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luis7777 Veterano |
# dez/05
aee pessoal!
qria sabe as relaçoes dos acordes e das escalas, tipo, eu sei q jonico eh maior, dorico menor...q dorico tem como caracteristico 6º, lidio 4#...
o que eu qria saber eh, por exemplo, pra acorde meio- diminuto eu posso tal escala, tal modo
qria saber ja essas coisas pra ir adiantando, q sexta eu tenho aula dai eu nao preciso gastar toda minha aula de novo soh com perguntas
abraços
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Kursk Veterano |
# dez/05
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Veja se Joe Pass ajuda:
É muito importante você ter o som de um acorde - e as várias maneiras de improvisar sobre ele - no seu ouvido.
Quando improviso sobre acordes dominantes, a maior parte de minhas linhas é baseada em escalas dominantes alteradas - ou seja, ela contêm #5, b5, #9 ou b9.
Por exemplo, sobre E7 eu posso tocar uma escala assim: tônica, b9, #9, 3, b5, #5, b7 (ou E, F, G, G#, Bb, C e D - a escala alterada).
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darkwolf Veterano |
# dez/05
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n entendo mt cara mas eu sei que é JONIO e nao JONICO, apenas uma correção
abraços
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luis7777 Veterano |
# dez/05
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Kursk
hhhmmm, valeu cara, ja ajudo bastante!
darkwolf
pode se usar esses dois nomes que nenhum esta errado
:)
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luis7777 Veterano |
# dez/05
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poxa, ninguem?
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Kursk Veterano |
# dez/05 · Editado por: Kursk
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Você tem que criar uma escala alterada, partindo das notas que fazem parte do acorde em váris posições no braço da guitarra.
As escalas que treinamos são as básicas, o resto tem que alterar.
É mais ou menos isso.
Outro exemplo do Joe Pass:
Para um Dm7b5, muitas vezes uso uma escala dominante de Bb (mixolídio) com uma #4 (E). Se por um lado eu muitas vezes emprego escalas separadas para acordes m7b5, quando improviso em cadências IIm7-V7 penso somente em termos do acorde dominante - o V7.
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Extrapolation Veterano |
# dez/05
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Kursk
bá cara, tens apostilas do Joe Pass ae?
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Extrapolation Veterano |
# dez/05
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luis7777
vo te dar uma dica, pq acho muito melhor aprender o basico com o seu professor, já q ter exemplos sonoros é muito bom no começo
a dica é: pode-se tocar "qualquer" escala em cima de um acordes, desde q essa escala tenha notas q compoe o acorde. na maioria das vezes isso funciona muito bem. esses dois exemplos do joe passa se encaixam nessa "teoria"
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Kursk Veterano |
# dez/05
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Extrapolation
Infelizmente não. Só essas coisas copiadas aqui e ali :(
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danielcastelli Veterano |
# dez/05
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Kursk
Porque será que só lendo isso eu não entendo nada??? :P
Eu tenho que parar, pensar, e se bobear escrever as notas.
Parece que a coisa não fluiii... :(
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Kursk Veterano |
# dez/05
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danielcastelli
Eu pego pelo espírito da coisa. Ponho o acorde e acho as notas, e algumas outras dos acordes anteriores e dos posteriores.
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Extrapolation Veterano |
# dez/05
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Kursk
meu irmao tinha aqui umas, em ingles, mas eram muito boas
mas o desgraçado apagou tudo
danielcastelli
é assim mesmo cara, só praticando pra olhar e entender de cara
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danielcastelli Veterano |
# dez/05
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Kursk
Mas tu analisa todo o campo harmonico pra prever as notas de improvisação?!
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Kursk Veterano |
# dez/05
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danielcastelli
Só tem esse jeito. Se for pensar em escala e depois aplicar, é igual quem aprende uma outra língua e tem que pensar na palavra e traduzir mentalmente pra saber do que se trata. Fica travado. :(
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Extrapolation Veterano |
# dez/05
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danielcastelli
Kursk
depende né cara, se a musica for tonal sim, mas se for modal, as vezes encaixa, outras nao, principalmente se houver modulação muito evidentes
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