As Afinações de Jimmy Page

    Autor Mensagem
    TheChaosSpirit
    Veterano
    # abr/06


    As Afinações de Jimmy Page

    Achei este artigo muito interessante sobre as afinações diferentes que o Page usava, em inglês e resolvi traduzí-lo.

    As diferentes afinações de guitarra usadas por Page o ajudavam numa exploração musical maior. Aqui estão algumas delas:

    DADGAD
    A afinação diferente mais famosa de Page. Esta dava a guitarra uma sonoridade parecida com uma cítara. Ele aprendeu esta afinação em 1966, quando Al Stewart o ensinou a tocar "Black Waterside” (do músico folk Bert Jansch).
    Algumas músicas com esta afinação: “White Summer”, “Black Montain Side”, “Kashmir” e, mais tarde, a música “Midnight Moonlight” (uma música que surgiu de uma outra da era Zep, chamada “Swan Song”)

    CACGCE
    O álbum Led Zeppelin III era muito focado em sons acústicos. Esta afinação folk foi usada na música “Friends”, na “Bron-Yr-Aur” (esta foi lançada apenas no Physical Graffiti), e na “Poor Tom” (lançada apenas no Coda).

    CGCGCE
    Esta afinação foi usada no slide blues “Hats Off to (Roy) Harper” em 1970.

    DGDGBD
    Esta afinação foi usada por Page em algumas músicas, incluindo: “Black Country Woman” e “Going to California”. E um semi-tom abaixo para a versão estúdio da “That’s The Way”

    DADGBE
    Apenas afinando a 6ª corda para um “ré”. Afinação usada na “Moby Dick” e “Ten Years Gone”

    Rain Song (DGCGCD – versão estúdio) (EADADE – ao vivo)
    Provavelmente os mais “bonitos” acordes foram tocados nesta afinação da Rain Song.

    fonte : TheGrunge // http://www.giuberti.com.br/forumledzeppelin/viewtopic.php?t=19

    Drifter
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Putz cara, muito bom hein!

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Interessante.

    Luckas_Guitar
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Depois falam mal do homem, quero ver quem tem a manha de tocar em tantas afinações assim.

    Bramires
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Já afinei em DGCGCD pra tocar Rain Song, realmente muda o som totalmente.. E fica bonito pra caramba..

    Rachmaninoff
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Violão erudito também tem esses lances de trocar a afinação.
    Abre um leque de possibilidades.

    Luckas_Guitar
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    To pensando se D B G D B D, sol aberto com baixo em D, ficaria legal pra um slide blues, que vcs acham?

    LOW Fl
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Bramires
    Já afinei em DGCGCD pra tocar Rain Song, realmente muda o som totalmente.. E fica bonito pra caramba..
    Já toquei também. tenho o songbook. fica muito bom

    DADGAD
    Essa afinçãoele aprendeu foi masi com a slide guitar.

    A maioria dessas lombras de afinaçã veio de fato dele ter sido musico de estudio de gravação, gravou tudo quanto é tipo de musica. Pode fazer varias esperimentações

    Gilmore
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Já afinei em DGCGCD pra tocar Rain Song, realmente muda o som totalmente.. E fica bonito pra caramba..
    Realmente fica muito bom... é o tipo da coisa que não da pra parar de tocar... da até uma dor no coração na hora de voltar pra afinação normal.

    Johnny Favorite
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Talvez isso nos possibilite um leque maior, outros caminhos da criatividade. Muito bom!

    TheChaosSpirit
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    abre sim

    você tocar penta com uma afinação é uma coisa tocar com outra é completamente diferente

    Marco_Uber_Alles
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    eu toco rain song com a afinação padrão mesmo, não é a mesma coisa... =/

    Trop
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    eu toco ten years gone em drop d

    TheChaosSpirit
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    drop D viro mania

    problema é esquecer a guitarra em afinação alternativa

    dai pode dar pepino

    has4
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: has4
    · votar


    Vou quebrar um bocado de corda, mas vou tentar qualquer dia destes! rs Pô, tem que ter uma guita para cada afinação... hehe... tenho mau uma! rs

    Qual é o melhor tipo de 'slide' (marca, modelo se tiver, etc informações à respeito serão bem-vindas!)?. Como fazer um 'slide' blz (fabricação própria e caseira)?

    Flying CCCP
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Legal o tópico...

    "Black Mountain Side" é sinistra...

    Gianew
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Upei só pra ficar marcado nos "meus posts" pra mim ver depois...

    Lelo Mig
    Membro
    # set/12
    · votar


    Diferente de muito "fritador" atual que apesar de muita técnica de solo, só sabe fazer power acordes e acordes naturais simples (acreditem conheço vários, que tocam muito mas são incapazes de fazer um acorde dissonante), Jimmy Page é super ligado em harmônia. É um mestre em "concatenar" sequências belíssimas de acordes e explorar MUITO o ressonar de cordas soltas e os harmônicos que elas produzem.

    Estas afinações, nada mais mostram, do que a preocupação principal que um músico deve ter antes do "sou fodão".....FAZER MÚSICA BONITA E AGRADÁVEL AOS OUVIDOS!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a As Afinações de Jimmy Page