Hamornia Funcional - Tópico Oficial

    Autor Mensagem
    Rafael Ferraço
    Veterano
    # jun/06


    Vc sabe pra que serve os graus do ch ? Eles servem pra algo, principalmente (penso eu ) nas funções harmonicas, mas que porra é essa? é a função de cada grau numa progressão, mas oque é uma progressão? uma progressão seria a "união" de alguns graus. E porque eles tão unidos? porque juntos eles tem funções, por isso funções harmonica (oque cada um faz (serve)numa harmonia penso eu) Tá bom, vc falou de funções de graus, que funções seriam essas?As funções basica são: subdominante dominante e tonica : subdominate é um acorde que chama atenção, ou seja uma idéia de introdução , seu grau no Campo Harmonico IV7+ e sua abreviação seria ST.Dominate é um acorde que da idéia de tensão, que precisa de resolução, faz a harmonia fica longa seu grau seria V7 e sua abreviação seria D.E tonica da idéia de extabilidade, ai da idéia de resolução da "tensão" sua abreviação seria T e o seu grau é I7+
    Sempre numa progresão IV V I é assim por exemplo numa progressão há um IV7+ um V7, e dois I7+ I7+ ou seja IV F7+ V G7 I C7+ I C7+ , sempre há duas tonicas, mas pode variarTa bom, vc ja citou os graus I IV e V e os outros graus? Pelo oque eu sei um CH tem 7 graus.Intão vamo recapitular oque sabemos

    I T
    II
    III
    IV ST
    V D
    VI
    VII

    (alguém continua ai, meu conhecimento se limita até ai =( )

    StoneColdDead
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    legal legal...amanha eu escrevo alguma coisa se ninguem escreve antes

    StoneColdDead
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    contunuando..e soh uma correçao: a abreviaçao de subdominante acho q eh soh "S" nao "SD".ou nao.



    Soh existem essas tres funçoes...todo mundo ja deve te ouvido fala dos relativos menores(q sao encontrados a distancia de uma terça menor descendente do acorde maior)
    entao, a funçao desses relativos vai ser a mesma do "acorde de origem"(sei lah como se chama)
    por explo

    Ex no tom C:
    C F G Am - o la menor tem funçao de tonica. A progressao fica assim: T S D tr(abreviaçao de tonica relativa)


    entao:
    Dm - Relativa de F - Funçao Sub Dominante
    Em - Relativa de Sol - Funçao Dominante

    Ex.
    C Dm G Am - T .Relativa da sub dominante(Sr). Dominante. Tr



    Mas nao eh tao simples assim. Existem tambem as relativas secundarias. Q estao localizadas uma terça maior ascendente do acorde maior.

    no Tom C
    C - Em
    G - Bm7(5b)[meio diminuto]
    F - Am


    Mas Em nao era relativa de G, e Am nao era de C?...sim.
    por isso q nao eh soh decorar as funções e analizar os acordes individualmente pra entender uma progressao. esses acordes podem ter tanto funçao dee tonica qnto de dominate. sera precisao analizar o contexto e a sonoridade deles pra descobrir isso.Se a corde der a sensaçao de conclusao, fechamente do ciclo, concerteza ele tera função de tonica

    ex.:
    C F Em G (C) - notem q o Em causa uma certa expectativa q aumenta com o G e se resolve no C entao: T S dr D T.

    C Em F G (C) - Agora o em nao tem tensao nenhuma, entao tem funçao de tonica. T tc S D

    outra boa dica eh sempre pegar a progressao T S D T como basa
    por exemplo
    C Am G C - o la estaria no tugar da subdominate. T srs D T



    Fazendo Um resumo dos acordes e das possiveis funçoes

    I7M - Tonica(T)
    IIm7 - Relativo da Subdomintante (sr)
    IIIm7 - Relativo da Dominate(dr) ou Relativo secundario da tonica(trs)
    IV7M - Subdominante
    V7 - Domintate
    VIm7 - Relativo da Tonica(tr) ou Relativo secundario da Subdominante(srs)
    VIIm7(5b) - Relativo secundario da Dominate(drs)

    obs.: formalmente ou escrever a funçao de acordes menores usam-se apenas letras minusculas.e dos maiores maiusculas.

    As relativas podem tanto substituir o acorde como servir de conexao, ligando os acorde de uma profressao simples

    ex.
    C F G D - preenxendo com relativas poderiamos fazer
    C Em F Am G Bm(5b) C.
    As funçoes seriao: T. trs. S. srs. D. drs. T



    outro exemplo

    C - Am - Dm - G Bm(5b) - C.
    nesse caso temos exemplos de conexoes e substituçoes.
    o Am conecta o C a subdomintante, q no caso foi substituida pela relativa. e o B conecata a Dominate a resoluçao(tonica).
    T tr sr D drs T.

    por enquanto eh isso =)

    eeevee
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Um upzinho pra galera que ainda não viu.

    Johnny Favorite
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    legal.

    YYuRii
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Po massa esse assunto, vou até da uma pesquisada em outros lugares tambem.

    Rafael Ferraço
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: Rafael Ferraço
    · votar


    StoneColdDead
    Valeu pela ajuda ai, sou muito grato pelas informações que vc passou no seu post, obrigado!Quando eu souber de mais coisas sobre harmonia funcional posto aqui

    Marisco
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Rafael Ferraço
    PO velho, até entendo legal de harmonia funcional, mas to meio desmotivado pra escrever um texto sobre o assunto.

    O Panucci tb entende bastante. Vou ver se falo com ele pra que a gente possa dar uma contribuição para o tópico.

    Rafael Ferraço
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Marisco
    vamo lá, a esperança é a ultima que morre, eu to aprendendo ainda, mas quando eu dominar bem vo incrementar bastante esse tópico ( pode demorar, é acho que vai, mas irei fazer...)
    mudando de assunto eu to com uma duvida nessa parte de classifa os graus dessa progressão, achei isso no bend e ligados, na parte de progressões no 1 tava muito facil agora complico de vez

    2- PROGRESSÕES HARMÔNICAS CONTENDO DOMINANTES INDIVIDUAIS SECUNDÁRIOS

    I7M V7/V V7 I7M
    C7M D7 G7 C7M

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Hamornia Funcional - Tópico Oficial