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luis7777 Veterano |
# jan/06
até que da para saber se a música tem compasso 4/4, mas, e se a música tiver aqueles compassos cabulosos, como eu faço para saber?
flw!
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angus junior 2 Veterano |
# jan/06
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luis7777
vai ouvindo e batendo o pe q se descobre ^^^^^^~~~~xDDD~~~~~~~xPPPPP~Ç~^^^^^^~
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MyNameIsRevolution Veterano |
# jan/06
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geralmente pela bateria, e pela "batida" da guitarra. Esse é meu método pelo menos.
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Brunorocker Veterano |
# jan/06
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luis7777
conta o tempo..
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ijs Veterano |
# jan/06
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bah dificil kra...olha...isso eh vai muito do raciocinio que o kra uso na hora de compor...as vezes falta um tempo no compasso 4/4 dai o kra poem um compasso 1/4(talvez os numeros estejam errados hehe)...mas enfim aguarde outras opiniões...isso é mais uma suposição...
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Extrapolation Veterano |
# jan/06
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ta no sangue cara, escuta umas funkera de qualidade q tu vai sentir o tempo da musica
já os compasso "cabulosos", do genero 7/8 ( o famoso 3 e meio por 4 ), 9/8 (q eu uso pracas nas minhas musicas, nao sei pq) é só cortar pela metada a ultima batida, ou acrescentar mais meia batida no final...
o massa mesmo é ELP, Hermeto Pascoal... tem uns 3 compasso 7/8 e no final um 4/4... isso é du caralho, e vice-versa tb
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luis7777 Veterano |
# jan/06
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eh, realmente dificil descobrir, ehehehhe, soh ouvindo muito e
batendo o pe q se descobre
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squee Veterano |
# jan/06
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é intuição
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pedrobrito Veterano
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# jan/06
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Normalmente contando pelo chimbau veio... quase sempre o chimbau marca as batidas... e isso é questãoi de treino também.
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luis7777 Veterano |
# jan/06
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Normalmente contando pelo chimbau veio... quase sempre o chimbau marca as batidas
boa dica
vlaeu!
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wagnermusic Veterano |
# jun/12
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Galera que entende de música,é o seguinte!Como descobrir os compassos na música na prática?Quais os fatores determinantes?Regrinha?Em uma música sempre quando mudar de acorde,o compasso repete novamente?Ou cada frase cantanda o compasso repete novamente?Fiquem a vontade para compartilhar o que vcs sabem!Em fim,se alguem quiser colaborar mais sobre compassos eu agradeço!
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ROo Veterano |
# jun/12
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wagnermusic Não tem nada a ver com acorde, com parte cantada. Na prática é mais por costume e audição, marcando o tempo na cabeça, identificando como as células rítmicas se orgarnizam no compasso. É a percepção rítmica. Tem que treinar, pega o livro do Pozzoli de ditados e treina. Ou pega bem básico vai fazendo pequenas células rítmicas em diferentes tipos de compasso. Um bom exercício: Pega uma célula simples (que depois você pode complica-la, inclusive colocando pontuada, quialteras e tal) pode ser duas semi colcheias e uma colcheia, cante essa célula ("tátá tá"), com o pé bata o pulso como referência, pode ser a colcheia e com as mãos a organização do compasso. E aí vai repetindo essa mesma célula em diferentes tipos de compasso 6/8, 5/8 e por aí vai. Ou seja, enquanto você faz "tátá tá" com a boca, o pé marca as colcheias e a mão a organização do compasso, começando num 4/4 a cada duas batidas do pé, você baterá uma na mão. Se o compasso for 6/8 é um compasso ternário, a organização do pé e da mão será outra. Essa mudança de fórmula de compasso, te ajudará a entender qual "o som" deste. O Pozzoli trabalha bastante com isso, é um pouco irritante, mas vale a pena.
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wagnermusic Veterano |
# jun/12
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Vlw veterano!Ajudou-me a esclarecer melhor!Abraço!
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carlcarl Veterano
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# jun/12 · Editado por: carlcarl
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toda formula de compasso possui um tempo forte e um ou mais tempos menos forte ou fraco. os numeradores das formulas de compassos indicam quantos tempos o compasso possue:
4/4------obviamente quatro tempos.(quaternario) primeiro tempo forte----segundo tempo fraco---terceiro tempo fraco-----quarto tempo fraco. exemplo de musical em 4/4:we are the champions----queen
3/4------obviamente tres tempos.(ternario) primeiro tempo forte---segundo tempo fraco---terceiro tempo fraco exemplo de musical em 3/4: valsa.
2/4------obviamente dois tempos.(binario) primeiro tempo forte-----segundo tempo fraco. exemplo musical em 2/4: marcha militar,marcha de carnaval,samba brasileiro. 6/8-----------obviamente seis tempos.(binario composto) este compasso é um compasso composto(por favor,procure no google explicações sobre compassos compostos). na verdade este compasso é binario----sendo que para conta-los temos: para cada pulsação contaremos 3 tempos dai a idéia de que é um compasso ternario. a difrença entre o compasso 6/8 e o compasso ternario é que como vimos no exemplo 3/4 temos um tempo forte e dois fracos.no caso do 6/8 temos: primeiro tempo forte+2 tempos fraquissimos segundo tempo fraco + 2 tempos fraquissimos exemplo musical do 6/8:algumas musicas africanas
se for possivel observe um maestro regendo uma musica em 3/4(ele faz tres movimentos com a batuta:1)para baixo,2)para cima indo para a direita e 3)um pouco mais acima vindo para o centro formando um triangulo.
maestro regendo musica em 6/8: 1)move a batuta para baixo fazendo mais ou menos um "L" e na base ele faz 2 penos circulos indo para a direita que correspondem aos primeiro tempo forte,segundo e terceiro tempos fraquissimos. para o segundo tempo forte o maestro sobe a batuta fazendo o "L" ao contrario e em cima faz a mesma coisa(os circulos para os quintos e sextos tempos fraquissimos)
9/8---------obviamente 9 tempos(ternario composto) seguindo a explicação do compasso 6/8,teremos: primeiro tempo forte + 2 tempos fraquissimos segundo tempo fraco + 2 tempos fraquissimos terceiro tempo fraco + 2 tempos fraquissimos não me lembro de exemplo musical em 9/8.
12/8------obviamente 12 tempos(quaternario composto) seguindo as explicações precedentes teremos primeiro tempo forte + 2 tempos fraquissimos segundo tempo fraco + 2 tempos fraquissimos terceiro tempo fraco + 2 tempos fraquissimos quarto tempo fraco + 2 tempos fraquissimos exemplo musical em 12/8= a musica champagne ou a maioria das balladas italianas.
Atenção: os denominadores das frações de compassos(4/4,3/4,2/4,6/8...etc...) indicam qual o representante ritimico preenche "um tempo do compasso" quando o denominador é 4,o representante ritimico do compasso é a seminima(vale um tempo no compasso) quando o denominador é 8,o representante ritimico é a colcheia(vale um tempo no compasso)(que como sabemos possue a metade do tempo da minima)quando o denominador é 2,o representante ritimico é a minima(preenche um tempo do compasso)(que possue o dobro do tempo da minima) qual a importancia destes denominadores? exemplo:quando uma musica tem como andamento 110 BPM e como compasso inicial 4/4 e em algum ponto desta musica necessitamos de escrever uma frase que seja tocada com o dobro do andamento inicial,faremos uma troca de compasso para 4/8(obviamente a pulsação sera dobrada) em seguida recolocaremos o compasso em 4/4 para retornarmos à pulsação inicial. se ao contrario precisamos de escrever uma frase com pulsação equivalente a metade da pulsação inicial,trocaremos o compasso para 4/2. claro que isto é simplesmente teorico,so funciona bem quando precisamos de escrever uma partitura,no popular a gente combina,balança a cabeça e vamos nessa.
para os compasos alternados com numeradores:5,7,11 e outros a coisa é mais complexa: vejamos o que são compassos alternados: são compassos nos quais misturamos 2 ou mais numeradores de compassos e os tempos fortes destes compassos misturados fazem a beleza e a complexidade destes compassos. exemplo: 5/4-----se misturarmos 2+3/4--------teremos: primeiro tempo forte------segundo tempo fraco terceiro tempo forte-----quarto tempo fraco----quinto tempo fraco.
5/4------se misturarmos 3+2/4-------teremos: primeiro tempo forte---segundo tempo fraco------terceiro tempo fraco quarto tempo forte-----quinto tempo fraco
7/4-----se misturarmos 3+4/4---teremos: primeiro tempo forte--segundo tempo fraco---terceiro tempo fraco quarto tempo forte---quinto tempo fraco---sexto tempo fraco---setimo tempo fraco.
podemos ter:7/4--------2+2+3/4 etc...
estas misturas devem sempre seguir a intenção musical,devemos evitar de escrever compassos diferentes para provar aos outros que sabemos faze-lo. na minha maneira de pensar,a escrita da musica deve servir para a comunicação entre os musicos e não como objeto de competição.
desculpem se o post foi longo e lamento se não pude ser mais claro na maneira de explicar.não sou professor,estou tambem a procura de conhecimentos musicais para tentar melhorar a minha maneira de tocar. abç carl
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mgustavo72 Membro Novato |
# ago/17 · Editado por: mgustavo72
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Pessoal, queria aproveitar esse tópico, pois tenho tentado tirar músicas de ouvido na partitura, normalmente música popular, como exercício.
Porém alguns temas não se enquadram na forma standard, AABA, 32 compassos. Por isso fico na dúvida se seria, 2/4 ou 2/2, por ex. Ou se o andamento é 80 ou 160 BPM.
Acredito que na música popular existam mais formas além da standard (e do blues), ou essa não é uma boa referência para decidir a fórmula de compasso?
(Dúvida mais no sentido de percepção musical)
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Ismah Veterano |
# ago/17
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Bom, isso é uma questão um tanto complexa... Na prática, um 4/4 é o mesmo que dois compassos 2/4, que quatro compassos 2/8... E nada impede de escrever os compassos 4/4 em 2/4 ou 2/8...
Está ligado a síncope e contagem do tempo também!
Há uma certa convenção ao que sei para isso, de que se evita escrever notas longas, por muitos compassos para facilitar a leitura.
80 ou 160, depende da intenção de contagem do tempo... "standard AABA" não sei o que significa, poderia detalhar?
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Lelo Mig Membro
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# ago/17 · Editado por: Lelo Mig
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mgustavo72
Prá ser sincero...só vim xeretar.........
Sempre fui ótimo para tirar harmonia e melodia de ouvido, mas com contagem de tempo, sou um estúpido.
Sempre tive uma dificuldade imensa de contar/descobrir fórmulas de compasso (tirando os óbvios 3x4 e 4x4). Acho difícil prá caramba.
Quase todas minhas composições são em compassos compostos, mas é tudo intuitivo e nada intencional e só sei as fórmulas porque os amigos bateristas transcreveram prá mim........não saber a fórmula de compasso da canção de própria autoria...é o cúmulo da estupidez......mas eu admito.
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mgustavo72 Membro Novato |
# ago/17 · Editado por: mgustavo72
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Ismah
Sobre a questão do andamento, que coloquei acima, também penso que sambas da velha guarda, por ex., são 2/2, pois são mais lentos, e os mais rápidos, 2/4. Assim como no rock, pop, levo em conta o contra tempo, bumbo/caixa, mas parece ser uma coisa mais lógica do que percepção.
Sobre a forma standard vem das canções de jazz, segundo aprendi na unicamp. A parte A tem 8 compassos, se repete, a parte B tem 8, e novamente a parte A, por isso, AABA com 32 compassos (peço perdão se não fui claro no post anterior).
Lelo Mig
Legal! No meu caso, tive aulas de percepção no final dos anos 80 e a professora colocava trechos de música clássica para identificar a fórmula de compasso. Porém como cresci ouvindo música pop, e comecei a tocar por causa de heavy metal : P acredito que teve a ver com a dificuldade em perceber, além de falta de dedicação.
Também esses dias estava tentando tirar a música Podres Poderes, do Caetano Veloso, e pensei que a parte A era em 4/4 e a B, em 6/8. Porém vi a partitura do songbook na internet, e a parte B aparece como 2/2, tocando as notas em tercinas.
Em tempo: li as postagens desse tópico e estou praticando um pouco, ao invés de tentar ver um caminho mais rápido! O post do carlcarl é bem didático!
Grato pelo retorno!
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Ismah Veterano |
# ago/17
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parece ser uma coisa mais lógica do que percepção
Sim, a lógica é como tu divide o tempo... A síncope entra de carona... Por exemplo, valsa é 3/4, guarânia é 6/8... Na prática, as duas se assemelham muito na parte de contar o tempo, apenas a guarânia conta "dobrado", mas diferem muito na síncope.
1 . 2 . 3 . Valsa 3/X 1 2 3 4 5 6 Guarânia 6/X
Mas posso contar uma Valsa como uma Guarânia assim
1 . e . 2 . e . 3 . e . Repare que é um 12/X
E isso pode ser contado assim também 1 2 3 4 | 1 2 3 4 | 1 2 3 4
Sobre a forma standard vem das canções de jazz, segundo aprendi na unicamp. A parte A tem 8 compassos, se repete, a parte B tem 8, e novamente a parte A, por isso, AABA com 32 compassos (peço perdão se não fui claro no post anterior).
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