Pesquisa - q tipo de programas um guitarrista precisa

    Autor Mensagem
    Gan
    Veterano
    # fev/06


    olá, eu sou um guitarrista, q estuda ciências da computação e nesse meu último ano preciso de um projeto de conclusão de curso.
    Inicialmente pensei em fazer um pedal de efeitos virtual, mas agora me parece mais interessante não só o pedal de efeito mas também um programa q ajude o guitarrista em todos os aspectos desde o aprendizado até a gravação.
    Levando em consideração q eu tenho 2 semestres para aprender me digam o q vcs esperam de um programa desses, se possível sugestões bem claras.

    uma última coisa: eu preciso saber o funcionamento físico de dois efeitos: distorção e reverb, entenda por funcionamento físico q tipo de modificação eu tenho q fazer na onda sonora do som limpo para conseguir esses efeitos, isso é imprescindível para a programação, portanto, se alguém tiver um link eu agradeço.

    Gan
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    nenhuma sugestão?

    The Splinters
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    - Simulação de Efeitos
    - Demonstração/Shapes de Escalas
    - Editor de Tablaturas e Partituras
    - Midi
    - Gravação Multipista
    - Mixers
    - Download(P2P)
    - Sampler
    - Player

    etc...

    The Splinters
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Quanto à simulação:

    http://www.tonepad.com/
    http://www.handmades.com.br/

    Minow
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Gan
    uma última coisa: eu preciso saber o funcionamento físico de dois efeitos: distorção e reverb, entenda por funcionamento físico q tipo de modificação eu tenho q fazer na onda sonora do som limpo para conseguir esses efeitos, isso é imprescindível para a programação, portanto, se alguém tiver um link eu agradeço.

    basta dar suporte a plugins vst.
    vc nao precisa quebrar a cabeça com isso....

    Midgard
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    FAça um programa q simule captaçao das guitarras =)
    Tipo pluga uma strato e faz fica com som de Les Paul. Ou simule captadores tipo Seymor e dimarzio =D

    Gan
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    FAça um programa q simule captaçao das guitarras =)
    Tipo pluga uma strato e faz fica com som de Les Paul. Ou simule captadores tipo Seymor e dimarzio =D

    cara, esse é meu sonho nesse programa, mas me parece difícil de implementar, não sei se deveria colocar efeito no som de uma strato pra tranformar em les paul, por exemplo, ou então usar sons pré-gravados da les paul :/


    The Splinters
    valeu cara, vo olhar os links


    basta dar suporte a plugins vst.
    vc nao precisa quebrar a cabeça com isso....

    não sei se meus professores aceitariam isso :/

    Steve Morsa
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Pro Tools para composição de solos.

    danielrech
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Gan

    Dae cara, sou formado em ciências da computação também. Nunca trabalhei com computação musical, mas a dica que posso dar é:

    Não se proponha a fazer coisas em excesso, que depois você não vai dar conta! 1 ano passa MUITO rápido na universidade, você bem deve saber.

    Tente delimitar bem o projeto, sem idéias megalomaníacas.

    No mais é só usar a criatividade, pois esse é um tema muito pouco explorado, pelo menos no Brasil.

    Você podia começar fazendo uma pedaleira virtual só com distorções por enquanto. Dependendo do nível de complexidade, vai adicionando outros efeitos.

    Se ficar bom ninguém vai mais precisar ficar comprando simuladores caros, pois vamos ter um freeware [ou não :) ].

    Gan
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    The Splinters
    cara vc me passou links pra fazer um pedal físico, eu pretendo fazer um virtual.

    Se alguém me der a explicação física de como as ondas sonoras se comportam na distorção, eu agradeço.

    danielrech
    bom conselho cara, vo aproveitar e te perguntar uma coisa, meus professores sugeriram c# ou delphi, em q linguagem vc faria??

    Gan
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    e foi decidido tb q vai ser só um pedal de efeito mesmo, sem editor de tabs e tal

    Matheus Mattos
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Gan
    Se alguém me der a explicação física de como as ondas sonoras se comportam na distorção, eu agradeço.

    Vê esse site aqui: www.harmony-central.com
    Clica em Guitar, depois em Effects. Tem uma seção lá chamada "effects explained" que dá uma explicada sobre como alguns efeitos se comportam.

    meus professores sugeriram c# ou delphi, em q linguagem vc faria??
    Também sou dessa área de doido... Eu faria em C#.

    Aqui cabe uma piadinha tosca: Mesmo porque C# (C sharp) é Dó sustenido e tem mais a ver com o assunto do seu TCC... hehhehehe

    []s e boa sorte.

    Minow
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    basta dar suporte a plugins vst.
    vc nao precisa quebrar a cabeça com isso....
    não sei se meus professores aceitariam isso :/


    poxa, programas tipo sonar, nuendo e cubase dao suporte a esses plugins.... se vc fizer o proximo cubase seus professores nao iriam gostar? =P

    Rachmaninoff
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Gan
    Matheus Mattos

    Como eu sou um programador TRUE, eu faria em C/C++.
    Só um alerta: programas que mexem com som não são coisas simples...

    Gan
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Matheus Mattos
    site true \m/ muito bom mesmo, mas eu não achei o mais importante, a distorção : /.

    Minow
    eu tava lendo o manual de referência do directx, e parece q ele tem funções prontas pra gravar e até uns efeitos tipo reverb, quantos ao plugins tem overdrive tb?

    Rachmaninoff
    hehe, andei lendo uns artigos hoje, tão dizendo q c# é uma evolução do c++ um casamento da potência de c com a estabilidade, e facilidade do java. Difícil quanto, no máximo umas instruções em assembly por enquanto da bra por : )

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    caraio, isso me lembrou da época que eu programava hahaha...

    Gan

    tente fazer as coisas partindo do seguinte pensamento: a distorção é o sinal original com ruídos, pois na verdade é, e foi assim que ela nasceu hehe...
    acho que vc vai precisar de muitos algoritimos pra transformar o sinal hein, vai ser algo trabalhoso

    Gan
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    pow naum programa mais?? abandonou essa vida dura?? heheh

    vlw as dicas brother, mas de ruído eu só entendo de ruído num sinal duma rede msm, mas eu pela sua dica acho q eu achei uma coisa importante

    "É a diferença, em dB, entre o nível máximo de amplitude que pode ser representado numa determinada resolução e o ruído do sistema. Quanto maior a resolução, ou seja, quanto mais bits são usados para representar a amplitude do som, maior será a diferença entre o nível mais alto de reprodução e o ruído."

    pelo jeito vo ter q escovar bits : /

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pesquisa - q tipo de programas um guitarrista precisa