Estudar Teoria ou aprender de ouvido

Autor Mensagem
Daniel Cortonesi
# ago/02


Ae galera , to abrindo uma discussão, sobre se devemos estudar teoria, pois muita gente anda perguntando pra que serve uma escala se é necessário. Muita gente fala que aprendeu sozinho que tecnica não leva a nada, o importante é o feeling

maiden maniaco
# ago/02


cara, pra ser bom, improvisar, compor etc...(tudo isso com mais facilidade é claro) vc tem que estudar pelo menos 30 minutos por dia!!!sem estudo "no way"!!!o estudo te proporciona um conforto maior na hora do solo, na improvisação, te dá mais confiança. vc não corre o risco de "engasgar no meio do solo" e ficar sem saber ou até mesmo desafinar, sair da escala etc...portanto considero o estudo fundamental para um guitarrista que quer tocar em banda.

Joe Doe
# ago/02


Bom, com certeza estudar vale muito a pena porém eu sou cria daqueles livrinhos de cifras que são ou que eram vendidos nas bancas de jornal.
Porém fui me atrvendo a fazer um solos e hoje em dia (4 anos depois) consigo tocar algumas músicas do GRANDE MESTRE " JOE SATRIANI" mais porém com muito estudo e no velho e bom estilo AUTODIDATA.
Espero ter me espressado bem.

Clapton
# ago/02


o estudo e muito importante principalmete a teoria musical muitos querem ler partitura ser ter feito uma aula teorica mas nem ferrando q ele fai conseguir ler uma partitura e depois na pratica com certeza pelo menos meia hora e muito poco c vc gosta mesmo toca pelo menos 2 horas ai nesse tempo vc faz experiencias e novos arranjos pra ficar melhor ainda e isso q eu faço eu ñ tenho tempo toco quando to com vontade mais depois q eu olho pro relogio perdi totalmente a noçao d tempo e e isso ai eu nunca vi essas aulas teoricas daqui mais com certeza ñ e melhor do q a d um professor tirando suas duvidas aqui ñ serve pra aprender no maximo pra complementar seus estudos com algumas colunas interessantes mais isso nun ca substituira um professor ou uma escola e isso gente c vcs gostam mesmo ñ liguem para os outros faça o q vc gosta!!!e num e pq eu disse q tem tocar 2 horas vc vai tocar na amarra ninguem aqui obriga ninguem esse e meu tempo e com certeza num toco so isso!!Valeu pessoal!!

maiden maniaco
# ago/02


clapton, cara, curto as suas respostas, acho que vc tem toda a razão de sempre tocar na tecla do estudo, de dar importância à teoria musical, mas uma coisa eu tenho que discordar!!!mais vale vc estudar 30 minutos totalmente concentrado, passando a teoria para a prática, fazendo os exercícios com extrema técnica, do que passar 2 ou até 4 horas apenas "tocando guitarra", é bem diferente!!Um abraço!!

ebmp
# ago/02


eu naum estudei e improviso **m seguranca

ebmp
# ago/02


**** q pariu desses ******* de ***** de ** de ***** de asterisco

Kenji
# ago/02


hehehehe

Anônimo
# ago/02


eu acho bom estudar um pouco de teoria.mas tambem acho que o musico nao deve se prender muito nela,tem que deixar o sentimento fluir das suas maos.muita gente tambem encontra dificuldade em aprender certas coisas.

Anônimo
# ago/02


caralhu esses asteriscú

Daniel Cortonesi
# ago/02


Na minha opinião, eu acho que para aprender a tocar tem que estudar teoria, e estudar muito, muitas horas no quarto, estudando improvisos, escalas e acordes. Acho que ser auto didata é legal, mas você perde muito mais tempo para chegar a um nivel do que com um professor. Tipo o Doe Joe é auto didata, e demorou 4 anos para tocar uma música do satriani, acho que se estudasse em uma escola ou com um professor, talvez ele reduzisse esse tempo pela metade. O ebmp fala que improvisa numa boa sem ter estudado, na boa, ele se eu te chamar pra tocar e falar pra tocar um I V II com modulação, por mais básico que eu passe os acordes pra você,vai se embananar todo.A técnica ajuda o Feeling, quanto mais vocÊ estuda, mais abre a sua cabeça, se voc~e não estuda, chega uma hora que você só faz a mesma coisa, fica sem idéias, fica estagnado.
Não existe um bom guitarrista sem que ele tenha estudado, ele pode ser autodidata, mas tem que ter estudado e muito.
Não pensem que David Gilmour do Pink Floyd faz aqueles solos que ele faz só de feeling, ele sabe o que está fazendo

Cereal Fcker
Veterano
# out/05
· votar


faz os dois que vc vai ser melhor do q fazer um soh

darkwolf
Veterano
# out/05
· votar


tem que ser que nem eu
EU SOU O TRUE DO AUTODIDATA!
ahuaha

maniac123
Veterano
# out/05
· votar


o importante é o feeling


já começou errado.

Gambá do Rock
Veterano
# out/05
· votar


maniac123
já começou errado.

nem sempre... não seja tão arraigado em SEUS valores

hehehehehehe

maniac123
Veterano
# out/05
· votar


Daniel Cortonesi

o importante é ouvir malmsteen. o resto vc aprende com o tempo.

Gambá do Rock
Veterano
# out/05
· votar


Daniel Cortonesi
o importante é ouvir malmsteen. o resto vc aprende com o tempo.

Concordo! ouça malmesting e SRV. Tire suas próprias conclusões.

Exerça seu poder de escolha

heathcliff
Veterano
# out/05
· votar


Aprenda teoria porem tenha um ouvido apurado

gege_correa
Veterano
# out/05
· votar


Estudar Teoria ou aprender de ouvido?

Os dois, estudar teoria E aprender de ouvido.

Onizuka
Veterano
# out/05
· votar


O estudo da teoria envolve o ouvido ( percepção musical )

lorotempest
Veterano
# out/05
· votar


se vc qer realmente ser um GUITARRERO vc temque estudar teoria... mais tome cuidado com estes professores pilantras que nao sabem nda de teoria, soh qerem te ensinar prática, prática tbm eh mto importante, mais, ao contrario do que dizem por ai, pratica sem teoria nao eh nda !!!

prescot_san
Veterano
# out/05
· votar


Acho que esse foi o primeiro tópico do CC

Arpeggios From Hell
Veterano
# out/05
· votar


Estudar de 2 a 4 horas por dia é pra quem não faz nada da vida e é sustentado pelos pais ... ou quem pode fazer isso e vai seguir carreira, eu por exemplo trabalho o dia todo e ano que vem volto a estudar ... Não tenho tempo hábil pra tdo isso ... Então poko tempo que tenho aos fins de semana ( Que serve pra eu namorar e descançar a cabeça da semana estressante de trampo) eu toco, faço alguns exercicios pra manter a tecnica e me divirto fazendo um barulho, mas é claro que eu num tenho nenhuma pretenção de virar músico profissional ou qquer coisa. Mas eu não desestimulo ninguém a estudar, msm pq conhecimento nunca ocupa espaço !!!

Jaum_Paulo
Veterano
# out/05
· votar


Estudar Teoria

ouvido vem mais fácil depois disso

edu_alenkar
Veterano
# out/05
· votar


Estudar de 2 a 4 horas por dia é pra quem não faz nada da vida e é sustentado pelos pais


Isso eh q me deixa grilado. Quando vc vai ler entrevistas com guitarristas fomsos eles costumam falar do tempo q começaram a tocar e dizem q estudavam cerca de 6 a 8 horas por dia. O kirk hammet chegava a estudar 12!!!!.......tem q ser um vagabundo completo para conseguir tempo para isso.....Sera q para vc ser um grande guitarrarrista vc tem q parar de estudar, se trancafiar num quarto e se matar de estudar???? Num eh possivel q alguem q estude ou tenha um trabalho consiga arranjar tanto tempo para se dedicar a guitarra.

Arpeggios From Hell
Veterano
# out/05
· votar


edu_alenkar

Cara, pra realidade de nós brasileiros pobres e trabalhadores issu não ecxiste, como diria padre Quevedo !!! Pow bicho ... Antigamente a realidade era outra né ... hj em dia s evc não se dedicar no trampo e não estudar mto o mercado de trabalho e a sociedade em geral te engolem !!! Antes tinha mais trampo e mto mais oportunidades, não tá facil ... Essa mulekada daki acha que a vida é so tocar guitarra ... Qdo vc tá com 14 ou 16 anos teu pai te aguenta ainda, mas depois tem que pensar no teu futuro ... Por isso pra min guitarra so na base da diversão e "terapia" ... Saca ??? Só pra desbaratinar da rotina ... desestressar msm

lula_molusco
Veterano
# out/05
· votar


AMBOS

spy2k
Veterano
# out/05
· votar


Estude e SÓ tire de ouvido.

:)

é assim q eu faço.

joao 5murf
Veterano
# out/05
· votar


Estudar Teoria ou aprender de ouvido
nao pode fazer os dois? ^^

Cansoneiro
Veterano
# out/05
· votar


oO

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Estudar Teoria ou aprender de ouvido