| Autor | Mensagem | 
| luis7777 Veterano
 | # dez/05 
 
 aee pessoal!
 
 qria sabe as relaçoes dos acordes e das escalas, tipo, eu sei q jonico eh maior, dorico menor...q dorico tem como caracteristico 6º, lidio 4#...
 
 o que eu qria saber eh, por exemplo, pra acorde meio- diminuto eu posso tal escala, tal modo
 
 qria saber ja essas coisas pra ir adiantando, q sexta eu tenho aula dai eu nao preciso gastar toda minha aula de novo soh com perguntas
 
 abraços
 
 
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| Kursk Veterano
 | # dez/05 · votar
 
 Veja se Joe Pass ajuda:
 
 É muito importante você ter o som de um acorde - e as várias maneiras de improvisar sobre ele - no seu ouvido.
 Quando improviso sobre acordes dominantes, a maior parte de minhas linhas é baseada em escalas dominantes alteradas - ou seja, ela contêm #5, b5, #9 ou b9.
 Por exemplo, sobre E7 eu posso tocar uma escala assim: tônica, b9, #9, 3, b5, #5, b7 (ou E, F, G, G#, Bb, C e D - a escala alterada).
 
 
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| darkwolf Veterano
 | # dez/05 · votar
 
 n entendo mt cara mas eu sei que é JONIO e nao JONICO, apenas uma correção
 abraços
 
 
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| luis7777 Veterano
 | # dez/05 · votar
 
 Kursk
 hhhmmm, valeu cara, ja ajudo bastante!
 
 darkwolf
 pode se usar esses dois nomes que nenhum esta errado
 
 :)
 
 
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| luis7777 Veterano
 | # dez/05 · votar
 
 poxa, ninguem?
 
 
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| Kursk Veterano
 | # dez/05 · Editado por: Kursk · votar
 
 Você tem que criar uma escala alterada, partindo das notas que fazem parte do acorde em váris posições no braço da guitarra.
 As escalas que treinamos são as básicas, o resto tem que alterar.
 É mais ou menos isso.
 
 Outro exemplo do Joe Pass:
 Para um Dm7b5, muitas vezes uso uma escala dominante de Bb (mixolídio) com uma #4 (E). Se por um lado eu muitas vezes emprego escalas separadas para acordes m7b5, quando improviso em cadências IIm7-V7 penso somente em termos do acorde dominante - o V7.
 
 
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| Extrapolation Veterano
 | # dez/05 · votar
 
 Kursk
 bá cara, tens apostilas do Joe Pass ae?
 
 
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| Extrapolation Veterano
 | # dez/05 · votar
 
 luis7777
 vo te dar uma dica, pq acho muito melhor aprender o basico com o seu professor, já q ter exemplos sonoros é muito bom no começo
 
 a dica é: pode-se tocar "qualquer" escala em cima de um acordes, desde q essa escala tenha notas q compoe o acorde. na maioria das vezes isso funciona muito bem. esses dois exemplos do joe passa se encaixam nessa "teoria"
 
 
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| Kursk Veterano
 | # dez/05 · votar
 
 Extrapolation
 
 Infelizmente não. Só essas coisas copiadas aqui e ali :(
 
 
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| danielcastelli Veterano
 | # dez/05 · votar
 
 Kursk
 Porque será que só lendo isso eu não entendo nada??? :P
 Eu tenho que parar, pensar, e se bobear escrever as notas.
 Parece que a coisa não fluiii... :(
 
 
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| Kursk Veterano
 | # dez/05 · votar
 
 danielcastelli
 
 Eu pego pelo espírito da coisa. Ponho o acorde e acho as notas, e algumas outras dos acordes anteriores e dos posteriores.
 
 
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| Extrapolation Veterano
 | # dez/05 · votar
 
 Kursk
 meu irmao tinha aqui umas, em ingles, mas eram muito boas
 mas o desgraçado apagou tudo
 
 danielcastelli
 é assim mesmo cara, só praticando pra olhar e entender de cara
 
 
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| danielcastelli Veterano
 | # dez/05 · votar
 
 Kursk
 Mas tu analisa todo o campo harmonico pra prever as notas de improvisação?!
 
 
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| Kursk Veterano
 | # dez/05 · votar
 
 danielcastelli
 
 Só tem esse jeito. Se for pensar em escala e depois aplicar, é igual quem aprende uma outra língua e tem que pensar na palavra e traduzir mentalmente pra saber do que se trata.  Fica travado. :(
 
 
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| Extrapolation Veterano
 | # dez/05 · votar
 
 danielcastelli
 Kursk
 depende né cara, se a musica for tonal sim, mas se for modal, as vezes encaixa, outras nao, principalmente se houver modulação muito evidentes
 
 
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