dicas para um bom motivo

    Autor Mensagem
    REC
    # nov/02


    e ae guitarreiros. gostaria de algumas dicas para desenvolver os motivos musicais, algum exercício que realmente ajude. Eu sei que quase todos aqui são feras no assunto. Portanto, quem puder dizer algo, por favor, contribua.

    Alberto
    # nov/02


    Qualquer escala ajuda vc a desenvolver velocidade, técnicas de palhetadas e tb precisão. É só ir fazendo as escalas com palhetadas alternadas.

    slider
    # nov/02


    eh so cromatismo no começo veio, se vc tocar bastante isso no começo, mais pra frente vc vai ver como foi bom vc ter tocado essa chatice...

    Alberto
    # nov/02


    Tb é legal fazer arpejos, acho até melhor que o cromatismo, depois de tanto treinar arpejos vc faz eles com Sweep Picking, sério é animal.

    rec
    # nov/02


    esses exercícios que vcs sugeriram são para adquirir técnicas, velocidades e tal. O que tem a ver com motivo? Por exemplo: Quero fazer um motivo de quatro notas dentro da escala de Dó maior. Que notas usar?

    Alberto
    # nov/02


    A desculpe entendi errado.

    rec
    # nov/02


    Obrigado assim mesmo pela boa vontade de vcs?

    Digao
    # nov/02


    Eu de vez em quando faco assim (tb e bom pra fazer uns licks) pego 2 compassos de 4 tempos, escolho uma escala, e fico improvisando em cima da escala, mas sempre respeitando o tempo, dai eu vo trocando de figura ritmica (seminima, colcheia, etc...) e praticando assim, com poucas notas da pra fazer bastante coisa...

    boka
    # nov/02


    tipo nao sei se eu entendi direito.. mas d qq jeito ai vai...
    sei la. um jeito bom de vc desenvolver seus licks riffs e frases e comecando no improviso.. pega uma base de musica na net e improvisa em cima dela... ai c vc ver q fez uma coisa legal volta e escreve.. ou faz de novo.. sei la.. mtas musicas boas nasceram assim

    rec
    # nov/02


    estou gostando das dicas. Tudo isto é para ver se eu consigo criar algum solo legal, que tenha coerencia, e naõ uma coisa louco, cheia de notas, que não dizem absolutamente nada.

    Digao
    # nov/02


    Tb e bom vc ouvir a base da musica e ficar assobiando ou cantando dai grava esse "guia" e faz o solo a partir dai...

    rec
    # nov/02


    mas aí fica uma coisa muito simples, vc não acha? fica parecendo que não sei tocar.

    boka
    # nov/02


    as vezes o simples fica muito mais ''bonito'' e musical do q o muito complicado... as vezes o menos eh mais.. entende.. tipo nao vai adiantar nada vc querer fazer uma***** coisa complicada e akilo soar horrivel... eh melhor vc fazer uma coisa mais simples e com menos tecnica mas seja mais bonita...

    rec
    # nov/02


    isso quer dizer que a filosofia da "perfeição está na simplicidade" está correta. Faz sentido. Às vezes fico querendo ser rápido mas esqueço que a música está na pulsação. Valeu. objetivo atingido.

    Digao
    # nov/02


    E a guitarra tem formas diferentes de se expressar q um assobio ou cantando, e so vc utilizar os recursos dela, bends, slides, hammer...

    Anônimo
    # nov/02


    tipo,

    primeira coisa, presta atencao na base
    e de acordo com os acordes da base ou entao o tom que vc quer fazer algo

    voce comeca pegando as notas que se "encaxaum"
    por exemplo
    tem um La7

    pq naum tentar infatizar a tonica a 5J e a 7?
    pode ter certeza q em quanto esse acorde estiver soando essas notas enfatizadas vaum sair bem mais bonitas.

    ta certo que na hora de improvossar talvez vc naum pense em intervalos, mais se vc quer realmente senta e escrever um solo tem que pensar nesse tipo de coisa.

    outra coisa importante eh o tipo de tecnica que vc vai usar, se vc quer uma coisa mais rapida apela pros sweeps, ligados e etc, mais se vc quer algo mais sentimental tenta usar bends, release bends , pre-bend, slide, vibrato (principalmente esse)

    dai com o a pratica vc vai ficar com a cabeça mais aberta e vai comecar a improvisar coisas mais legais

    :)

    espero ter ajudado

    mercenary
    # nov/02


    ae
    o improviso e legal com o repouso
    de se saber repousar na nota certa,a nota mais melodica de se repousar e a nota do acorde que esta sendo tocado na base ou a tonica da escala,a nota mais constante é a 3a nota do acorde
    EX:
    base de G,
    G,D
    nota melodica-g
    nota constante- qdo a musica estiver em G, use o A,
    qdo a musica estiver em d,use o E
    abraço
    :)

    lucas.hammett
    Membro
    # mai/13
    · votar


    sei que mereço o prêmio pá de ouro kkk mas eu tenho uma dúvida mais específica, eu consigo compor uma harmonia legal, mas na hora de desenvolver um solo em cima eu fico meio preso e não consigo criar um motivo rítmico ou melódico como na música Cry for You do Andy Timmons, vcê consegue sentir o motivo nas repetições das mesmas frases, ele ressalta essa "informação" na música, sacam?

    Drinho
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    lucas.hammett

    Pá de ouro total velho, já vai completar 3 copas do mundo que postaram esse tópico mas vamo lá, se os amigos moderadores entenderem que o up foi pertinente não há problema nenhum....

    vcê consegue sentir o motivo nas repetições das mesmas frases, ele ressalta essa "informação" na música, sacam?

    claro que posso notar, mas note que é um profissional do mais alto nível, é um cara extremamente estudado, técnico e de muito bom gosto em suas idéias além de ter vivenciado muita música...

    isso chama-se cantar com os dedos e por mais que se desenvolvam estudos acredito que a linguagem é algo particular de cada um, você sentir a harmonia e cantar sobre ela.... é raro eu gostar de música instrumental porque eu sempre sinto falta de uma voz com letra.....

    o andy timmons é um grande exemplo de que um cantor não faz a menor falta hehehehehe

    Isso aqui é uma das obras mais lindas que eu já ouvi, ele mescla melodias lindas com virtuosismo dando o ar de que você está na zona com um monte de mulheres ao seu lado... é fantástico....



    outro exemplo de extremo bom gosto do mestre ardanuy



    e para finalizar, Deus.



    lucas.hammett
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Drinho

    isso chama-se cantar com os dedos

    então cara, eu tenho dificuldade de expressar oqê tá na minha cabeça e passar pros dedos, é mais ou menos isso kkk

    diegodavid
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Mano vai no Torrentz e pesquise por lick library quick lick, e baixe algumas dessas vídeo-aulas, muito bom.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dicas para um bom motivo