Gravando violão acústico no computador ...

    Autor Mensagem
    chadox
    Veterano
    # fev/06


    Olá pessoal,

    Gostaria de saber qual seria a melhor forma para gravar um violão acústico no computador?

    Com relação à microfonação: Eu uso microfonezinho genérico de computador, existe algum melhor para fazer isso?
    Eu tenho um mic AIWA aqui em casa mas eu ligo na placa e não funciona, não sei porquê.

    E com a voz eu também uso o mesmo "método" e "equipamento": miczinho genérico, alguem tem alguma sugestão?

    Em breve vou postar uma gravação que fiz, para vocês verem como que fica.

    Valeu

    Abraços

    gustavo_m
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    chadox
    todos os videos q eu faço.. e mp3.. sao feitos com micro normal..

    nao da uma chiadeira.. mas eh diferente...

    compensa mais continuar com o mic normal.. do q arriscar um prof.. e nao ter um bom desempenho..

    Sobre o fato de nao sair som.. deve ser ow problema no mic.. ow a configuraçao dele..

    da uma olhada..dpois me fla..

    flw

    Older_Guitar
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Older_Guitar
    · votar


    chadox
    Eu uso o mic normal do pc, funfa numa boa.
    E o som fica com uma qualidade razoável.

    Eu usei uma vez os microfones que uso na minha banda, mas num deu muito certo no pc.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Imagino q o lance dos microfones normais (os de verdade) nao funcionarem, é pelo fato deles precisarem de uma préamplificação pra empurra-los.

    Por isso geralmente eles são ligados em mesas de som, q já possuem esse tal pré.

    Muito provavel que seja este o motivo deles não funcionarem, ou funcionarem com um volume bem baixinho espetados direto na placa de som.

    Mas isso é só um "achismo" meu, teria q testar um com mesa e sem mesa pra sacar se é isso mesmo.

    Gasoline
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Depende do tipo de mic.

    Se for mics que requerem phantom power, só com mesa.

    Se forem mics "normais" pode espetar direto.

    Um que eu usei direto uma vez, e gostei do resultado foi o LeSon SM58+.

    Para gravar violão, o ideal é usar 2 mics ao mesmo tempo, um no soundhole e outro na escala, ai fica o bicho.

    chadox
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    gustavo_m
    Beleza. POis é , se pá vou continuar gravando com o normalzinho mesmo.
    Não sei...configuração num é, porque eu vi todas as variantes e nada melhorou.
    Quando eu ligo ele atrás e fico ligando e desligando o on/off , aparece um estalo na gravação, no programa, e no intervalo do on pro OFF e vice versa, dá pra escutar a gravação, mas fica picada. Seria como se vc estivesse ouvindo rádio e apertando MUTE repetidas vezes e rapidamente.

    Older_Guitar
    Pois é, se pá deve ser a questão da pre amplificação.


    JoeCruzGuitar
    No caso dessa pré-amplificação, eu tenho um V-amp2 , serve?
    Sacou o problema de ON/OFF que eu expliquei pro gustavo_m ?


    Gasoline
    Hmm. Bom, o meu mic é um AIWA, basicão, como q eu faço pra saber se ele eh phantom power.
    A proposito, OQUE É phantom power hehe ?

    Ele é o mic tradicional, só que o cablo é embutido no microfone não é conectável como a maioria.
    E o de pc é o mais básico possível, quadradinho pequeninho.

    Quanto custa esse LeSon ?

    No caso dos 2 mic, precisaria da mesa né? Ixi, aí é muito custo hehe.

    Gasoline
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Phantom power é uma pré-alimentação (uma corrente extra) para que o mic funcione com volume "normal". Mics normais, não necessitam dessa força extra, porém perdem em definição.

    Muito provavelmente, teu mic é do tipo "normal" (eu nunca lembro se é dinamico ou condensador) e tá com algum problema na chavinha de on-off.

    Evite usar muitos adaptadores também, eles matam qualquer som. Se tiver que usar, utilize adaptadores de qualidade.

    O LeSon custava por volta de 100 reais a ultima vez que eu vi (vi por 98,90 dinheiros na verdade).

    Sim, no caso dos 2 mics precisaria de uma mesa.


    Uma dica extra. O buraco do teu violão, é como uma caixa de som, conforme tu muda a posição do mic na frente, tu muda o som. Experimente alterar a posição do mic, até achar o "sweet spot" (aquele lugarzinho aonde o som fica O BICHO) que com certeza vai melhorar a qualidade da tua gravação.

    O ideal para se gravar violões com muita qualidade, é mics bons, ligados numa mesa boa. Mics bons podem custar de 200 a 2000 reais, e o mesmo acontece com mesas legais. Mas dá para fazer gravações legais gastando pouco.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravando violão acústico no computador ...