Como decorar notas no braço da guitarra?

Autor Mensagem
Mikuin
Veterano
# dez/05


Eu usei a busca e os tópicos q tinham lá alguns num explicavam nada e outrros os caras tavam cheios de gracinha...entaum será q alguém pode me ajudar com algum esquema pra decorar as notas?

joao 5murf
Veterano
# dez/05
· votar


eu nao sei um metodo especifico mas decorei as notas com pratica, procura varias formas de digitar um acorde no braco da guitarra pra ti familiariza

darkwolf
Veterano
# dez/05
· votar


digita as notas falando elas em voz alta
se baseia por pontos de referencia por exemplo casa 5 da 5 corda é ré entao a casa 7 é mi, outro exemplo é q a casa 12 sempre vai ser a mesma nota que a corda q tu ta tocando e assim por diante

Fritz_mkvl
Veterano
# dez/05
· votar


pratica.

Spitfire
Veterano
# dez/05
· votar


Eh soh lembrar as notar de cada corda solta, e adicionar um meio tom pra cada casa q vc avança, ou diminuir um meio tom pra cada casa q vc volta.

Exemplo da M, avançando a partir da corda solta:
Mi-Fá-Fá#-Sol-Sol#-Lá-Lá#-Si-Dó-Dó#-Ré-Ré#-MI (da corda solta até a 12º casa, depois da 12º se repete até a 24º, a cada 12 casas, a ordem se repete)

Nas outra cordas ocorre o mesmo, na lá fica:

Lá-Lá#-Si-Dó-Dó#-Ré-Ré#-MI-Fá-Fá#-Sol-Sol#-Lá

E assim por diante, sempre seguindo a ordem, lembra quando vc era pequeno e aprendeu as 7 notas? Na guitarra vc tem q saber 12, pois possuem meio tom, então fica:
Dó-Dó#-Ré-Ré#-Mi-Fá-Fá#-Sol-Sol#-Lá-Lá#-Si
ou ainda:
Dó-Réb-Ré-Mib-Mi-Fá-Solb-Sol-Láb-Lá-Sib-Si

Basicamente é isso. Acho mais facil vc aprender algumas escalas pq vc aprende melhor.

Mikuin
Veterano
# dez/05
· votar


vlw,já sei escalas

bulldog
Veterano
# dez/05
· votar


digita as notas falando elas em voz alta
Achei essa dica boa.

LeandroP
Moderador
# dez/05
· votar


Mikuin

Estude os intervalos e os desenhos que eles formam no braço.

be yourself
Veterano
# dez/05
· votar


Eu desenvolvi um Metodo bem melhor

Como decorar as notas no braço?

E| G A B C#
(3) (5) (7) (9)

B| D E F# G#
(3) (5) (7) (9)

G| A# C D E
(3) (5) (7) (9)

D| F G A B
(3) (5) (7) (9)

A| C D E F#
(3) (5) (7) (9)

E| G A B C#
(3) (5) (7) (9)


^__^ Muito melhor naum?

pedrobrito
Veterano
# dez/05
· votar


Estudo todos intervalos, todos arpejos, todas escalas e todos acordes em todos os tons.

bgdaniel
Veterano
# dez/05
· votar


decora as escalas e apliqueas, daqui um tempo, voc~e vai saber onde estão todas as notas, oitavas, mais isso apenas....prática e treino.

squee
Veterano
# dez/05
· votar


olha cara, depende, se vc gosta mais de um estilo psicodélico, mais hippie, eu sugiro flores coloridas e pintura roxa e amarela

squee
Veterano
# dez/05
· votar


vai ficar muito bem decorado =D

bgdaniel
Veterano
# dez/05
· votar


squee
Pinta a cara então.

squee
Veterano
# dez/05
· votar


bgdaniel
de seu endereço que eu vou aí pintar sua cara, porque o único palhaço aqui é tu

Digao
Veterano
# dez/05
· votar


Mikuin

decore as oitavas...

exemplo em dó...



e------8------------------------------------------------
B---------------13---------------------------------------
G----5--------------------------------------------------
D-----------10-------------------------------------------
A--3----------------------------------------------------
E---------8---------------------------------------------



e faca com todas as notas naturais (sem bemol ou sustenido) pra nao confundir no comeco..

bgdaniel
Veterano
# dez/05
· votar


squee
Eu vi. Mas não estou falando de palhaço e sobre algo mais de seu feitl.

JB_
Veterano
# dez/05
· votar


Mikuin
faz o seguinte cara, senta a bunda na cadeira e fica decorando sem frescura e pronto, fica a semana inteira ateh decora tudo q vc nunca mais vai esquecer, to falando serio hehehe

figurante
Veterano
# dez/05
· votar


eu decorei lendo partitura e fazendo os exercicios dizendo cada nota =P
flwz

Fabianorenno
Veterano
# dez/05
· votar


pratica. (2)

Quebrador de Corda Sí
Veterano
# out/08
· votar


Eiiii squee
Sugiro um tipo de decoração aprimorada...
Que tal algo havaiano???
Começaremos com uma correia de flores havaianas ao redor do pescoço, com o braço cheio de picotes medindo em média 30 centimetros cada, imitando assim, as saias das lindas havaianas, e que tal, por último usar um chinelo de dedo florido para combinar, não esquecendo da bermuda de napa vermelha com flores...
Pensa num braço decorado.
Abraço

john_joao
Veterano
# out/08
· votar


Tópico pré-histórico!

Oras!

Decorando! Praticando!

Não existe método milagroso não!

leolmx
Veterano
# out/08
· votar


Quebrador de Corda Sí

AEHAIEHIAEHIAHEIAEAIAEAEIHAIAIEAEIAEAHIAH

be yourself

meu professor me ensinou desse jeito, mas mesmo assim, o melhor jeito é cantar a nota e tentar achá-la na braço.

pikxu
Veterano
# out/08
· votar


Escreva o braço da guitarra no papel, e depois coloque as notas nas respectivas casas... só assim, ou tocando direto mesmo.

In The Navy
Veterano
# out/08
· votar


Vc entendendo semi tons é o bastante, isso dai de ver o diabo a 4 de intervalos e etc é besteira

Vai tocando e falando as notas em voz alto
Depois o proximo passo é declamar elas em um poema com versos decassilabos

Rennan_Guitar
Veterano
# out/08
· votar


Mikuin

Cara um bom negócio para gravar notas no braço da guitarra é como já foi dito:
-Aprender fazer vários desenhos de acordes

mais alguns:
-cara estuda modos gregos
-formação de acordes
-arpejos


pratica bastante que vc grava

Abraços

Chico Tripa
Veterano
# jul/09
· votar


Dentre minhas TONELADAS de material vou passar aqui a melhor maneira que encontrei pra decorar as notas no Braço... em partes.

Parte 1 (se gostarem posto a segunda e terceira partes)
========================================

Imaginem que temos as seguintes notas começando pelo "A" (lá):

A(la) - B(si) - C(do) - D(re) - E(mi) - F(fa) - G(sol)

Colocando-se os acidentes temos:

A - A#/Bb - B/Cb - C - C#/Db - D - D# - Eb - E/Fb - F/Gb - G - G#

# = sustenido
b = bemól

Agora olhem para esse círculo:
http://justinguitar.com/images/TB_images/NoteCircle.gif

Imaginem isso como um relório com 12 pontos, igual ao relógio mesmo! De um ponto a outro a "distância" é de um SEMITOM (meia nota. rsrs).

Agora façam um pequeno exercício proposta abaixo:

1) Quantos semitons existem entre as notas seguintes:

a) B para D:______

b) F para G:______

c) E para A#:_____

d) E para G#:_____

Isso é chato mais é só para fixar o conceitos dos intervalos, que quantos semitons há entre as notas. Use o círculo acima para resolver esse "problema".

Agora, vamos fazer outro exercício. Sabendo-se que as cordas da guitarra são (da mais grossa para mais fina) E A D G B E, responda o seguinte: (lembre-se que, a cada CASA do braço, a diferença é de MEIO tom, use o mesmo raciocínio do círculo acima)

2) Na corda "E", responda as notas nas posições que se pede abaixo:

a) 3ª casa: ____

b) 9ª casa: ____

c) 11ª casa: ____

Faça o mesmo exercício para as outras cordas (A, D, G, B e Ezinho).

Agora vem o "pulo do gato"!!

Dêem uma olhada neste "braço":
http://www.it-all.com.br/images/neck.JPG

As duas principais cordas para se aprender (decorar) as notas são as duas cordas mais grossas, E e A (mi e la, 6ª e 5ª cordas respectivamente). Digo isso porque são essas cordas que possuem a nota PRINCIPAL dos acordes com PESTANA, Power Chords, etc.... DECOREM essas notas... afinal são somente 6. Fácil não?

Para ajudar no entendimento repare que de baixo pra cima dá exatamente esse solfeijo: Dó, Ré, Mí, Fá... na corda de cima: Lá, Sí, Dó... as cordas em cinza claro foram adicionadas porque é praticamente automático o aprendizado delas lembrando do círculo de intervalos acima, pois são exatamente a p´roxima nota do intervalo no próximo traste (CASA).

Vejam só que agora, caso tenham decorado essas notas, usando-se o círculo acima agora vocês já SABEM as notas em 23 posições!!! Não?!?! Sabem sim... usando o raciocínio do círculo faça alguns exercícios. Peça pra um colega (alguem ou vocês mesmo) te perguntar as notas em qualquer posição para as cordas 5 e 6 e usando o método acima, cada vez mais rápido vocês conseguirão identificar as NOTAS.

É isso ai pessoal, se receber pontos positivos para essa postagem eu coloca a parte 2 com mais um PULO DO GATO para vocês agora, usando um sistemas simples como esse, a aprender as notas no resto das cordas no braço inteiro!

Abraço, espero ter ajudado!

Chico Tripa

Chico Tripa
Veterano
# jul/09 · Editado por: Chico Tripa
· votar


Resumindo tudo, aprendendo-se 6 notas no Braço as outras vem de lambuja! rsrs

LeandroP
Moderador
# jul/09
· votar


olha cara, depende, se vc gosta mais de um estilo psicodélico, mais hippie, eu sugiro flores coloridas e pintura roxa e amarela

vai ficar muito bem decorado =D

Pinta a cara então.



hehauehauehash ôche

Jon guitar
Veterano
# jun/10 · Editado por: Jon guitar
· votar


eu tbm tenho o msm problema, e faço o seguinte:
sabendo as notas básicas' da sexta corda(mizona), por ex.:

3° ksa, sol...vc pula uma corda(la), e na corda ré com o mindinho, vc da a nota um tom acima, ou seja, na 5° ksa e esta tbm será a nota sol...(oitavada)

Ou seja, sabendo onde fica sol, la, si.. na sexta corda, vc saberá q nota será na 4° tbm, e sabendo as notas da 4° vc saberá as notas da 2° (dando um tom e meio nessas), e da 3° corda, (dando um tom e meio tbm) vc saberá as notas da 1° (mizinha)...e assim sucessivamente..hehe mais ou menos assim..

lembrando q a 1° e 2°(mi e si), vc terá q fazer um tom e meio para q elas oitavem com a 4° e a 3°(ré e sol).

abraço, espero ter ajudado!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como decorar notas no braço da guitarra?