Afinal como saber qual o tom de uma musica?

    Autor Mensagem
    VINIGUNS
    Veterano
    # jan/06


    Olá!
    BOm jah pesquisei em varios lugares inclusivena busca e não achei nada que sanasse minha dúvida.
    Qual eh a regra para podermos saber o campo harmonico de um riff em powerchords por exemplo, digamos q seja G> Bb> C>

    como faço para saber qual eh o tom?

    desde já agradeço a ajuda e comprrensão de todos, e peço desculpas se jah existe algum tópico do tipo mas naum conseguir achar, se tiver por favor me mandem o link.

    Valeu!

    csa
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Vc tem que conhecer os campos harmonicos, por ex se a musica tem a melodia Am, C, F, G.. ai vc ja saca que é C (ralativa Am) no caso de G>Bb>C vem a ser Gm: Gm , A, Bb, Cm, Dm, Eb, Fo.. no caso dos power chord não precisa se preocupar com os "M" e "m" pois eles nao tem a terça (que define se o acorde é maior ou menor) fazendo G>Bb>C em power chords ja fica em Gm (baseado nas notas da escala de Sol menor)
    Não sei se fui muito claro, pois ainda estou estudando esse assunto tb. Flw

    Tiago Metal
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    mas geralmente o primeiro acorde ou nota da música já diz o tom

    THEPUNISHER
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    pergunta pra quem compôs.

    VINIGUNS
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: VINIGUNS
    · votar


    csa
    valeu cara.. sim deu pra ter um noção básica... valeu... vou me aprofundar mais na aula, mas tipo prefiro ir treinando antes em casa pra naum perder muito tempo lah...

    valeu!
    Tiago Metal
    pois eh mas nas musika da minha banda eh tudo loucura... quando vamos fazer naum seguimos assim um campo harmonico, vai de ouvido e os solos tbm... soh q agora quero fazer dentro da teoria q fika bem mais bonito...

    THEPUNISHER
    euhuheueuhe nunca sabem cara....


    valeu! se algeum tiver mais alguma colocação alguma explicação mais detalhad fiko grato tbm!

    abraços!

    andrehirata
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    ha diversas maneiras... por exemplo... qnd eu quero tirar um popzinho , primeiro eu descubro ql pentatonica eu uso... ai eu penso " bom se essa pentatonica eh de Am entao a musica eh em C"(pois a pentatonica eh executada sobre o sexto grau de uma escala)

    no caso de vc jah ter a tablatura ou cifra... tu pega os acordes e tenta encaixar em um determinado campo harmonico

    se tu nao souber o campo harmonico ele tem esse formato:

    I7M - IIm7 - IIIm7 - IV7M - V7 - VIm7 - VIIm7(b5)

    ai tu pega as notas da escala e substitui nesse esquema, em C ficaria:

    C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G7 - Am7 - Bm7(b5)

    jah em F:

    F7M - Gm7 - Am7 - Bb7M - C7 - Dm7 - Em7(b5)

    e assim por diante... uma manha eh tu olha os acordes maiores, que soh podem ser I, IV ou V,...

    sei lah... em geral eh assim que eu faço...

    andrehirata
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    qq duvida soh colocar ae

    diwillo
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    C.H. maior esse ai..

    andrehirata
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: andrehirata
    · votar


    diwillo
    opa... valeu por completar ae velho... esqueci total...

    mas se for pra tocar com Power chord naum fz mta diferença campo harmonico... conta mais a escala... uma vz que naum tem maisor menor nem tensao nem nada!

    Mat Boogie
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    olá, so pra lembrar, TOM e TONALIDADE não são a mesma coisa...

    outra coisa, rock eh unicamente questão de "intenção"

    nesse exemplo q vc citou, podem variar pra varios campos se vc souber como fazer...

    exemplo:

    G e C são diatonicos ao C.H.M. tanto de um quanto de outro, dae vc jah pode variar entre dois caminhos no minimo:

    se vc colocar a intenção de tonalidade de G, vc vai ter sonoridade de G jonio e C lidio...

    se colocar a intenção em tonalidade de C, vc tem C jonio e G mixolidio...

    ae vc vai me perguntar sobre o Bb...

    com o Bb eh um caso chamado "acorde de emprestimo modal", neste caso, vc aplica uma escala menor no momento do Bb, vc pode trabalhar com ele com sonoridades distintas pra variar o seu solo, neste caso unciona bem como eoleo ou dorico...

    logo...

    vc jah tem uma ba base de intenções a usar no seu solo ou riff dentro dessa curta harmonia...

    caso vc naum tenha entendido quando me referi a sonoridades dos modos gregorianos, eu vou lhe da ruma dica melhor...

    1. aprenda o Campo Hamonico maior
    2. aprenda os modos gregorianos urgentemente
    3. não se eskeça de decorar os intervalos q formam os modos e as tetrades formadorass do C.H.M.

    pronto, com isso vc jah esta preparado pra COMEÇAR a tocar guitarra bem (obvio q tem muito mais a aprender depois disso)!!!!

    ah, se quiser uma dicas amigo, deixa ae seu msn caso tenha, ou email, eu posso ir passando pra ti se quiser, sou professor de musica!!!!

    abração

    Mario Bros.
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    esse tópico ajudou bastante,continuem assim pessoal

    Btardelli
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Mario Bros.
    parabens!









    voce ganhou o premio pa de ouro de 2010!

    Greggio
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    voce ganhou o premio pa de ouro de 2010!


    mas que o tópico é bom , lá isso é

    velho mais bom

    Btardelli
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Greggio
    mas nao tinha a nessecidade de dar um up nele para elogiar...

    Juneba
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Btardelli, aff que atitude de bebezão eim, o cara tá agradecendo, se tá achando ruim vaza, se ele não tivesse upado, eu não teria lido, e não teria vido umas coisas interessantes que li. então deixa de ser chato :/

    Chad Stroke
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Vou upar o tópico pois estou com uma duvida para saber o tom de uma musica que eu e minha banda fizemos.

    Li o tópico inteiro mas não intendi muita coisa, pois não faço aula, tudo o que eu sei é pelo Cifra Club.

    Queria saber o tom de uma musica que tem os acordes : F, G, C, E, E5 e D5.

    Como ja disse antes não tenho a minima idea de campo harmônico, essas coisas, o máximo que sei é escalas e algumas pentatônicas.

    Espero que possam me ajudar.
    Valeu!!!

    Iommi Young
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Iommi Young
    · votar


    Não existe um modo com uma linguagem mais fácil pra quem nao sabe muito de teoria? :B

    Eu só sei tocar, sobre teoria eu sou um completo cabaço, mas consigo achar o tom de algumas musicas mas nao sei dizer qual tom é :B

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinal como saber qual o tom de uma musica?