Corpo de Strato em tauari amarelo, onde consigo?

Autor Mensagem
    Fred_Blues
    Veterano
    # abr/06

Estou afim de montar uma Strato com o corpo em tauari amarelo, mas não acho a tal da madeira em lugar algum.

Alguém sabe onde posso conseguir essa madeira ou algum luthier que faça um corpo de Strato com ela?

Valeu.

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/06
    · votar

Fred_Blues
    Essa é uma madeira amazônica e ainda é difícil de se encontrar no centro-sul.
    Abç

Renato Dell
    Veterano
    # abr/06
    · votar

Tem gente que não aconselha porque o timbre dela é muito seco, não tem muito sustain e a secagem dela é MUITO demorada

Nunca toquei, mãs...

Fábio Seiji
    Luthier
    # abr/06
    · votar

Fred_Blues
    O nome popular de várias madeiras muda de região para região; procure o nome científico que fica mais fácil, conheço 2 tipo de tauari que têm por aqui (São Paulo)

Renato Dell
    Veterano
    # abr/06
    · votar

Especificações e padrão dela

Fábio Seiji
    Luthier
    # abr/06
    · votar

Renato Dell
    Couratari é sinonímia de Cariniana, família dos jequitibás.
    Essa da foto me parece uma Cariniana rubra (sin C. carajarum)
    Encontra-se fácil essa madeira por aqui.

Fred_Blues
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: Fred_Blues
    · votar

Renato Dell

Estranho, nunca ouvi falar mal do Tauari, muito pelo contrário, um luthier já me disse que ela é muito parecida com o Alder, e por isso seria muito boa para guitarras Strato. Existe um trabalho de conclusão de curso de um aluno da UNB avaliando madeiras nativas para construção de instrumentos onde ele destaca as diversas qualidades do Tauari, e também faz a comparação com o Alder. Vale a pena olhar esse estudo, pois ele disserta sobre outras madeiras nativas muito boas, porém pouco conhecidas.

Mohammed
    Veterano
    # abr/06
    · votar

Vou aproveitar o tópico... espero q não se incomode, Fred_Blues...

Bom... tirando o popular marfim, que outras opções rolariam para braço de guitarra, buscando semelhanças sonoras e visuais com o maple?? (não precisa ter o mesmo padrão d "desenhos"... mas seria legal se tivesse a mesma tonalidade clarinha) rola alguma??

Fred_Blues
    Veterano
    # abr/06
    · votar

Dá uma olhada no estudo a que me referi anteriormente (tem o link na mensagem) que ele indica algumas madeiras brasileira boas para braço.

Provavelmente se tu perguntar para algum luthier se elas são boas ele não saberá te dizer, pois as madeiras estudadas nesse trabalho são pouco usuais em luthieria, porém elas foram comparadas com madeiras mais usuais através de testes sonoros, características físicas e macânicas etc... e ele indica várias delas como sendo de boa qualidade, orientando as que são melhores para corpo ou para braço.

Mohammed
    Veterano
    # abr/06
    · votar

Fred_Blues

Quando vc mencionou uma tese, achei q já tivesse visto... mas agora baixei e vi q é outra... essa aí é bem melhor q a eu vi, há um tempo...

Lá citou o tauari-branco pra uso no lugar do maple... já tinha ouvido falar nisso... mas tem uma outra lá, chamada "ucuúba-da-terra-firme" q eu não conhecia... ô nomezinho desgraçado...

cliente - De que é feita essa guitarra?
    venedor - Corpo de morototó com braço de ucuúba-da-terra-firme...

O cliente ia desistir na hora... sem nem testar...

Obs: quem quiser saber o nome científico das madeiras, é só dar uma olhada nesse site aqui: http://www.manejoflorestal.org/guia.cfm?cap=12

A propósito... vcs sabem dizer se as madeireiras costumam ter lista com os nomes científicos, pra identificar mais facilmente?? anas vezes q eu fui, sempre pedi pelo nome vulgar... nunca reparei nisso

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/06
    · votar

Fred_Blues
    Mohammed
    Apesar de nunca ter usado o Tauarí, já usei madeiras alternativas para escalas e corpos e ficou muito bom. Na verdade, qualquer madeira com as especificações de peso, sentido da fibra, densidade, etc serve para fazer instrumentos sólidos. Eu já usei o Louro Canela e ficou muito bom.
    Abç

Fábio Seiji
    Luthier
    # abr/06
    · votar

Fred_Blues
    Provavelmente se tu perguntar para algum luthier se elas são boas ele não saberá te dizer, pois as madeiras estudadas nesse trabalho são pouco usuais em luthieria, porém elas foram comparadas com madeiras mais usuais através de testes sonoros, características físicas e macânicas etc... e ele indica várias delas como sendo de boa qualidade, orientando as que são melhores para corpo ou para braço.

Vc tem uma visão muito preconceituosa dos luthiers.
    Todos os luthier que eu conheço estão sempre estudando alternativas para madeiras importadas e/ou raras e possuem um conhecimento razoável de madeiras nativas.

Quanto à esse estudo eu já tinha visto por aqui e o problema dessa tese é que ele mencionou algumas madeiras raras como alternativa sendo assim tão difícil e cara quanto a tradicional (açita cavalo, copaíba e cia) e algumas madeiras que não são comerciais, apenas de utilização local, sendo difícil de encontrar em outras regiões.

Fred_Blues
    Veterano
    # abr/06
    · votar

Fábio Seiji

Desculpa Fábio, me expressei mal ao generalizar a afirmação. Mas acho que grande parte dos luthiers trabalha e conhece madeiras mais comerciais mesmo, não todos, claro que existem muitos que estão sempre aprimorando seus conhecimentos.
    Uma coisa interessante é que já conversei com vários luthiers a respeito de madeira e muitas vezes cada um me dizia uma coisa diferente sobre cada madeira, tratando-se de timbre, sustain, etc...
    Quero dizer com isso que não são todos os luthiers que se mantém atualizados e bem informados, às vezes recorrem ao achismo também, o que provavelmente não deve ser o teu caso e nem o do Bertola. Mas nem por isso deixam de ser bons luthiers, por mais que falte um pouco de conhecimento na hora da construção do instrumento mandam legal também.
    Realmente não é preconceito, só expressei um ponto de vista, afinal, não é pra qualquer um ser bom em todos os aspectos de um trabalho tão minucioso como a construção de instrumentos.[b][/b]

Fábio Seiji
    Luthier
    # abr/06
    · votar

Fred_Blues
    Eu acho que esse estigma de tradicionalismo por parte dos luthier está acabando e isso, na verdade, vem de luthiers estrangeiros que iniciaram os seus ensinamentos por aqui. Que foram de valor inestimável.
    Eu não acho que o tradicionalismo seja ruim, pra mim é um ponto de vista bastante embasado; mas no início alguém teve que experimentar determinada madeira pra saber se ela era boa.
    Hoje em dia os luthiers andam experimentando muitas coisas diferentes, máquinas modernas, materiais novos e etc.
    Até mesmo os luthiers que constróem instrumentos antigos andam experimentando coisas novas, incluindo madeiras. Eu vejo isso na oficina em que trabalho (construção de cravo).
    No exterior andam vendendo espelhos e acessórios para violino, viola, violoncelo e contra baixo feitos em ipê; arcos em maçaranduba e etc.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Corpo de Strato em tauari amarelo, onde consigo?