Que escalas devo usar sobre esses acordes?

Autor Mensagem
Revenant
Veterano
# jan/06
· votar


jefinho
Pode crer.. mas penta de Em nem usa a 9 hhehe mas fica legal. Mas nesse tipo de Harmonia eu gosto de evidenciar essas dissonancias.
Dai da pra usar a 5 de Em e pegar a quinta e segurar pra ficar na quarta aumetada de F.

jefinho
Veterano
# jan/06
· votar


Extrapolation
Essa #5 no Am é só pra indicar que deve ser escala eólica(no caso é escala de C), se não tivesse isso poderia usar a escala de Am dórico.
nao cara!!!!! pelo amor de deus, nunca mais escreva isso!!!!! eolio nao tem 5#, é 6m ou 6b (para aproveitar o tipo de nomenclatura)
por isso eu havia dito q a cifragem estava mal, veja bem, a cifragem, nao to dizendo q os acordes estao

pq não cara?

tipo... se tu for colocar toda a escala,

A. B. .C.. D.. E.. F.. G..
T 2M 3m 4J 5J 6m 7m

daí sim, sexta menor... mas na cifragem do acorde é usada a #5... pq é mais comum... é usado assim.. teoricamente é errado, mas é assim que se usa

Extrapolation
Veterano
# jan/06
· votar


jefinho
é o jeito mesmo... tentei pensar em utilizar algumas escalas pra pelo menos dois acordes, fazer blocos sabe, mas nao deu
mas... agora esclarece a minha duvida cruel, o q é "ibidem"? hehe

olha só, como tem passagem q um pouco rapidas para pensar em frases grandes... sugiro tocar alguns arpejos com as notas do acorde e/ou com algumas tensoes q nao estao nele e sim implicitas

jefinho
Veterano
# jan/06
· votar


Extrapolation
huahuahuaha ibidem é tipo um "re-idem" sacou?
mas não existe tri-idem... daí continua no ibidem :)

Extrapolation
Veterano
# jan/06
· votar


jefinho
opa, eu tinha falado sobre a tua analise anterior...
agora, falando sobre o q recem postasse...
se tu coloca 5# e 7 no acorde menor, eu até poderia pensar q ele cifrafou errado um acorde alterado!!! nao interessa se 5# e 6m sao enarmonicos, tem q colocar 5# quando tem essa funçao e 6m quando essa

Extrapolation
Veterano
# jan/06
· votar


jefinho
pára cara, tu tá postando muito rapido hahaha

22222 oirartnoc oa
Veterano
# jan/06
· votar


Comentae galera, por favor... Senão eu choro =****

http://s49.yousendit.com/d.aspx?id=0YJ6D6EOL35X3S0WBB3NSMDWK

Extrapolation
Veterano
# jan/06
· votar


22222 oirartnoc oa
é mesmo, vo baixar agora

já escutei a do Deji tb... concordo com o q ele disse hehe

22222 oirartnoc oa
Veterano
# jan/06
· votar


concordo com o q ele disse hehe
Extrapolation
ele quem disse o q?

Extrapolation
Veterano
# jan/06
· votar


22222 oirartnoc oa
o trecho que se salva é de 01:41 a 02:23 o resto não presta...kakak
isso ae, sobre a gravaçao dele hehe
é q ele tinha pegado a bt e saiu tocando direto, ai deu nisso hehehe

Revenant
Veterano
# jan/06
· votar


22222 oirartnoc oa
tow baixando calma ae hehe

22222 oirartnoc oa
Veterano
# jan/06
· votar


Revenant
=D

Extrapolation
Eu gravei agora a noite, 23:30 =x
À tarde eu tava mais inspirado

jefinho
Veterano
# jan/06
· votar


Extrapolation
hauehuaheuahe nem to rápido nada

cara.. qué uma prova?

http://rapidshare.de/files/10419284/Aeolian_chords....bmp.html


tirei agora.. foto do livro improvisation made easier do frank gambale.... a foto tá ruim pa cacete, mas da pra ve ali... Aeolian Chords; Emin7#5

Extrapolation
Veterano
# jan/06
· votar


22222 oirartnoc oa
só nos arpejinhos no inicio hehe pra dar uma aquecida

fico interessante mesmo do meio pro fim, antes disso fico muito repetitivo
usa uns cromatismos cara, vai ficar legal

Revenant
Veterano
# jan/06
· votar


22222 oirartnoc oa
pode crer.. ficou bom o improviso.. a minha dica e sair tanto de subida/decida de arpejo e escala... fica muito limitado fazer apenas isso. Mas no geral ta bom :p

Revenant
Veterano
# jan/06
· votar


Extrapolation
Cromatismos é uma boa mesmo.. principalmente pra ligar acordes, podem surgir idéias bastante legais assim.

jefinho
Veterano
# jan/06
· votar


no feeeeeleng dá pra usa penta de Em em tudo

Extrapolation
Veterano
# jan/06 · Editado por: Extrapolation
· votar


jefinho
puta merda, comé q tu fez essa foto???

bá cara, capicioso mesmo...
eu costumo utilizar a cifragem mais brasileira mesmo, isso ae nem pra maneira americana é

a maneira americana seria Em7(b13) - pq eles dizem q nao se pode escrever 6 e 7 no mesmo acorde MENOR, no maior pode (isso na cifragem)

eu prefiro mil vezes colocar b13 do q #5, acho mais correto assim pq os acordes vem das escalas, e na escala é b6/b13

como existe muitos metodos diferentes de cifragem, sempre acontece esses problemas de um nao interpretar o outro

no caso, no sistema americano C9 é, aqui no brasil C7(9), e C13 é C7(9)(13), e um C6 é C6 aqui tb hehe

Extrapolation
Veterano
# jan/06
· votar


Revenant
sim, eu nao toquei em cima dessa bt ainda, mas estava pensando em uns cromatismo no meio dos padroes de escalas, e usar uns arpejos nas trocas de acordes rapida e tb para fazer isso q tu disse

Revenant
Veterano
# jan/06
· votar


Extrapolation
Pode crer eu prefiro o método brasileiro mais comun.. simplificar as coisas pra acumulo de paciencia e tempo sempre.

Extrapolation
Veterano
# jan/06
· votar


Revenant
entendo simplificar = colocar todas as cartas na mesa

Revenant
Veterano
# jan/06
· votar


Extrapolation
tbm.. mas as vezes o modo como vc coloca " as cartas na mesa" acaba te confundindo um pouco.

Extrapolation
Veterano
# jan/06
· votar


Revenant
como diz um ditado popular: melhor se confundir com excesso de informaçoes do q se ralar com falta delas

oh blz, esse BR é grande

jefinho
Veterano
# jan/06
· votar


Extrapolation
pois é... tem varios tipos de cifragem mesmo.... mas o foda é que o cara tem que saber todos pq se te aparece um na frente e tu não sabe... fodeu =/

Revenant
Veterano
# jan/06
· votar


Ae galera Boa noite pra vcs ae.. boa discursão e que encontre um ponto em comum ae.. vou acordar cedo amanha.
Abraço ae pra todo mundo! não deixa o tópico morrer ta muito bom.. assim caminha a humanidade.
falow \o/

jefinho
Veterano
# jan/06
· votar


Revenant
vlw aí velho, mas eu tb já vo indo.. bateu a sonera... amanhã vo gravá uns takes aí nessa bt.. achei massa.


Flw aí galera, inté amanhã

22222 oirartnoc oa
Veterano
# jan/06
· votar


Revenant
jefinho
Bjão proces

Revenant
Veterano
# jan/06
· votar


como diz um ditado popular: melhor se confundir com excesso de informaçoes do q se ralar com falta delas
Extrapolation
hahahhahahhaha boa! Grande Extrapolation.
jefinho
22222 oirartnoc oa
Falow ae pessoal boa noite.

Extrapolation
Veterano
# jan/06
· votar


22222 oirartnoc oa
mas entao... vamos a mais algumas dicas sobre a musica... estavamos utilizando o teu topico para outros assuntos, vamos voltar ao q interessa

vo te dar algumas dicas a mais (o q vo fala nao anula as dicas do Jefinho, q tao boas)


1ª Parte:
Em7/9 | F7M (penta de Em durante esses dois acordes)
G#7M | F7M
G#7M | Am7(9 b13)
G#7M | Am7(9 b13) | G#7M | F7M | Dm4/7/9

2ª Parte:
B7M A7M
G7M A7M (Penta de Em de novo, só q com uma abordagem mais blues, usando uma 6M as vezes e uns cromatismos de 3m 3M 4j principalmente enquanto em A7M)
B7M A7M
G7M (volta à primeira parte)

por enquanto só isso, to indo na intuição, mas tenho certeza de q vai dar um som legal

Extrapolation
Veterano
# jan/06
· votar


boa noite pros q vao... eu vo estar ai, firme e forte até altas horas

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Que escalas devo usar sobre esses acordes?