Qual a melhor solução para remover ruído comum de alto ganho?

    Autor Mensagem
    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # fev/06


    Opa!

    Andei sumido do fórum pois to me mudando, portanto só vou voltar mesmo daqui há uns 2 meses... mas aproveitando que estou aqui vim perguntar sobre um problema que sempre ocorreu comigo...
    Quando se usa distorção com altos ganhos é praticamente certeza que um ruído chato vai surgir quando nada está sendo tocado, já tentei usar o noise gate, funcionou mas matou o sustain, então queria saber aí de vcs, qual a melhor solução pra sumir com esse ruído? nunca testei um removedor de ruídos mesmo, como o noise supressor, mas queria a opinião de quem já manja disso...
    lembrando que a minha guitarra está aterrada perfeitamente, e quando encosto a mão nas cordas o ruído some quase por completo, deixando apenas um pouco no fundo...

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    ih, ninguém?

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Rodrigo,

    Isso é meio dificil de "matar".

    As pedaleiras digitais, geralmente são as mais silenciosas, pois teem embutido o noise gate.

    Pra pedais analogicos, eu costumo usar um da Boss que se chama Noise Supressor (BOSS NS-2)...ele é diferente do Noise Gate, pois não mata o sustain, só q quando voce para de tocar geral, e vem aquele ruido, ai o noise supressor entra em funcionamento, e vai eliminando o ruido em questao de segundos.

    diogocv
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Rodrigo Yoshida

    Esses ruídos são chatos msm! Mas no X V-Amp n uso o noise gate n pq realmente mata - com requintes de crueldade - o sustain! eahueahuaeh

    Aí eu dexo ele lá msm é o jeito.

    Mohammed
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Rodrigo Yoshida

    Tem dois tipos de "equipamentos" pra eliminar ruídos... Noise Gate e Noise Supressor...

    O Noise Gate simplismente corta o som quanto vc não está tocando a guitarra... assim, naqueles intervalos onde vc não está tocando, ele corta o sinal q vai pro ampli (por isso, costuma ser o último pedal do set), deixando um "silêncio" mesmo... e, ao palhetar na guitarra, ele libera o som novamente... enquanto vc está tocando, ele não retira ruído nenhum do sinal... porém, o ruído costuma ser "camuflado" pelo som da guitarra msm...

    Já o Noise Supressor atua o tempo todo... eliminando os ruídos qdo vc não tá tocando e quanto vc está tocando... o que, obviamente, influi consideravelmente no timbre, ao contrário do noise gate...

    Qual dos dois vc usou? foi um noise gate mesmo ou um noise supressor?

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Mohammed

    foi um noise gate, próprio do x v-amp... o noise gate do pod era bem melhor mas mesmo assim ainda dava um tiro no sustain... queria algo mesmo pra eliminar o ruído do sinal, to afim de testar o noise supressor da boss, na verdade não precisa ficar em silêncio absoluto, ficando silencioso ja está bom...

    francisco2004
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Não sei que quantidade de ganho vocês usam nos pedais, mas...

    Se usa uma guitarra com captadores single:

    - prefira usar os captadores combinados, que fazem menos ruído. Se for usar o cap da ponte, por exemplo, troque para o captador ponte+centro quando for parar de tocar.

    - em situações de uso de alto ganho nos pedais, não tem jeito mesmo, tem que usar captadores combinados, senão é ruído na certa, mas isso é característica dos single coils.

    Se você usa guitarras com humbucker, deu pra perceber que você é um animal na hora de aumentar o ganho dos pedais, então prefira pedais como baixo ruído, como o Zoom Tri-Metal ou qualquer outro dessa linha de analógicos da Zoom. Esses pedais são extremamente silenciosos (se você não conhece, vai realmente ficar impressionado) e vão dar toda a distorção extrema que você procura sem chiar mais alto que a sua digitação.

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    francisco2004

    eu uso sempre ganho no máximo em 60% e humbucker da ponte apenas, raramente uso o do braço...
    o que acontece é o ruído normal mesmo de alto ganho, nada de errado, mas queria eliminar isso... não é tão alto, mas incomoda...

    leotecasi
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    tenta Blindar ela ..e vê se o aterramento está ok!
    era o problema da minha quando usava meu ds-1 que nem eh pra dar ruido

    Fábio Seiji
    Luthier
    # fev/06
    · votar


    leotecasi
    o caso dele é diferente, é ruído de amplificação, só pode ser resolvido trocando o equipamento.

    Minow
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Mohammed
    Já o Noise Supressor atua o tempo todo... eliminando os ruídos qdo vc não tá tocando e quanto vc está tocando...

    nao... ele atua, mas quando vc toca, preste atençao no led, ele apaga. quando vc para de tocar o led acende... quando ele ta aceso quer dizer que ele ta cortando os ruidos como um noise gate, se influi no timbre e tal, eh questao de regulagem.. é claro que eh impossivel deixar o negocio perfeitamente limpo e nao alterar em NADA o timbre.... mas da pra melhorar muito!
    o knob de threshold controla a sinsibilidade, tira muito ruido, mas tambem acaba com seu sustain, harmonicos, etc... e o decay é o tempo em que vai demorar sem tocar nada até ele começar a cortar os ruidos como um noise gate.

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Fábio Seiji
    só pode ser resolvido trocando o equipamento.

    isso é comigo? vishh kra, nao manda eu trocar de equipamento não hehe!

    Gasoline
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    Muito desse ruido as vezes vem da própria distorção.

    Uma vez eu toquei num estudio que tinha um Marshall JCM900 combo, e cara, ele ligado com o drive, fazia ruido, mesmo que não tivesse nenhum cabo no input. Ai fica dificil matar o ruido entende ?

    Acho que se está silencioso quanto tu toca, não microfona (apita) e não incomoda muito ou estraga gravação quando não toca, não tem galho. E qualquer coisa, abaixa o volume da guitarra, oras! Tua guitarra tem botão de volume por algum motivo, então usa ele, hahaha.

    Mas falando sério, o que tu considera um ruido muito alto ?

    Em distorções de alto ganho, - 40db ? No meu setup, o ruido raramente passa de -51db, eu considero bom. Não é perfeito mas é bom.

    Usando o Bass V-Amp ontem, eu vi que o ruido minimo pulou para -30db, ai ficou bem audivel, incomodou um pouco, mas nada mortal também.

    Mas ai vai de pessoa para pessoa.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # fev/06
    · votar


    Gasoline
    fazia ruido, mesmo que não tivesse nenhum cabo no input. Ai fica dificil matar o ruido entende ?
    é exatamente disso que eu tava falando

    Rodrigo Yoshida
    ouça a voz da experiência... pega o telefone do Gasoline

    Mohammed
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Minow

    Você está se referindo a qual pedal? o Noise Supressor da Boss?? se for assim, ele é um noise gate, na verdade...

    Os noise gate removem o ruído quando vc não está tocando... os noise supressor removem o ruído todo, tipo eliminando uma determinada "frequência" (não sei se essa é a palavra adequada)...

    danilomagacho
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: danilomagacho
    · votar


    Esses ruídos sempre dão bate boca...

    Eu quando uso o VAMP nem ligo, boto o noise gate e pronto... minha guitarra tem um sustain animal...

    Quanto to usando o equipo valvulado, aí sim tem aquele humzinho no fundo... mas é normal, é uma característica destes tipo de equipamento... eu até poderia colocar um noise gate, mas perderia a característica "vintage" de ter que abaixar o volume quando não estou tocando.

    Dica: Vai desligando da guitarra em diante... solta o cabo da guitarra (não o plug que tá no jack da guitar, o outro lado claro...) e vai desligando na sequencia cada um dos equipamentos até chegar no amp, assim você pode descobrir se é aguitarra ou o setup, e exatamente quem é o grande vilão...

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    opa, valew aí pelas dicas, na verdade quanto eu estou tocando não há problema nenhum, o som sai perfeito, eu apenas gostaria que em intervalos, quando não estou tocando a guitarra ficasse silenciosa sem precisar abaixar volume ou algo do tipo, mas pelo jeito isso é uma tarefa meio difícil, mas blz! desisti de usar o noise gate, ou ele elimina o ruído e sustain junto, ou deixo com ruído mesmo...

    Gasoline
    opa, e me diz aí, como ficou a guitarra ligada no bass v-amp?

    Fábio Seiji
    haha, ele nao vai querer passar o tel, vou ficar tirando dúvidas o dia inteiro hahaha...

    Mohammed
    mas então, o noise supressor é um noise gate, mas também funciona como filtro de ruídos, mas muita gente diz que ele dá uma segurada no som também...

    é, pelo jeito vou ter que usar o esquema do volume mesmo hehe

    Gasoline
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    Postei lá no tópico dos pedais. O timbre.
    Achei que ficou bom, ainda mais que eu nunca tinha ligado antes, timbrei em meio segundo cada som.


    Cara, se tu não quer ficar mexendo no volume da guitarra, pode usar um pedal de volume, e ligar no fim do teu set de pedais (se for dos pedais o ruido) ou ainda um "pedal de mute" que eu já vi por ai, caseiro, quando acionado, ele mata o som por inteiro, hehe.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a melhor solução para remover ruído comum de alto ganho?