Noçoes de Fisica e Acustica

    Autor Mensagem
    Pseudonimum
    Veterano
    # nov/05


    Opa! E ae, blz?
    Eu queria ter conhecimentos de fisica e acustica pra aplicar isso a guitarra e tal, pra saber como alterar o timbre, como fazer pedais, onde tocar pra ter uma melhor acustica, etc, etc. O que vcs me recomendam?

    Sera que nesses livros de fisica mesmo tem algo sobre? Que materia procurar?

    Valeu ae!

    italo_angra
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    to de feriasss...quero saber de fisica naum

    Pseudonimum
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    italo_angra
    Mas o guitarrista que tem nocoes de fisica... cara, ele pode fazer tanta coisa massa.

    Sparkle
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Pseudonimum
    Acho que isso não tem muita utilidade, pelo menos pra mim...

    Pseudonimum
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Sparkle
    Nao sei, cara... Mas tem um conhecido meu que eh professor de Fisica na Universidade Federal daqui e o bicho faz cada coisa... ele monta pedal, conserta (e faz) amp, monta guitarra, faz efeitos... etc, etc.

    Iago
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Pseudonimum
    procura por isso em websites mais especializados... no forum sobre pedais e pedaleiras vc tb vai encontrar muita informação e caras que entendem um bocado.

    thanatos
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Pseudonimum
    vc vai ter mto trampo pra usar a física da forma como quer....em livros de cursinho vc só vai encontrar noções MTO básicas de acústica...talvez em material voltado para faculdades vc ache informações melhores....mas mesmo assim o custo é alto e não tem tanto benefício...ainda mais que mesmo com os livros, não cursar a faculdade tgraz mta diferença....o MKazan construia pedais aqui no forum, mas ele fazia facul de engenharia...

    laemcasa
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Pseudonimum

    Cara, estudar fisica é por si só um caminho árduo e FDP. COmo o thanatos disse, vc só vai conseguir aplicar os conceitos mais legais depois de se formar, e isso é uma escolha de vida q vc vai ter q fazer. Física como hobby é utopia, vc pode ler de divulgação científica mas alguém sempre vai comer o pedaço duma conta e qq um pode ser "enganado" nessas. COm certeza o curso de engenharia é mais indicado, principalmente a eletrônica. Os trabalhos de física na área de acústica são bem raros no Brasil, o pessoal das empresas geralmente preferem contratar engenheiros. Pra contratar um físico vc tem q ser MUITO bom mesmo. N avedade tudo vai depender de como vc vai aprendendo e aplicando as coisas, mas no geral a parte experimental em física vai pra outras áreas q dão + retorno financeiro (nanotecnologia, deposição de filmes, fissão etc..). Qq coisa tamos ae....

    Pseudonimum
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Iago
    thanatos
    laemcasa
    Valeu ae, galera.
    Eh... eu apesar de gostar de fisica, nao me dou bem com numeros... e me dedicar tanto a fisica... haha eh dificil =P
    Vou especializar-me na musica mesmo :]

    Doctor Robert
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Pseudonimum

    Acho q o que vc precisa não tem muito a ver com física não, se cara faz pedal ele se baseia em algum outro pedal, ele não se baseia na física na hora de fazer, acho q mais em eletrônica...

    Pseudonimum
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Doctor Robert
    se cara faz pedal ele se baseia em algum outro pedal, ele não se baseia na física na hora de fazer, acho q mais em eletrônica...

    Sera? Num sei se ele se baseia em outro pedal, cara, porque se o cara tem nocao de eletronica, como tu mesmo citou, ele tem a nocao do efeito que causara se ele fizer tal coisa, etc.

    laemcasa
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Pseudonimum

    Hehe, mas não se iluda: teoria musical é muito mais difícil do que física. Por que os gênios da ciência, por mais q sejam gênios, deixaram seus caminhos traçados pra quem quiser percorrer e quem realemtne quiser dá pra ir acompanhando. Afinal de contas é umaciência EXATA. Agora , pra entender Zappa, Hermeto, Gismonti...mesmo algumas viagens em Jazz...MPB,bossa, choro...as vezes nem estudando a vida inteira!

    pagode nem morto
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    italo_angra
    to de feriasss...quero saber de fisica naum
    Já tá de férias?! Puta merda, as minhas terminam na metade de Dezembro...

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Esse tópico me lembrou de um sumido aqui do fórum que, certa vez, disse que música é uma ciência exata. Huaheauehauehauehau!!! É cada coisa que a gente lê.

    laemcasa
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    que, certa vez, disse que música é uma ciência exata.

    PQP, essa foi a melhor!

    Pseudonimum
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    laemcasa
    Hehe, mas não se iluda: teoria musical é muito mais difícil do que física

    Mais eh diferente. Fisica eu gosto. Musica eu amo. ;)
    Vou entrar por agora na Escola de Musica de Brasilia, vou estudar violao erudito... Ai pego na teoria pesada hehe

    Pseudonimum
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    BlaCk LaBeL
    Foi o Urubu.

    Mas de certa forma, eh uma ciencia exata. Uma musica barroca, por exemplo, eh tocada a partir de uma partitura, ao peh da letra...
    Nao digo que eh uma ciencia exata... mas confunde-se entra exata e humana.

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Pseudonimum
    "Foi o Urubu."

    Nops. Foi o Unfeelingness. Esse desapareceu.

    thanatos
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    pra fazer pedais baseado em esquemas de site vc só precisa d eumas noções de como usar as ferramentas e onde comprar material...
    eu tinha entendido que vc quer criar pedais..ai vc vai precisar msm da faculdade pra projetar e fazer o efeito que quiser...

    Sparkle
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Para fazer pedais e essas coisas o cara tendo conhecimento de física é muito mais facil, por que coisas eletrônicas é física pura, resistores, capacitores, transistores, etc, tudo é baseado na física. Isso não ajuda muito é na hora de tocar, porque pra isso tu não precisa saber física.

    Bard
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: Bard
    · votar


    Sparkle

    tudo eh baseado em MATEMATICA naum em fisica. imagino o kra calculando quantos cm por segundo knob gir pra o efeito. como eh isso? tudo gira em torno de matematica. a fisica eh cheia de numeros e calculos MATEMATICOS. com fisica vc nucna vai saber se um potenciometro de 500k ou 250k vai dar o som q vc qr no pedal, ou se com aquele resitor vc vai obter tal coisa, etc... fisica nau mresolve nem em acustica. se vc qr montar pedais etc.... e mexer em guitarras, faça eletronica e dpois faça um bom curso de lutheria. fisica soh serve pra os condenados q ficam contando quantas notas por segundo fulano faz na guitarra. e nem pra isso a fisica serve.

    laemcasa
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Bard

    fisica soh serve pra os condenados q ficam contando quantas notas por segundo fulano faz na guitarra. e nem pra isso a fisica serve.

    A física não serve pra isso não, tem putras finalidades e acho q vc talvez tenha uma visão equivocada da coisa. Concordo com o resto q vc falou, na verdade matemática é como se fosse a ferramenta necessária. Se vc souber usar, como qq ferramenta, pode ser muito útil. A física te diz, através da matemática, quais as leis q regem tais e tais fenômenos e pode em alguns casos prever alguma coisa com uma razoável precisão. A engenharia por sua vez trata de aplicar essas leis de uma forma que seja útil: diminuindo o tamanho, tirando os fios etc...E em todos os casos nenhuma tabela teórica vai te falar qual resistor usar e porquê, a não ser q alguém tenha feito antes e explique. A fisica pode ajudar bastante na parte filosófica (com teorias de Arquimedes, sons "harmônicos") e talvez na parte de ondas (como regular as cordas, comprimento, frequência etc..). Mas se o cara não souber eletrônica muito bem não resolve muito não. Na prática, a teoria é outra hehe. Abraço.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # nov/05
    · votar


    Pseudonimum
    Física é uma ciência muito abrangente, pra construir pedais, amplis e circuitos de guitarras, mudar e projetar vc precisa ter conhecimento em eletrônica, que é apenas uma das áreas da física. E bastante específica por sinal.
    Se vc não é bom em matemática vai sofrer com teoria musical, praticamente todas as escalas musicais ocidentais foram baseadas em relações numéricas.
    Se vc quer ter noção de acústica existe um livro que se chama:
    INTRODUÇÃO À FÍSICA E PSICOFÍSICA DA MÚSICA
    Juan G. Roederer trad. Alberto Luis da Cunha

    Boa leitura

    Extrapolation
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Pseudonimum
    pu... acho legal estudar fisica na musica, mesmo sabendo só o q me passaram em aula hehe

    mas so mais de filosofia e musica
    muito mais alto astral hehe

    Kursk
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    É como tentar entender as madeiras das guitarras começando pela geologia da era do dinossauros.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/05 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Acho que as primeiras coisas a saber são:

    O que são sons?
    O que são ondas?
    O que são freqüencias?
    Em quais estado o som se propaga melhor: no sólido, no líquido ou no gasoso?


    É bom começar por aí.... eu acho.

    É legal sim ter umas noções de física mesmo. Tem tudo a ver com música.

    Unfeelingness
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Esse tópico me lembrou de um sumido aqui do fórum que, certa vez, disse que música é uma ciência exata. Huaheauehauehauehau!!! É cada coisa que a gente lê. (Foi o Unfeelingness

    Fui eu mesmo hehehee e estou de volta. Bom, o tópico aqui é sobre Física e Música - acústica, construção de pedais, amplis, teoria sobre o som etc. Sobre isso eu já não manjo.

    A música é uma ciência exata. Você estuda Teoria de Campo Harmônico, e vê que todas as composições estão baseados nela. É por isso que quem não sabe tocar um instrumento, se espanta de ver um guitarrista solando durante 40 minutos, e se perguntam: "ele ensaiou aquilo?" Sabemos que não, e é por conhecer TCH que nós sabemos improvisar.

    Eu fiz um estudo onde demonstro que somente as Escalas ASSIMÉTRICAS geram campo harmônico. Escalas SIMÉTRICAS - tons inteiros, diminutas - não geram campo harmônico.

    No improviso eu penso assim. Se a banda está tocando em Dó, vc tem que imaginar qual é a posição que Dó ocupa num determinado CH, para que ele seja um dórico. Certamente que será o CH de Si.

    É que CH é uma coisa que se aprende naturalmente tocando, mexendo aqui, ali. Mas depois que se estuda bastante, se chega à conclusão que é tudo matemática rsrsrs

    abçs

    Unfeelingness
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    LeandroP

    Acho que as primeiras coisas a saber são:

    O que são sons?
    O que são ondas?
    O que são freqüencias?
    Em quais estado o som se propaga melhor: no sólido, no líquido ou no gasoso?


    É bom começar por aí.... eu acho.

    É legal sim ter umas noções de física mesmo. Tem tudo a ver com música.


    O que são sons? São vibrações. A velocidade do som é de 340m/s. Quanto mais grave um som, menor é o número de vibrações, e quanto mais agudo, maior é esse número. O ouvido humano capta sons entre o barítono e o contra-alto. Mas um cão, ouviria sons cujas vibrações estão além e aquém da nossa capacidade de ouvir. Isso significa, que os sons que conseguimos ouvir e produzir nos nossos instrumentos musicais, estão em função da nossa faculdade de ouvir.

    O que são ondas? correspondem à propagação do som no ar. Dizemos que são ondas sonoras. Se propagam de acordo com o meio. Tendo o ar como veículo de propagação das ondas sonoras, para nós, o estado "gasoso" seria mais apropriado. Mas note-se que no fundo do oceano, miríades de seres poderiam ouvir sons que sequer suspeitamos - desde que eles tenham ouvidos, acho.

    Dêem uma olhada nesse link http://pt.wikipedia.org/wiki/Som (mas está cheio de cálculos de física teórica)

    abçs

    Metahler
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Metahler
    · votar


    bem eu faço faculdade de Física
    vou explicar o que sei

    por exemplo, vc tem uma corda esticada que possui uma ressonância de 440hz, quando vc pega metade dela, nao alterando a tensao, ela precisará dobrar essa frequencia de ressonância para produzir a mesma quantidade de enegia da tensao, tipo vai ter mais energia em menos espaço, ou seja ela vai vibrar a 880hz

    harmonicos sao quando uma corda vibra em duas ou mais frequencias, interferindo entre si, tipo uma parte da corda vibra a 1760hz e a outra parte vibra a 660hz, causando uma interferencia, como quando no radio tem entre uma estaçao e outra

    captaçao: quando um imã se movimenta dentro de uma espiral, ele interfere na corrente eletrica que esta passando pela espira, assim quando uma corda, de metal né, é movimentada ela faz o campo do imã se alterar, assim provocando uma diferença, uma vibraçao, na corrente eletrica
    eu estudei bem pouco eletrica, entao nao sei muito sobre potenciometros

    se nao enterder tento explicar de outra forma

    essa é a unica coisa que sei, ja perguntei para amigos da engenharia eletrica sobre como mudar o timbre, colocar distorçoes, nenhum soube me informar, acho que só em pós-graduaçao se ve isso

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Noçoes de Fisica e Acustica