Tecnicas e dicas pra solo

    Autor Mensagem
    Freiheit
    Veterano
    # ago/03


    Alguem aqui pode dar uma mãozinha quanto a isso? Geralmente qdo eu começo o solo em um tom, numa escala, eu geralmente acabo passando pra outra escala e mudando o tom o q na maioria das vezes ocasiona num som estranho na musica...

    Geralmente tento usar o braço todo da guitarra, mas acabo me enrolando as vezes, e fugindo do tom da música e tal, se alguem puder ajudar nisso tambem, ficaria agradecido

    []'s

    Alan Domingues
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Putz 15 cabeças e ningue, responde o cara.

    Po veio só tocando mesmo para sanar o problema. 1° de tudo se tem que tar com todas as escalas debaixo do dedo cara. Tipo faz alguns macetes que ajuda no início. De um desenho de penta por exemplo se puxa a escala maior e a menor e menor harmonica e melodica por exemplo saca. Liga os desenhos. E tipo não se prende nos desenhos em sí, e sim nas notas saca. É chato de decorar mais se vai ver que depois sai tudo no automatico :-)

    C ya

    John Andrade
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Tem uma coisa que vem depois de você aprender as escalas e começar a enxergar sozinho:
    Confie mais no teu som. já fiz muitos solos excelentes na minha opinião sem pensar nas escalas, se to dentro ou to fora... só confiando na sonoridade.

    pagode alto astral
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Se o cara for solar e ficar só pensando no "certo" harmonicamente falando , ou o solo vai sair "duro" ou o cara vai explodir raciocinando.Tem certas músicas com mudanças bruscas de harmonia que é fogo pra se fixar demais.Tá certo aí em cima...vai por ti.Toca tudo que der pro som "entrar na cabeça".Vai de intervalos e suas sonoridades que teu solo tenderá a ser mais solto e fluído.Mas treina pra valer pq isso não é fácil.

    John Andrade
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Imagine a melodia na sua cabeça, de forma que fique linda, do jeito que você quer. depois tenta executá-la. se for dificil, normal, nem sempre é fácil, mas quando conseguir tocar tudo o que passa oela tua cabeça... ninguem te segura ! Outra dica, é cantar as notas !!! sim, com a boca !!! (Ouça this masquerade do George Benson). cantar as notas enquanto toca, dá uma noção muito grande de sonoridade do instrumento, como se você soubesse onde está cada som !

    snd
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    eh estranho, mas vale a pena tentar....

    começe fazendo o solo na sua boca!!!... tente criar algo legal... mesmo q vc esteja tentando imitar um solo popular na boca... mas faça algo legal, se possivel grave e tenta depois "tirar" oq vc criou... eu jah vi um cover de Clapton ao vivo e o cara parecia acompanhar a guitarra com a expressão visual da boca... era muito doido

    Freiheit
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Vlw ae pessoal...

    Eu qdo to tentando solar nunca fico me preocupando em ver se to dentro da escala X ou da escala Y...
    eu sigo as vezes so uma base da escala maior, e vo mudando algumas coisas no decorrer do caminho...

    E tipo, para pegar um pouco mais de velocidade, alguem sabe algo?

    John Andrade
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    TREINE MUITO, mas treine devagar pra executar com perfeição, clareza, depois tente aumentar a velocidade.
    Já vi muitos caras que eram extremamentes rápidos, mas era um som tão SUJO !!! e a musicalidade do cara intão... precisava ser lapidada. Ele queria passar muita informação com pouco conteudo.

    Tem uma história que você vai lembrar pra sempre agora:

    Imagine o seguinte: Um franco atirador. Com uma bala só, ele acerta no meio dos olhos da vitima. ele dá um tiro só e acerta onde ele quer. Agora imagine uma criança com uma UZI. ele acerta alguma coisa, mas não escolhe e acerta onde quer. o mesmo acontece na guitarra. tem caras que usam poucas notas e sempre acertam. Outros atiram muitas notas rápidas e não acertam como OS GRANDES.

    Caras que tem muita velocidade e clareza na execução (tipo Steve Morse) com certeza treinaram muito para atingir esse resultado. Esse papo de: O CARA NASCEU PRA ISSO, é muito relativo. Os caras podem ter nascido com uma puta musicalidade, mas não se nasce com técnica. tem que treinar muito.

    spy2k
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    tipw..tu pode usar pentas de outros tons saca.. vamos supor..tu ta solando em Am .. vc pode usar a penta de Em tb... pq ela são as mesmas notas..saca ? tu tem q ver q escalas tem o mesmo som.. e as vezes.. tipw.. tu pode .. colocar algum intervalo..como 4+ ou 7M aí tu improvisa isso na hora..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tecnicas e dicas pra solo