Regulagem: Será q eu tento?

Autor Mensagem
    aratohendrix
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: aratohendrix

Seguinte pessoal, faz umas 2 semanas q eu to com a guitarra parada, sem a sí(B), e com o encordoamento 010. Num preciso dizer q to desesperado, comprei o amp mes passado e toquei mto pouco, e agora filmente meu rat esta usavel(coloquei numa caixinha).

Bom, eu tava esperando tdo esse tempo pq queria levar num luthier, pq além da troca de cordas eu precisava trocar a chave de 5 posições q esta um tanto fudida, mas meu chefe ligou pro RH e meu salario só vem depois do dia 20 pelo jeito, então..

Ae, é o seguinte, a corda q estava na guitarra era 009, e eu quero colocar 010 q eu comprei, será q eu mesmo não posso fazer a troca e regular? será q empena o braço?

seguiria esse topico http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/87896/

Minha guitarra é uma Squier FatStrat FloydRose Series, eu curto ela pra kct, tenho medo de ferrar ela.

Abraço

kbza
    Veterano
    # fev/06
    · votar

aratohendrix
    na boa, compra uma corda 0.011 e coloca no lugar, manda regula depois

LeandroP
    Moderador
    # fev/06
    · votar

aratohendrix

Não vejo problemas em susbstituir a corda.

Se o encordoamento anterior era 0,09 e você colocar 0,10, a tendência da ponte é inclinar para cima do corpo, pois a ação das cordas é maior do que a anterior.

Na cavidade traseira da guitarra, onde comporta as molas, você pode apertar mais o parafuso dando mais tensão as molas. Isso vai compensar a ação mais forte da 0,10 em relação a 0,09.

Não vejo risco neste processo. Porém exige paciência, pois você vai equilibrando as tensões das molas e das cordas, exigindo que você afine constantemente a guitarra durante a regulagem.

Acredito que não custa nada tentar.

kbza
    Veterano
    # fev/06
    · votar

LeandroPanucci
    ta esquecendo do braço da guitarra hein

aratohendrix
    Veterano
    # fev/06
    · votar

kbza

valew

LeandroPanucci
    mas e o braço, nem da nada então?

LeandroP
    Moderador
    # fev/06
    · votar

aratohendrix

De 0,09 pra 0,10 a mudança não é tão radical a ponto de prejudicar o braço. Se fosse de 0,08 pra 0,11 por exemplo, aí sim é necessário um ajuste no tensor.

Pelo que me parece, no seu caso é só uma regulagem das molas como eu descrevi, e talvez um ajuste de oitavas, nos carrinhos da ponte. Mas o primeiro passo são as molas. As oitavas também exige muita paciência e de preferência um bom afinador.

aratohendrix
    Veterano
    # fev/06
    · votar

LeandroPanucci
    então eu vou tentar sim, além de q a ponte ja ta certinha com 009, acho q vai subir pouco. E a chave eu troco numa outra oportunidade, vou levando assim, mesmo pq luthier aqui em ctba parece q faz cartel.

valeu!

aratohendrix
    Veterano
    # fev/06
    · votar

Seguinte, tomei coragem resolvi regular, coloquei as cordas, e como previsto a ponte subiu, ajustei o spring holder, e ficou certinha, afinei ficou legal, ams chegando no ajuste de oitavas ta acontecendo o seguinte, to usando a 19 casa como referencia na corda B(si), e a nota ta dando mais q o harmonico, coisa de bastante cents até.

ai eu tente soltar, mas o carrinho vai pra frente com tudo, ai resolvi baixar a ponte coma alavanca, mas dai tdo desafina, mas tentando ajustar sem abaixar, eu consegui colocar pra traz o saddle, e a corda q tava em B(si), foi pra dó (C), isso ta certo né? só q tenho a impressão de q na oitava mesmo não ajudou :S

alguém pode me dar uma luz?

aratohendrix
    Veterano
    # fev/06
    · votar

up

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Regulagem: Será q eu tento?