Dúivida sobre modos

    Autor Mensagem
    viola
    Veterano
    # jul/03


    Quando eu for solar uma música no tom de C,eu posso usar todos modos que partem da escala de C maior que não estarei saindo do tom de C?Ei sei que se eu usar a escala de Am não sairei do tom, mas e se eu usar os outros modos, E frigio, F lídeo,sairá do tom de C????

    John Andrade
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Essa pergunta ia passar sem ninguem responder ??? Nossa...
    olha... os modos de C nada mais são do que as escalas de C, só que começadas de outra nota.
    Am é a relativa menor da escala de C (6º grau) no qual você pode jogar alguma escala menor que fica legal (ou não) depende do som que vocÊ quer.
    Você usando É frigio, Fá lídio, você não sairá do tom, pois você continua fazendo a escala maior de C só que começando de outra nota. olha... se você quiser enxergar isso sozinho, pegue o Jonio(T) e escreva todas as notas dele num papel. depois pegue qualquer outro e escreva. são as mesmas notas.

    Agora... tem outro negócio que fica meio complicado de explicar por teoria. Imagine um blues... bem basicão... 3 acordes... (T-4-5) agente costuma usar uma escala menor, as pentas, que nada mais é sua melhor amiga depois de seu cachorro. ouça o David Gilmour também... ele é o cara tocando !!! puta feeling, puta timing...

    Outra coisa: Não se prenda a desenho de escalas. Como muitos já dizem e eu também assino em baixo: NÃO EXISTE ERRADO EM ARTE. algumas coisas soam bem outras não. Talvez você odeie o Jeff beck, o Scott Henderson, como uma dia eu num gostava muito... hj em dia, eles estão um degrau abaixo de deus pra mim ! Boa sorte ae. espero ter matado sua dúvida... peguem meu icq ae:
    23276131

    viola
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    John Andrade
    valeu veio brigadão mesmo

    Ata guitarhero
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    viola
    resumidamente...... os modos gregos saum, como diz o nome, modos diferentes de tocar a mesma coisa...... o q muda é a digitação, mas as notas saum as mesmas.. =)

    RENAT
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    to começando agora a aprender essas coisas de modo, e por isso to um poco confuso, mas quer dizer que eh a mesma coisa; todos os modos têm as mesmas notas da escala maior?

    John Andrade
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    isso.
    mesmas notas.
    a diferença é que você começa pela nota seguinte do campo harmônico.
    por exemplo... as notas da escala de C:
    C, D, E, F, G, A, B...
    Jonio: começa pelo 1º grau (C)
    Dórico: começa pelo 2º grau (D)
    e assim por diante, sempre usando as mesmas notas da escala de C.

    DraKo
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    eu ja conheço o shape dos modos, entendo a parte teórica e ate consigo fazer uns improvisos, porém não sai com a intenção modal esperada sai tudo meio eolio, por isso procurei as notas alvos na internet, e em livros de musica, mais em cada lugar sai uma coisa diferente. Por favor alguém poderia me ajudar?

    mateusstarling
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    DraKo
    So existe algum sentido de se falar em modos se vc conhecer a caracteristica sonora de cada modo. Aquelas notas que fazem cada modo ser diferente entre si.
    Nesse video aqui estão rolando vários acordes, todo tem o baixo em C, mas a cada momento a qualidade do acorde muda. O nome desse exercicio é pitch axis e vc deve ser capaz de distinguir de ouvido cada acorde e saber exatamente qual modo usar.
    Grave uma progressão tipo C7M, Cm7b5, C7(13), Cm7 e etc... e vai de ouvindo reconhecendo a qualidade do acorde e aplica o modo correspondente, lembre-se vc não estaca caçando o tom, esta apenas aprendendo a reconhecer a qualidade do acorde e o modo correspondente pois tudo esta em Dó, não é tão dificil quanto parece inicialmente

    abs e paz
    Mateus Starling


    LeandroP
    Moderador
    # abr/11 · Editado por: LeandroP
    · votar


    DraKo

    Pegue como referência para as escalas maiores o modo Jônio, que possui os seguintes intervalos:

    T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M e 8

    E para as escalas menores tome o modo Eólio como referência:

    T, 2, b3, 4, 5, b6, b7 e 8

    Separe os demais modos por categoria maior/menor.

    Os modos maiores:

    lídio: T, 2, 3, #4, 5, 6, 7M e 8
    mixolídio: T, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8


    Os modos menores:

    dórico: T, 2, b3, 4, 5, 6, b7 e 8
    frígio: T, b2, b3, 4, 5, b6, b7 e 8
    lócrio: T, b2, b3, 4, b5, b6, b7 e 8

    Os intervalos que destaquei em negrito são os característicos de cada modo. Conforme a categoria maior/menor compare com as escalas de referência jônio/eólio.

    Através do "empilhamento de terças" você pode construir tríades sobre estes modos: T, 3a e 5a, e se quiser empilhar mais uma terça você pode construir tétrades T, 3a, 5a e 7a.

    Por exemplo, um acorde do modo lídio pode ter na sua formação o intervalo de quarta, só que diferente do modo jônio, o intervalo de 4a deve ser aumentada no modo lídio, pois este é o seu intervalo característico (nota característica). Compare as duas sonoridades em Sol maior:

    .
    lick jônio lick lídio
    e-----------------|-----------------|
    B-------3---------|-------3---------|
    G-----5---5-4~~---|-----6---6-4~~---|
    D---5-------------|---5-------------|
    A-----------------|-----------------|
    E--------------3--|--------------3--|
    ^
    |_ nota característica
    .

    Veja outra sonoridade lídio em Ré aior:

    .
    lick jônio lick lídio
    e---------3-2-------|---------4-2-------|
    B-------5-----3-----|-------5-----3-----|
    G-----4---------2---|-----4---------2---|
    D---0---------------|---0---------------|
    A-------------------|-------------------|
    E-------------------|-------------------|
    ^
    |_ nota característica


    Tente com os menores, comparando o frígio com o eólio, o dórico com o eólio, o lócrio com o eólio.

    DraKo
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    mateusstarling

    vlw

    LeandroP

    nesse caso a nota carateristica para conseguir a intenção modal são as que nos conseguimos comparando os modos com o jonico(maiores) ou eolico(menores) certo?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúivida sobre modos