Por que Dave Murray não é reconhecido?

Autor Mensagem
Fabio Giavoni
Veterano
# jun/06


Aê galera! sempre me pergunto isso e nunca acho uma resposta decente:
Por que Dave Murray (Iron Maiden) não é reconhecido no meio guitarrístico como outros guitarristas (às vezes piores do que ele) são?

Quero dizer, o cara é muito bom, quem ouve Iron sabe que além de ter um timbre marcante e um estilo todo especial, ele compõe muito bem (já ouviram "Charlotte the Harlot", ele compôs sozinho) e é bem virtuose (já ouviram "Children of the Danmed" ou "Rime of the ancient mariner" ao vivo, ele sola muito rápido). Ele também improvisa impecavelmente, até a saída de Adrian Smith do Iron Maiden, ele sempre fazia improvisos nos shows, e tem uma performance legal pra caramba, ele toca até com os dentes.E muito feeling tb
Então por que não se vê GuitarPlayers com ele na capa?
Por que não há livros abordando sua técnica?
alguém pode me dizer o que falta pra ele ser reconhecido?

agora ele é mais lembrado que no início de sua carreira devido à fama do Iron que aumentou, mas antes os guitarristas mal sabiam que ele existia

P.S.: desculpem a bíblia q eu escrevi, mas eh q eu sou muito fã dele e acabei me empolgando...

pedrobrito
Veterano
# jun/06
· votar


Ele é bom guitarrista, dentro da proposta do Iron Maiden.
Tecnicamente ele não é fantástico, é apenas bom. Pegada normal.
Faz uns ligados rápidos, mas só, não usa palhetada alternada rapida, nao usa sweep, nao faz tappings legais.
Nao é um cara que contribui muito pro mundo guitarristico, mas corresponde a proposta do Iron Maiden.

MatheusMX
Veterano
# jun/06
· votar


Isso ae que o pedrobrito falou

metal hell 2
Veterano
# jun/06
· votar


quem faz o solo fudido da children of the danmed é Adrian e ñ o Dave , sim o kra é foda , mas ñ é nenhun virtuoso , suas composições são boas para o heavy metal, e até hj nunca lançou nehum album solo com aconteceu com guitarrista de outras bandas com michael romeo , kiko loureiro , john petrucci e mto outros!

metal hell 2
Veterano
# jun/06
· votar


Isso ae que o pedrobrito falou ( 2 )

marcio_zav
Veterano
# jun/06 · Editado por: marcio_zav
· votar


Isso ae que o pedrobrito falou ²³

Jimmy Maundrell
Veterano
# jun/06
· votar


injustiçado msm eh o jake e. lee

e tenho dito!

marcio_zav
Veterano
# jun/06
· votar


injustiçado

qto drama....hehehe

THE BASSMAN
Veterano
# jun/06
· votar


Fabio Giavoni

.Opa, cara, naos ei sua idade etal,mas seguinte, hjem dia o Dave Murray, ja foi ultrapassado por esses cxaras mais novos, em meados dos anos 80 nao era rao ele aparecer em capas de revistas e ser muito mais reconhecido, já foi ate considerado um dos melhores guitarristas de heavy metal, fui muito fa de Irom, e tenmho muita literatura guardada aki! o Iron de hj nao tem a força mais q tinha no passado e ja nao influencia tanto!
valeu!
UP the IRONS

janick
Veterano
# jun/06
· votar


Acho que é injustiçado sim.
Porque ele é para algumas vertentes do Metal hoje em dia, o que o page no Led, por exemplo, foi para vertentes iniciais do Metal e Rock em geral. Podem não ser solos virtuosos, mas foram solos que deram origens à novas possibilidades na guitarra. Inovou para o tempo dele.

janick
Veterano
# jun/06
· votar


Apesar de que Iron para mim é MUITO enjoativo hoje em dia, tenho que reconhecer.

Rodrigo_Iron
Veterano
# jun/06
· votar


Na minha opinião, guitarristicamente flando ele nao tem nenhum destaque mtoo grande...

Se fosse pra ele ter destaque seria por ter uma função na história do Iron Maiden mas nada pelo q ele toca

_Mr_Wylde_
Veterano
# jun/06
· votar


janick
Inovou para o tempo dele.
VAN HALEN... esse sim inovou...

Jimmy Maundrell
Veterano
# jun/06
· votar


marcio_zav
injustiçado sim...ele eh mt melhor q mt cara por ai....e eu sei como ele deve se sentir..eu passo exatamente pela mesma coisa


ohooooo, eahuiaehiuahiehiu

janick
Veterano
# jun/06
· votar


_Mr_Wylde_
Ele é um ótimo guitarrista, mas muito interpretam firulas como inovação. Inovou, sim, mas tinha muita firula também(Mas ele é o EVH, ele PODE!).

_Mr_Wylde_
Veterano
# jun/06
· votar


janick
oq vc chamaria de firula???

janick
Veterano
# jun/06
· votar


_Mr_Wylde_
Vamo lá né. Ta bom que foi uma grande evolução as técnicas de alavancada do Mestre EVH, mas era bem firulinhas. Guitarrista bom p/ caralho, mas presepeiro também. Ahah.

Ps - Nada contra isso, alias, melhor ainda, porquê estátua no palco...

Midgard
Veterano
# jun/06
· votar


Pode nao ser o melhor tecnicamente mas eh um dos meus guitar heroes =)

Midgard
Veterano
# jun/06
· votar


e tb tem cara de traquinas \o\

JB_
Veterano
# jun/06
· votar


só sei que ele parece o mestre dos magos

Dr Jivago
Veterano
# jun/06
· votar


Dave Murray foi o cara que me fez querer um dia tocar guitarra. Curto Iron desde quando meu irmão comprou o vinil do Piece of Mind em 1983.

Acho que Dave Murray e Adrian Smith atingiram o auge em 86 com o lançamento do Somewhere in Time, um album revolucionario, com guitarras excelentes e um dos melhores do Iron na minha opinião.

O problema foi que após atingir esse ápice técnico, os guitarristas do Iron estagnaram e nada do que foi produzido posterior a esse album representou alguma coisa relevante no mundo guitarristico ou mesmo no mundo do Metal.

Sem falar que a entrada do Janick Gers, com seu estilo básico e timbre duvidoso foi uma péssima influência para o Dave Murray.

Fabio Giavoni
Veterano
# jun/06
· votar


janick
gostei do q vc disse, tanto a parte do Inovou para o tempo dele como a do Apesar de que Iron para mim é MUITO enjoativo hoje em dia, tenho que reconhecer. --> para mim tb é, gostava mais até a saída do Smith, depois disso o som deles piorou bastante.
Mas não há como negar que, na década de 80, Murray e Smith foi a dupla de guitarristas q mais influenciou músicos em todo o mundo. Dave praticamente definiu o som do Iron (q agora tá muito ruim em relação ao q era).
Foi o Iron que instituiu o NWOBHM (New Wave Of Britsh Heavy Metal)
O que ele não faz q os caras de agora fazem: por exemplo o malmsteen é muuuuuito rápido e criou um novo estilo (Neoclássico), mas Dave tb criou um novo estilo, na época dele não havia ninguém com a pegada q ele tem.
Nao é um cara que contribui muito pro mundo guitarristico, como assim não contribui muito, agora pode ser q não, mas antes de Murray vc já tinha ouvido um timbre como o dele, qd ele usa uma strat H S H com floyd rose e compressor e começa a fazer ligados rápidos com alavancadas e aqueles improvisos q só ele consegue, não pela velocidade, mas pelo feeling e pegada diferenciados (diferenciados, não melhores q os guitarristas de hoje, eu sei).

Td bem q hoje em dia ele não seja da "elite" guitarrística mas Page por exemplo, ele tb está utrapassado, o q ele faz de diferente dos guitar heroes de hoje? Mas ele é muito lembrado pelo q ele fez, a guitarra evoluiu graças à ele. Não quero comparar Page e Murray, mas Dave tb fez bastante pela guitarra, como o THE BASSMAN disse (q por acaso eu não sabia), ele já foi considerado um dos melhores guitarristas de Heavy Metal. E esse estilo evoluiu muito graças à pegada diferente q ele introduziu na música.
Se não fosse ele, talvez Adrian não fosse guitarrista tb. AUhauHuaHu!

silvio_rp
Veterano
# jun/06
· votar


Se fosse pra levar em consideração o que muitos postaram aqui se o cara nao é virtuoso, nao faz sweep, nao faz tapping legal ele nao eh bom?? Ele influenciou a maioria desses que hoje fazem tudo isso. E nem levam em conta a musicalidade.

O pessoal gospe no prato que comeu mesmo pq a maioria quando começa tocar guitarra gosta de Maiden e se inspira tirando as musicas deles e depois esquece só pq consegue tocar mais rapido que o guitarrista da banda como se isso fosse muito....

Botem nas suas cabecinhas: música nem sempre precisa ser rapida e utilizar tecnicas específicas pra ser boa. Tentem compor como esses caras e verao a real dificuldade da musica.

janick
Veterano
# jun/06
· votar


Se fosse pra levar em consideração o que muitos postaram aqui se o cara nao é virtuoso, nao faz sweep, nao faz tapping legal ele nao eh bom?? Ele influenciou a maioria desses que hoje fazem tudo isso. E nem levam em conta a musicalidade. (2)
Por isso que fãs de Malmsteen e Cia me Irritam. Dá vontade de dar uns tapa e botar o infeliz para ouvir um bom Jhonny Winter, SRV, Dixie Dregs, Lynyrd Skynyrd para aprenderem o que são bons músicos, independente desses conceitos virtuoses.
Um bom exemplo dum ótimo guitarrista dos dias de hoje que não costuma utilizar parte dessas técnicas é Richie Sambora por exemplo. No Metal, Alem do Dave e do Adrian, e caras como Rhandy Roads hein? Tommy Iomi? Não precisaram disso para reconhecermos que foram(são) ótimos músicos.

Fabio Giavoni
Veterano
# jun/06
· votar


Dr Jivago
gostei do q vc disse tb, qd eu comecei a tocar guitarra, eu quis fazer solos graças ao Iron Maiden e ao Dave. Eu comecei a gostar de Metal graças ao Iron e ao Murray. E qd eu queria desistir pq achava q não tinha talento suficiente (às vezes penso isso até hoje), eu ouvia algum solo do Dave (ou do Adrian, mas principalmente do Murray, sempre gostei um pouco mais do jeito dele tocar do q o Smith) e isso me estimulava muito, e me estimula até hoje. Sei lá, parece q o som dele é muito alegre, pra cima, me deixa contente e com vontade de tocar guitarra.

janick
Veterano
# jun/06
· votar


gostei do q vc disse tb, qd eu comecei a tocar guitarra, eu quis fazer solos graças ao Iron Maiden e ao Dave. Eu comecei a gostar de Metal graças ao Iron e ao Murray.(2)
Se não fossem eles, não estaria, musicalmente, onde estou. Sou grato a eles, pois me abriram as portas ao mundo musical. Não só do Metal, que hoje não escuto tanto, mas de música mesmo. Um dos meus primeiros interesses musicais eu acho.

Fabio Giavoni
Veterano
# jun/06 · Editado por: Fabio Giavoni
· votar


eh isso aí janick e silvio_rp, pegada acima de tufo.
o q eu não gosto no Dave Murray é q eu acho ele muito influenciável, qd o Dennis Straton tava no Maiden, ele tocava de um jeito, qd entrou o Smith, ele mudou um pouco, qd entrou o Gers, ele influenciou-se ainda mais, e agora com Smith e Gers, ele mudou um pouco dinovo...

silvio_rp
Veterano
# jun/06
· votar


Fabio Giavoni
Mesmo assim nao chega a ficar ruim o som dele. Todo musico tem fase e com certeza ela nao eh a melhor dele mas isso nao faz com que tudo o que ele ja fez seja esquecido...

toddy_dus_inferno
Veterano
# jun/06
· votar


O problema foi que após atingir esse ápice técnico, os guitarristas do Iron estagnaram e nada do que foi produzido posterior a esse album representou alguma coisa relevante no mundo guitarristico ou mesmo no mundo do Metal.
e o seventh son?

tipo, e realmente não lembro de ninguém antes do dave tocando daquele jeito dele não, ele e o adrian tem uma pegada única, e realmente eles influenciaram muita gente =X

Dr Jivago
Veterano
# jun/06
· votar


Segue um excelente video do Adrian e Dave Murray na época do Somewhere in time

http://www.youtube.com/watch?v=EEXCEjFc6e4

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que Dave Murray não é reconhecido?