levar maior consideração antes do "neck-thru".

    Abraços.

    kbza
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    neck-through
    bolt-on

    que isso?

    Belloni
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Neck-through = Braço interiço, geralmente a guitarra assim é feita de 3 blocos de madeira, o do meio que corresponde a mão+braço+centro do corpo em um único bloco de madeira, e mais dois blocos nas laterais completando o corpo da guitarra.

    Bolt-on = Braço parafusado, construido separado do corpo da guitarra.

    kbza
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Belloni
    valeu. :)

    MatheusMX
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    eu acho mais massa mesmo só por acabamento

    Belloni
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Estéticamente eu acho muito mais bonito também. =D

    gsprs
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    eu tokei numa crafter convoy fm..
    guitarrinha legakl de 800 pilas...
    gostei dela... mtoo macia...
    um som legal.
    uma troca de caps seria mtoo boa..

    mas ele é do modelo das PRS.. tem um maravilhoso acesso as casas mais agudas.... gostei mtoo dela..

    Hyllop
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    wow, entao a minha eh Bolt-on. Nem sabia oq era isso hauhauah.

    Deji
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: Deji
    · votar


    De braço colado pra parafusado do mesmo modelo de guitarra (Shelter LP), senti uma direfenrça bem consideravel, quanto mais neck-tru...
    Fora esteticamente e o acesso as ultimas casas, é bem melhor sem aquele troculo.

    Toki
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    EduArdanuy, Belloni
    eu acho mais massa mesmo só por acabamento
    Estéticamente eu acho muito mais bonito também. =D

    Isso sim, sem dúvidas também acho mais bonito.

    Toki
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Deji
    do mesmo modelo de guitarra

    Sim, falei a mesma coisa no post inicial. Na mesma guitarra, o neck-thru sempre tenderá a ser melhor...

    Belloni
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Uma perguntinha ae:

    Um braço neck-trhu tem mais facilidade, ou é mais resistente, ao tempo, umidade, temperamento e a empenar?

    Eu tenho mais receio de escorar a cheruti pelo braço do que as outras guitarras que são bolt-on... o que será que é mais resistente contra a tensão das cordas, o neck-trhu ou o bolt-on?

    Abraços

    Deji
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Belloni
    Um braço neck-trhu tem mais facilidade, ou é mais resistente, ao tempo, umidade, temperamento e a empenar?

    depende da madeira, na maioria do sbraços neck-tru, colocase umas longarinas especificamente pra esse fim (estabilidade)

    Belloni
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Madeira mogno... mas digo, em comparação duas guitarras top de linha... com excelentes construção e qualidade de materiais. Qual tipo de braço é mais vulneravel?

    Toki
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Belloni
    que será que é mais resistente contra a tensão das cordas, o neck-trhu ou o bolt-on?
    Qual tipo de braço é mais vulneravel?

    Cara, pergunte lá no "Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos)". Tópico com "stick" no fórum de guitarra. Eu até poderia perguntar lá, mas como você que é um proprietário de uma neck-thru.. ;-)

    Belloni
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Já perguntei. Hehe.

    O Seiji só respondeu isso:

    Se o instrumento for bem construído a "durabilidade" será a mesma que qualquer outro sitema de fixação do braço.

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Neck-through: acesso às casas agudas; sustain