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andrehirata Veterano |
# jan/06
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jefinho
eh isso ae velho!
soh a parte de formar menor melodica ou harmonica que eu nao sei direito... na verdade nao sei se tem explicaçao, pode ser simplesmente uma resoluçao de tritono para o enriquecimento da musica, uma vez que a harmonia tonal eh baseada no tritono...
eh a melhor explicaçao que me vem à cabeça, porem esse negocio de nao ter explicaçao eh meio cabeludo, pode estar bem errado...
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Extrapolation Veterano |
# jan/06
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jefinho
essa alteração causaria uma formação da menor melódica ou harmônica, capicce?
calma pessoal, vcs tao fritando miolos com q o já tá pronto, vcs nao precisam seguir todos esses caminhos, q vejo q estao atrapalhando vcs...
pensem direto em menor harmonica ou melodica, pq a menor natural nao gera uma tonalidade menor aceitavel aos ouvidos, sempre vai soar tonalidade maior, capicce? hehe
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andrehirata Veterano |
# jan/06
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Extrapolation
pensem direto em menor harmonica ou melodica, pq a menor natural nao gera uma tonalidade menor aceitavel aos ouvidos, sempre vai soar tonalidade maior, capicce? hehe
mais deve ter uma explicaçao da origem exata de um dominante secundario... tpo... como ele eh uma passagem rapida tu pode pensar em AEM... porem se for pensar em modulaçao surge um problema... em que modo que esta?? essa de pensar em menor harmonica e melodica eh a melhor saida enquanto se pensa em modulaçao.... mais so queria saber se existe uma explicaça exata da origem disso...
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luis7777 Veterano |
# jan/06
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nao entendi esse Db cara
tipo... o V grau de Dm7 dórico é o Am7 eólio, certo?
então, a dominância do Dm7 seria um A7. Só que o acorde de A7 tem uma nota que nao existe no campo harmônico de Dm7 dórico, essa nota é o Db, ou melhor, C#, que também é a sétima maior de D, ou seja, essa alteração causaria uma formação da menor melódica ou harmônica, capicce?
=)
valeu cara!!
;)
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luis7777 Veterano |
# jan/06
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essa nota é o Db, ou melhor, C#, que também é a sétima maior de D
bom soh pra ter certeza de q eu entendi...
essa alteraçao ocorre pelo fato de que Db eh uma setima maior, como estamos pensando em D dorico, dorico possui setima menor, mas, como foi adicionada ele vira m.h ou m.m...estou certo?
:)
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jefinho Veterano |
# jan/06
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Extrapolation
ah sim, entendi... claro... pq nao pensei nisso antes??? era menor harmonica ou melódica desde o começo!! hahahaha
ta, mas tipo... se tivesse uma progressão: Am7 / C7M / F7M / Dm7 / E7 / Am7
começaria usando Am eólio pq depois o acorde de C pediria um G e a 7M de A é o G#. Aí quando chega no E7 começa a usar a menor harmônica pq aí sim tem o G#.
Nesse caso acho que a melhor explicação é a transformação de eólio em harmônica/ melódica mesmo.
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jefinho Veterano |
# jan/06
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essa alteraçao ocorre pelo fato de que Db eh uma setima maior, como estamos pensando em D dorico, dorico possui setima menor, mas, como foi adicionada ele vira m.h ou m.m...estou certo?
isso aí!
=D
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Extrapolation Veterano |
# jan/06
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andrehirata
veja isso:
C | D7 | G7 | C
tá em Dó maior... claro
agora... e esse D7? deveria ser Dm7... sim, mas ele é um acorde de preparação, todo o X7 é... e no caso ele prepara para o tom G... no caso, usei tom G tonalidade mixolidio... ah! q isso! preparaçao pra preparação... grande coisa, o q eu levei em consideração ai foi a tonica do G7.
logo depois, o G7 prepara para C
esse D7 é um dominante secundario, podes sim pensar nele como AEM, mas eu prefiro pensar nele como um acorde de preparação, q no caso ai, muda o tom de C para G... e o G7 volta o tom novamente
é o q sei hehe
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andrehirata Veterano |
# jan/06
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jefinho
luis7777
Extrapolation
bom.. a duvida quanto a dominantes secundarios foi praticamente resolvida...
porem resta saber como fazer uma harmonia que soe eolia...
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Extrapolation Veterano |
# jan/06
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jefinho
sim, claro, q em cada parte "exige" uma escala diferente é fato... mas o jeito q tu vai tratar a substituição de uma por outra é muito pessoal
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andrehirata Veterano |
# jan/06
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eu prefiro pensar nele como um acorde de preparação
eu tambem to pensando assim... pq ai fica mais simples o raciocinio... sem grandes problemas..
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Extrapolation Veterano |
# jan/06
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andrehirata
orem resta saber como fazer uma harmonia que soe eolia...
ai meu nego... só em harmonia modal... nao tendo tritono... nem X7 de PREFERENCIA
a partir daqui nao posso te ajudar pq meu conhecimento é limitado... eu to esperando as Band do Marisco chegarem no eolio hehe
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Extrapolation Veterano |
# jan/06 · Editado por: Extrapolation
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lembrando... até agora acho q tudo foi harmonia tradicional e funcional... tb nao sei, peguei o bonde andando
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andrehirata Veterano |
# jan/06
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Extrapolation
e otra coisa velho... tu sabe alguma musica que seja em A eolio... mais tpo... com sonoridade de eolio... pra eu poder ver umas cadencias..
ou se tu souber e tiver saco de explicar... manja alguma coisa e harmonia modal??
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andrehirata Veterano |
# jan/06
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Extrapolation
a partir daqui nao posso te ajudar pq meu conhecimento é limitado... eu to esperando as Band do Marisco chegarem no eolio hehe
ops.. pergunta respondida...
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andrehirata Veterano |
# jan/06
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tbm vo esperar chegar... ansiosamente... mais bem que ele podia aparecer aqui pra dar uma luz hein... uehuehueehe
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Extrapolation Veterano |
# jan/06
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andrehirata
nao manjo praticamente nada de harmonia modal, tudo o q faço é dar abordagens modais em progressoes funcionais as vezes...
cara... eolio com sonoridade eolio... temos iron maden :)
acho q as musicas mais populares do iron sao em eolio
tb nao tenho certeza... pq eu nao conheço muito iron
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andrehirata Veterano |
# jan/06
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eu ateh upei o unico topico que eu achei na busca sobre harmonia modal... o topico eh do LuizFB.. espero que alguem responda... senao depois vou criar meu proprio topico com minhas duvidas e rezar pra alguem saber a resposta e responder...
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andrehirata Veterano |
# jan/06
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Extrapolation
cara... eolio com sonoridade eolio... temos iron maden :)
acho q as musicas mais populares do iron sao em eolio
pode ser... vou dar uma olhada... mais precisa ver se sao harmonias modais em eolio... ou se sao harmonias tradicionais com solos na escala de eolio...
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Extrapolation Veterano |
# jan/06
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andrehirata
olha... como é tu power chords... podes pensar em varias coisas...
podes até solar em dorico muitas vezes
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Extrapolation Veterano |
# jan/06
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vo até escutar um Iron agora, me deu vontade hehe
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andrehirata Veterano |
# jan/06
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Tom:Em(soh q tava td em power chord... ai eu dei uma adaptada esperando que esteja certo... pq encaixou direitinho...)
Im - bIIIM - bVIIm - Vm -> E5 - G5 - Db5 - B5
Tom:Em
Im - bIIIM - bVIM - bVII -> Em - C - G - D
isso saiu de iron maiden... parece eolio... mais vai saber neh...
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andrehirata Veterano |
# jan/06
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by Panucci:
CAMPOS HARMÔNICO MENORES:
Dando seqüência ao assunto, vamos tratar dos campos harmônicos menores.
A idéia de construção é a mesma usada pra construir o campo
harmônico maior, só que desta vez usando como base a escala
menor.
Se tomarmos a escala de Lá menor natural (modo eólio) e empilharmos as terças, vamos obter:
Tríades:
Im IIm bIII IVm Vm bVI bVII
Am - Bdim - C - Dm - Em - F - G
Tétrades:
Im IIm7(b5) bIII7M IVm7 Vm7 bVI7M bVII7
Am7 - Bm7(b5) - C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G
Observem que a análise dos graus mudaram, pois tudo está em
relação ao primeiro acorde.
Mas os acordes são os mesmos do campo harmônico maior.
No caso de Dó maior, se fossemos fazer um II, V, I por
exemplo, iríamos usar os acordes Dm7, G7 e C7M.
Utilizando o campo harmônico menor, um II, V, I seria
diferente: Bm7(b5), Em7, Am7
Percebam que neste caso, o acorde Em7, embora
pertença ao campo harmônico menor, não soa tão bem como
deveria,e muitas vezes utilizamos o E7 pra cumprir
melhor o seu papel: conduzir o Bm7(b5) para o Am7
Bm7(b5) --> E7 --> Am7
Mas por quê isso? De onde surgiu este E7?
Eu vejo em várias músicas, mas não sei de onde vem este acorde...
Essas dúvidas com certeza já passaram na cabeça de muitos por aqui, certo?!
Agora, vocês já pensaram em harmonizar a escala menor
harmônica? Aquela escala menor que tem sétima maior.
A - B - C - D - E - F - G# - A
Tentem harmonizar esta escala, sobrepondo as terças pra
ver quais acordes que irá aparecer.
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andrehirata Veterano |
# jan/06
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by Panucci(cont.):
CAMPO MENOR HARMÔNICO
A escala menor harmônica tem a mesma formação da menor
natural, porém a sétima passa a ser maior, encurtando o
caminho para a oitava.
Vamos ver os intervalos:
Menor natural:
T - 9 - b3 - 11 - 5 - b6 - 7 - 8
Menor harmônica:
T - 9 - b3 - 11 - 5 - b6 - 7M - 8
Bom, o que mudou aqui foi apenas uma nota, mas que acabou
encurtando a distância entre a 7a e a 8a (como disse acima)
e aumentando a distância entre a 6a e a 7a
Este espaçamento muda todos os acordes do campo harmônico,
Vamos tomar a escala de Lá menor como referência, afim de
ver o que realmente muda nesta história:
Escala de Lá menor natural:
A - B - C - D - E - F - G - A
Escala de Lá menor harmônica:
A - B - C - D - E - F - G# - A
Empilhando as terças:
Tônica ---> A - B - C - D - E - F - G# - A
3as ---> C - D - E - F - G# - A - B - C
5as ---> E - F - G# - A - B - C - D - E
7as ---> G# - A - B - C - D - E - F - G#
Se utilizarmos a tabela da página anterior com os nomes
dos intervalos, poderemos analizar cada acorde.
Neste caso teremos os seguintes acordes:
I II bIII IV V bVI VII
Am7M - Bm7(b5) - C7M(#5) - Dm7 - E7 - F7M - G#dim
É muito comum utilizarmos acordes deste campo harmônico
misturado com acordes do campo harmônico menor natural.
Quem disse que não podemos misturar?
Então, quando estiverem tocando em uma tonalidade menor, e
pintar como Vº grau um acorde dominante (V7) ao invés de
um menor (Vm7), já sabem qual escala utilizar sobre este acorde.
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andrehirata Veterano |
# jan/06
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eh isso ae... pra tocar em tom menor... mistura menor natural e menor harmonica... da certo... por enquanto eu me dou por satisfeito... e logo mais vou começar a pesquisar sobre harmonia modal...
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jefinho Veterano |
# jan/06
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Extrapolation
C | D7 | G7 | C
Aqui acho melhor tu pensar no C como lídio.... o D7 prepara pro G, que seria Jõnio... mas daí apareceu um G7, ou seja, mudou de tom.. mudou pra G mixo.. e depois veio o C que é a resolução do G7.
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andrehirata Veterano |
# jan/06
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http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/89320/
entra nesse link!!!!!!!! tem harmonia modal ae... eh do forum de baixo... mtu bom ateh onde eu li!!!!
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Extrapolation Veterano |
# jan/06 · Editado por: Extrapolation
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jefinho
como temos 3 acordes em Cmaior, eu prefiro pensar em C jonio mesmo e por ventura, em D7 e G7 tocar G jonio
putz, postaram um monte de coisa... depois eu leio tudo, vo jantar
editado: caralho... contei mal o numero de acordes hahahah pode me apedrejar
mas prefiro pensar em C jonio a maior parte do tempo
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Extrapolation Veterano |
# jan/06 · Editado por: Extrapolation
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andrehirata
ah... esse topico ae é dum cara q disse q os modos sao a mesma coisa e q tom = tonalidade...
leiam com cuidado e criticidade
po, eu me lembro de quase todo o post esse do panucci hehe
o cara é foda
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andrehirata Veterano |
# jan/06
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Extrapolation
mais oq ele disse sobre harmonia modal tah errado?
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