Como fazer estes bends "agressivos" e diferentes? (Kiko Loureiro)

Autor Mensagem
Renkar
Veterano
# abr/06


Opa pessoal!
Ultimamente eu me deparei com uma dúvida:
Em alguns solos do Angra, o Kiko Loureiro faz um tipo de bend que tem um "tom agressivo". Com certeza tem pegada envolvida nesse bend, mas eu acho que envolve algo mais do que isso, alguma técnica.. E eu seria muito grato se vcs me explicassem como é possível fazer um bend desse.. como funciona esta técnica.

Eu upei um compactado que tem exemplares desse bend agressivo pra vcs terem idéia de que tipo de bend eu estou falando e também tem um trecho da minha participação na Bluesband que tem um bend desse, que eu inclusive não consegui fazer denovo após gravar.. hauahuahuahua:

http://rapidshare.de/files/19234808/Bends_Agressivos.rar.html

Baixem, escutem e me ajudem a resolver esta dúvida..
Muito Obrigado!
Abraços!

OBS: Já usei a busca. Não encontrei nada referente ao que eu quero..

Minow
Veterano
# abr/06
· votar


baixando.

Renkar
Veterano
# abr/06
· votar


Minow
Valew!
Escuta ae e me fala se vc tem idéia de como é que faz esses bends!

Minow
Veterano
# abr/06
· votar


nao vi nada de diferente oO
....vibrato?

harmonico artificial?

Renkar
Veterano
# abr/06
· votar


Não seria harmônico..
Vibrato acho que também não..
Vc não notou que os bends ficam tipo meio "presos"?

Midgard
Veterano
# abr/06
· votar


da um bend e um vibrato exagerado, com mais força e pegada. Na video aula ele comenta isso usa ateh o dedao pra dar mais agressividade

JB_
Veterano
# abr/06 · Editado por: JB_
· votar


Renkar
vc tem que palhetar abafando outras cordas tambem, mas não deixar elas soarem a ponto de atrapalhar a do bend, tem que ter um bom vibrato e controle até que nota vc quer chegar. No caso da Make e Nova Era ele toca 2 cordas juntas. Vc tem que "descobrir" onde que o captador vai "achar" esse som, por exemplo, numa ibanez que eu tinha eu conseguia tirar um som assim palhetando mais pro lado da ponte, enquanto agora que eu to com uma tagima k1 eu consigo bem no cap do braço.

Primeiro Bend da Nova Era

e--15----
B--18b--
G--x-----
D--x-----

Nesse vc tem que ter controle de quando move a corda do bend, pq ele toca levanta, abaixa um pouco e toca de novo e levanta

o tal bend agressivo

e----------
B---15b----
G--x-------
D-x--------
A----------
E----------


Minow
Veterano
# abr/06
· votar


Renkar
tipo...
escolhe o q vc acha q deu pra ver melhor e me diz EXATAMENTE a hora q acontece (segundos)

Racso
Veterano
# abr/06
· votar


Exatamente o que o JB_ falo, além dos vibratos junto

Minow
Veterano
# abr/06
· votar


JB_
ata, agora q vc falou eu entendi o q ele quis dizer.

Renkar
Veterano
# abr/06
· votar


Aeee valew pessoal! As respostas vieram rapidíssimas! =D


JB_
Ahnnn foi exatamente isso mesmo que eu fiz naquele bend do meu solo da Bluesband, vou tentar aprimorar pra ter controle sobre ele e conseguir esse efeito ;)


Minow
Esse bend que eu disse é aki:
Make Believe: 02s
Millenium Sun: 03s e 12s
Nova Era: 03s
Speed: 03s
Bluesband: 06s

JB_
Veterano
# abr/06
· votar


Minow
eu ficava puto qdo eu comecei a tocar guitarra, eu tinha um professor que fazia isso toda hora, e eu não conseguia, dai fui treinando muito isso dai, tambem tem que ter uma distorção que não embole

JB_
Veterano
# abr/06
· votar


Renkar
se vc assistir ele tocando enfermo vc vai perceber que ele toca umas 3 cordas na hora do bend, tem que tocar mais com jeito do que com força

http://www.youtube.com/watch?v=thfD7IujLgk&search=kiko%20loureiro

Minow
Veterano
# abr/06
· votar


Renkar
eu entendi.... um negocio q eu uso mto em blues sao uns bends desses de duas cordas, só que mais dissonantes. da um ronco agressivo legal, uso mto num blues mais a la srv.

Renkar
Veterano
# abr/06
· votar


JB_
Ahnn eu tinha visto esse vídeo.
Vou assistir denovo prestando atenção nesse detalhe do bend!

Inclusive tem outra técnica que ele usa nessa Enfermo, mas que eu acho que já sei +- como que é.. olha se é isso mesmo:

Naquele riff principal da música, ele "tapeia" com a mão direita a casa que tá 1 oitava acima da nota na mão esquerda pra conseguir akele som mais aberto, bem parecido com um harmônico?

Renkar
Veterano
# abr/06
· votar


Minow
Ahnn sei.
SRV é muuito massa! ^^

Achei muito loko esses bends agressivos.. Vou praticar bastante pra conseguir um efeito semelhante a esse!
Valew ae pessoal ;)

JB_
Veterano
# abr/06
· votar


Renkar
é isso mesmo, ao invés de palhetar ele bate na corda em cima do traste que ta uma oitava acima, dai ele tira a mesma nota soh que mais aguda, o Van Halen que faz bastante isso só que ele não bate só na oitava

Renkar
Veterano
# abr/06
· votar


JB_
Ahnn entendi!
Valew por todas as dicas kra! ;)
Abraços!

LukeBR
Veterano
# abr/06
· votar


Por falar nisso...
Vcs abafam com a mao direita?
Eu fasso esses bends com 2 dedos apenas...
Dai abafo com o 1 dedo...todas as cordas
Fica bem agressivo...mais naum consigo fazer vibratos dai, por falta de forca!
Alguem tem algum truque?

Renkar
Veterano
# abr/06
· votar


LukeBR
Hummm não tinha pensado nessa possibilidade!
Mas eu costumo abafar com a mão direita só.. pq acho que a mão esquerda daí fica mais livre mesmo pro vibrato
Inclusive os bends eu sempre fiz abafando assim mas nunca tinha saído agressivo desse jeito, só saiu assim pra gravação do meu solo pra bluesband (mas que sorte hein? ahuahuhauuha)
Tenta abafar as duas cordas antes com a mão direita e deixar a que vc vai dar o bend livre, assim funciona!
Abraços!

Drinho
Veterano
# abr/06
· votar


abafa as cordas que c n tah usando... toca co forca ... dao bend com o vibrato

Renkar
Veterano
# abr/06 · Editado por: Renkar
· votar


JB_
última dúvida:
"vc tem que palhetar abafando outras cordas tambem, mas não deixar elas soarem a ponto de atrapalhar a do bend"

As outras duas cordas que vc vai tocar abafadas... vc tem que abafá-las totalmente ou "mais de leve"?

JB_
Veterano
# abr/06
· votar


Renkar
se vc quiser um bend forte sem ruido, tipo o da Late Redemption naquela parte dos slides vc abafa elas por inteiro, se vc quiser um bend igual o que vc fez na band vc abafa de leve, sempre fazendo sweep na hora do bend pra pegar as outras cordas

Renkar
Veterano
# abr/06
· votar


JB_
Valew mais uma vez! \o/
Vou praticar isto bastante pra conseguir ter controle sobre este efeito. ;)
Abraços!

Sparkle
Veterano
# abr/06
· votar


Putz, na boa, quer falar em bends é com o Malmsteen, aquele la da os bends mais perfeitos que eu ja vi!!!

spainEL
Veterano
# abr/06
· votar


Bends agressivos? Zakk Wylde...

ryushin
Veterano
# abr/06
· votar


Ae ren.. Falei que tinha ver com o abafado... Mas a dica do lugar onde palheta tbm foi legal!

ryushin
Veterano
# abr/06
· votar


Renkar
Tava achando o começo dessa enfermo superchato... Mas mais pra frente com os tapping fica bem legal...

JB_
Veterano
# abr/06
· votar


Sparkle
bends e vibratos é com o malmsteen mesmo, o cara é foda

ryushin
Veterano
# abr/06
· votar


JB_
Ou seja.... se o gordo soubesse usar a habilidade dele para coisas mais criativas... Igual o Santana... O cara é muito foda.. Gravou 42 cd's ao longo da carreira e ainda não parou... Já o malmsteen deve ter uns 10 e parece tudo igual..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como fazer estes bends "agressivos" e diferentes? (Kiko Loureiro)