É possívek usar encordoamento 7 cordas em guitarra de 6?

    Autor Mensagem
    Kasdeyas
    Veterano
    # mai/06


    Pessoal Tenho uma duvida!!!

    É possivel ultilizar encordoamento de 7 cordas em uma guitarra de 6 eliminando a ultima corda e manter o timbre pesado normalmente??
    É que estou na duvida se vale a pena comprar a guita de 7 cordas R$R$ pq é muito caro heheh

    Abraço e aguardo uma ajuda!!

    Rachmaninoff
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Você fala remover a corda mais fina e ficar com as 6 mais graves do encordoamento de 7?
    Eu acho que a tensão vai forçar muito o braço...
    Se você não sola, faz que nem o Max Cavalera.
    Ele só usa 4 cordas na guitarra, equivalentes às 4 mais graves de uma 7 cordas.

    Deji
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Kasdeyas
    aff

    advance2
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Rachmaninoff
    eita criatividade hein

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Da sim, mas é mais fácil você comprar um jogo .013 e usar essa afinação, sai mais barato e da na mesma, veja só:
    http://www.zzounds.com/item--DADEXL1107
    http://www.stringsdirect.co.uk/Catalogue/ViewProduct.aspx?ProductId=65 3

    Tem 0.013 com "encapamento" normal. é a que eu uso.

    LOW Fl
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Kasdeyas
    mesmo se for para usar a guitar com a afinação BGDAEB tem que regular ela, a tensão no braço vai aumentar.
    Se voce for fazer isso numa guitar com floyd rose, o que eu não aconselho muito, teria que colocar mais uma mola para ficar legal. Mas acho que vai esta forçando o braço mais do que ele foi feito para surportar.

    UGO_RJ
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    aff, n eh simples assim n!

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    UGO_RJ
    É sim, são exatamente os mesmos calibres de um jogo 0.013.

    trendkill
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    cara pode usar sim.... só leva para dar uma boa regulada nas oitavas e na tensão do floyd e do braço... esse lance é muito lendario em dizer que guitarra de 6 com floyd não rola de usar encordoamento mais grosso... claro que da, só que é impossivel tambem ultilizar sem uma boa regulagem, eu tenho uma ibanez rg e sempre usei encordoamento 0.13, se eu não acho 0.13 eu compro de 7 cordas

    boleterodectba
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Guitarra 7 cordas é meio roubada, se alguma peça estraga tu não consegue substitutuir fácil... usa encordamento maior em guitara normal e de preferência sem floyd rose.

    stevbass
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    olá mano apesar de tocar baixo e ñ guitarra uso esse eskema em um dos meus contrabaixos (um jazz bass de 4 cordas). só ki no meu caso pego um encordoamento de 5 e uso apenas as quatro mais graves... agora é importantíssissímo regular o instrumento para essa tensão, ai vale akela velha e boa dica de visitar um luthier.... sem falar que caso use técnicas diversificadas é bom ter um segundo instrumento pois neste caso o intrumento ficará um pouco limitado.

    UGO_RJ
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Fritz_mkvl

    eu quis dizer q n é simples o que ele quer fazer

    comprar encordamento de 7 cordas

    RedStrato
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Putz, que trabalho... Compra logo um jogo de seis cordas 0.13 ou 0.14, eh dificil de achar, mas vai te poupar uma puta dor de cabeça!

    jonas.hetfield
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    RedStrato
    Cara olha a data do tópico...
    Se não é pra tirar dúvidas, nem ressucita esses tópicos antigaços!
    abraços e fica esperto po! kkk

    Heaffy
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    ressucitando essa joça pois é um assunto interessante :D
    .
    se vc usar afinação baixa fica d boa, tipo drop C ou B, e leva num luthier pra regular certin e talz

    Prometherion
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    O cara já deve tá usando uma de 8 cordas hoje...

    Heaffy
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    pow brother, isso ajuda a quem de repente vem aki com a msma duvida sacou? é melhor do q ficar abrindo mil tópicos

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    EDIT: Perdão pela pá de ouro...

    Eddie Van Hallen
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    O cara já deve tá usando uma de 8 cordas hoje... [2]
    hauhauaha

    aff mano
    o topico é de 2006 ¬¬

    jonas.hetfield
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Heaffy
    Mas cara, ngm tinha duvida quanto ao assunto desse topico, o cara ressucitou simplesmente pra responder uma pergunta de 5 anos atras.

    E isso do nada. :s

    Ai fica um monte de tópico inutel no topo, e os videos que postam, as duvidas que realmente não foram respondidas etc ficam pra tras!

    L.K.R
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Heaffy
    Acho que pra Drop C não rola...

    GusMedalha
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Já chegaram a alguma conclusão? quero fazer isso tbm... embora seja com 8 no meu caso

    ejames
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    GusMedalha
    Já chegaram a alguma conclusão? quero fazer isso tbm... embora seja com 8 no meu caso

    Com qual objetivo?

    Drinho
    Veterano
    # ago/20
    · votar


    Eu tentei tocar uma vez em guitarra de 7 cordas, foi uma tragédia.

    makumbator
    Moderador
    # ago/20
    · votar


    Eu tenho uma guitarra antiga (que foi minha primeira guitarra) que uso nesse esquema. Compro encordoamento de 7 cordas e elimino a corda mais aguda e afino tudo 1 terça maior abaixo. Fica muito bom. Obviamente eu regulei ela para receber esse encordoamento mais pesado (principalmente alterações no nut).

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/20
    · votar


    ejames
    Com qual objetivo?
    Também gostaria de saber...
    makumbator
    E qual é o resultado?
    Abçs

    makumbator
    Moderador
    # ago/20 · Editado por: makumbator
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Ficou bom, mas realmente tive que mandar regular tensor e mudar o nut. A ponte dela é tremolo, mas eu já a usava travada faz muito anos (então é como uma ponte fixa, pois o travamento não permite qualquer movimento). Afinação do agudo para o grave fica (é tudo no intervalo padrão da guitarra, mas terça maior abaixo):

    C (corda B - afinada 1/2 tom acima)
    G (corda G afinada igual)
    Eb (corda D 1/2 tom acima)
    Bb (corda A 1/2 tom acima)
    F (corda E 1/2 tom acima)
    C (corda B 1/2 tom acima)

    E com isso eu elimino a mi aguda do encordoamento de sete cordas (que vira corda sobressalente de uma outra guitarra em afinação padrão).

    No caso eu uso um encordoamento bem leve de sete cordas, pois na verdade eu subo a afinação das cordas individualmente meio tom (com exceção da sol), mesmo que o resultado seja o instrumento uma terça maior abaixo.

    Ao mesmo tempo em que eu queria afinação baixa, não queria um encordoamento muito pesado (pois eu poderia pegar um de 6 cordas bem pesado e afinar mais baixo. Preferi pegar o de 7, eliminar uma corda e afinar mais tenso).

    Meio doido, mas deu certo. A guitarra aguenta bem já há muito anos.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    Aproveitando o tópico...

    Eu to com 2 guitas aqui, uma stratinho e uma superstrato (de ponte fixa, é uma schecter).

    De uns tempos pra cá eu venho compondo mais, e to com dois projetos autorais, um patinando e outro que dá andando mais.
    Além desses dois projetos, tenho também uma banda "normal", dessas que tocam smoke on the water.

    Como além de tudo isso eu também curto uns metalzao desses que afinam em drop cedilha hehe, eu venho pensando em afinar a Schecter bem abaixo. To com um encordoamento 013-060 na gaveta aqui perdido (nem sei de onde veio) e deixa a strato não só para sons mais leves, mas pra qualquer coisa afinada padrão.
    Já pensei também na possibilidade de simplesmente comprar um Digitech Drop, mas como já tem um encordoamento aqui... só vai ter que cortar o nut, ajustar entonação e tensor, coisas que eu sei fazer.
    O problema é que a strato tá precisando mexer nos trastes, então por enquanto ela está afastada de suas funções rsrsrs

    enfim, falei um monte, não perguntei nada... o que vcs acham da situação? Lebrando que atualmente eu to meio falido, pretendo pegar essa grana que ainda não existe e ou dar um trato na strato (pun not intented) OU comprar o Drop.

    makumbator
    Moderador
    # ago/20 · Editado por: makumbator
    · votar


    acabaramosnicks

    Eu no seu ligar colocaria essa guitarra extra em afinação diferente (que é o que eu faço). Principalmente se você mesmo pode fazer as regulagens e usar um encordoamento que já possui e não tem perspectiva de outros usos.

    Mas qual o problema nos trastes da outra guitarra? Precisa retificar tudo por já estarem amassados e gastos? Ou é problema de apenas alguns deles estarem fora do “prumo”?

    Também já pensei em comprar o drop, mesmo tendo uma guitarra afinação baixa, pois ás vezes quero ainda mais baixa ou diferente, ou usar a com ponte flutuante em outra afinação. Uma coisa não invalida a outra.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar


    makumbator
    Mas qual o problema nos trastes da outra guitarra? Precisa retificar tudo por já estarem amassados e gastos? Ou é problema de apenas alguns deles estarem fora do “prumo”?

    Tem alguns trastes, se me recordo bem acho que é nas casas 9, 10 e 11, ele trasteja bem mais que nas outras, e se faz bend nessas casas o som morre. Como a guita tá bem véia de guerra e na real nunca passou pelo luthier (essa aqui tem história pa caraio), acho que ela merece uma visita a alguém que saiba de verdade o que está fazendo, um profissinal, ao invés de um guitarrista fuçando nela mais uma vez. Fora que se eu me meter a mexer nisso, há também a possibilidade de piorar a situação.
    Na real não são só esses trastes, ela toda tá meio esquisita, o nut também não tá 100%, enfim...

    Eu no seu ligar colocaria essa guitarra extra em afinação diferente (que é o que eu faço). Principalmente se você mesmo pode fazer as regulagens e usar um encordoamento que já possui e não tem perspectiva de outros usos.

    Então, esse lance da perspectiva de uso futuro meio que é mas não é verdade.
    Tipo, eu posso tranquilamente usar só a outra em afinação padrão, mas seria desejável ter também uma guita mais nervosa na afinação padrão.
    Fora que como eu disse, to meio falido agora, então se eu mudar a afinação da guitara boa agora, fico só com uma ruim pra tocar na afinação padrão. Dá pra ir levando, mas...

    Também já pensei em comprar o drop, mesmo tendo uma guitarra afinação baixa, pois ás vezes quero ainda mais baixa ou diferente, ou usar a com ponte flutuante em outra afinação. Uma coisa não invalida a outra.

    Na real acho que eu também vou acabar comprando o Drop cedo ou tarde, mas como tenho outras coisas que quer comprar, tanto de música como da vida normal, pensei nessa solução pra gastar a grana com outra coisa, que no caso seria o luthier na strato ao invés de comprar o Drop.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É possívek usar encordoamento 7 cordas em guitarra de 6?