Autor |
Mensagem |
be yourself Veterano |
# mar/06
1- Galera eu usei a busca e mesmo assim não entedi direito porque tem as vezes nas músicas Tom = C (Ou qualquer outro tom)
2- Eu tava pesquisando e também não achei nada...Eu vejo nego falando Ahh a Pentatônica esta em Dm...Como que faço para saber essa parada de tom na escala?Como isso funciona?
Por favor me ajudem :(
Abraços
|
LeandroP Moderador |
# mar/06
· votar
be yourself
Estude harmonia.
Veja no "tópicos essênciais de guitarra" os tópicos de "harmonização e campo harmônico" e "glossário de acordes". Dê uma lida.
|
be yourself Veterano |
# mar/06
· votar
Pow..Uma parada que eu vi aqui mexendo no Guitar Pro
É que se eu quero descobrir em que tonalidade a escala tá...Eu pego tipo as notas dela
Exemplo a Penta
C D E G A
Dae pega o ultimo que é o "A" e harmoniza ele..Vai dar Am e então vai dar o tom...O.o Testei isso com outros e funfou
Porque funcionou..alguem sabe explicar?
|
LeandroP Moderador |
# mar/06
· votar
be yourself
Porque tem as mesmas notas de uma penta de Am, só que começando pelo C.
C D E G A --> penta de C maior
A C D E G --> penta de Am
|
be yourself Veterano |
# mar/06 · Editado por: be yourself
· votar
LeandroPanucci
Então a penta de C maior é a mesma coisa que Penta Am???
|
LeandroP Moderador |
# mar/06
· votar
be yourself
Não. Uma começa com uma nota e a outra começa com outra nota. Mas você pode afirmar que as duas pentas tem notas em comum.
|
Percival Veterano |
# mar/06
· votar
be yourself
Não, são escalas diferentes... só possuem as mesmas notas
|
be yourself Veterano |
# mar/06
· votar
Cada vez mais me confundo :S
shit!
..
|
LeandroP Moderador |
# mar/06
· votar
be yourself
Não precisa se confundir, é simples.
É pra ficar contente!
Veja, se uma escala tem as notas: C, D, E, F, G, A, B, usando as mesmas notas da escala, você terá mais 6 novas escalas.
Veja começando pelo D, é a mesma escala de C? Não!
D, E, F, G, A, B, C, D
Tem as mesmas notas, mas esta já não é mais uma escala maior como a de Dó, e sim uma Escala de Ré menor.
Portanto são escalas diferentes, não acha??
O mesmo acontece com a pentatônica. Só que ela gera apenas 5 escalas diferentes, porque contém só 5 notas e não 7 notas como a escala de C maior que eu usei de exemplo.
Pense pelo lado bom. Não é confuso, mas tem que pensar e não precisa obter a resposta na hora, mas insistir, com força!
Você sacou o que eu quis dizer?
|
LeandroP Moderador |
# mar/06
· votar
be yourself
Agora, é importante conhecer os intervalos.
Por que eu afirmei que começando pelo D, vira uma escala menor?
Por que se você contar quantos tons tem até a 3a (terceira nota) você sabe se é maior ou menor.
Se tiver 1 tom e meio (avança 3 trastes) é menor.
Se tiver 2 tons (avança 4 trastes) é maior
Da nota C pra nota E (que é a terceira nota partindo de C) temos 2 tons --> 3a maior.
Da nota D pra nota F (que é a terceira nota partindo de D) temos 1,5 tom --> 3a menor.
|
be yourself Veterano |
# mar/06
· votar
G,A,B,C,D,E,F
Então podemos afirmar que a escala acima derivada da C...É maior?
|
LeandroP Moderador |
# mar/06
· votar
be yourself
Sim, exatamente. Escala de G mixolídio.
De G pra B você tem uma terça maior, o que caracteriza maior. Por outro lado, existem outros intervalos que diferenciam também os modos "maiores". Este em específico, tem um intervalo de 7a menor (5 tons da T pra 7), o que coloca este acorde na categoria dos dominantes.
Em cima de cada detalhe da escala, dos diferentes intervalos que ela apresenta, que você aplica os conhecimentos de tom e semi tom, ou seja, de intervalos. Por isso eu afirmo que você deve ter esse assunto entendido, pra prosseguir. De certa forma, você pode usar desta ferramenta pra aplicar o que sabe sobre intervalos criando escalas.
|
Extrapolation Veterano |
# mar/06
· votar
be yourself
TU DE NOVO!!!!
kkkk to brincando
olha só, como o panucci te disse, estudar intervalos vai ser muito util pra tu entenderes acho q todas as perguntas q eu já li q fizestes
posta teu email ai q eu vo te manda um bagulho q fiz q pode te ajudar (eu acho hehe)
estude intervalos, depois os modos gregos... sao sete escalas q tem muita coisa pra tu aprender de inicio e te esclarecer duvidas, te criar caminhos novos para estudo e etc
mesmo q tu nao entenda e essencia da diferença de cada um dos modos vai ser bom pra ti aprender as diferenças quanto estrutura pelo menos
|
LeandroP Moderador |
# mar/06
· votar
vai ser bom pra ti aprender as diferenças quanto estrutura
Extrapolation
Na mosca!
|
Extrapolation Veterano |
# mar/06
· votar
LeandroPanucci
foi assim q aprendi, e foi sozinho... entao acho q qualquer outra alma consegue tb :)
ah cara, aproveitando... quando dizemos tonalidade maior, menor... eu tenho usada assim ultimamente: Tom: X Tonalidade: dórico
por exemplo, posso dizer isso?
|
LeandroP Moderador |
# mar/06
· votar
Extrapolation
Pode sim. Está sendo ainda mais específico.
|
Extrapolation Veterano |
# mar/06
· votar
LeandroPanucci
vo dormir feliz e despreocupado hj entao hehe
valeu
|
LeandroP Moderador |
# mar/06
· votar
;)