Teoria Técnica. Tópico 1- Captadores e Controles. aula -1

    Autor Mensagem
    dyogo
    Veterano
    # abr/06


    aew galera vou abrir tipo um curso aqui de teoria técnica, pra voce nao ser um guitarrista sem saber de tudo que tem de acontecer para tirar aquele solo animalll.. aproveitem!

    Captadores e Controles

    Transdutor é o nome que se dá a qualquer dispositivo eletrônico ou eletromagnético usados pra converter formas de energia física em energia elétrica. Todo captador de guitarra são transdutores de um ou de outro tipo. Eles convertem a energia de vibração da guitarra em impulsos elétricos de corrente alternada, que alimentam um amplificador. Este multiplica a intensidade de tais impulsos e os passa a um (ou mais de um) alto -falante que os transforma novamente em ondas sonoras.
    Guitarras elétricas têm em geral captadores magnéticos. Para violões, frequentemente usam transdutores de contato. Captadores magneticos só podem funcionar quando estão próximos das cordas da guitarra. Por isso, são montados no corpo do instrumento imediatamente abaixo das cordas. As guitarras podem ter um, dois ou três captadores (incluindo humbucking), raramente mais. Um seletor permite ligar e desligar captaddores, seja individualmente, seja em combinações. Devido a posição que ocupa, o captador de ritmo(do braço) tem um som mais suave do que o agudo penetrante do captador do solo (da ponte).

    Tipos de captadores:

    *Captador de bobina simples (single coil): http://arcane-inc.com/db5/00424/arcane-inc.com/_uimages/ArcaneSingleco ilbox.gif
    Em sua forma mais simples, o captador magnético consiste em um imã permanente, em barra, em torno do qual há um enrolamente formado por alguns milhares de espiras de um fio de cobre isolado e contínuo. Esse enrolamento é uma bobina elétrica. O fio é extramente delgado, como um fio de cabelo. O imã gera um campo madnético ao redor de si e o captador é montado no corpo da guitarra de forma que as cordas atravessem esse campo. Por serem de aço, as cordas interagem com o campo magnético. Enquanto as cordas estão paradas, o campo mantém uma forma regular e nada acontece à bobina. Mas, assim que uma corda é toocada, o movimento altera a forma do campo magnético do ímã, dando lugar, na bobina, a pequenos impulos elétricos. Se a bobina esta ligada a um amplificador, os impulsos serão levados até ele em forma de corrente alternada.
    O padrão preciso de vibração da corda depende da construção da guitarra e da maneira que a nota é tocada.

    O imã do captador: A maioria dos captadores magnéticos é feita de alnico, uma liga de alumínio, níquel e cobalto. Alguns fabricantes como a "Alembic" usam ímãs cerâmicos, ou de piezo. A forma do ímã dependedo projeto do captador. A barra do íma pode ter uma "rebarba" que estende um dos pólos do campo magnético, colocando-o mais próximo das cordas, ou pode apresentar, alternativament, seis extensões individuais , uma parada cada corda. Nesse último caso, há modelos em que se pode regular individualmente a altura das extensões. Existe ainda capadores com seis ímãs. Simplificando, quanto mais forteo ímã ( e quanto maior o número de espiras so enrolamente) , mais intenso será o sinal enviado ao amplificador, portanto mais volume terá o som amplificado. No entando, a partir de certo ponto, a atração do ímã "sufoca" as cordas, isto é restringe os padrões vibratórios e gera perda de sustentação ou distorção tonal.

    [/u]Próximas aulas de Captadores e Controles- tópico 1

    Aula 2 - O captador de bobina dula (Humbucker)
    [u]Aula 3-
    - Captadores Stacks
    FLW GALERAA

    emiliomiguel
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    q massa véio vc que escreveu?

    dyogo
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    up!

    dyogo
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    up

    dyogo
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    up

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teoria Técnica. Tópico 1- Captadores e Controles. aula -1