Autor |
Mensagem |
ex true Veterano |
# fev/06
bem, tendo em vista que os acordes maiores são formados de tonica terça e kinta e os arpeggios de triade tbm, um dedilhado pode ser considerado triade?oO
antes que comecem a postar coisa do tipo "é, sabia que a primeira corda eh Mi e pode ser lida com E, em cifra?", eu sou inciante, ta?toco há um ano e só comecei a pegar a parte de solo há 6 meses, e só comecei a ver formação de acorde há 3 meses ;~
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# fev/06
· votar
Um acorde pode ser formado por uma triade (tonica, terca, quinta), por uma tetrade (tonica, terca, quinta, setima) e por extensoes (nonas, sextas, quartas/decimas primeiras, etc.)
Isso eh acorde.
Um acorde voce pode toca-lo ritimado (harmonicamente) ou dedilhado (melodicamente)
Quando voce dedilha um acorde, voce esta arpegiando ele.
Acorde eh acorde.
Arpegio, eh uma tecnica pra se tocar acorde, que pode ser um simples dedilhado, onde uma nota segue apos a outra, ou em uma palhetada sweep ou alternada com um shape melhor pra execucao de um solo por exemplo
|
Luckas_Guitar Veterano |
# fev/06
· votar
Acordes são notas tocadas juntas, tipo um sol maior, g5, etc; já em arpeggios tocamos as notas dos acordes separadamente. Na minha consepção dedilhados são acordes arpeggiados tb, o pobrema é qdo dedilhamos geralmente fazemos batidas, aí temos mais "levadas".
|
Ratman Veterano |
# fev/06
· votar
JoeCruzGuitar
Melhor explicado do q isso só se colocasse uma TAB para ajudar. Muito boa a explicação! \o/
|
Luigi LeBeau Veterano |
# fev/06
· votar
sim, nota por nota sim!
here come the sun dos beatles eh feita a introduçaum em arpegios, por exemplo...
|
gustavo_m Veterano |
# fev/06
· votar
acorde eh quando vc tok tudo junto..
arpegio eh quando vc tok em forma de solo.. nota apos nota..
mas da pra arpegiar eh cima de um acorde
|
Facchini Veterano |
# fev/06
· votar
jah falaro tudo nada a declarar =P
|
The Splinters Veterano |
# fev/06
· votar
JoeCruzGuitar
Melhor explicado do q isso só se colocasse uma TAB para ajudar. Muito boa a explicação! \o/(2)
Agora eu sei arpejar melhor. xD
|
be yourself Veterano |
# fev/06
· votar
Cara..Creio que se você esta dedilhando acordes..Você está mandando acordes arpeggiados...
|
The Splinters Veterano |
# fev/06
· votar
be yourself
É isso, mesmo...
|
LeandroP Moderador |
# fev/06 · Editado por: LeandroP
· votar
bem, tendo em vista que os acordes maiores são formados de tonica terça e kinta e os arpeggios de triade tbm, um dedilhado pode ser considerado triade?oO
Arpejo são as notas de um acorde, tríade ou tétrade tocados sucessivamente. Você pode tocar uma tríade em uma corda só e já está fazendo arpejo.
Um dedilhado pode ser considerado tríade desde que seja sobre uma tríade. Tríade são 3 notas que compõe um acorde. Tétrade é um acorde com 4 ou mais notas.
Dedilhar um acorde é arpejar um acorde.
Tem muita confusão aí... é melhor aprender pouco e certo do que uma porção de coisas erradas.
|
pedrobrito Veterano
|
# fev/06
· votar
LeandroPanucci
Arpejo são as notas de um acorde, tríade ou tétrade tocados de forma simultânea.
Ta louco ? Arpejo são as notas de um acorde, tocadas separadamente, não simultaneamente.
|
LeandroP Moderador |
# fev/06
· votar
pedrobrito
Tô louco sim :P
Como eu pude escrever isso.... faltou um "não" hehehehe
edited
|
pedrobrito Veterano
|
# fev/06
· votar
ahuahuauhaahu bem que estranhei mesmo
|
gustavo_m Veterano |
# fev/06
· votar
pedrobrito
c sabe o q ele deve ter feito antes XD
|
pedrobrito Veterano
|
# fev/06
· votar
gustavo_m
auhauhauhauh
|
_bogus_ Veterano |
# fev/06
· votar
Espero nao estar falando merda huahua:
Tríade, pelo que eu sei, sao as notas que compoe um acorde, não interessa a forma q vc tocar eles (ou tétrade, com 4 notas, etc).
A diferença entre um acorde e um arpeggio, é que no acorde, as notas são tocadas todas juntas, em harmonia, enquanto o arpeggio, as notas são separadas, formando uma melodia.
Agora, uma coisa que as pessoas não diferem muito: arpeggio não é sweep. Sweep é aquela palhetada em uma direção só, e é muito usado pra fazer arpeggio, mas pode ser usado pra tocar outra coisa, e não é a unica maneira de se fazer arpeggios. Você pode fazer com tapping ou slide por ex.
|
ki_suco Veterano |
# fev/06
· votar
resumo:
acorde
e--0----------------------------
B--2----------------------------
G--0----------------------------
D--2----------------------------
A--0----------------------------
E-------------------------------
arpegio
e----------0--------------------
B--------2----------------------
G------0------------------------
D----2--------------------------
A--0----------------------------
E-------------------------------
|
be yourself Veterano |
# fev/06
· votar
ki_suco
Isso ae!
|
LeandroP Moderador |
# fev/06
· votar
_bogus_
Agora, uma coisa que as pessoas não diferem muito: arpeggio não é sweep. Sweep é aquela palhetada em uma direção só, e é muito usado pra fazer arpeggio, mas pode ser usado pra tocar outra coisa, e não é a unica maneira de se fazer arpeggios. Você pode fazer com tapping ou slide por ex.
Bem lembrado!
|
ex true Veterano |
# fev/06
· votar
eu sabia que arpeggio eh nota separada e acorde eh tocado simultaneo, só queria saber mesmo se qualquer dedilhado pode ser considerado arpeggio. tendo em vista que alguns dedilhados são do tipo "tonica, tonica oitavada, quinta, terça", tipo sem ser na ordem da tríade (tônica, terça e quinta), esses dedilhados "malucos" podem ser considerados tríade com salto?
|
ex true Veterano |
# fev/06
· votar
ki_suco
ah, e que arpeggio eh esse da tab?
|
Kirk_Hammett Veterano |
# fev/06
· votar
ex true
A7